Re:SRP160 - Serpa 160 - 3ª Ultramaratona - Serpa - 17 Abril 2010
Ora viva,
Depois de uma manhã de domingo passada a pedalar à chuva na bela Serra de Serpa, com uma visita ao Pulo do Lobo, cá estamos na planificação e preparação.
Parece que andam a privatizar o Alentejo, um problema que se agrava a cada ano que passa, novas vedações, novos portões, e alguns deles fechados a cadeado
Resta-nos o diálogo com os proprietários...
É mesmo disto que nós gostamos :lol:
O fantástico Pulo do Lobo (um bom sitio a ir no domingo 18 de Abril )
Agora aproveitando as observações do Hugo Carvalho, e alguns mails que temos recebido, existem algumas observações a fazer.
Há expectativas com as quais não devem vir cá, e diríamos que um baixo custo de inscrição é uma delas.
Vamos para a terceira edição e o único e exclusivo financiamento que temos tido para o evento são as inscrições dos participantes.
Isto significa também que com o que é cobrado e com os apoios que temos não podemos dar muito mais do que temos dado.
Basta fazer as contas:
36€ menos:
- 20% IVA (6€)
- Jersey 22,5 a 27,5€ (dependendo das quantidades, e se se quer um jersey ou um trapo para limpar a bike)
- Refeição 8,5 a 11€
Só aqui, mesmo com os valores mínimos destas despesas já vamos com "saldo negativo", e ainda faltam Zonas de Abastecimento, Seguros, Alimentação do Staff, vestuário do Staff, brindes comemorativos para os participantes, frontais, e muitas outras despesas das quais ninguém se lembra excepto quem já organizou alguma coisa e contabilizou essas despesas. Posso-vos garantir que marcar 240Km de percursos, verificá-los e percorrê-los com vários carros em vários dias é bastante dispendioso.
Claro está que sendo uma empresa com fins lucrativos, se esta actividade não desse saldo positivo, não a faríamos, mas também vos digo que este evento só é possível graças à quantidade de voluntários que nele se envolvem, e acreditem que não é fácil arranjar voluntários porque, muitos a quem solicitamos ajuda olham para o preço das inscrições, fazem contas por alto como
muitos aqui têm o feito, e pensam: Estes sacanas querem-se encher à custa do meu trabalho!
E esta conversa toda sobre o dinheiro porquê? Porque efectivamente o dinheiro é condicionante para algumas das criticas registadas. Não se fazem chouriços sem sangue.
É o caso da refeição, que se não agradou aos participantes não nos agradou a nós, que também lá fomos comer, e fomos dos últimos.
A questão do café, que tinha ficado acordado com quem nos serviu as refeições não ser possível, evidentemente que se tornou ridícula quando a pessoa num acto ganancioso pôs lá uma máquina com moedas. :evil:
É o caso também dos meios de socorro, uma ambulância com 1 motorista, 1 socorrista, e outro socorrista num dos nossos carros, custaram-nos em cerca de 8horas do dia 18 de Abril 2009, cerca de 400€
É este o dipositivo que gostávamos de ter? Não, adorávamos ter ambulâncias TT (já nem se fala no helicóptero), um efectivo de 15 ou 20 bombeiros para colocar nos sítios mais críticos, mais outros tantos GNR nas passagens de estrada, a parar o trânsito para passar a prova. Agora isto só tem duas possibilidades de acontecer:
a) Alguém financia estes meios todos (Autarquia de Serpa, ou outro patrocinador)
b) Inscrições
Se na primeira, não nos temos safado (quem sabe, talvez este ano), na 2ª, toda a gente sabe que já temos um dos eventos mais caros de BTT que se realizam em Portugal, se fizéssemos inscrições a 70 ou 80€ chamavam-nos tudo menos pai e mãe, além de que não podemos viver alheios à oferta existente no mercado de colectividades e associações que com imensos apoios e a carolice de muitos conseguem "pagar-nos" para irmos lá pedalar (ex. F.C. Alvaladense, Alvalade - Porto Côvo - Alvalade 2009, 7€ ).
Reparem que falei dos custos, não falei do efectivo de segurança que tínhamos e que não era visível:
- Um director de segurança da prova, com formação na área da protecção civil, e que se dedicou exclusivamente à coordenação dos meios disponíveis, e a um plano exaustivo com identificação de pontos criticos com maior probabilidade de acidente, dispersão dos participantes/concentração dos participantes, acessos aos vários sectores dos percursos, e muito mais coisas, que infelizmente nunca estão à vista, mas com as quais nos preocupamos
- 3 Carros TT com 2 enfermeiros e um socorrista que acompanharam o desenrolar do SRP160 e SRP80
E outros que havíamos previsto, mas que infelizmente na base do voluntariado, não lhes apeteceu.
