sucata ou projecto?

mataburacos

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pois é
a burra nova acumula km e a burra velha acumula pó
durante mt anos me acompanhou rua acima e escadarias abaixo, pedindo só pneus e calços pelo que me custa abandona-la na beira da estrada...

pensei em aproveitar para aprender mais de mecanica com ela.
é certo que o investimento será maior do que ela vale (tirando o valor sentimental) e que sendo um tamanho 17/18 e eu com 1.82m acabará por ser uma esforço inglorio, mas n sei...
pensei em por uma suspensão maior, mas aquela tem um curso de 60/80mm e por uma de 120/160 n me parece mt saudavel
pensei em por single speed, mas o peso do quadro n deve ajudar em nada
pensei em construir uns rolos caseiros para os dias de chuva

pensei mt, mas n cheguei a conclusão nenhuma

2vru43a.jpg


e vcs que pensam?
 

maxix

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apenas por a funcionar todo em ordem e em caso da maquina ter de ficar parada tens uma de substituiçao, ate eu tenho umaTEAM do continento do meu velhote que esta para reserva xd
 

abelha2

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Eu se fosse minha, mantinha-a tal como está, e servia para ir dar uns passeios de vez enquando pela cidade\ciclovia\praia, e poder parar descançado a tomar cafe sem me preocupar que me poderiam roubar...ou para emprestar a alguem que te queira acompanhar de vez enquando num passeio e que nao tenha bike como a mulher\namorada\amigo etc.
 

SeteGu

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Boas

Tenho uma bicicleta semelhante (a minha primeira de roda 26") e também já tive as mesmas duvidas que apresentas. Suspensão de 120/160mm nem sei se consegues porque provavelmente só ai podes meter suspensões de 1" (pelo menos no meu caso é assim).

O que vou fazer: arranjar o que funciona mal e fazer um pequeno upgrade a nível de transmissão. De resto... ficará como está.

No meu caso, tenho uso para lhe dar mas mesmo no teu em que aparentemente não tens, uma segunda (ou terceira :p) bicicleta dá sempre jeito. ;)

Boa sorte!
 

mvieira26

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Na minha opinião também deixava estar como esta...fica sempre uma bicla de reserva, pode acontecer de a bike principal sofrer uma avaria de ultima hora, o que já me aconteceu, e assim ficas sempre desenrascado... não é um avião mas para desenrascar serve perfeitamente...:)

Abraço e boas pedaladas
 

mataburacos

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obrigado pelas opiniões ate agr

certo é que n a queria mandar fora, mas a intervenção será dispendiosa

- rodas novas (ou desempenar aquelas) e pneus
- transmissão nova e corrente
- revisão de amortecedor e suspensão (nc foram inspeccionados em 15 anos)
- sistema de travões
- afinações

n conto aqui menos de 100€...
 

mataburacos

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n chamei sucata.
pergunto se vai para A SUCATA ou se aproveito para reserva

a questão nem se poria pelo valor sentimental dela, mas sim pelo valor que terei de gastar a arranja-la
se limpasse o rabo a notas de 500 estaria agr a voltar da decathlon com tudo o necessário para seguir em frente com ela

edit: gostava de a transformar para downhill/town, mas ja percebi que seria impraticavel dadas as adaptações necessárias.
tb pensei em emprestar a namorada para vir ver os "verdes" dos trilhos, mas ela tem 1.52m e recusa-se a montar roda 26
 

Diogo112

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Caro mataburacos, mantem-na pois a tua companheira de muitas pedaladas que já te proporcionou boas e sãs aventuras, deves preservá-la, eu tenho uma BMX que ainda hoje a guardo religiosamente. Quanto ao facto da tua namorada se recusar a montar uma roda 26", informo-te que o meu filho tem 1,48m e monta uma roda 26", e não se queixa ou recusa.
 

