Bem... Creio que é preciso explicar que toda e qualquer suspenção trabalha com oleo. O oleo é responsável pela velocidade e tacto de amortecimento e ressalto da suspenção. Estas são controladas por válvulas que deixam passar maior ou menor quantidade de caudal.
Existem vários sistemas que creio ser complicado explicar, primeiro pq não tenho o conhecimento de todos e depois pq tb seria complicado de compreender.
Provavelmente o mais básico é o sistema SSV da Marzocchi, ou o Fluid Flow da Manitou. Ambos os sistemas são iguais e não é mais umas válvulas cheias de furos (apenas controlam a velocidade de retorno) e que a abertura e fecho destes furos aumenta ou diminuir respectivamente a velocidade de recuperação.
O sistema dual air, doppio air (marzocchi) é na mesma uma suspenção ar/oleo. Este sistema possui uma segunda camara de ar (chamada negativa) que serve para diminuir a resistencia inicial da compressão da suspenção (pois introduz uma carga inicial, ou seja, a susp é como que já estivesse a ser puxada para baixo), cria uma maior progressividade inicial na suspenção e serve também para variar a velocidade inicial de compressão (maior pressão negativa=maior velocidade de afundamento inicial). O sistema de camara negativa foi criado para inibir os problemas das suspenções a ar (maior atrito inicial e menor sensibilidade inicial). A fox possui um sistema com o mesmo conceito, mas o ajuste entre camara positiva/negativa é automático e apenas tem 1 pipo para enchimento.
A camara principal faz a função de mola. Uma maior pressão implica uma maior rigidez e maior dificuldade de compressão da suspenção....
Ufff... grande texto
Pedro