Subida a montanhas

R

rixapix83

Guest
Ola a todos!

Costumo fazer muito XC pela zona de ponte de lima e lá o terreno plano oscila com subidas longas e íngremes. Gostava de saber qual a vossa opiniao na escolha de ritmos para circuitos de 40-50 kms onde 15-20 kms por vezes e a subir! O uso de mudanças mais pesado a subir ou mais leve? Da ultima vez usei mudanças mais leves e as lombalgias foram bem menores eheheheh

Obrigado
 

andrextr

Active Member
É sempre preferível fazer subidas com mudanças mais leves e maior rotação do que subir em esforço com mudanças pesadas porque provoca caimbrãs e não é tão eficiente energéticamente (esforços intensos = exercício aneorobico).

Basta ver os gajos do ciclismo, eles tem sempre muita rotação a pedalar.
 

SpecialOne1977

New Member
Boas,

Deves usar mudanças mais leves, pois quanto maior for a cadência menor o esforço nos pedais. Claro que para fazeres subidas mais longas e para manteres a cadência alta tens de ter pernas...

Boas pedaladas
 

ze_zaskar

New Member
Vai depender também do tipo de fibras musculares que se tem nas pernas. Algumas pessoas dão-se melhor com cadencias baixas, mantendo-se em pé e martelando. Só assim é possível fazer esse tipo de subidas em singlespeed, e acreditem que há quem as faça todas assim.
Mais do que seguir regras, neste tipo de coisas o melhor é ir experimentando e vendo como nos damos melhor.
:wink:
 

klaser

Well-Known Member
Cada um tem um estilo de pedalar,eu prefiro cadências mais elevadas...O único conselho que dou e não entrar em "vaidades",tipo estar a ir com um grupo e querer andar com mudanças muito pesadas só pra "gabar-se" que tem mais força que os outros...É aí que arranjamos as lesões. Se usamos velocidades muito leves,com o tempo e treino automaticamente passamos gradualmente às mais pesadas,tudo ao natural.
 
R

rixapix83

Guest
Bem tocaram em pontos interessantes, a cadencia e o tipo de fibras... Sera que uma pessoa podera alterar num periodo de tempo curto essas caracteristicas? Por exemplo, o Laurent Jalabert era um Sprinter no inicio e depois ja se conseguia defender em alta montanha!
Pessoalmente, tenho cadencia baixa e ate nem me dou muito mal graças a resistencia e poder de recuperaçao. Mas ja tentei aumentar a cadencia e deu num mau resultado, ou seja, pulmao KO e pernas OK.
Deve ser complicado jogar com essas caracteristas!!
 

Flygye

New Member
É preferivel ir sempre em mudanças mais leves e sempre ao mesmo ritmo se possivel, não alterar entre diversos ritmos a subir.

E como muitos disseram é necessário terem-se pernas para a subida, mas não são só as pernas que contam, ter pulmões que resistam também é muito importante, controlar bem a respiração.
 

José Martins

Administrator
Vivam colegas SpecialOne1977 e rixapix83, bem-vindos ao FórumBTT.Net.

Descubram tudo acerca de bicicletas de montanha aqui, dos componentes aos passeios e maratonas, descubram o calendário de actividades, as novidades, os acontecimentos, descubram esta forma de estar na vida que é o btt.

Sugerimos que assim que possível consultem alguns dos tópicos que foram criados para acolher os novos utilizadores.

As Regras, claro ;)
Regras Gerais do Fórum
Classificados
Colocação de eventos
Segurança

E outras coisas interessantes :D

A tua apresentação
A apresentação da tua bike

Guia do comprador Bikes de iniciação
Guia para comprar a bicicleta perfeita...

O calendário de eventos

Glossário de BTT

Como colocar imagens
Como colocar videos

Boas pedaladas!!
 

ze_zaskar

New Member
Acho que deve ser difícil alterar a nossa tendência de cadencia em pouco tempo. Isso tem muito a ver com os nossos antecedentes desportivos e genéticos. Por exemplo, nota-se que pessoas que tenham praticado ou pratiquem desportos de combate ou artes marciais têm tendência a cadencias mais baixas.

Quanto a isso de se manter sempre na mesma cadencia, não concordo completamente. Uma das coisas que faz as singlespeed serem atractivas é a variação da cadencia ao longo do trilho. Para mim isso torna-se uma espécie de descanso e anima as jornadas mesmo longas. Outro factor é que nos permite trabalhar vários tipos de fibras e grupos musculares, tornando-nos mais aptos. O treino por patamares, muito usado por atletas de varias modalidades, assenta nisto mesmo.
:wink:
 
Top