Super Weight Weenies

commendatore

New Member
Não consigo ver mentalmente uma suspensão total sub 8kgs... Isso deve ser para descer lombas na estrada no máximo... Não me aventurava em nenhum drop com um brinquedo desses.
 

xman

Member
Boas,

Alem da FS que o Nuno Nogueira que chegou abaixo dos 8Kg uma das mais leve que vi até agora é uma MSC Koncept Carbon a pesar 6965gr - Link e penso que ainda podia ficar mais leve. Isto, para mim, é que é uma FS Super WW.

A lista do material:
Brake: (Front) – Formula R1 (black polished, carbon lever, carbon clamp) - 160.4g
Brake: (Rear) – Formula R1 (black polished, carbon lever, carbon clamp) – 167.8g
-Rotor: (Front) - Kettle Cycles 160mm – 54.8g
-Rotor: (Rear) - Kettle Cycles 140mm - 43.0g
-Rotor bolts - 10xTi + 2xalu – 11.6g
-Rear Adapter: (KCNC 140mm) + 2xalu m6x14 – 12.9g
Caliper bolts - 2xTi + 2xalu m6x16 – 10.3g
Cables - Shimano Di2 tuned(modified internal battery) - 82.8g
Cassette - 11-28 Shimano Dura Ace(Nino Ti tuned) - 163g
Chain - KMC X10 SL Gold (105 links) – 235.4g
Crankset - THM Clavicula MTB 2x10 (FRM Pro 40t, R2-bike 26t – 521.4g
Derlr. (Front) - Shimano Di2(alu. bolts; Smud clamp) - 123.8g
Derlr. (Rear) - Shimano Di2(alu. pivot bolt) - 213.9g
Fork - DT Swiss XRC 100 TwinShot(carbon cap) - 1146.6g
Frame– MSC Koncept Carbon M (DT Swiss XR damper, KCNC Radiant R1 headset bearings*, Ti/Alu. bolts, derr. Hanger, bikeshield protective foil) – 1567.9g
Grips – Extralite Ultragrips (Cut) – 13.2g
Handlebar - AX-Lightness Poseidon UD 25.4x580mm (Bar-end use) – 81.9g
Pedals - Crank Brothers Egg Beaters 4Ti (Ti springs, alu. nuts, plastic sleeves) – 146.9g
Seat - 0g
Seatpost - Berk Seat/Seatpost combo(31.6x350mm) - 137.8g
Seatpost Clamp - Smud Carbon SL – 4.8g
Shifters - Shimano/Cateye tuned - 19.8g
Skewers - Tune DC 16/17 – 35.4g
Stem - Syntace F99 75mm (Ti bolts) – 83.7g
Headset – KCNC Radiant R1 (Tune BuBu Cap) – 8.2g*
Top-cap - Soul Kozak Light-bike edition (Cut,hollow) – 3.7g
Expander – Extralite Ultrastar (polished) – 8.7g
Tire (Front) - Tufo XC2 Plus - 462.6g
Tire (Rear) - Tufo XC2 Plus - 468.4g
Tubes: Glue - 30g
Wheel Front:
-Hub - Extralite HyperFront 28h 9mm - 79.4g
-Rim - Ax Lightness SRT CC 28h – 229.2g
-Spokes - Sapim Superspoke - 103.2g
-Nipples – Sapim alu. – 9.8g
-Rim Tape - 0g
Wheel Rear:
-Hub - Extralite HyperRear 28h - 167.7g
-Rim - Ax Lightness SRT CC 28g - 229.4g
-Spokes - Sapim Superspoke - 106.8g
-Nipples - Dt - 9.8g
-Rim Tape - 0g
-(Misc.) – Bar plugs, zip-ties, spacer, carbon paste – 10g

Total: 6965.3g or 15.36lb

ng24.jpg


Cumps.
X.
 

nogueira.nuno

Active Member
A foto actualizada da Bike ou com esse peso não é essa ;)
A desse peso incrível tem os Aros Ax Lightness tal como aparece na descrição ;) e outras coisas apenas para o peso final.

