Suspensão Marzocchi a Ar

motard

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Boas a minha dúvida consiste no seguinte:
Tenho uma suspensão Marzocchi já com uns aninhos que não era minha de origem, tenho-a montada na bicla e a funcionar na boa.
A carga é só a "AR" tanto numa baínha como noutra, embora na da direita (quando montado) tem a indicação +AIR.
Estive a verificar a pressão e desde que foi colocado AR pela ultima vez não perdeu nada e mantem-se a mesma pressão nas duas bainhas (3 Bar).
Preciso saber o seguinte: alguma das bainhas funciona como "Rebomb" e posso controlar + ou - a pressão de ar fazendo com que desta maneira fique com uma recuperação diferente??
É que eu acho-a um pouco dura e seca ,, pode ser falta de hábito meu ,, porque tenho outra bike com uma Manitou e tem um trabalhar totalmente diferente.
Agradeço se algue tiver conhecimento do funcionamento desta menina "Marzocchi" que me dê dikas OK.
Nota: a suspensão tem 100 mm. de curso e o ano de fabrico "acho" deve ser 2006.
 

Lanwolve

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Tive uma suspensão dessas que me deixou muitas saudades! Uma MX Pro.

Lembro-me que colocar 3 bar em cada perna era muito, embora fosse o recomendado para o meu peso. Então testei com menos pressão na perna contrária à que tinha o rebound. Ficou mais sensível. Fui testando com várias pressões até que um dia ela bateu no fundo num buraco. Aí aumentei um pouco a pressão. :mrgreen:

Já não me lembro de valores. Mas podes testar com menos meio bar sem problemas e vês o comportamento. Podes experimentar primeiro numa perna e depois nas duas, não descurando o SAG.
O que me lembro é que a afinação do rebound influenciava muito a compressão. Vê se andas com o rebound muito fechado, se for o caso ela fica mais dura. Tens que abrir o rebound até encontrares um compromisso entre a velocidade de rebound e compressão.
 

motard

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Boas Lanwolve..
E como fecho rebond???
Só encontro as duas entradas de ar na parte superior das bainhas..!!! e mais dois parafusos na parte inferior das mesmas, por baixo do aperto da roda..!!
Mas acho que ai não devo mexer??
Ou estás a referir (rebound muito fechado) = a + ar na bainha "direita" // (rebond aberto) = a - ar na bainha "direita"??
 

Jepas

Super Moderador
Só com o modelo exacto poderemos saber se a suspensão tem regulação do rebound. Nem todas as suspensões possuem essa regulação, poderá ser o caso. Fotos da zona inferior ajudam a perceber...
 

Fukendie

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Boas pesoal, então e assim, eu ainda mantenho uma Marzo MX Comp ETA, a minha leva ar na perna dtª e óleo na Esqª, onde tem o ETA.

Para alterar o rebound, tem de se ter uma vareta, que se insere na perna onde leva ar, e lá que se regula. É muito trabalhoso, pois tem de se tirar o ar, remover a valvula schrader, por a dita vareta, regular, fechar tudo, por ar e experimentar... Se não tiver ainda bem, implica repetir o processo todo outra vez... A diferença para a MX PRO ETA, e que esta ja tem um botanito exterior no fundo da perna dtª para regular o rebound, o que facilita muito todo o processo...

Abraço
 
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