Stumpjumper HT 2004 - Projecto sub 9,5Kg

mpedroso

New Member
Tenho seguido muito atentamente as montagens que por aqui vão passando e decidi-me a fazer o meu próprio projecto aqui no cantinho do peso...

Tinha esta montagem:



Quadro: Specialized Stumpjumper Aluminio M4 tecnologia ORE (tam. 15,5’’)
Suspensão: Fox F80RLT de 80mm
Caixa direcção – Canecreek SP-2
Avanço – Ritchey WCS 90mm
Guiador – Ritchey WCS 580mm
Punhos – Ritchey WCS
Travões – Avid Elixir CR carbon 2010 (160mmF, 160mmR)
Desviador dianteiro – Shimano LX
Desviador traseiro – Shimano XT invertido
Manípulos – Shimano LX sem indicadores
Cassete – Shimano XT 11-32
Corrente – Shimano HG-73
Cranks - Shimano Hollowtech, Octalink XT Spline – FC-M540
Pratos – 44x32x22 origem
Eixo pedaleiro – Shimanho ES30, Octalink spline, 68mm shell, 121mm spindle. 50mm chainline.
Pedais – Shimano PD-M520 (versão2004)
Rodas – Fulcrum Red Metal 3 (V2010)
Chavetas - Fulcrum
Pneu traseiro – Specialized The Captain control 26x2.00 em tubeless
Pneu frente – Kenda Small Block Eight 26x1,95 em tubeless
Selim - Specialized Body Geometry, hollow Cr-Mo rails.
Espigão Selim - 2014 butted alloy, black, 30.9 x 350mm
Aperto selim – Aperto alumínio de 34,9mm Specialized
Suporte bidon – Specialized Rib cage MTB
Peso total – 10.680g

_________________________________________________________________________________________inicio do edit

Montagem actual: (Daqui um abraço para o Ricardo da Move ;) )







Quadro: Specialized Stumpjumper Marathon M4 (tam. 15,5’’) 2007
Suspensão: Fox F80RLT de 80mm
Caixa direcção – Canecreek SP-2
Avanço – Ritchey WCS 90mm
Guiador – Ritchey WCS 580mm
Punhos – Ritchey WCS cortados
Travões – Avid Elixir CR carbon 2010
Discos - Ashima 160mm Fr e Tr
Desviador dianteiro – Shimano XTR FD-M970
Desviador traseiro – Shimano XTR RD-M972SGS
Manípulos – SRAM Attack
Cassete – Shimano XT 11-32
Corrente – Shimano XTR com link
Cranks - Truvativ Noir 175 com parafusos KCNC
Pratos – 44x32x22 Truvativ
Eixo pedaleiro – GXP
Pedais – CrankBrothers Eggbeater SL
Rodas – Fulcrum Red Metal 3 (V2010)
Chavetas - KCNC MTB
Pneu traseiro – Kenda Small Block Eight 1.95 em tubeless
Pneu frente – Schwalbe Rocket Ron Performance 2.10 em tubeless
Selim - Specialized Phenom SL 143
Espigão Selim - Thomson Elite 30.9x350 com setback
Aperto selim – Aperto alumínio de 34,9mm KCNC Pro
Suporte bidon – Specialized Rib cage MTB
Sensor de velocidade Polar+magnet

Peso total (real) actual: 9.790gr
________________________________________________________________________________________fim do edit


Qual a vossa opinião, mediante este material, se é relativamente fácil, ou não, o objectivo do projecto? Isto porque quer o quadro, quer a suspensão serão para manter, pelo menos para já, assim como as rodas/pneus, travões e avanço/guiador.
Quanto a cranks, pedais, selim, espigão,desviadores estão em perspectivas de serem alterados... Ainda não sei muito bem é por quais...

Abraço e bons emagrecimentos :D
 
Last edited:

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Boas

Quadro azul, diferente dos outros que se vê, pois também é de 2004

Selim - Selle Italia Gel Flow (para começar)
Espigão - Thomson, KCNC ou New Ultimate
desviador - XTR, ou Sram XO

Só aqui nestes componentes, retiras pelo menos 300g :!:

Depois, tens de trocar essas rodas etc etc...
 

emparlace

Member
Afinal qual é o objectivo??? Sub-10?
É que falas do objectivo mas não mensionas qual é!

