SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Viva!

Há cerca de um ano atrás, comecei a amadurecer a ideia de organizar um evento no concelho onde resido.
Aos poucos a ideia começou a ganhar formas, regras, objectivos.

Numa região com uma diversidade tão grande, tendo a serra, o rio e a planície, comecei a pensar que havia aqui a necessidade de misturar estes ingredientes, mas ao mesmo tempo, e sendo este um dos maiores municípios de Portugal, tornava-se imperativo aumentar a extensão do percurso para percorrer os mais fantásticos trilhos e locais da região.

Assim, com base nesta premissa, comecei a considerar cada vez mais a hipótese de passar ao nível seguinte: a ultra-maratona.

As maratonas já são algo banal no nosso país, já toda a gente fez maratonas, os 100km apesar de serem um desafio considerável já são algo ao alcance de muitos, não constituindo um derradeiro desafio, que ponha à prova a resistência física e psicológica dos participantes, e vai daí ocorreu-me esta ideia (aparentemente) louca, de elaborar um evento com um percurso de ultra-maratona, 160km.

Entretanto por motivos pessoais/profissionais a ideia ficou em stand-by, até que em Junho, ao colaborar na organização da TransPortugal a coisa pareceu cada vez mais fazer todo o sentido, afinal "160km de btt são exequíveis", todavia tinha bem presente que eu estava a olhar para aquela que muitos dizem ser a mais dura prova de endurance multi-etapas do mundo, e por isso tenho que ter em conta que os atletas alí presentes não são própriamente uns tenrinhos como eu, e muitos dos "comuns mortais", mas os desafios são mesmo assim, e não sabemos do que somos capazes enquanto não formos postos à prova, se me dissessem há 12 anos atrás que eu um dia estaria a fazer 100km de BTT eu diria que estavam loucos, que 60km já era uma tareia descomunal, 100 eram impensáveis, e nesta perspectiva avancei para aquilo que eu considero a etapa seguinte.

Em meados de Julho comecei a trabalhar no assunto, escolher trilhos, datas que viabilizassem a realização de um percurso de 160km, a altura do ano em que a natureza nos brinda com o melhor espectáculo, disponibilidade de infraestruturas e pessoas, entre outros factores e assim cheguei a uma data, 12 de Abril 2008 o dia da 1ª Ultra-maratona Portuguesa, SRP160

Porquê SRP ? Bem, SRP porque: se realiza em SeRPa, e porque como mencionei acima temos a Serra, o Rio e a Planície.
O 160 pela distância, como é evidente :)

Apesar da minha vasta participação em eventos, e até mesmo colaboração na organização de eventos, considero que existe a necessidade de saber a opinião das pessoas em alguns assuntos, e por isso abri este tópico, não só para divulgação desta novidade, mas também para obter esse feedback da malta.
Encontro-me presentemente a preparar a documentação e o site da prova, e assim que possível irei colocar a coisa online e solicitar-vos-ei a vossa colaboração em várias questões sobre as quais ainda tenho dúvidas, como por exemplo a criação de um percurso de mini-maratona, para além do percurso de maratona e ultra-maratona que já estavam previstos.

Alguns dos dados estão lançados, já sabem, dia 12 de Abril podem vir conhecer a bela região da margem esquerda do Guadiana.

Depois coloco aqui umas fotos da zona, das paisagens, e dos singletracks que ando a construir para este evento :mrgreen:

Boas pedaladas a todos.
 

Bruno Malheiro

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Eu se puder estou lá :yeah:
Nunca tentei passar dos 130 em btt,mas acho que com uns bons treinos e uma alimentação adequada,não irei ter problemas em chegar ao 160,nem que demore um dia inteiro a completar essa ultra-maratona :mrgreen:
Podes contar comigo Ludos :yeah:
 

Alf

Active Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Parabéns pela ideia Ludos!

Ainda não estou a esse nível, mas podes contar comigo para um dos níveis "inferiores". Nem que vá a pé! :mrgreen:

Acho que é um óptima ideia, o que este desporto precisa é de ideias novas, e se já há noutros países e são óptimos eventos, porque não uma ultra maratona portuguesa?

