Olá a todos
Hoje li este tópico estou totalmente arrepiado, vou deixar aqui a minha experiencia
Tenho 3 suportes da Norauto e à 6 meses tive um problema parecido na A8.
Eu já uso estes suportes à 3 anos e nunca tinha tido problemas, mas costumo fazer sempre atenção a 3 coisas:
1- Ponho sempre duas fitas na roda da frente, claro que quando levo varias bicicletas so posso por uma fita, visto não haver suficientes
2- A parte de boracha que encosta ao quadro escolho sempre a zona mais cavada, ou seja, aquela mais perto do final do braço, embora assuste mais porque visualmente parece que o quadro esta perto de sair, vai muito mais seguro porque o braço vai mais fechado.
3- Ajustar sempre a garra para fechar com alguma pressão.
Quanto ao meu incidente:
Fui a uma prova com 2 colegas, no final da prova fiquei a falar com algumas pessoas e eles foram para o carro, fizeram tanta pressão que lá lhes dei a chave dos suportes para irem metendo as bicicletas. Não verifiquei se as bicicletas estavam bem colocadas, confiei. Quando iamos na autoestrada (100km/h) ouvimos um grande estrondo (a garra a cair) e a de um dos meus colegas, a que seguia do lado direito, tombou para esse lado, ia quase a 90º. Nesta altura, sem o aperto da garra, a bicicleta começa a deslizar para trás e a fita da roda traseira também, até que sai do carril. Nesta altura a bike tomba, ficando apenas agarrada pela roda da frente, enquanto o pedal fazia as delicias das minhas portas e vidros, com belos riscos e amolgadelas.
Conclusão: Arranjo do carro 600€, bicicleta nem um risco, talvez no pedal e o carro ainda tem algumas das marcas, caso contrario ainda era mais caro o arranjo.
A sensação com que fiquei é que fui negligente, não verifiquei. Nunca mais acontece, no meu carro ponho eu as coisas, mas a verdade é que eu sou humano, já me aconteceu, com as pressas, fazer um trajecto de cerca 50km em AE a 130km/h e quando cheguei a casa reparei que não tinha metido as fitas nas rodas, só levava a garra e também já andei a 160km/h com duas bikes em cima, claro que apenas 2 a 3 Km (já sei que me vão chamar nomes). Quanto ao sucedido, por vezes penso que se fosse eu a colocar não teria acontecido, mas também o que é pode ter falhado, a realidade é que na ida fui eu que coloquei e correu tudo bem, não acredito que para a volta se tenha mudado as coisas, será que eles desapertaram o aperto por achar exagerado, ou que colocaram o quadro num sitio pior da garra, nunca vou saber.
!!!!!!Mais uma resalva quanto aos suportes, os braços são apertados por dois parafusos que convêm verificar, quando os suportes são novos os braços aguentam na vertical e não caem, mas com o uso perdem o aperto e caem com facilidade, se isto vos acontece por favor apertem os parafusos, outra coisa, a calha por baixo tem dois parafusos, usem-nos para movimentarem a calha de modo a que as fitas de plastico não fiquem muito perto dos bordos!!!!!!!
Para quem diz que com os thule não acontece:
um colega meu tem um thule proride e numa deslocação de monsanto para casa, numa rotunda a bicicleta saltou do suporte e ficou apenas presa por uma roda, o carro não teve nada mas a roda traseira, a que ficou presa empenou. Ele acha que com as presas fechou mal a garra.
outro colega com um thule dos antigos que fechava tipo pata de carangueijo, entrou na garagem sem se lembrar da bike. A bicicleta saltou do suporte e não houve danos, nem para o carro nem bicicleta. O meu colega diz todo contente que os suportes devem ter um mecanismo de protecção para estas situações que deixam libertar a bicicleta.
Eu depois de ler isto tudo estou cheio de medo e vou ver se:
- arranjo uma fita para a zona da garra, para meter entre o quadro e o parafuso que faz o aperto ao manipulo.
- mais umas fitas para as rodas
- deixo de ter pressas e passo a fazer tudo com pes e cabeça
- pedir aos anjinhos que me guardem
A todos os que perderam as suas montadas nem sei o que dizer, nem consigo imaginar, só de pensar nisso vêem-me lagrimas, continuem a lutar e no caso de ser necessario uma testemunha contem comigo, porque realmente considero que os suportes não são seguros, já me deram despesa (500€ dava para umas boas rodas).
Este tópico abriu-me os olhos e vou ser bem mais cuidadoso, espero que voçes também.
Desculpem o testamente mas tinha de dizer tudo.