Em minha opinião logo para começar colocava uns pneus em kevlar convertidos e tiravas quase meio kg á bike.
Por ex. o small block eight não sei o peso do teu mas já vi um a pesar quase 800gr e há muito bom pneu em kevlar a pesar menos de 400gr.

Espigão, selim e pedaleiro era logo a seguir. Destoa de alguns componentes de qualidade que já tens na bike!
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
pois é, nem reparei nos pneus, 500g já iam á vida :!:

o pedaleiro, podes sempre colocar um SLX da Shimano e depois retira me esse selim, fica feio :!:

com calma chegas abaixo dos 10kg
 

mpedroso

New Member
Olá!

@emparlace - não coloquei o objectivo no corpo do texto porque tinha no título do tópico, mas gostava de ficar com a btt na casa dos 9,5Kg :mrgreen:

@Hugo e emparlace

O Small Block Eight da frente acusou-me na balança 490gr e é adaptado a tubeless, apenas o pneu traseiro é um 2bliss que me pesou por volta das 650gr.

Sim concordo que neste momento o selim/espigão/aperto estão ali a mais, pesei os actuais selim, espigão e aperto e acusaram-me 620gr, portanto penso conseguir vir a economizar algum peso... Ainda não me decidi por quais uma vez que preciso de algum ângulo no espigão para poder recuar o selim.

Estava ainda a pensar em colocar pedaleira XTR, pedais eggbeater SL, desviador frente XTR, traseiro X-0 e gripshift's X-0


O maior problema é a suspensão pesar 1,600Kg e o quadro também não ser de todo leve...

Será exequivel o objectivo dos 9,5Kg, na experiência de economia de peso que vocês têem?

Grande abraço :)
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Selim, espigão e aperto - 620gr

agora vê: selim por volta das 170g marca :?: :?:,

o espigão KCNC 145g e o aperto de 10g da KCNC, perfaz +/- as 325g, já retiras quase 300g ao conjunto :mrgreen:
 
desviador da frente nunca metia xtr
tens uma coisa no teu quadro que eu gostava de ter no meu , que e a puxada do cabo por baixo
assim se meteres um dura ace triplo (o meu pesou 112 gramas ) nem precisas de adaptador para fazer a puxada por cima
e nao e preciso andares a limar o desviador , porque triplo ja esta preparado para 3 pratos
ha e outra coisa os desviadores de estrada tem mais força que os de btt
 

mpedroso

New Member
Tá decidido... Próximas alterações: selim+espigão+aperto

Parece-me uma boa dica a do desviador da frente... Não tinha pensado nisso... Obrigado :D
 

mpedroso

New Member
Feitas algumas alterações, passei de 10.680gr para 10.440gr... (ver fotos do 1º post)

Não está fácil chegar ao objectivo sub-9,5Kg, ainda falta cerca de 1Kg....

Se trocar os pneus por Maxxis Flyweight's consigo ainda baixar 440gr a este peso (tenho os Small Block Eight em tubeless (490gr) bem como o Captain Control (615gr)), ficando com 10Kg, Agora será que colocando um desviador Dura-ace de 3 pratos na frente, um XTR M972 atrás, uma corrente KMC X9SL e um pedaleiro XTR chegarei ao meu objectivo ou deverei enveredar por outro caminho/pensar noutras alterações?

Muito obrigado pelo vosso contributo para o meu modesto projecto!

Abraço e boas voltas :D
 

MeridaBikes

New Member
Tens muito q gastar.


Pedaleira- XTR, ou Noir.

Corrente- KMC X9 SL.

Já q esse quadro pucha por baixo, eu optaria por um Desviador de Estrada, ex: SRAM Red.

Umas Rodas ZTR Olympic com cubos DTSwiss 240 S, e Raios Sapim Laser.

Eu metia de Banco um Specialized Toupé, de espugão KCNC .

E um Esticador tr SRAM X-0, logo podias meter um Grip-Shift SRAM X-0.


Cumps, e boa sorte com essa Montagem :wink:
 

mpedroso

New Member
Actualizadas as fotos e a montagem...

Neste momento ando com um dilema... Opto por pratos 26/40 na frente ou por 23/33/44 da Rotor? Alguém com experiência de andamento com ambos? Já troquei algumas impressões com o agirão mas gostaria de mais opiniões...