Boa sorte com o projecto, que tenho a certeza que vai ter um óptimo resultado :yeah:
 

Nuno Machado

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Jovem Luís

A ideia parece-me muito boa, como sabes já fiz 3 vezes o TransPortugal e das 3 vezes tive que concluir as etapas com 160km e algumas vezes mais.

Como sabes também não sou um atleta do outro mundo e sou apenas mais um "comum mortal", se calhar com juizo a menos e força de vontade a mais, mas sem duvida que me considero um comum mortal.

Quanto à prova sugiro que tenhas algum cuidado com as horas de luz, dessa altura do ano, pois como sabes tens de contar que algumas pessoas vão querer fazer o percurso, mas a sua conclusão em 10 horas obriga a uma média de 16Km/h, e sublinho média, pois de certeza de que com paragens para reabastecimentos a velocidade a rolar tem de estar perto dos 17 km/h.

Portanto, amigo, tem atenção à data e à hora de começo e fim do evento e as zonas onde deves decidir se as pessoas seguem para o final ou para um percurso alternativo.

De resto e se tudo correr bem na ida ao Cape Epic e se voltar com vontade de pedalar, podes contar comigo.

Um abraço e pedala muito
NM#50

P.S. - Mais uma boa ideia do Ludos
 

JotaMR

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Boas Ludos!!

A ideia de se fazer uma mega maratona tá excelente mas qual será o nível de dificuldade do percurso?
 

Amukinado

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Grande iniciativa... :yeah:

Vontade não me faltava de participar em tal evento. Apenas falta o factor fundamental: as pernas! :mrgreen:

Mas gostava de participar em algo do género. A ver se arranjo uma bike mais soft para começarem as aventuras a sério! :D
 

Bytes

Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

E não haverá uma mini-SRP160 ? Para os meros mortais ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Ray Bonga

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

A ideia parece que muito boa mesmo.

Mas concordo com o que foi dito, em Abril as horas de luz ainda são escassas...Apesar de ser a época privilegiada para o BTT.

Tenho curiosidade de conhecer essa zona a pedalar, deve ser muito porreira.

parabéns pela iniciativa, vou estar atento às novidades.
 

PedroPadinha

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Acho que é uma excelente ideia, e se fosse organizada estaria presente, ja fiz distancias do genero, no entanto os percursos tiveram que ser bastante rolantes em certas partes, com alguma estrada se não tornava-se dificil completar a horas decentes..

Como farias em termos de orientação, 160km de fitas é no minimo "complicado", optarias pelo recurso ao gps apenas? e seriam os atletas auto suficientes?

A ideia é mesmo ser apenas os 160km, ou distâncias mais pequenas para tentar atrair mais pessoas? 160km+gps por exemplo é algo que nunca meteria muita gente o que depois seria complicado em termos financeiros (penso eu).

Cumprimentos
 

gtid10

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Boas Ludos,

A tua ideia parece-me excelente e será sem duvida, o nível seguinte. Aqui ao lado na vizinha Espanha as maratonas inicialmente tinham perto de 100km mas actualmente já tem perto de 140/160km, uma vez que afinal se trata de uma prova de endurance, para testar homem e maquina.
Em relação a questão da data, também penso que Abril será cedo demais pois os dias ainda são curtos e como disse o NM pode faltar luz a muita gente que queira tentar os 160km. Penso que a altura mais adequada seria talvez Maio (17 ou 24) ou principio de Junho pois já não está frio nem está ainda muito calor (penso eu de que, porque não conheço a zona) e os dias já são maiores.
O percurso podes dividi-lo em 4 distancias : 40km (parece-me um mínimo razoável e da pra conhecer a zona) , 80km, 120km e 160 km. Percursos sempre comuns ate uma zona onde retornariam para a zona de meta e pelo menos 6 abastecimentos (mas lembra-te, não conheço a zona e por isso estas hipóteses não passam de meras sugestões).
A historia das fitas ao longo do percurso parece-me exequível (embora complicado) mas com o apoio dos Bombeiros locais, de certeza que não ia haver problemas, ate lhes podes "doar" uma parte do valor da inscrição como recompensa pelo trabalho ( e eles bem precisam de toda a ajuda que lhes possam dar...) e talvez ainda pedir a colaboração de grupos de Escuteiros ai da zona.
E também me parece que a câmara Municipal de Serpa gostaria de participar no evento... afinal, estão a promover a região e tal... Alojamentos? Arranja um campo de futebol com relva fofa que a malta leva a tenda e faz uma fogueira pra bela da bifa...
E preço? ora deixa la ver... ate 30 aerius... se der direito a um jantar de confraternizaçao e dada a logística envolvida, parece-me um valor aceitável.
Espero ter ajudado e podes contar com mais um pra esse desafio.

