Stumpjumper fsr comp 2009 - full xt

lucelima

New Member
Pois o Truvativ está mais caro flat custa 65€ comprei o meu elevado por 45€. Mas esse Spec também me parece que vai ficar bem na bike.
Cumps
 

JPSpecial

New Member
Tal como prometido aqui deixo fotos com:

o antes...



e o depois:




Numa coisa já notei uma grande diferença, um aumento do controlo nas descidas mais técnicas.

Na volta de hoje, com 45km e um acumulado de 1.100m, também me apercebi que os avanços devem ter os dias contados pois, não me recordo de ter recorrido aos mesmos, nem nas paredes mais inclinadas.

Quanto à transmissão 3x10 nada a apontar, apenas reparei na volta de hoje que raramente recorri ao prato de 24D, mas dá algum "descanso" saber que está lá... nunca se sabe...

Cumps
 

ignite

Member
eu so tirava os extensores de guiador e colocava um guiador lowrise nisso!
aposto que não perdias muito nas subidas e ganhavas muito nas descidas... são 140mm de curso... é um pau pra toda a obra! :p
 

JPSpecial

New Member
ignite:

Obrigado pela sugestão, mas com o curso de 140mm tive que recuperar 20mm em algum lado. Ainda experimentei um guiador com lowrise e o avanço na posição "normal" mas, a frente ficava "indomável" nas "paredes" mais inclinadas. Ainda inverti o avanço mas pouco melhorou...

Depois tive a oportunidade de experimentar o RITCHEY mas, pelos motivos que já referi, os 580mm de largura são claramente insuficientes para atacar com alguma velocidade e confiança as descidas mais técnicas, pelo que não estava a aproveitar ao máximo os 140mm da Epicon..

Relativamente aos 140mm da Epicon realmente são "pau pra toda a obra"...
 

Acampospt

New Member
JPSpecial,
Parabéns pela bike! Está fantástica.
Eu estou em vias de adquirir um quadro Stumpjumper FSR Pro de 2009 exactamente da mesma cor, pelo que poderemos trocar impressões de futuro :)
Aproveito para colocar uma questão: qual caixa de direcção instalou neste quadro? Vinha de origem? Quais as características?

De futuro conto contribuir com assiduidade neste tópico ;)

Obrigado e abraço
 

JPSpecial

New Member
Taveirada:

O conta km's será uma compra para o futuro mas, quando o comprar já estava a pensar seguir a tua sugestão de colocá-lo no avanço.
Contudo ainda não fiz grande pesquisa no mercado pois, atualmente uso o smartphone, e o conta km's apenas é utilizado para controlo/acompanhamento instantâneo dos ritmos.

Por agora tenho prevista outra alteração para o "cockpit"...


Acampospt:


Relativamente à compra que estás para fazer apenas te posso dizer que estás enganado...
O teu futuro quadro é bem melhor que o meu, pois tem amortecedor com brain. Já tive oportunidade de andar numa Stumpy FSR de 2007 com brain e não tem comparação com o FOX TRIAD que equipa a minha.

Quanto às cores se repares bem apenas são parecidas http://specialized.pt/usWeb.php?sc=arq&yr=2009&rf=01080419&id=440&tab=technical

A caixa de direcção ainda é a de origem. De momento apenas te posso dizer que é uma Cane Creek de 1 1/8", alumínio com inserções de 10mm, com rolamentos selados.


Cumps
 

JPSpecial

New Member
Depois de alguma pesquisa encontrei outro avanço que também me agradou:



Alguém conhece ou teve experiência com avanços deste modelo ou marca???
Será apropriado para BTT???

Cumps
 

humanista

New Member
Boas. Está bonita a bicicleta. Também adquiri um quadro stumpjumper 2009, mas o fsr pro, com o brain. Apesar de não ser uma opção que sequer equacionaria, tive de mudar de quadro e apareceu este bom negócio. Agora queria perguntar se a suspensão epicon é boa para descer. Estou na dúvida se devo manter a torah 130, que até agora nas descidas não me deixou ficar mal, ou se colocarei uma epicon com 140.
 

