Sram xx1

syndicaterider

New Member
Boas a todos, venho solicitar ajuda para a montagem de uma nova bike , A ideia é comprar um quadro roda 29 sem marca e fazer uma montagem a la carte e é aí que preciso de ajuda, pois ainda não sei onde comprar o quadro , é que após muita pesquisa não consigo decidir-me, se alguem com experiência se quiser manifestar , agradeço;)
O sistema de transmissão que estou a ponderar para esta montagem é o novo SRAM XX1, qual a vossa opinião? Alguem já experimentou?Será que terá mais vantagens ou será apenas mais um produto sem grandes vantagens práticas?
Agradeço a vossa opinião

Boas voltas!
 

syndicaterider

New Member
Boas , o negócio será feito através de um crédito que tenho numa loja e foi-me feita uma proposta muito apetecivel para adquirir o XX1 , mas como não conheço ninguem que já tenha experimentado e as reviews não abundam, não sei se trará grandes vantagens a nivel de performance ou de peso? Não ficaremos com uma desmultiplicação muito mais limitada?
 

RTC

Super Moderador
Depende do fim a que destina.

Para XCO acredito que deve ser um grupo bem interessante de usar. Para maratonas e uso no dia-a-dia, se usar o prato 38 é preciso é que haja pernas porque caso contrário, mesmo com 42 atras, pode-se tornar dificil de subir muitas vezes.
Com o prato mais pequeno à frente, perde-se velocidade.

Quanto à poupança de peso, não posso opinar porque não sei qual a redução face a um XX.
 

klaser

Well-Known Member
É pra competir ? E como fica a questão do cubo traseiro,não é preciso ser específico para dar aquela cassete ?
 

Amagortis

New Member
Boas,
O colega Klaser tem razão, tem atenção pois o cubo traseiro tem de ser específico, e até a pouco tempo só a SRAM e a DTSWISs tinham cubos compatíveis.

Abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

....Tenho ideia que para esse conjunto XX1, terá que ser um quadro específico (li isso algures). Mas a loja que lhe fez essa dita propósta, saberá todos esses pormenores. :)
 

qmark

New Member
Não li nada acerca de requerer um quadro especifico. Como já foi referido precisa do tal cepo, que já existe para SRAM, Dtswiss e creio que o Tune vem a caminho.

A desmultiplicação equivale sensivelmente a quem usa pratos 40/26 com cassete 32/11 para roda 26", o que creio ser suficiente para todo o tipo de terrenos (isto para quem esteja minimamente em forma ;)). Ainda há poucos preços online, na r2-bike o conjunto anda nos 1000€ mas deverá aparecer nas lojas mais acessíveis por um preço inferior a 900€.
O único senão que vejo neste sistema são os preços elevados da cassete e da corrente. Teria algumas dúvidas acerca da não utilização de guia da corrente, mas eles garantem que a corrente não salta e que qu saiba isso ainda não aconteceu aos atletas que já correm com o sistema.

Quando à dúvida acerca do quadro: estuda a hipótese de comprar uma bicicleta de carbono de gama baixa mas com um bom conjunto quadro/suspensão e troca os restantes componentes. Espetar um XX1 num quadro dos chineses parece-me um crime :(.
 

Amagortis

New Member
Esse novo modelo da SRAM não tem nada haver com o quadro mas sim com o cubo da roda traseira, é o único requisito para por ter este sistema.
 

klaser

Well-Known Member
Uma coisa que reparei nas Olimpíadas,é que quando andavam no carreto maior (42) o desviador ficava extremamente esticado,chegando a ficar quase na perpendicular com a escora traseira..Mais ou menos como se nós tivéssemos uma corrente curta e ainda estivéssemos no prato maior à frente e maio atrás tb (cruzamento excessivo)..até dava medo de ver aquilo assim....mas deve aguentar....
 
sim mas em competiçao desse nivel desconfio que algum do material faz uma prova ou pouco mais que isso e menos uns elos nas correntes tiram umas gramas...
e além disso o cruzar de corrente e danificar o material nem é preocupaçao que os atletas tenham...

pouco percebo da "poda" mas sinceramente apenas um prato a frente só se se justifica em XCO ou para o geek das bicicletas , para um praticante de btt em forma e polivalente nos terrenos acho que o 2x10 é o ideal, mas cada um pensa por si....
 
