Suspenção/roda/guiador treme

sergai

New Member
Boas, hoje e já algum tempo que não fazia isto aconteceu-me uma situação caricata que por puco não teve consequencias mais graves.
Foi o seguinte: Após ter percorrido um trilho de alguns km entro no alcatrão e para descansar as costas larguei o guiador e estiquei a coluna, fazia isto regularmante no meu antigo quadro Bianchi Doss 6600 Fs (um pouco pesado), agora com o trek fuel 95 não sei se por ser mais leve e todo o conjunto da frente começou a abanar inicialmente pouco (nem liguei pensei que fosse o jante empenada), mas quando dou por ela e eia na conversa com um colega começo a reparar que o movimento oscilante era cada vez maior e se não lhe deito logo uma mão ao guiador tenho a certeza que ia acabar em queda, ia +/- a 36 km/h.
Estou desconfiado que seja falta de peso à frente, visto que a minha susp. é uma rseven (1400gr).
Moral da História: Não soltar mais o guiador.

Boas pedaladas, mas com as mãos no guiador
 

rjcm

New Member
Viva!

Fico curioso acerca das explicações para tal facto. Também me acontece o mesmo, e não creio que o argumento do pouco preso na frente sirva, já que a minha modesta RST Gila é quase uma âncora lá à frente...

Aguardemos então a opinião de quem sabe :wink:
 

Batas

New Member
Não, do peso não é.

Provavelmente a tua bicicleta anterior tinha um ângulo de direcção mais fechado, o que faz com que a roda da frente esteja mais adiantada em relação à bicicleta. Mais à frente. Isto dá mais estabilidade à direcção, pois o centro massa da roda está bem atrasado em relação ao centro da roda (eixo), o que obriga a roda a alinhar com a btt.

Numa btt com um ângulo mais aberto (a suspensão mais na vertical), a direcção fica mais instável e nervosa, o que leva a acontecer isso mesmo que descreveste.

Daí que existe aquela "guerra" das geometrias e cursos de suspensão... Eu prefiro uma direcção mais nervosa e rápida, por isso converti a minha suspensão de 100 para 80mm. Estes dois centímetros a menos fazem-se notar de uma forma impressionante no meu quadro. A btt fica mais agil e rápida, mas mais instável nas descidas... E tenho de ter mais cuidado ao largar as mãos do guiador.

Não estou muito inspirado para escrever hoje... Mas se encontrar um diagrama coloco aqui.

EDIT: Encontrei um tópico aqui do forum com os diagramas: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,42174.msg397136.html

1izn74.jpg


Na imagem, comparando as duas rodas de cima, a da esquerda proporciona uma direcção mais estável que a da direita.
 

sergai

New Member
Eu pensei que fosse derivado ao peso, porque quando fui a Santiago de Compostela, leva algum peso atrás e acontecia tambem a mesma vibração.
Por curiosidade vou comparar os angulos das duas colunas de direcção em causa.
Obrigado pela informação.
 

ALNM

New Member
a 36 km/h é mais fácil "apanhar" vibrações de alta frequência do que a baixas velocidades.
Quando apanhares essa vibração em piso de alcatrão, experimenta reduzir a velocidade. A frequência diminui ou a oscilação desaparace?
Seria de esperar que as vibrações resultassem de um contacto irregular entre a roda e o piso, por exemplo irregularidades no piso de alcatrão ou algum abcesso no pneu.
Não acredito que um mau desempenho da suspensão possa amplificar as vibrações naturais.

P.S.:Quando respondi pensei que se tratava de uma vibração perpendicular ao piso.
Depois de ter lido alguns artigos, verifiquei que a vibração lateral da roda da frente quando se tira as mãos do guiador (é disto que falas?) a alta velocidade está descrito.
Como qualquer vibração, tem uma frequência própria que depende das caracteristicas do sistema, à qual ocorre ressonância. Nessa altura, se não se actuar, a amplitude da vibração aumenta até se dar a queda. Normalmente, os factores mais importantes que determinam o valor dessa frequência própria são a rigidez torsional do quadro, a geometria da forqueta e sistema de direcção e a distribuição do peso na bicicleta.
Não há nenhuma modificação que se possa fazer à bicicleta para anular a vibração. A solução está em introduzir sistemas de amortecimento. Uma forma eficaz é encostar uma perna ao quadro.