Sem duvida que tem de se ter muita P$ci$ncia para se chegar a estes pesos e anda como as outras e nos mesmos sítios Commendatore, embora tenha de admitir claro que a preocupação e fragilidade aumenta!
Na altura com a minha notei que em alguns sítios devido ao peso e devido a ser uma Sub 8 ficava como que muito mais instável, quando a engordei na altura já nem sei se devido a ter partido o Clavícula e até usar outros pneus notou-se logo a diferença!


Em relacao ao tópico o pessoal ou porque os projectos são antigos ou não actualizados o que vale penso eu é a intenção de ao menos se ter tido um e porque não partilhar até porque as tantas deve haver aqui muitos membros novos, ao menos lá esta este tópico seja necessário ou apenas mais um ao menos dá ou deu para algum pessoal vir voltar a escrever :)
 

commendatore

New Member
Sim, não acho o tópico assim tão descabido.
É uma forma simples de ter isto condensado. O problema é que tipos como eu e outros vão comentando e rapidamente a coisa perde o controlo e os posts tornam-se mais que muitos.
 

Patitos

Active Member
Muito se fala em fiabilidade, segurança, bikes de parede / exposição....etc, etc ..A minha Flash continua a Rolar, e até hoje muitos pouco problemas, ou nenhuns tive.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Já que se fala em "super hiper mega" weight weenies, em fiabilidade e em distinções entre 26er, 29, HT, FS... Vou deixar uma dúvida minha:
Se o objectivo supremo é o baixo peso, porque é que esse objectivo não é também o principal factor de decisão quando se escolhe o tamanho de roda ou o tipo de quadro? Ou afinal o peso não é assim tão importante? A não ser é estranho, porque depois vêm-se bicicletas FS equipadas com pneus super leves que só têm alguma aderência em determinadas situações particulares de determinados terrenos e furam com demasiada facilidade... E fico na dúvida de qual o verdadeiro propósito de tal bicicleta. Deve querer dizer que não sou um verdadeiro super hiper mega weight weenie.

Continuo a não ver sentido neste tópico, bicicletas que sejam novidade para este fórum por aqui não as há, pois se houvesse já há uma galeria e um ranking para as mostrar, para não falar da criação de um tópico próprio.
Se é para reavivar montagens já presentes neste fórum, então por mim recuávamos mais uns anos até ao tempo das montagens do Vitorzip, do Batas, entre outros, que essas sim creio que muitos utilizadores actuais do fórum não conheceram e não sabem o que perderam.
Mas, seja lá ele qual for, não me parece que seja esse o objectivo deste tópico.
 

tinric

Super Moderador
ok... querem recente, leve, fiável ...




Cá está...

oh... não é recente...



oh... esqueci-me das rodas... mas também.... para a foto dá... ou não!?

Assim é super fiável... não avaria de certeza... mas também não anda!

Feliz Natal pessoal... o resto é conversa... e isso pelo menos temos tido por aqui.
 

essence_s

New Member
Obrigado pelo fantástico contributo tinric!
A msc para mim, é nova, por isso, obrigado por partilharem e compreenderem o tópico.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
essence_s, se o teu interesse é ver bicicletas de fóruns estrangeiros que para ti são novas, dá uma vista de olhos aqui, aqui e aqui, tens bicicletas leves desconhecidas para ver até te fartares!
 

nogueira.nuno

Active Member
Então Bloqueia ou fecha o tópico Ficaçador.

Já acho que há bocas suficientes e foleiras ao que há, que houve aqui ou ali, que vai haver e no final não se vê sequer parecido ou nunca se teve para se falar e gerar conversa sem muito sentido!

Também tenho que reconhecer que para isso existe sim a Secção WW para o tópico individual como o Ficaçador referiu por isso por mim bloqueiem á vontade este Tópico.
 

ernez

Active Member
Se formos pela logica do outro que foi aberto e bloqueado ontem, mostra o teu peso pesado, este já tinha também sido bloqueado e removido, mas como tudo na vida quer e deve andar, de forma a promover a igualdade e discursos de direito alegre, tanto o outro como este devem e deviam continuar abertos ao dialogo, quando ao fat, acho que tinha panos para mangas suficientemente agradaveis para ser um grande topico, mas enfim, cada moderador sabe do seu, :D
 

Nozes

Active Member
...vêm-se bicicletas FS equipadas com pneus super leves que só têm alguma aderência em determinadas situações particulares de determinados terrenos e furam com demasiada facilidade... E fico na dúvida de qual o verdadeiro propósito de tal bicicleta.