Abraços.

RN
 

FDura

Utilizador Banido
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

1ª Ultra-maratona Portuguesa, SRP160 – è para fazer em quantos dias :?:

Agora a sério se houver a 1ª Meia-Ultra-maratona Portuguesa, SRP160, estou lá. :D

Sendo eu conhecedor do terreno não estou preparado para mais (o tabaco não deixa). :tungas: :cadeirada: :eish:

Quanto a ajuda, dentro da minha disponibilidade, conta comigo e sou capaz de vir a arranjar aqui alguns elementos que também puderam dar uma ajuda.

Um abraço
 

mag

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Há noémias?
Sim - tens Santa Maltenses
Não - Arranja ou n tens SRP160 :mrgreen:

Agora a sério, todos nós temos perfis diferentes, uns que gostam mais de rolar, outros descer, e alguns gajos estranhos :choneh: de subir. Há também os que gostam de fazer 50km, os q gostam de 80 e os que acham 100 pouco.
Eu sou dos que gostam muito pouco de subir mas são capazes de estar um dia inteiro a pedalar, para mim o desafio deve estar na distância e não no acumulado. Mas, é somente a minha preferência, embora ache que é o adequado para 160km, sob pena de massacrar demais o pessoal e não haver tempo/luz para que muitos completem o percurso.

Ou seja, diz qual a altimetria que prevês, que a malta avalia. Se tudo correr normalmente tens-nos aí a chamar-te brasileiro "num tom claramente depreciativo" :mrgreen: Ah, e se conseguires que os abastecimentos sejam todos na vila, mais especificamente no Lebrinha, a malta agradece :p
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

WOW! Tanto feedback em tão pouco tempo! Afinal a ideia não assim tão de loucos :p

Malheiro, o frontal nº 1 pode ser para ti :mrgreen:

Relativamente à questão levantada pelo Nuno Machado e que deixou os outros preocupados, a quantidade de horas solares disponiveis a 12 de Abril, foi justamente das minhas primeiras preocupações, a hora muda no final de Março, e a 12 de Abril, aqui nesta região que é uma das que tem maior exposição solar na Europa, temos qualquer coisa como 13horas e 2 minutos de sol, com o nascer do sol às 7h e o por do sol às 20:02.

De acordo com o que tenho previsto, um tempo máximo de 12horas para completar os 160km (média de 13,33km/h), isto vai condicionar o horário de partida para as 8h, mas para pecorrer 160km de bicicleta não se pode esperar uma partida muito mais tarde, mesmo em dias com mais horas solares, senão no processo de chegar, tomar banho, comer, só às 22h estava despachado :p
Está portanto excluída essa situação das horas.

Haverá um último posto de controlo antes da chegada, que terá uma hora de encerramento para que ninguém chegue à meta de noite. Quem chegar a esse CP depois da hora prevista será transportado até à chegada, ou terá um percurso alternativo, isto depende dos meios que conseguir ter ao meu dispor.

JotaMR: Relativamente à dificuldade do percurso, esqueça o mito urbano que diz "O Alentejo é todo plano".
O percurso dos 160km terá uma altimetria superior aos 2000m desnível acumulado e provavelmente inferior aos 3000m, bem sei que esta emplitude é muito grande e faz toda a diferença, mas ainda é prematuro falar destes dados, há reconhecimentos que vou ter de repetir agora com as chuvas para ver em que condições fica o terreno.
Podem contar com partes rolantes e planas, com o sobe-e-desce rompe pernas dos pequenos serros aqui da zona, e com uma ou outro subidita maior.
Como eu disse, ainda é prematuro falar das dificuldades e características do percurso.