Será isto?
 

Batas

New Member
ALNM, não compliques. Não tarda nada estás a aplicar as leis do controlo e a achar os polos e zeros... e a aplicar P.I.D.... :s

Achas que ele ia a conversar com o amigo a alta velocidade e sem as mãos no guiador?

O que ele descreveu aconteceu a uma velocidade baixa em que ora o guiador vira para um lado, ora vira para o outro, e nós compensamos com o balancear do corpo.
 

mamgo77

New Member
curioso, tenho uma trek fuel 5.5, com uma rockshox tora 302, (ancora), e tem os mesmos sintomas, deve mesmo ser da geometria!!!
 

sergai

New Member
Colegas a vibração não essa que o Batas fala, mas sim tipo uma ressonância que vai aumentando cada vez mais. Em relação à velocidade não sei precisar exactamente, porque ia no relax à conversa com um colega, mas talvez não fosse a 36 mas sim 20 pra aí. Eu sei que quando me apercebi ainda deu para comentar com o colega, mas quando vi que estava a ficar perigoso agarrei logo o guiador.
Em relação a empenos de jante e defeitos não acredito que seja isso. Um pormenor não sei se é importante, mas o pneu traseiro tinha pouco ar.
Entretanto fui ver se os apertos rápidos estavam bem apertados e se tinha lguma folga na caixa de direcção. Aparentemente está tudo bem.

O movimento é em torno do eixo da suspenção.

img264.jpg
[/URL][/img]

A geometria em questão é esta:
dsc00392l.jpg
 

Batas

New Member
Bom, no primeiro post disseste que começava a abanar um pouco, agora é uma ressonância... Convém explicares com o máximo detalhe! Assim a teoria da geometria cai por terra!

ALNM, as minhas desculpas, entra lá ao serviço novamente :mrgreen:
 

sergai

New Member
No ínicio é uma simples ressonância mas vai ganhando amplitude até que se transforma em movimento rotativo em torno do eixo da suspenção. Em relação ao piso da estrada em causa é alcatrão de boa qualidade. No proximo fds vou testar mas desta vez com uma mão já preparada para segurar o guiador.


Cumprs.

Sergai
 

ALNM

New Member
O Batas está desculpado :venia:
Se eu percebi bem, trata-se de um fenómeno conhecido em inglês por "wobble" ou "shimmy" (não sei traduzir). A vibração ocorre como na figura abaixo. Uma força aplicada em torno de um dos eixos provoca uma reacção em torno do outro. É o efeito giroscópio.
nutation1.jpg


A probabilidade de a vibração ocorrer aumenta com a velocidade de rotação da roda e pode ser despoletada por diversos mecanismos: correcções de trajectória quando não se leva as mãos no guiador ou alguma irregularidade do terreno. Um mecanismo de trigger muito referido é o tremer de frio com as mãos no guiado porque a frequência de vibração do corpo humano é da ordem de grandeza da vibração própria do sistema, o que favorece a resonância.

Não sei porquê mas últimamente tem estado dificil entrar no forum a esta hora. Por isso não me alongo: coloquem as palavras shimmy bicycle no google e vão encontrar montes de respostas. Umas mais científicas do que outras.
 

Nori77

New Member
Caro colega Sergai,

Tenho o mesmo problema que tu, exactamente da forma como descreves.

Eu acho que tem a ver com a geometria do quadro. (pouco peso à frente?), o meu é um Kona King KiKapu 2006.

Alguem que tenha igual ao meu ou teu e que tenha o mesmo problema?

