Suspensão Hydraulic/air ou Air/Air

jokka

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Caros colegas,
Gostava de saber qual as diferenças a nível de desempenho de uma suspensão com sistema "hydraulic/air" em relação a uma "air/air".
Boas pedaladas.
 

P.M.

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Hidraulic/air?
Não me recordo de nenhuma que utilize água...

Existem 2 tipos principais. Ar/oleo e Molas/oleo. Existem também modelos de suspensões que cada perna tem um destes sistemas e outros que tem um sistema molas/oleo e depois com umas cartridges de ar para ajuste...

As Molas/oleo são mais sensiveis e lineares (a dureza da mola aumenta linearmente com o deslocamento ou afundamento a suspenção). O senão é que é preciso mudar a mola quando se quer modificar a rigidez inicial da susp.

As ar/oleo são menos sensiveis no inicio de curso (se bem que as Fox são uma excepção), mas são mais leves, e permitem ajustar a pressão interna do ar, ao que corresponde a infinitas durezas. Outra caracteristica é o facto de não serem lineares, ou seja, a força necessária para a comprimir não é linearmente crescente e no final de curso vai ser superior que numa a molas...

Espero ter ajudado...

Pedro
 

LCTriguinho

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Hidra/air, era uma descrição existente em algumas suspensões, como por exemplo algumas versões da SID.
Significava que trabalhavam a oleo e ar.
E havia tb as dual/air que trabalhavam a ar.

As 1ª têm um trabalhar mais suave, as 2ª são mais leves e mais faceis de regular.

Mas isto foi uma explicação muito "soft" sobre o assunto. Existem pessoas aqui no Forum com mais habilitações para te responder.
 

P.M.

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Bem... Creio que é preciso explicar que toda e qualquer suspenção trabalha com oleo. O oleo é responsável pela velocidade e tacto de amortecimento e ressalto da suspenção. Estas são controladas por válvulas que deixam passar maior ou menor quantidade de caudal.
Existem vários sistemas que creio ser complicado explicar, primeiro pq não tenho o conhecimento de todos e depois pq tb seria complicado de compreender.
Provavelmente o mais básico é o sistema SSV da Marzocchi, ou o Fluid Flow da Manitou. Ambos os sistemas são iguais e não é mais umas válvulas cheias de furos (apenas controlam a velocidade de retorno) e que a abertura e fecho destes furos aumenta ou diminuir respectivamente a velocidade de recuperação.

O sistema dual air, doppio air (marzocchi) é na mesma uma suspenção ar/oleo. Este sistema possui uma segunda camara de ar (chamada negativa) que serve para diminuir a resistencia inicial da compressão da suspenção (pois introduz uma carga inicial, ou seja, a susp é como que já estivesse a ser puxada para baixo), cria uma maior progressividade inicial na suspenção e serve também para variar a velocidade inicial de compressão (maior pressão negativa=maior velocidade de afundamento inicial). O sistema de camara negativa foi criado para inibir os problemas das suspenções a ar (maior atrito inicial e menor sensibilidade inicial). A fox possui um sistema com o mesmo conceito, mas o ajuste entre camara positiva/negativa é automático e apenas tem 1 pipo para enchimento.

A camara principal faz a função de mola. Uma maior pressão implica uma maior rigidez e maior dificuldade de compressão da suspenção....

Ufff... grande texto

Pedro
 

tpereira

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As suspensoes, Hydraulic/air, tem o ar a fazer de mola e o oleo faz o amortecimento e/ou lubrificacao dependo dos modelos de suspensao.
O Sistema Air/Air, creio que ja nao existe (havia umas suspensoes na Noleen com esse sistema mas deixaram de ser fabricadas).
Dual Air significa que tem duas camaras de ar + e -.
Hidraulic nao quer dizer agua...
 

refuger

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P.M. said:
Bem... Creio que é preciso explicar que toda e qualquer suspensão trabalha com oleo.
Pedro

lololol a esplicação está muito boa não fosse um pequeno pormenor... hasde-me dizer onde é que esta o oleo das rst, sountur, e suspenções oem de baixa gama? para não falar nas priemiras sid que n usavam oleo nenhum e eram uma fisga a recuperar...

quanto as cameras negativas ainda são muito usadas principalmete em amortecedores traseiros... quanto a questão inicial, é simples basta saber que uma susp que n usa oleo é uma grande bosta e logo as melhores são ar/oleo para baixo peso e oleo mola para eficiencia...
 

tpereira

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As suspensoes de baixa gama que nao usam oleo para amortecimento, muitas vezes usam um elastomero que faz papel de amortecedor sendo a lubrificacao feita por massa.
As primeiras SID usavam uma "cartridge de oleo" depois passaram a banho aberto para melhorar a lubrificacao e arrefecimento.
 

P.M.

Member
Sim, de facto têm razão, nem me lembrei das de gama baixa.
Assim como as Marzocchi MZ, EXR, rock shox judy, onde a recuperação é feita pelos elastometros. O oleo que possuem é apenas para lubrificação do sistema.

Pedro
 

MRocha

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P.M. said:
Sim, de facto têm razão, nem me lembrei das de gama baixa.
Assim como as Marzocchi MZ, EXR, rock shox judy, onde a recuperação é feita pelos elastometros. O oleo que possuem é apenas para lubrificação do sistema.

Pedro
As EXR e as judy(xc, sl e dh) tinham óleo. Agora até algumas MZ têm. Até algumas XCM...
Só as suspensões mesmo básicas é que não têm óleo hoje em dia e ainda bem!
 
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