Boas pedaladas :)
 

mpedroso

New Member
Uma vez que me estava a dar muito bem com os pratos de origem da Noir, decidi apenas trocar o pedaleiro maior para ganhar uma maior utilização desse prato. Assim troquei os 44 dentes por 42 dentes e troquei os parafusos por uns KCNC. Após cerca de 200Km com o prato 42 recorro muito mais vezes a ele e se em estrada por vezes sinto falta do 44 em caminhos aqui da zona nunca senti tal falta! Estou contente com a troca! Quando estes pratos berrarem, pode ser que esteja em melhor forma e troco para dois pratos, porque volta e meia, em subidas mais ingremes, lá estou a usar 22x32...

Deste modo e com mais umas limadelas tenho a montada com 9.750gr. Cada vez gosto mais de pedalar :)



IMG_8885crop.jpg
 
Last edited:

pimentoski

New Member
como é que o quadro passou de azul a preto?

de resto tenho uma stumpjumper HT de 2008 mas a S-works em M5 e também estou perto de baixar os 10kg... depois meto aqui o projecto.

p.s. também fui enganado pelo Ricardo da Move ;)
 

mpedroso

New Member
Oi!

Mandei o quadro antigo para garantia e a Specialized foi amiga e mandou-me este quadro... Mais leve que o antigo, penso que quer pela geometria em si quer pela pintura anodizada..

Abraço :)
 

pimentoski

New Member
tive a mesma sorte que tu na mesma loja mas com um giant que quando parti recebi o modelo acima. garantia vitalicia vale a pena... entretanto o giant passou a specialized. estou só a reunir fotos para publicar o meu projecto de orçamento baixo e muita coisa comprada em segunda mão... o dinheiro não estica. mas lembro-me que quando troquei um giant de 1999 por um topo de gama (em aluminio) de 2008 e vi que o specialized tinha mais umas 1000 gramas até mudei de cor mas depois descobri a geometria e o power que a bicicleta tem a subir... impressionante a rapidez e a facilidade com que se mete potência no chão. Engraçado que o meu quadro é um 19 e também tenho de usar o selim recuado, cheguei a usar um espigão thomson direito e não tinha nada a ver.
 

mpedroso

New Member
A Fox Marreiros Ui... velhinha mas alta máquina e então personalizada pelo IDFrancis :) A tua máquina é que está cada vez mais espectacular!!! parabéns ;)

Estou muito satisfeito com esta máquina e para as voltas que dou, que rondam no máximo os 40/50km's seguidos tem servido que nem luva. Efectivamente que a garantia, quando funciona, funciona mesmo muito bem! Quanto ao espigão com setback, após muitas afinações cheguei à conclusão que teria mesmo de ter tal caracteristica de modo a que o joelho estivesse alinhado com o eixo do pedal ;)
 

Marko_Pinho

New Member
Como se costuma dizer, velhos são os trapos, tens ai grande maquina. ;)



OFFTopic: em relação a garantia quando funciona é bonito agora quando querem impingir uma coisa em vez de darem o que se estragou ta quieto.......ja a mais de 1 mês que tenho umas rodas de estrada da Roval na garantia e nada.....mandam uns aros que nada tem a ver com o que la esta...enfim!!!!

Desculpa o off topic ;)
 

mpedroso

New Member
Marko qual offtopic qual quê :D... Com a minha garantia troquei de um M4 de 2004 para um M4 de 2007, portanto não me posso queixar nada. Agora na tua situação... Efectivamente dá que pensar... Mas vais ver que tudo se resolve pelo melhor ;)

Para já a lista actualizada de componentes:
spec26032010.jpg


De notar que como não tinha balança com muita precisão para pesar peça a peça, há uma diferença entre o peso teórico e o real, uma vez que os pesos indicados resultam de valores presentes no weightweenies e pesados numa balança com algum erro associado, assim sendo, se justifica o real ser inferior ao teórico.

Para já acho que se vai manter assim, tirando umas trocas de parafusos por titânio, sendo que gostaria daqui a mais uns tempos colocar umas rodas mais leves (Dtswiss 240s+notubes alpine+raios dtswiss apostando na durabilidade para os meus 86Kg's)...
 
Top