Cumpz
 

mamgo77

New Member
a mim também acontece com frequencia, e nota-se mesmo bem é em piso regular de qualidade, a pior experiencia que tive, foi numa estrada ligeiramente inclinada (a descer) mas com um piso impecavél, e o colega que ia comigo, a bike estava direita, por isso foi unicamente a minha bike a fazer isso, tenho pouco mais de 1000km´s feitos, a bike tem seis meses e nunca mexi na caixa de direcção. hoje vou tentar na torrado bikes, onde a comprei, a saber se ele tem alguma explicação para tal.
depois posto aqui
 

mamgo77

New Member
como disse já acima, a minha é uma trek fuel 5.5 (identica à tua que está na foto), mas com peso qb de suspenção!!!! uma tora 302 de 2kg!!!
 

Batas

New Member
Questão:

Essa oscilação que falas, é como a que aconteceu neste vídeo? (Mas a velocidades inferiores, claro :mrgreen:)


http://www.youtube.com/v/Xs8g2p56oFU
 

350plus

New Member
Já existem uns tópicos por aqui a discutir situações semelhantes. A causa é quase sempre o que ALNM menciona, uma interacção das frequências de vibração da roda, forqueta, quadro.
Sem o peso das mãos no guiador, perde-se a capacidade de amortecimento dos braços na direcção e estas situações são exacerbadas.

Caso sintam que a vibração está a aumentar muito e prestes a levar a uma perda de controlo, apertem os joelhos fortemente contra o quadro e vão ajudar a amortecer a vibração.

Existe uma solução bruta para acabar com isto, copiada do mundo das motas onde este problema também existe. Chama-se Hopey Steering Damper e é um amortecedor rotacional ajustável para montar na direcção. Um brinquedo engraçado, se bem afinado permite descer zonas técnicas sem mãos. :)

http://www.merchantmanager.com/timhopey/
 

ALNM

New Member
Não é possivel fazer desaparecer a instabilidade, só é possivel diminuir a probabilidade de os diversos factores se conjugarem favoravelmente ao seu aparecimento. Como disse o 350plus, encontram-se inúmeras discussões do fenómeno na internet ("wheel shimmy").
Mas uma bicicleta que nunca evidenciou instabilidades deste tipo pode, com o uso, tornar-se susceptivel a elas. Dos diversos factores induzidos pela idade/utilização da bicicleta estão:
1- tensão desigual nos raios
2- desalinhamento da roda
3- assimetrias no piso do pneu
4- desgaste heterogeneo da superficie de travagem nas rodas de V-brake (a Mavic reclama que minimiza o problema com a tecnologia de controle da superficie por eles designada UB - Usiné Brut Control)

os dois primeiros são os os que acontecem com maior frequência.

mamgo77 said:
hoje vou tentar na torrado bikes, onde a comprei, a saber se ele tem alguma explicação para tal.
Aproveita para fazer o controle dos pontos 1 - 4.
 

sergai

New Member
Eu lembro-me quando era puto com bicicletas de hipermercado fazer longas descidas sem mãos no guiador e aquelas jantes eram tudo menos redondas.
Por vezes tinha que desligar o cabo dos v-brakes para não rasparem nos calços. Talvez o factor peso neste caso fosse importante.
De qualquer das formas já me certifiquei que não está nada desapertado, portanto tambem é um problema com pouca gravidade, apenas não posso tirar as mãos do guiador, ou se o fizer tem que ser por pouco tempo.
Agradeço a todos toda a informação disponibilizada.

sergai
 

heliommm

Member
tenho o mesmo prob na minha recentemente comprada Decathlon 8xc

já estava a ficar preocupado que era um defeito de fabrico

obrigado e todos pela informação!
 

Gualdinof

New Member
Boas

Em principio e quase de certeza que o problema é a prisão dos rolamentos, retira-os e lubrifica que o problema passa.

Cumpts. GAF
 
Top