Sugestões de bicicletas leves

Discussion in 'Estou a pensar em comprar...' started by dani, 2 December 2018.

  1. dani

    dani New Member

    Boa tarde.

    Tenho 154cm e estou a procura de uma bicicleta leve e compatível com minha altura.

    Pretendo usá-la no dia-a-dia em Lisboa para fazer o percurso até o trabalho. Durante os finais de semana, gostava de fazer alguns passeios em estradas e trilhos leves.

    Pedi recomendação à decatlhon e indicaram-me está bicicleta:

    https://www.decathlon.pt/bicicleta-riverside-500-id_8405209.html

    Pelo que vi, achei muito básica e estou um pouco insegura com esta recomendação. Vocês teriam outras sugestões?

    Cumprimentos,
    Daniela.
     
  2. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Depende de quanto queres gastar. Esse é o ponto mais importante. Com um orçamento baixo nunca conseguirás comprar uma bicicleta leve, muito menos uma Btt leve. Depois uma coisa é uma bicicleta citadina, outra é uma Btt.

    A bicicleta da Decathlon serve as duas funções se o fora de estrada significar trilhos de terra batida, quase sem buracos e descidas pouco inclinadas. mas não é nem de perto nem de longe uma bicicleta de Btt. Só aqueles pneus, pela largura e desenho dos tacos (quase inexistentes), já são um alerta para se fugir de qualquer andamento mais forte em terrenos mais soltos.

    A menos que tenhas um sitio bastante seguro onde guardar a bicicleta no emprego (e em casa), compra uma coisa barata em segunda mão até 100€, apesar de tamanhos S não serem fáceis de encontrar.
     
  3. dani

    dani New Member

    Gostava de gastar até 300 euros.
    Por isso mesmo que não sei se é melhor comprar uma citadina e usar em trilhos ou se compensa mais comprar uma BTT como a rockrider 340 (172 euros) e usar na cidade.

    A grande desvantagem da RR340 é o peso. Quando recomendaram-me a Riverside 500, disseram-me que a suspensão serviria para os percursos fora da estrada. Só não sei se compensa pagar mais 80 euros para ter essa bike.

    Com relação aos sítios para guardar a bicicleta, isto não é problema. E ainda posso fazer o seguro contra roubos e furtos da decatlhon.
     
  4. elvales

    elvales Active Member

    Rockrider 520 por 250€ pode ser uma opção a considerar...
     
    Joseelias and Pedro Barradas like this.
  5. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Esta é uma opção a considerar dentro do mesmo preço da Riverside. A desvantagem de 520 é pesar mais 1.5kg, o que é substancial, e a posição também poderá ser mais desportiva e menos relaxada que a Riverside apesar que isso possa ser ajustado com facilidade.

    Mas as vantagens da 520 são algumas. Os pneus têm um desenho muito rolante que se portarão bem em estrada, sendo que o balão maior tornará a bicicleta mais confortável. A largura maior do pneu também evita que os aros se empenem ou estraguem com tanta facilidade, especialmente se considerarmos a desgraça que as estradas portuguesas são e até zonas de calçada. E estando a falar de Lisboa, se por acaso se andar em zonas onde os eléctricos passam sempre podem ajudar a evitar problemas com os carris no chão. Pneus finos têm muito mais dificuldade em transpor esse obstáculo especialmente se estiver molhado. A travagem também será melhor.

    A 520 também tem uma muito maior gama de mudanças. Tem mudanças que permitem muito mais velocidade em plano como também mudanças muito mais leves para as zonas mais íngremes. A suspensão da 520 também tem um modo de ajuste simples e que pode ser eficaz já que tem uma regulação visual com base no peso.

    E a 520 também servirá para saídas fora de estrada muito mais exigentes que a Riverside. Não é feita para saltos nem andamentos mais agressivos mas portar-se-à bem em Cross-Country.
     
    dani likes this.
  6. Abomination

    Abomination Member

    Eu estive a ver as duas para uma utilização igual à descrita. E também não consegui escolher para mim. A riverside ou a RR520. Depende se queres fazer mm voltas de btt ao fim de semana vai para a RR520. A RR340 não vale a pena, na minha opinião, pelo sistema de mudanças e pelos travões. A Riverside é melhor na cidade a simplicidade de só ter uma mudança na frente ajuda muito no transito.
     
  7. Joseelias

    Joseelias Well-Known Member

    Usando apenas o prato do meio à frente na RR520 consegues o mesmo efeito que na Riverside. Na mudança mais pesada atrás vai conseguir atingir perto do 30km/h em plano, que é uma velocidade alta para circulação urbana se considerarmos a sinalização, cruzamentos, peões, etc. Como o prato da frente tem 32 dentes, contra os salvo erro 36 da Riverside, será até possível fazer subidas mais íngremes que nesta última sem ter que passar para o prato mais pequeno, que na Riverside nem sequer existe e poderá obrigar a desmontar e empurrar a bicicleta.

    A RR340 é bem possível ter aros de parede simples o que reduz a resistência e aumenta os custos de manutenção, pela afinação das rodas.
     
    dani and Pedro Barradas like this.

Share This Page