Bytes: Relativamente ao mini-srp160, essa é uma das questões sobre as quais pretendo obter a opinião dos potenciais participantes, eu inicialmente na ideia que tive previa uma distância de 160km e outra de 100km, alguns amigos meus sugeriram que seria interessante ter uma opção de mini-maratona com 50 ou 60km, quando o site for colocado online vai haver uma votação com essa questão, se participariam numa distância de mini-maratona.

Kalash:

O GPS é sem dúvida o melhor meio de marcação existente e não tenho dúvidas de que seja o futuro, não polui, não tem as implicações de disponibilidade e todas as outras que as marcações físicas exigem, mas não está suficientemente massificado para impor essa condição ou requisito, logo irei recorrer às marcações físicas, com as devidas medidas de segurança para que não me desapareçam marcações e os participantes se percam, não vai ser um trabalho fácil, mas também ninguém disse que era fácil :mrgreen:

O evento é para massas, ainda não previ um nº máximo de inscrições, porque preciso saber com quem posso contar, prefiro ter um evento de dimensões inferiores e com uma equipa logistica que dê conta das situações e proporcione qualidade aos participantes, do que ter milhares de pessoas e não ter qualidade nem condições.

Gtid10:

Confesso que apesar de viver aqui ao junto à Andalucia ando um pouco deslocado da realidade Espanhola e nunca participei num evento Espanhol, mas nesse caso ainda bem que avisas, a ver se faço divulgação em Castellano, hombre! :lol: :mrgreen:
Quanto às horas solares, já expliquei acima.
Relativamente à data, Maio ou Junho aqui é impensável, a partir de Março já só vestimos manga curta e calções, em Maio o calor já aperta e as ribeiras começam a secar, tirando muita da beleza da zona, em termos de calendário Maio tem falta de fins-de-semana para a quantidade de eventos que tem marcados e não quero colidir com os meus amigos do Ferróbico ou de Alvalade :wink: Junho, bem... vou estar a trabalhar na TransPortugal :mrgreen:

Assim, vamos correr o risco de o São Pedro nos brindar com chuva nesse dia, já que o calor extremo é improvável, mas eu vou já começar a fazer umas rezas à N. Senhora de Guadalupe (orago cá da terra) para nos brindar com um dia bonito e condições favoráveis à pratica de BTT :mrgreen:

Quanto à colaboração dos Bombeiros e Escuteiros já está prevista, e já falei com eles, e claro, vou-lhes dar o devido retorno, aliás, posso desde já dizer que vai haver dois períodos de inscrições, um normal, e outro a partir do qual haverá uma p€nalização, essa p€nalização irá reverter a favor dos Bombeiros e Escuteiros.

No tema alojamentos, para além das infraestrutura à borla tipo pavilhão, vou também tentar estabelecer uma parceria de descontos com as várias unidades hoteleiras da região para os participantes do evento.

Relativamente ao valor ainda não está definido, preciso de saber quais os apoios e os custos que tenho, portanto também ainda é prematuro avançar com valores, mas à priori presumo que não fuja desse valor que sugeriste.

Já agora parabéns pela intervenção, focaste muitos aspectos importantes para os quais muitos organizadores nem estão despertos, muito positivo :yeah:

FDura, tás com cenas man ? :mrgreen: Tu é só deixares de fumar e tens pedalada para dar duas voltas ao percurso dos 160km :mrgreen:
Em todo o caso, acho que vais fazer parte da staff da organização :mrgreen: e desde já agradeço a tua disponibilidade :)

mag, o pedido de patrocinio à central de cervejas já está anotado, apesar de vocês não merecerem por me terem deixado às secas no G200, eu não quero de forma alguma desapontar a Santa Malta :mrgreen:

Relativamente à dificuldade/altimetria do percurso já me pronunciei lá em cima, mas não sendo esta região muito montanhosa nunca é possível implicar um desnível acumulado extremo (para cima dos 3000m ), dito isto, a dificuldade está efectivamente mais ligada à distância, em todo o caso ainda é prematuro avançar com dados desta natureza, não se sabe se vou encontrar umas subidas valentes na Serra de Serpa amanhã e as quero integrar nos percursos :mrgreen:

Vamos lá ver se consigo estar a altura da responsabilidade e criar aqui um evento com qualidade e que seja do agrado de todos os participantes.

