Sram XX1 - muito barulhento com agua e lama!

jdslgomes

New Member
Olá,

Tenho Sram XX1 na minha SC Bronson e com este tempo de chuva acontece uma coisa muito irritante!:mad:

Depois de andar uns kms e passar por cima de agua e lama e o prato da frente ficar todo sujo começo a ouvir aquele barulho irritante de como quando o desviador traseiro está desafinado e a corrente quer saltar. É um barulho metálico e abafado com lama à mistura e quanto mais pedalarmos com força ou a subir mais ouvimos.

Penso que isto se deve ao facto de a corrente estar sob um esforço elevado nos carretos maiores, pois a corrente fica muito desviada em relação ao prato da frente.

Sei que um amigo meu está com o mesmo problema, será que há ai mais alguém?

O que poderei fazer? Sugestões ou dicas aceitam-se. Já mudei de óleo para um Wet Extreme, comprado na KTM.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, que tipo de oleo usas?

Eu também tinha esse problema e quando comprei um frasco de Finish Line, lubrificante seco de teflon, nunca mais tive esse tipo de problema na transmissão
 

jdslgomes

New Member
O óleo que uso é um TF2 Extreme - Wet. Embalagem preta com autocolantes e tampa verde. Não sei se este é de Teflon, mas pelas iniciais da marca indica que sim.

Fabio Viana, tb tens XX1?
 

jdslgomes

New Member
Eu andei no tempo seco e de sol, e num passeio de 30kms, nunca fez barulho nenhum. Ou seja em tempo seco e com corrente lubrificada com um óleo, na altura comprado na decathlon, não fez barulhos nenhuns.

Eu penso que não haverá muito a fazer, pois quando olho para as mudanças e pratos e vejo terra por todo o lado penso que é normal, não deve haver óleo que valha!

Vou ter de a deixar na loja depois de uma passeio com muita lama ehehehe!
 

Peixinhus

Active Member
Ó Gomes o som do desviador desafinado e corrente a saltar não tem nada de comum com o som da fricção de uma transmissão com lama...esse barulho é mais acentuado quando a torção é mais evidente. Existe uma caixa de ferramenta muito boa para isso depois dos passeios chamada balde de agua+detergente+escova :D

Abraços
 

jdslgomes

New Member
Ohhhh...era só para ter uma ideia que tipo de som ouvia...aquilo tem um desvio tão grande que depois de uns kms feitos a chuva aparece o barulho, mas penso que nas transmissoes de 3 pratos tb faz o barulho, mas não é tanto!

Sobre o balde de agua com detergente era fixe era que houvesse estações de serviço no monte, pois queria deixar de ouvir o barulho no monte! Claro que depois de uma limpeza aquilo nao faz barulhos!

Abraço
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Com este tempo seja que transmissão for, lubrificada seja com que óleo for, ao fim de 1/2 dúzia de km os barulhos parasitas são inevitáveis.. aquelas areias agarradas e "lixar" os dentes do pedaleiro, parece que partem o coração LOL. Solução para deixar de ouvir esses ruído, é meter uns fónes nos ouvidos.... com música bem alto, já está. :p
 

edununo

Well-Known Member
Eu não tenho XX1 mas tenho X01 que é basicamente o mesmo. O formato dos dentes do prato da pedaleira e das roldanas do desviador, acumulam muito lixo. Na lama realmente fazem muito ruído.
 

mauroferreira

Active Member
Boas
Tenho uma transmissao 2x10 e usso esse mesmo oleo jdslgomes e se apanhar alguma lama começa logo a fazer o mesmo que a tua.
Estou a ver que é mesmo do oleo.
cumps
 

jdslgomes

New Member
Quando vou dar uma volta com este tempo os meus amigos até gozam comigo, pois faz uma barulheira que parece que a corrente vai rebentar! Deve ser do novo design dos dentes do prato, em cruz e em fenda, e como a corrente fica mesmo justa, basta agua e lama para isto acontecer! É muito desapontante pelo preço que custa!

Quanto ao tipo de óleo nao adianta, pois ja experimentei quase todos do mercado!
 

David Raquel

Active Member
Certamente existe algum problema na tua montagem! Usas o grupo completo? Ou não se dará o caso de estares a usar um pedaleiro que não o XX1?

Uso XX1 e com sujidade faz tanto barulho como outra transmissão qualquer, nem mais, nem menos!
 

atx.team

New Member
Esse problema é conhecido é derivado á linha da corrente o barulho é frequente a partir da 3a velocidade certo? Provavelmente a tua linha de corrente nao está centrada deves ter o pedaleiro muito para fora o que aumenta o barulho tive o mesmo problema com o rotor rex1 que tb ficafa de salinhado por o meuquadro ser pressfit bb91 melhoro u muito com o pedaleir xx1 da sram!
 

faria_fjh

New Member
Curiosamente a minha bike com uma configuração 2x10 tambem está a fazer o mesmo barulho nos ultimos 3 carretos. o Atx.team fala na linha de corrente mas eu não alterei em nada a linha de corrente de origem e desde que troquei a transmissao e desviador traseiro esse barulho surgiu de forma mais intensa, não será o desviador que pode estar mal afinado , nomeadamente o curso do mesmo?
 

jdslgomes

New Member
atx.team é a partir da 3a velocidade inclusive que faz mais barulho. Deve ser o prato que está muito fora.

David Raquel eu tenho o conjunto completo, tudo XX1.
 

David Raquel

Active Member
Pela descrição é mesmo problema do chain line!

Chuta mais características acerca do setup (BB30, GXP, quadro) ou mesmo umas fotos para ver se o pessoal consegue ajudar!

No meu caso, com o grupo completo num quadro pressfit BB92, não tenho qualquer problema! o atx.team teve exactamente o mesmo problema que tu ao usar um pedaleiro Rotor Rex1 num quadro igualmente BB92 (o prato ficava alguns mm mais para fora do que devia), depois trocou o pedaleiro pelo XX1 e ficou perfeito!
 
Top