Podem perguntar ao Zé Tomac, aqui do fórum, quando tempo demorou a ser assistido, no caso da sua queda (de resto foi o mais aparatoso na prova) e verão que embora alguns se possam ter sentido jogados à sua sorte, não foi o caso.
Não temos os meios que gostaríamos, mas os poucos meios que tivemos foram bem geridos e isso fá-los adequados ao evento.
Com tanta coisa escrita sobre o dinheiro, ficou também respondida a questão de "baixar o preço da inscrição"
Sobre os banhos quase frios, isto é uma questão que está directamente relacionada com as infra-estruturas do município. Em 2008 tínhamos à nossa disposição uns balneários de água fria, ao feedback dos primeiros que lá foram tomar banho, ignorámos as indicações que tínhamos da autarquia e encaminhámos as pessoas para uns balneários onde foi possível tomarem banho de água quente.
Em 2009, sabendo da água fria dos outros, nem considerámos essa hipótese, e exigimos que os banhos fossem nas infra-estruturas que garantiam água quente e que resultaram em 2008. Claro que a água quente não é um recurso inesgotável, e depende da forma como cada um utiliza os duches, se cada pessoa passar 15 ou 20min lá debaixo vai ser complicado chegar para todos, mas mesmo nisso, e porque pedalamos e sabemos o quão horrível é não poder tomar um duche retemperante após um esforço tão extenuante, reduzimos o limite de inscritos para 2010, na esperança que assim a água quente chegue para todos.
Havia muito mais para dizer, sobretudo no capitulo financeiro, ficariam surpreendidos se soubessem algumas despesas ridículas que temos, como p.ex. um funcionário na portaria da escola entre as 8 da manhã e 24h, enquanto a malta das refeições trabalha na cantina, que nos custou 120€
Pode parecer que ganhamos rios de dinheiro com o valor das inscrições que cobramos, mas acreditem que aos meses de preparação que são necessários, à quantidade de voluntários que trabalham imensas horas, e aos meios envolvidos, a percentagem de ganhos é reduzidissima.
Tudo isto, aliado à inflação natural que todas as coisas sofrem, levou ao aumento de 3€ em relação ao ano anterior, e significará também um aumento do custo de inscrição em 2011 em relação a 2010.
Por último, mas não menos importante, a questão de outros níveis que não os já existentes.
Existem variadas formas de encarar isto do BTT, a filosofia da Trilhos Vivos, nas suas actividades, sejam estes eventos desportivos de "massas", sejam os "passeios de turismo" para grupos pequenos, foca-se essencialmente nos percursos, nos locais a que os trilhos nos levam, nas paisagens que podemos desfrutar, na vertente cultural, no prazer que é percorrer um percurso equilibrado que a seguir a vários km's mais exigentes, nos proporciona algum descanso.
Refeições, brindes, e outras coisas acessórias ao pedalar que embora façam parte da oferta que o mercado exige, são completamente secundárias para nós.
Não recriminamos quem encare o BTT de forma diferente, mal estaríamos se gostássemos todos do mesmo. Não sendo nosso apanágio criar estereótipos nem classificar/julgar ninguém, constatamos da observação de outros eventos, que a maioria das pessoas que participam nos 30, 40 ou 50km, estão mais preocupadas com a ementa do almoço, se as ZA's têm "bifanas e minis", e em levar um saco cheio de brindes para casa. Não podendo fazer uma oferta deste tipo no SRP160, decidimos não fazer percursos de distâncias inferiores aos 80km.
Existem actividades dedicadas a isso, quem sabe um dia consigamos reunir condições para fazer uma actividade desse género.
Quem efectivamente está mais preocupado em pedalar, e se revê na filosofia que identifiquei como nossa, mesmo que neste momento não tenha preparação para fazer 80Km, vai ver que vale a pena treinar um pouco, fazer algum sacrifício e vir desfrutar dos 80Km, que diga-se, são acessíveis fisicamente a muita gente (em 2009 o ultimo participante dos 80Km, fê-lo em cerca de 9h o que dá uma média ligeiramente inferior a 9,5Km / hora).
Obrigado Hugo, pelos os temas abordados, que proporcionaram esta resposta, que embora longa e exaustiva, esperamos seja elucidativa para todos e que não venham a Serpa com as expectativas erradas
Desculpem o "testamento"
Bem-haja a quem teve a pachorra para digerir isto tudo
Aproveitem o feriado para umas boas e frescas pedaladas (esperemos que não molhadas!)
Em nome da Trilhos Vivos e todos os colaboradores do SRP160
Luís Silva