Subida Serra da Estrela

RICVIP

New Member
Boas... eu e mais 5 grandes malucos vamos tentar subir à magestosa Serra da Estrela 8) ... eu sublinho o tentar porque somos quase todos principiantes nestas coisas das duas rodas!
Dadas as dificuldades que se colocam nesta GRANDE subida gostaria de pedir alguns conselhos a malta mais experiente no assunto :wink: a nossa subida está pensada para começar em Seia e terminar na Torre (esperemos que sim...)
Grato desde já por todas as dicas, certamente serão muito úteis :lol:
 

lagartix2003

New Member
A subida á Estrela, seja por terra ou por estrada e seja por onde fôr, é sempre um desafio. A Estrela até para os mais experientes e preparados deve ser encarada com respeito. Para além do desnível a vencer, (+- 1.400 m), a imprevisibilidade do tempo é de considerar.
Foi na Estrela onde experimentei uma situação delicada, onde estive em risco de vida, por ter subestimado a montanha. Ir para lá em condições climatéricas instáveis, é de todo contraproducente.

Ressalvada a questão da segurança, que não é uma realidade distante, a subida é um desafio entre o ciclista e a montanha, não havendo lugar a grandes despiques com os companheiros de jornada. O sucesso do desafio, depende essencialmente de uma boa mentalização para a tarefa e do bom doseamento e gestão do esforço. Conheço colegas meus, que embora fisicamente muito possantes, fraquejam na Estrela, enquanto que outros mais fracos fisicamente sobem a coisa com uma perna ás costas...

Prepara-te para sofrer 2H00 e vais ver que o resto é fácil. A sensação de objectivo conseguido quando chegares á Torre vais ver que é deveras compensador.

A subida que escolheste, a de Seia é uma subida "chata", daquelas que nunca mais acabam. São 30 km, onde a fase inicial é moderadamente complicada, tendo alguns pontos para descanso e algumas paredes jeitosas. Recordo-me da parede a seguir á aldeia do Sabugueiro, com os seus garantidos 16% a sorrir para nós. :)

Agora, é subir aquilo no mínimo no prato 32... :lol: :lol:

Um abraço,
NN
 

RICVIP

New Member
O alerta para a segurança da subida já foi alvo de muita atenção do pessoal que se prepara para subir, mas obrigado... 8)
Em relação ao tipo de percurso vai ser por estrada e a escolha pelo local de partida ser Seia foi aliatória.
O pessoal tem-se vindo a preparar com subidas pela região de Coimbra e Aveiro, algumas maratonas de BTT, mas sempre com o pensamento em chegar a montanha das montanhas em Portugal :lol:
 

pspx

New Member
Se precisarem de mais informaçao , estado de tempo , transito etc nao hesitem.

Eu moro na Covilhã que fica numa das encostas da "Estrela"

tou ca pra ajudar , nao vos faço companhia pk pedalar e subir ao mesmo tempo so de carro :p

Boa sorte e mta força []
 
UMA ESTRELA NA ESTRELA (O TROIA SAGRES DA SERRA DA ESTRELA) tal como o troia-sagres trata-se de uma"reunião" anual de ciclistas fascinados com esta "Estrela". Foi dia 25 de Setembro 2005 pelo 4º ou 5º ano consecutivo :
Saída às 07h30 (sem assistencia): COVILHA/PIORNOS/MANTEIGAS/ PIORNOS/TORRE/SEIA/TORRE/COVILHA.
.... custou um bocado mesmo com pneu fino na btt, sempre foram mais de nove horas na bicicleta (6.600 Kcal), mas valeu a pena. Como diria o Lance : "...I did not do it for the pleasure, I did it for the pain...".
-Acima de tudo muita agua e bebida isotonica (dois bidons,um de cada, por cada meia hora), comer sempre cada 15 minutos. Depois, bom depois é manter-se aeróbico e concentrado no trabalho.
- Nao esquecer o casaco/blusao para as descidas. Não fui o unico nesse dia e houve quem fosse mais rápido.
-O lado de Seia parece-me pior, confesso que essa ideia tambem pode ter surgido por ser a ultima subida do dia, ao descer tinha direito a sinal de transito "... trave com o motor !!!".
 

Xpectro

New Member
Luis Vasconcelos said:
Saída às 07h30 (sem assistencia):
...
-Acima de tudo muita agua e bebida isotonica (dois bidons,um de cada, por cada meia hora), comer sempre cada 15 minutos.

:shock: Sem assistência :shock: quantos bidons de água/isotónicas levaram é que mesmo a parar nas bicas todas isso dá muita carga em comida e isotónicas...
 
Deixa ver se me lembro : Cheios ah saida da Covilha / Reenchidos na descida para Manteigas (tem 2 fontes) / Reenchidos na mesmas fontes no regresso / Reenchidos na descida no Sabugueiro / Reenchidos em Seia / Reenchidos na Lagoa Comprida (no bar) . E acho que foi tudo. Para a isotonica levava as ampolas da ISOSTAR repartidas em pacotes de duas envolvidas em plastico aderente.
-Para alem disso cada 15 minutos uma dentada numa barra, ou uma pastilha da Isostar, ou um gel. À saida da Covilhâ levava uma algibeira bem guarnecida. Parámos para comer algo mais substancial (Sandes etç) em Seia.
 

kazakinhus

New Member
isso é que é comer :wink:
normalmente como uma barra energetica de 2 em 2 horas... e 2 litros de agua por cada 3 horas... :oops:
isto é nas maratonas... quando são passeios caseiros, se durarem menos de 4 horas bebo apenas 2 litros de água, e dependendo do pequeno almoço uma barra das mais baratas... para enganar a fome :wink:
 

JBond

New Member
Boas pessoal da pedalada!

Só agora vi o post. Fiquei curioso se já fizeram a escalada até ao topo.

Vale bem a pena fazer esse desafio, e realmente a chegada à Torre é aquela sensação de ter conseguido, já para não falar nas vistas e na oportunidade de ver com calma o caminho que normalmente se faz só de carro.

Quanto às bebidas aconselho mesmo ir enchendo à medida que se vai bebendo, se bem que a subida pelo lado de Manteigas tem várias fontes, pelo outro lado não faço ideia se existem bastantes.

Um abraço e força nas canetas

Rui
 

RICVIP

New Member
SUBIDA COM SUCESSO...

A subida aconteceu no passado dia 30 de Setembro. Os 6 malucos iniciaram a subida em Seia junto ao Cine-teatro cerca das 10:30 e chegaram a Torre +/- 3:30 depois uns em bom estado outros nem por isso :oops: :lol:
Foi um subida fantastica num dia de pleno Verão... uma aventura maravilhosa e um sofrimento enorme! A descida novamente para Seia foi alucinante velocidades superiores a 80km/h em muitos locais... Assim que possa vou tentar colocar uma reportagem com fotos...
Agora outro local para subir e testar as capacidades do pessoal alguém aconselha! :idea:
 

Marreiros

Active Member
Subida á Estrela!

Foi em Setembro deste ano que fiz esta subida épica...Foi das melhores experiencias...Visual incrivel!!!
No total gastei 2 bidons (um de 0.5l e outro de 0.75l) mais 1h e 25m (tempo contado à saída da Covilhã).
 
Top