mataburacos

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Diogo é mesmo embirração. como n chega com os pés ao chão como na 24 diz que n consegue parar e sair sem cair, apesar de ja lher ter mostrado 1000x como se sobe e desce de uma bike.
depois ao ver as escalas da decathlon que dizem que até 1.55m é roda 24 ainda mais acha que tem razão
 

mylastwords

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Sinceramente queres a minha opinião? sou suspeito mas posso-te dizer ainda tenho todas as bicicletas em que andei desde pequeno uma vilar janota (chopper) que deu pa mim e pos meus irmãos, uma vilar de ciclismo do meu irmão, a minha primeira btt (sirla toda quitada como quem diz, que ainda ando nela tds os dias) e outra btt que comprei que vou mudar o quadro e por cm sempre quis
 

mataburacos

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então e fazendo contas assim por alto...

- rodas
desempenar ou novas? valores?

- transmissão
precisa. ja tá com um parafuso de emergencia que o outro tava todo moido e esta a abanar por td o lado... uma coisinha baratinha...

- corrente
deve ser o mais barato, junto com os calços

- suspensão/amortecedor
intervenção ou novos?

- ferrugens

- outros?
 

mylastwords

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rodas aqui em ermesinde fica por 10€ cada acertar os raios.

qual parafuso?

correntes tens shimano barato 7€ sportzone meti uma na minha sirla a quase 2 anos

suspensão depende do que arranjares pa trocar mas normalmente é só levar vedantes amortecedor deixa rular lol.

ferrugens e pegares desmontares tudo peça por peça... teres muita paciencia decapares os quadro ficar tudo mesmo no ferro a seguir compressor, pistola, primário acrilico, lixa 1000 e água, despolir primário, tinta acrilica pa pistola... ou levas a uma oficina de carros já decapado levam-te pa í 40€ mas não podes desanimar pk senão adeus...

Quando decapares tens de ter muita paciencia msm pk dps de terminado vais ter gosto naquilo que fizeste, fiz isso a uma vilar de estrada e 1980 e carqueja do meu irmão ficou altamente...

outros um pco de bala nos cabos de mudança dentro das espirais :) verificar a massa consistente no interior dos cubos e dentro da caixa de direcção e pedaleira...
 

SeteGu

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Em primeiro lugar, (na minha opinião) a Dechatlon costuma abusar nos preços da oficina e até mesmo de alguns componentes... Se fosse a ti procurava uma loja que te fizesse bons preços. É que isso pode ser a diferença entre poupar (ou não) 20€ (por exemplo)...

Rodas

Rodas novas, em principio, não vale a pena... Desempenar (na loja onde costumo ir) é 6,5€ por roda...

Transmissão
Também não entendi a que parafuso te referes. Se a bicicleta teve muito uso, o que poderá estar desgastado é o material de desgaste :lol: (ou seja, pedaleira, cassete/corrente, as roldanas do desviador...)

Suspensão/amortecedor
Esse amortecedor (tanto quanto sei) não necessita de manutenção (quanto muito pode sofrer uma limpeza de vez em quando).

Quanto à suspensão, uma revisão custa-me 20€, mas visto que consigo arranjar uma RST Capa (1") pelo mesmo valor... Quero com isto dizer: a suspensão funciona bem? É que a minha de 1" nunca levou nenhuma revisão; resultado: está dura que nem uma pedra e vou ter de substituí-la por uma RST Capa. Se estiver a funcionar mal, talvez seja melhor comprar uma nova equivalente visto que andará certamente próximo do valor da revisão...

Atenção que estou a supor que a tua é de 1" (o mais provável). Se não for o caso pode mudar de figura...

Ferrugem
Lixa... Eu também retirei a ferrugem da minha e não tive a necessidade de a desmontar toda. Para fazer bem feito...

Outros
Tu é que tens de ver o que achas que não funciona bem na tua bicicleta. Ainda assim, tal como nos carros, as bicicletas também têm revisões. Na dita loja onde costumo ir (tenho dito os valores apenas para ficares com uma ideia) uma revisão geral (que inclui tudo menos suspenção/amortecedor) custa 30€. É caro mas desmontam-te meia bicicleta para ver se está tudo bem e para lubrificar tudo.