Essa aí deve ter sido para mim.

Pois bem,o verdadeiro propósito desta bicicleta são vários:
- Ser usada e bem nos trilhos que muito bem me apeceter,quando me apetecer,com os pneus que me apetecer. Não é segredo para ninguém que gosto de andar sempre a mudar de pneus,e a experimentar pneus novos. O Schwalbe Furious Fred é o mais leve que já experimentei mas ao mesmo tempo é um dos melhores,se ponderar vários factores. E,quem diria,ainda não tive nenhum furo! E mesmo se lhe chapar 2 pneus UST ainda continua a ser mais leve que a grande maioria das 29" rígidas de carbono que por por aí andam (não aqui no WW,mas por esse forum fora).
- Ser (até prova em contrário) a Kona Four mais leve de todas,e uma das bikes desta marca mais leves de sempre. Sendo uma marca mais associada a bikes pesadas mas fiáveis,é para mim um orgulho apresentar uma bike "surpreendente",e saber que fui eu que a "fiz" ao pormenor.
-Ser uma bike à minha imagem,diferente como sempre quis ser,numas coisas melhor noutras pior,tal e qual como eu.

Se tivesse dinheiro para isso,talvez concretizasse o meu sonho de uma Santa Cruz Blur XC sub-8kg.

E agora,podem apagar o tópico,que já vimos que não se aprende aqui nada.

Bom Natal! ;)
 

Reanimate

New Member
Bem vou aproveitar e deixar também a minha opinião.

O tópico das WW para mim tem duas categorias. Na primeira, onde se inclui a minha Ghost, é para bicicletas moderadamente leves, com material de de qualidade mas que no meu caso serve essencialmente para durar e para fazer km´s.

Na segunda categoria, estão as aqui chamadas SWW que estão extremamente bem equipadas, muito leves, muito bonitas, mas que nas minhas mãos, (ou pernas), simplesmente não duravam, ou não tinham a fiabilidade que eu desejo para o tipo de utilização e provas, etc, que faço. Eu adorava ter a minha Ghost com 7kg, adorava mesmo, mas chegava a casa inteira depois de andar 70km a dar tudo em terreno para XCO?? Quem diz que sim não anda a serio...

Dito isto acho que o tópico actual das WW está muito bem como está e este é basicamente uma repetição. E eu apoio aqueles que tem bicicletas com 7kg ou menos e que andam com pneus de 400gr, etc. Mas há depois um outro lado de bicicletas que também são leves mas que têm de aguentar outro tipo de "tratamento".


PS: Antes que alguém diga que tem uma bike com 7kg há não sei quanto tempo e que não teve problemas e que o peso a menos não está relacionado com fiabilidade eu dou este exemplo já que se fala em pneus, (nem era preciso dizer mas pronto): Tive ate hoje 5 marcas diferentes de pneus e vários modelos. Tive 1 furo ou 2 ao longo do tempo como é normal em alguém que anda pelo menos umas 2 ou 3x por semana no mato. No entanto, ate hoje só rasguei pneus da Schwalbe. "Foi azar..." dizem... Ando no mesmo terreno, o mesmo tipo de volta, com o mesmo tipo de bicicleta, (26er), e Schwalbe rasguei 3x mais ou menos no mesmo espaço de tempo que tenho os Maxxis...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Nozes, podes crer que NÃO era para ti.
De todos os utilizadores deste fórum, se há alguém que eu tenho a certeza que sabe para que quer cada componente das suas bicicletas e que lhes dá o devido uso, és tu! E de todas as montagens que se viram neste fórum com pneus furious fred montados, tu és de longe o utilizador que melhor justificou o uso deles.


O tópico nem seria descabido de todo se houvesse no nosso fórum muitos utilizadores que não soubessem o que fazer ao dinheiro e não estivessem interessados em ter a melhor bicicleta mas sim a bicicleta mais leve. No nosso país a maioria dos utilizadores não se enquadra em nenhum desses grupos, e os restantes não se enquadram num dos dois grupos. Ou seja, há falta de conteúdo para compor este tópico.
Não bloqueei já o tópico para ver o que saía daqui e o que pensam os restantes utilizadores do fórum sobre isto.
 
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