Sram xxi

Preparados para isto?

Cassete de 11 mudanças atrás, a Sram já está a trabalhar nisso e chama-se Sram XXI

Como irá ser com os cubos?
Correntes completamente cruzadas?
Cassete com 42T !!!

Faz sentido, não faz sentido?

sramxxi.jpg

By mecanicopaladar at 2012-05-26

Estão a acontecer coisas
 

synclever

Member
Para mim um abuso... 22x42? quase nem anda, prefiro sair da bicicleta e correr com ela às costas que sou bem mais rápido e trabalho músculos que não estão cansados.
Não estou a ver subidas que seja preciso tal combinação. Até agora nunca usei sequer a 22x34, sendo que 99% a mais leve que uso é a 32x34.

EDIT: estive a ler o artigo da bikeradar e faz sentido sendo 1x11 com cassette 10-42T
 
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Medroso#78

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Caro amigo "synclever" refere se a bike com roda 26 não!?!?! :s

Certamente esta novidade será mais indicada para rodas 29er!?! Ou estarei errado!?!? :s
 

tinric

Super Moderador
Além disso tudo é coisa para 1x11 e não para um prato 22...

acredito que talvez um 38, 40...

Fica a tal simplicidade do 1x10 (1x11 neste caso) com toda a desmultiplicação necessária... ou talvez não!!!

note-se 11-42 na cassete... prato 40...

muito boa gente em 2 pratos usa o 40 com o 11 da cassete como mudança mais pesada...

e um prato 26 com uma cassete 32 (sei de uns quantos que andam até com 28 :) )

ou seja fica-se com os extremos dos dois pratos mas tudo num unico...

Agora.. 1 metro de corrente, um desviador com um braço do tamanho do mundo... corrente cruzada até mais não ...

its de evolution... ou talvêz não...
 

danielsilva

New Member
Está tudo a esquecer-se desta parte ?

SRAM also don’t intend for the XX1 to replace current 2x10 groups. Instead, they’re aiming it at trail and enduro riders who are often already strong enough to power a single-ring drivetrain. The target group often also place a major emphasis on chain retention and impact protection with dedicated guides and bashguards

Maioria de quem faz Enduro/AM prefere usar 1x9 ou 1x10 logo este grupo até faz algum sentido, claro que haverá pessoal que irá usar isto em bikes de XC ( eu pessoalmente uso 1x9 em XC ) MAS em todos os artigos que li indicam que este grupo é vocacionado para Enduro/AM, logo 10-42t com prato de 32-38 faz perfeito sentido.

Para quem ainda uso prato duplo para Enduro/AM por medo de lhe faltar opções para subir ( onde a granny dá jeito ), ter um range daqueles pode ser a solução para largarem o desviador da frente, de momento não vejo razão para trocar o meu setup de 1x9 ( na HT ) ou 2x10 ( na FS ) mas certamente será uma boa opção para o futuro quando deixar de encontras peças decentes para a 1x9.

Espero sim é que dêm outras opções mais pequenas tipo 10-36 ou 38, 42t também acho exagero ...
 
Last edited:
Já tinha visto esta notícia, mas não me tinha apercebido que era 11 carretos atrás...

Estas notícias metem coisas na cabeça duma pessoa e depois ficamos senis a pensar nas gramas que vamos retirar nos desviadores da frente e manípulos! ;) O problema é que estas cassetes depois vão pesar toneladas (em gramas e euros)...
 

xman

Member
Boas,

Se fosse uma 1x11 com cassete 9-42, já me fazia pensar em mudar. :)
Alem de ser cerca de 200gr a 300gr, mais leve que o XX.

Já agora a KCNC já tinha no catalogo deles um prototipo de cassete de 11, mas penso que ainda não tenha visto a luz do dia, penso eu.

Cumps.
X.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaraads do pedal :)

....Após os Jogos Olimpicos deste ano, e sabendo que hoveram vários betetistas a usarem o xxi. Que me têm a dizer sobre esta novidade, valerá ou não apena este xxi?!?!?

ps: os homens da frente, usaram ou não o xxi?!?!

Muito obrigado ;)
 

hugo_frade

New Member
Os homens do pódio tinham todos XXI...
Tem a vantagem de simplificar o funcionamento e reduzir o peso... Mas para o uso que a maioria de nós dá à biciclete, penso que a polivalência dos 2 ou 3 pratos supera essas vantagens...

Vejo isto como: "simplicidade+leveza" vs "polivalência"
 

hesitate

Member
Mais uma invenção puramente mercantilista para o pessoal investir dinheiro. Já estava na altura de investirem mais na durabilidade dos materiais que propriamente em algo pouco ou nada funcional.
 

qmark

New Member
Não dá para o domingueiro que sobe paredes estilo ventoinha e embala bem as descidas a olhar para o conta km. É para os utilizadores hard-core, com pernas para subir e as descidas que geralmente faz, são menos rápidas e mais técnicas.
 

Medroso#78

Active Member
Desde já obrigado a todos pelas respostas.... pois todas são muito úteis. Decidi comprar uma 29er (isto à 3 meses atrás +/-). Quis/quero aguardar até à feira em Santarém, para lá poder ver as novidades. Resumindo, a bike que tenho em mente, terá uma versão com o XXI. Daí, como devem calcular, será uma decisão "difícilima" a tomar.... :s

ps: sim, sou um betetista domingueiro. Mas a comprar, como é obvio quero o mais moderno/funcional possível.... Isto para que daqui a "meia dúzia" de dias não diga: "ai seu sabia"!!! :D

Obrigado..
 

qmark

New Member
Estuda as relações das mudanças e compara com as que utilizas actualmente. Não se trata de ser mais leve ou mais pesado mas sim da diferença entre a mudança mais leve e a mais pesada disponíveis.

O único senão parece ser o preço da cassete. 350€ é muito guito... :eek:.
 

nogueira.nuno

Active Member
Sem duvida um grupo muito limitado e mais virado para competição a serio e claro com cassetes a esse preço lá esta, é mesmo Race Day Only!
 

pimentoski

New Member
continuo a achar que o futuro são as mudanças de "cubo"... é só aumentar a fiabilidade e baixar o peso para serem uma excelente opção...
 
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