Há certos elementos como caixa de direção, movimento pedaleiro, cubos das rodas, transmissão, travões, suspensão (que não está incluído na revisão geral), etc... que necessitam de ser revistos/lubrificados/afinados periodicamente.

O ideal (digo eu) seria fazeres tu mesmo estas intervenções. Se não perceberes nada da poda (como eu) pedes ajuda ao pessoal do fórum e (desta forma) garanto-te que vais aprender muito de mecânica e ainda poupas muitos €€€.

É o que vou começar a fazer visto que estou numa situação identica à tua com a diferença de ter a bicicleta toda desmontada. A transmissão vou pedir para ser montada na loja (não tenho ferramentas nem arcaboiço para tal) mas no que toca ao resto, vou tentar montar tudo.

Boa sorte!
 

mataburacos

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obrigado pelos posts


o parafuso que falo é o que segura o crank direito.
o outro simplesmente deixou de apertar e ao fim de 5km tinha o pedaleiro a abanar quase 1cm

desde dentes torcidos a parafusos moidos ha de tudo na transmissão

sim, pretendo ser eu a fazer e aprender, dentro do possivel (n vou comprar ferramentes especificas).

quanto às rodas as mais baratas que vi no site da decathlon custavam cerca de 30€ cada :D

a suspensão n sei como estará. sei que quando subo um passeio em que "saco" ela manda um estalo seco qd deixa de estar comprimida.

o que me chateia é o quadro.
gostava de o pintar de preto (e rodas verdes (lol xunning)), mas tb o queria manter original com os autocolantes.
fora umas quincadas de entrar e sair a porta a pintura está como qd a comprei
a ferrugem que falo é so mesmo nos "cromados" dos travões e manetes
 

SeteGu

Active Member
Se a pedaleira, cassete e corrente estiverem em mau estado convém substituir (se o objetivo for meter tudo em condições). Quantas mudanças tem? 3x7? Mesmo que tenha 8v o material para este tipo de transmissão costuma ser bastante acessível.

Mas queres comprar rodas novas? Podes comprar mas se o único problema for os empenos não há necessidade. Na sport zone há roda bem mais baratas.

Se esse barulho não era comum quando a suspensão era nova podes fazer-lhe uma revisão (se for feita por ti n€m gastas nada).

Já ouvi falar de uma loja onde pintam bicicletas de forma personalizavel (em Almeirim). Suponho que não não seja a única...
 

mataburacos

New Member
sim, é 3x7
os cranks são de plastico, os parafusos que prendem o pedal ao crank tb só se vê ferrugem
em principio será para meter tudo novo, tv aproveite a k7.

o problema das rodas é andarem aos S's
chegam a bater nos 2 calços ao rodar :lol:

o quadro devo manter como está. se em 15 anos a pintura ainda n descascou fica
 

mataburacos

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preciso de alguma ferramente especifica para tirar o pedaleiro e eixo fora?
para mudar a transmissão recomendam mudar tb os desviadores e k7 ou basta o pedaleiro e corrente?

assim que puder ponho fotos mais detalhadas
 

SeteGu

Active Member
1) Sim
2) Mudando a corrente (e a pedaleira) é melhor mudar também a cassete. Desta forma ficas com tudo (material de desgaste) novo e uma corrente nova pode não funcionar numa cassete velha (ou acelerar o desgaste da corrente).

Os desviadores creio que só se estiverem estragados. Vê o estado das roldanas (podem ser substituídas sem se alterar o desviador).
 

ndgp

New Member
Posta aí umas fotos para o pessoal ficar com uma ideia melhor do que poderás fazer...eu desde já acho que deverias mante-la, o mais original possivel e restaurar o maximo que conseguires ;)
 
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