Sujidade presa na suspensão e transmissão

MacielJ

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Bom dia pessoal,

Antes de mais peço desculpa se estiver a colocar um tópico repetido, mas tentei pesquisar ao máximo e não vi nenhum caso como o meu.


Comprei uma Berg Trail 4.0 Expert através do Custo Justo esta semana, a bicicleta está praticamente nova, o antigo dono comprou e não se dedicou ao btt daí ter vendido. A bicicleta como estava parada há muito tempo criou na transmissão (em especial no 2º prato e corrente) uma espécie de resina que tentei tirar com desengordurante e não saiu, Na suspensão também tem uns pontinhos lá colados que não consegui remover por completo, usei desengordurante e óleo e não consegui retirar.
Basicamente a sujidade colou lá e como nunca foi mantida, agora está difícil de remover. Se alguém já tiver passado pelo mesmo, agradecia que partilhasse como resolver.
Seguem as fotos abaixo.





 
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SeteGu

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O que se vê na corrente e na cassete é ferrugem. É relativamente normal acontecer após a lavagem. A solução é meter óleo e andar que ela vai saltando.

Quando à suspensão... tem relevo ou é "picado"? É que se for mesmo sujidade é estranho não ter saído facilmente...

EDIT: De qualquer forma se quiseres podes tirar a corrente (se tiver elo rápido é mais fácil) e colocá-la em petróleo deixando estar até ao dia seguinte... normalmente elimina qualquer resíduos de óleo, etc...
Para a restante transmissão há produtos próprios para eliminar óleos/gorduras/sujidades.
 
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MacielJ

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Obrigado SeteGu.
A parte da transmissão já está resolvida, só achei estranho o óleo criar ferrugem, porque aquela transmissão nunca tinha sido lavada, e a ferrugem era por causa do óleo, acho eu. A menos que tenha apanhado água e tenha criado ferrugem só naquela zona.

Relativamente à suspensão, o pior veio mesmo a confirmar-se, aquilo que parecia sujidade era mesmo "picado". :fpalm: Acho muito estranho a suspensão já estar desta forma, ainda para mais só na zona da frente que enviei nas fotos o resto está impecável, assim como a bicicleta que está novinha, não tem riscos nem marcas de uso, os cranks estão novinhos com a tinta toda.

A suspensão não dá para arranjar / não compensa arranjar, certo?
 

MacielJ

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Obrigado pela ajuda. :)

Creio que a bicicleta tenha estado sempre guardada numa arrecadação de apartamento, o mais provável é ter apanhado um pouco de ressalga uma vez que é em zona costeira.
 

SeteGu

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Sim tem ar de ter estado parada uns tempos num ambiente pouco adequado...

O que se vê na suspensão, apesar de ser difícil aferir a olho, deve ser um tipo de corrosão que se denomina "corrosão por picada".
 

MacielJ

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Sim, é uma corrosão picada, uns pontinhos aqui e ali naquela zona de meio para e apenas na parte da frente.

Creio que isto não afeta o funcionamento da suspensão, uma vez que é para dentro, podendo é passar mais sujidada para dentro da suspensão. É esgotar esta e poupar para comprar algo melhor ;)
 

SeteGu

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A confirmar-se esse tipo de corrosão muitas vezes o interior está pior que o exterior e as "fissuras" podem atravessar grandes quantidades de material e a tendência é sempre para piorar.
O que pode acontecer, num estado muito avançado, é as bainhas partirem durante o uso.

Se as bainhas estão nesse estado o resto da suspensão não deverá estar muito melhor... mas sim... provavelmente aguentará até haver uma substituta.
 

MacielJ

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Agora fiquei assustado! :/ lol

Eu acho que não está num estado assim tão avançado, creio que apenas apanhou uma ressalga e estragou a "proteção" superficial, porque é mesmo uma coisa muito superficial.

Já agora SeteGu, existe sugestões para uma substituta dentro de um orçamento de 150€?
 

SeteGu

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Atenção que, como disse, é só num estado muito avançado. Provavelmente não partirá assim facilmente, mas... pode acontecer.

Existem sempre soluções para todos os orçamentos. É para roda 26?
Por 170€ já dá para comprar uma Sr Suntour Raidon a ar (pelo menos para roda 27,5/29) numa loja online Portuguesa de confiança.

Mas entre uma boa suspensão a mola e uma de entrada a ar talvez preferisse uma a mola. Nesse caso tentava procurar a XCR ou a Raidon a mola.

Mas não sei dizer qual a melhor... só experimentei a XCT, a XCM e a Epicon (gama acima da Raidon). A gama da Sr Suntour é (da pior para a melhor):

-"Mola":
XCT
XCM
XCR
Raidon

-"Ar":
Raidon
Epicon
Axon

Depois há outras marcas como a Rockshox, RST, etc... mas normalmente a Sr Suntour, a meu ver, é das que tem melhor relação qualidade/fiabilidade/preço, pelo menos, comparando com as que experimentei.
 
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MacielJ

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Eu estava a pensar entre a XCR, a Raidon e a Epicon, acho que prefiro uma suspensão a ar mesmo sendo um pouco inferior, tira um bocado de peso à bicicleta.
 

SeteGu

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Nesse caso o ideal seria uma Epicon ou equivalente. A Raidon tal como a maioria das de entrada de gama (a ar) pesam tanto ou quase tanto como uma razoável a mola.

A Raidon (a ar) em 27,5 teoricamente pesa 2,00 kg.
A Epicon já só pesa 1,72 kg.
 
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MacielJ

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São ambas pesadas, embora a suspensão a ar pese menos umas 300grs.

Uma suspensão a ar não traz mais vantagens em termos de regulação, e acaba por funcionar melhor?

É um bocado confuso, saber o que escolher nesta situação. :/
 
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