Quanto ao peso :
Todos os componentes individuais do XX1 são mais pesados dos que os equivalentes do normal XX. A poupança de peso está na ausência do desviador, manipulo e cabo e não é muita.

Em minha opinião o grupo XX1 é para atletas em muito boa condição física. O campeão olímpico ganhou a prova, salvo erro, com um prato de 42, o que é um andamento pesado até para andar em plano.

Suponho que deverá provocar desgaste prematuro da corrente por obrigar a maior cruzamento da mesma.
 

A.Moura

Member
Aproveito o tópico para tirar uma duvida então o XX1 de 32 T e 11 Velocidades e mais indicado para xco ou para maratonas ?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Ontem fiz um "mini" teste ao xx1.... numa Santa Cruz, 29er, com 120m curso, está com prato 30. Gostei da experiência... na cremalheira 42, temos uma mudança SUPER leve para trepar (estamos a falar nuna bike com 12,5kg). Para rolar (na minha zona, e trilhos à volta, não há eventos para rolar muito), mas na cremalheira 10, consegue-se uma velocidade bem interessante. Irei fazer um teste breves dias com prato 32 (para uma bike mais racing , parece-me o ideal), quer-me parecer que satisfaz perfeitamente qualquer bêtêtista que pedale com pratos 24/38.

...com estas e com outras, graças a este teste, já ando a ficar sem sono LOL

Onde se comprará ao melhor preço o quit completo xx1?!
 

magrof

New Member
Ó pá medroso#78 tu não me ponhas com ideias!!! :fpalm:

Explica lá o racional do prato 32 ser melhor para quem anda com 24/38, eu achava que seria 30! Porque se aproximaria mais do andamento menor... que para mim é mais importante que o 38/11 que raramente uso, enquanto o 24/36 já tenho usado muitas vezes abençoado o facto de o ter. :D
24/36=.66 38/11=3.45
30/42=.71 30/10=3.00
32/42=.76 32/10=3.20
32/42=.76
 

Medroso#78

Active Member
Vá, eu não disse nada... :D

...apenas fiz um mini teste numa bike com 12,5kg (a passar), FS com 120mm de curso com prato 3o e pareceu-me bem na hora de trepar... e até mesmo a rolar. Este tipo de bike como deverá calcular, não é propriamente uma bike trepadora..... daí achar (ainda não testei), que um prato 32 numa bike mais racing (trepadora/leve), com prato 32 se consiga trepar tão bem como com esta com prato 30. Está a ver a minha ideia?! :)

..quanto aos calculos que apresenta, já os tinha feito, e sim, o 30 é sem dúvida o que nos dá o andamento leve mais parecido com o prato 24, cremalheira 36. Mas julgo que de bike para bike, também fará diferença (peso/geometria).. mas só testando obviamente. :)
 

CRVaz

New Member
Ponho-me a ler isto e ja comeco a perder o sono:rolleyes:! Bom a Bike24 tem o grupo completo por menos de 900 euros!
 

Medroso#78

Active Member
eheheeheheheh, camarada CRVaz , junte-se ao grupo. :D

...um dia destes terei de fazer esses mesmos cálculos comparando os andamentos intermédios deste sistema (xx1). Comparando carreto a carreto de ambas as k7´s (xx1 42-10 e xx 36-11, que é a que estou a usar) a ver se perdemos ou não os andamentos intermédios.... pois considero-os de EXTREMA importância. :s

Já agora brigado pela dica... vou averiguar esses preços. ;)
 

magrof

New Member
Companheiro Medroso#78 mantem-me informado das tuas conclusões. :fpalm:
Estou a pensar fazer um teste de uma solução tuga, depois digo alguma coisa...
 
Top