sram x5 partiu!

ritch

New Member
Boas o meu desviador traseiro este fim de semana partiu!

Aconteceu isto com o desviador limpo e lubrificado a direito numa zona de lama mas sem dificuldade!

Alguem me pode elucidar de alguma razão? sem ser o facto de ser defeito de fabrico?

Estou fulo este é equipamento da minha bicicleta "nova" uma trek que comprei na esperança de não me dar problemas de maior e, já têm sido mais de muitos, desde a troca de travoes substituição do banco e agora isto!!!

deixo umas fotos do elo mais fraco!!! nao existe dropout neste bicicleta? sinceramente não tinha reparado nisso até agora!!!

20130126276.jpg


20130126277.jpg


20130126278.jpg


o caminho é este no monsanto junto ao parque de estacionamento! mais simples só a descer.....

20130126275.jpg
 
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Jepas

Super Moderador
Pelas (más) fotos que vejo, parece que o que se partiu mesmo foi o suporte do desviador ao quadro (vulgo drop-out).
Se o quadro não tem drop-out, como é que é feita a fixação do desviador?
Qual era o carreto engrenado quando isso aconteceu?



No site da Trek dizem o seguinte:

Frame: Alpha Red Aluminum w/ABP,
Full Floater, alloy EVO Link, oversized pivot bearings,
replaceable derailleur hanger, 120mm travel

Deixo aqui uma foto do desviador X-5 para que possa ser copiada e assinalado o sítio onde partiu o desviador:

cambio.jpg
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O que partiste foi o dropout.

d119black.jpg


droh.jpg


Um de nós está a ver mal a coisa...

Um abraço

ny12xx
 
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ritch

New Member
Sim as fotos são de pouca qualidade tiradas com o telefone e com as mãos cheias de óleo!

pensei que a peça partida (preta na primeira foto) fosse parte do desviador mas poderá ser isso o "fusivel"/drop-out? só conhecia os mais comuns em forma de "S". Se for assim menos mau!

O carreto na frente era o 2 e na traseira 4
 

polik

New Member
O dropOut serve mesmo para isso...

Os desviadores tem essa peça para evitar o que te aconteceu, pois estes são mais fáceis (menos $$$) de substituir que um desviador completo.
 

ritch

New Member
Eu não conhecia era este tipo de drop-out, sei para que serve mas como não tinha o formato "normal" não o reconheci como drop-out mas pensei que fosse parte do desviador.

Mas a questão mantem-se porque raio o drop-out partiu?
 

klaser

Well-Known Member
Porquê ? Acho que a pessoa mais indicada para responder isso é vc mesmo...Partiu pq foi aplicada uma força anormal,agora o que causou isso nós não estávamos lá pra saber...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Esse dropout tem uma diferença fundamental:

abpr.jpg


O eixo da roda passa por dentro do dropout devido ao ABP (penso eu de que...).

EDIT

Por algum motivo o cepo pode ter ficado preso e ter continuado a puxar a corrente.

FIM DE EDIT

Um abraço

ny12xx
 
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vcracel

New Member
Boas
Muitas vezes os drop-out partem nas situações mais banais! Mas todo o historial conta até partir. Salvo as situações em que desviadores entram dentro das rodas ou paus/pedras entram no desviador. De certeza que já tiveste dias de btt duros e essa pequena peça foi ficando ferida.
Podia até já estar estalada e não teres reparado porque o sitio também não é fácil.
Resumindo, o drop-out é um consumível que se vai desgastando e parte. Já parti alguns... :)
 

ritch

New Member
Efectivamente o sistema ABP ( que funciona muito bem em travagens sobre pedra mais irregular), faz com que o eixo passe no drop-out. Se o cepo ficasse preso a roda bloqueava certo? é que isso não aconteceu simplesmente a a pedalada ficou mais leve e qd olho para baixo vejo o desviador quase no eixo pedaleiro....

Não sei se já referi mas, a bicicleta tinha estado na oficina para a substituição do banco e, verificar o problema dos travões... agora a mandar para o ar não poderá ter ficado a roda traseira demasiado apertada? fazendo um esforço extra no drop-out? a andar não notei...mas não consigo encontrar qualquer explicação pra a quebra do drop-out.

Se tivesse sido no meio de um single track qualquer mais rapido e, a rasar umas arvores ou depois de uma queda valente "arranjava" desculpa mas na situação em que foi não encontro qq razão minimamente plausível alguma ajuda? já partiram algum e se sim em que situações?
 

Jepas

Super Moderador
O único que parti foi por ter enfiado o desviador nos raios, daí ter perguntado a relação usada aquando do acidente.
Mas também já vi acontecer com uma simples pancada no desviador.
 
Á dias também parti o meu Dropout; e fiz a mesma questão porquê neste local!? Um local plano, pedalada sem qualquer força… mas partiu!! A razão de ele partir é exactamente como diz o Vcracel mais atrás
 

NetPinto

New Member
há um mês +/-, Estava parado depois de 1 km a descer...
Arranquei e continuamos a descer. Baixo uma mudança e fico a pedalar no ar... Paro e... corrente partida... :fpalm:
Resumo:
Partiu naquele momento, mas foi por causa do arrancar ou baixar mudança??? Claro que não. Como alguém disse atrás, até partir existe um passado... e que no teu caso só tu conheces...

De qualquer forma fala com o fornecedor da bike / Serviços...
 

the_bike_guy

New Member
As fotos têm qualidade, estás é a focar no sítio errado, tenta meter o telé mais longe do que queres fotografar porque não deve deixar focar muito perto(o manual deve dizer a distância mínima de foco)
 

ritch

New Member
@ the bike o problema é o tel nao ter função macro.... telefone de empresa nao se pode escolher muito!

Na foto o dropout partido parece de uma cor mais clara do que é na realidade acho que é AL

a bicicleta tem cerca de 700km's fez algumas descidas mas nada de muito radical basta dizer que quedas (nesta bicicleta) apenas tive 2 todas tipo parado e qd coloquei os pedais de encaixe

acho que uma ex deve aguentar bem mais do que eu lhe consigo dar! vamos ver veredicto da garantia
 
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