Suspensão 120mm em quadro 100

Paragui

Member
boa tarde!

pretendo trocar de quadro, pois o que tenho é um pouco grande para mim e estou inclinado para os RCZ, no entanto estes apenas "aceitam" suspensões 80-105mm e eu tenho uma Marzocchi MX COMP de 120mm

terei problemas ao trocar o quadro?

se me puderem elucidar agradeço imenso!

cumpts e boas pedaladas!
 

level1

Member
Depende do uso, por norma as marcas de quadros para XC recomendam entre 80 e 100mm de curso e a sua geometria é feita nesse sentido
Se colocares uma suspensão com curso maior vais alterar por exemplo a distancia do eixo pedaleiro ao chão
Já agora qual a utilização que dás a bicicleta?
 

level1

Member
Como é que é? Um espaçador? !

Amigo compra o quadro e coloca essa suspensão como ela está pois não terás qualquer problema
 

Paragui

Member
se puderem explicar uma coisa agradecia visto ser um autentico leigo nestas andanças, o curso da suspensão mede-se por exemplo nas bainhas da mesma?

é que andei a ver e acho que a minha é uma MX Comp de 2006 sem o ETA, no entanto no site da marzocchi diz que as mx comp sem ETA apenas sairam nos cursos de 85 e 105mm.

cumpts
 

commendatore

New Member
O curso é quanto ela absorbe, pode não corresponder ao tamanho das bainhas à vista. E a colocar um espacador será claro, no interior de uma das pernas
 

Paragui

Member
ok! obrigado pela ajuda! vou então virar-me para a compra do quadro que é mais urgente devido ao tamanho e depois logo penso noutra suspensão, até porque gosto bastante desta e ainda está impecável e não me dá grandes chatices! tem sido de uma fiabilidade muito boa!
 

level1

Member
O espaçador só vai piorar, vai levantar mais a bicicleta a frente, ficas com as bainhas mais subidas ainda, e vai acabar por fazer o mesmo curso!

Paragui uma breve pesquisa no google tambem só vi esse modelo abaixo dos 105mm
Onde viste que era de 120? Medis te as bainhas? Provavelmente como o
commendatore disse o curso maximo não vá ate ao limite do seu tamanho
 

Paragui

Member
Sim medi as bainhas!
Esta suspensão saiu nas versões mx comp (85mm e 105mm) e mx comp ETA (105 e 120mm)
a minha nos autocolantes só diz mx comp mas como medi as bainhas, fiquei com duvidas!
Obrigado pelas dicas pessoal!
cumpts e boas pedaladas!
 

demorider

Active Member
Normalmente ao medires as bainhas vai dar sempre mais 1/1,5cm a mais do que o curso que ela faz.. Ou seja uma suspensão de 100mm se medires as bainhas vai dar 110 ou 115mm (poderá haver marcas em que estas medidas sejam diferentes).. Já tive 3 marzocchi, uma all mountain 1 tst, uma 66 rcv e uma 888 rc2xva e as 2 primeiras que são mono coroa medidas a fita metrica tinham mais 10mm que o curso que elas faziam, a 888 como era dupla coroa tem uma marca a limitar o maximo que se pode baixar a coroa inferior e medido ate essa marca dava mais 1,5cm..

Mas apesar de a marca do quadro recomendar suspensões até 105mm acho que não terás qualquer problema em andar com uma de 120mm..
 

FMCurto

Active Member
Tenho uma 44 de 140mm com dois espaçadores de 20mm que para todos os efeitos é um garfo de 100mm.O espaçador torna inacessivel o ultimo bocado de curso do garfo e não tem nada de mais,é só um donut de plastico.Por acaso p a semana vou tirar esses 2 e por um só de 10mm.
Se fores da zona de Lisboa manda PM se quiseres saber onde te podem fazer isso com confiança e barato.
 

tinric

Super Moderador
Em relação a isto tenho a dizer:

rkxv.jpg



TS8R 120mm (que na verdade tem até 145mm de perna à vista, o mesmo que uma 140mm)

Vou afinar para andar com um sag de 25 a 30% ou seja dos 120 de curso ficará como se fosse uma de 100 com 15 a 20 de SAG...

Assim toda "esticada" vejo que subiu um pouco a frente em relação à suspensão de 100 que tinha antes

veja-se
g0fp.jpg

rkxv.jpg



Mas se considerarmos que este mesmo quadro em versão AM, é igual em termos de geometria e eles recomendam 120mm... diria que não teremos problemas em monta-lo assim...

De qualquer forma o futuro o dirá :)

Para o que o quero parece-me perfeito. Subiu a frente, obriga a abrir um pouco o ângulo de direção, mas acaba por subir um pouco o eixo pedaleiro (distancia ao chão) ... logo a testo e digo alguma coisa.
 
Top