JPSpecial

New Member
humanista

Relativamente ao comportamento da Epicon, creio que já deves ter lido alguma coisa aqui Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração.
Contudo, com os 1.000km que já percorri, creio que estou em condições de fazer uma breve análise:

Afinação: Nada de complicado, depois de ajustar o SAG, bastou afinar o rebound a meu gosto. O bloqueio remoto dá muito jeito contudo, apenas tenho necessidade de bloquear a suspensão em troços pavimentados;
Leitura do terreno: Em calçadas ou estradões de terra batida não absorve todas as vibrações, como não tenho experiencia com outras suspensões a ar (Fox ou RS) não posso dizer que é melhor ou pior mas, agora em trilhos e em descidas rápidas, permite-nos manter uma velocidade considerável sem termos necessidade de nos preocupar que a frente escorregue, uma vez que absorve todas as irregularidades. Claro que não podemos abusar, pois só temos 140mm de curso.
Manutenção: Até agora apenas necessitei de realizar as normais tarefas de limpeza. Em 1.000km não há nada a registar em termos de avarias ou mau funcionamento, vamos ver se continua assim...

Em resumo:
Prós:
- Relação qualidade/preço - < 200€;
- Peso não muito elevado - < 1.800gr;
- Possibilidade de variar o curso - 80/100/120/140mm;

Contras:
- Leitura pouco precisa em calçadas e estradões de terra batida;
- Ainda não descobri mais nenhum, mas quando identificar, faço actualização...

Foi uma pequena análise feita apenas com base na minha experiência, e como referi, nunca utilizei outra suspensão a ar.

Cumps
 
Last edited:

humanista

New Member
ok. a minha experiencia tambem e com uma suspensão a molas. já tinha lido o tópico das epicon e fiquei com a certeza que bastante boa para uma vertente mais xc, mas como eu gosto mais da versão trail/all mountain fiquei na dúvida. realmente o preço é muito apelativo, o peso não me interessa, a segurança na descida sim.
 

humanista

New Member
Boa noite novamente, peço desculpa por incomodar outra vez, mas estou para aproveitar uma promoção online e comprar uma suspensão de 140 mm e queria só saber se esse curso não alterou a geometria da bicicleta de forma significativa, e se não sente o quadro em esforço. acho que ele leva 140, mas queria so garantir que não me vãoe chatear com a garantia depois.
abc
 

Acampospt

New Member
Caro humanista:

Parece que estamos a enfrentar questões muito idênticas... no meu caso, também sem o planear, estou a pensar comprar um quadro Stumpjumper FSR Pro 2009 em virtude de um negócio interessante que surgiu.

Contudo, a minha bike actual tem uma Reba RL dual air 120 mm praticamente nova mas em virtude de ser CÓNICA não é compatível com o quadro SZ que aceita susps de 1,1/8" :(

Pelo que tenho lindo, o quadro Stumpjumper FSR 2009 deverá incorporar suspensões de 120 mm... Por outro lado, a bike completa Stumpjumper FSR Pro 2009 trás de origem uma suspensão Fox Talas RLC Talas 3, 140/120/100mm.... O que concluir?

Ainda, encontrei na Probike a Magura Durin Race 120 de 2012 por 400 eur, o que me parece um valor bastante interessante!...
Mas por outro lado encontram-se suspensões a preços ainda mais interessantes mas de 100 mm... Realmente não sei o que faça...

Além de ter todo o gosto em partilhar convosco as minhas pesquisas, agradecia também opiniões e conselhos sobre o que fazer...

Abraço!
 

PowerMAx

New Member
Acampospt,

Não terás problemas nenhuns com uma suspenção de 140mm, ve analise da minha Stumjumper, onde estou a usar uma Talas de 100/120/140 e sem problemas, alias como referes de origem estas Stumjumpers traziam estas suspenções. E é uma mais valia, agora se optares por uma suspenção sem regulação de curso não aconselho mais que 120mm isto porque se precisares de subir alguma parede com inclinações consideraveis a frente vai andar sempre a levantar. Se eu na minha a subir uso sempre os 100mm e não levanta nem quero imaginar com os 80mm que o colega JPSilva tem com a Epicon, não sabia que esta Epicon permita 4 cursos diferentes. Agora por experiencia própria 140mm para subir é doloroso, a frente ganha vida própria.
 
Top