Ufff.... grande testamento!

Um abraço e vão treinando para 12 de Abril
 

Nuno Machado

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

É como te digo

Eu vou inscrever-me e depois logo vejo se na volta do Cape Epic estou bem ou não, mas em principio conta comigo.

Um abraço e até ao dia 12 de Abril

NM#50
 

gtid10

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Caro Ludos,

Resumindo temos então:
-Condições climatéricas em Abril perfeitas ( ou quase ) nem muito frio, nem muito calor e talvez uma chuva refrescante,
-Dias suficientemente compridos pra fazer a prova completa com luz natural,
-Apoio de Bombeiros e Escuteiros locais para o percurso e sinalização,
-Alojamentos "a borliu" ou a preço de amigo (esperamos nos),
-Um preço de inscrição acessível.
So far, so good :mrgreen:.

O que falta? :ideia:................. Patrocínios.
Ja falaste com a câmara? Eles são capazes de dar uma ajuda porque cheira-me que vais ter muuuuuito mais inscrições do que esperarias e a isso chama-se promover a região... e não existe presidente de câmara que não aprecie uma boa iniciativa dos munícipes nesse sentido!!!
Contacta alguém ai da zona relacionado com a área do turismo pois pode ser que através de uma dessas entidades consigas os tais "preços de amigo" nos alojamentos (e mais um patrocínio) e já agora contacta a seguradora onde vais fazer o seguro de responsabilidade civil (que penso que será obrigatório) para os participantes pra saber se querem patrocinar a coisa.... quantos mais patrocínios, menos despesas para a organização, neste caso, a tua pessoa. Ah, e claro, as lojas de bikes da localidade.
Apresento as minhas humildes desculpas aos leitores por este relambório todo, mas penso que nestas alturas todas as sugestões são bem vindas.

12 de Abril de 2008 já está marcado no meu calendário.

Venham essas fotos...

Abraço.

RN
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

gtid10 :yeah:

Estou a tratar disso tudo e mais algumas coisas, há muito processo burocrático que papar para conseguir chegar às acções, e é preciso apresentar um trabalho consistente e coerente para que as pessoas acreditem naquilo que queremos fazer, há coisas que não vão lá com 31 de boca, e por isso estou a documentar a coisa toda para ter fundamentos que ajudem os meus argumentos.

Se o malheiro fica com o frontal nº 1, tu podes ficar com o nº 2, e o Nuno Machado, quem sabe, se depois de voltar do Cape Epic e aplicar muito halibut, talvez esteja em condições de ficar com o nº3 :mrgreen:

Daqui a 6horas vou fazer reconhecimento de uma zona junto à fronteira, pode ser que traga umas fotos bacanas :wink:
 

Nuno Machado

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Amigo

Halibut é raro usar- uso um bellissimo creme chamado ADDERMIS e que é especifico para pele de adulto´s. Podes pedir que tu enviem para casa pelo 21 413 96 60

Mas se quiseres trago-te um da África do Sul feito com raspas de chifre de rinoceronte. :rotfl:

Volta ao tópico se não causar transtorno arranja-me o dorsal 50 :yeah: :yeah:

De resto acho que não preciso dizer-te nada pois como és um amante destas acções e já foste a uma ou duas sabes como fazer bem.

Um abraço e pedalem muito

Nm#50
 

rfccarvalho

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Se o Machado não quer o nº 3 fico ele com ele. :mrgreen:

Apaixonado por desafios lá estarei...já está na agenda! E Abril é um mês lindo po BTT!

Estou lá LUDOS!

Um abraço

Ricardo Carvalho nº 3 :mrgreen:
 

BExpert

New Member
Re: SRP160 - Estarás pronto a passar ao nível seguinte?

Eu lá batido, e com o dorsal 40 se for possivel! hehehe uma questão de alcunha :mrgreen:
 
Top