SR Suntour XCR - Dúvidas e problemas

dfilp

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Boas pessoal!
Obrigado a todos pelas ajudas.
25€ pela revisão, quando provavelmente me vão dizer que precisa de peças novas (os vedandes e "casquilhos") logo mais €..
E quando ando a pensar mudar de suspensão, penso que não vale apena..

Vou deixar passar este fim-de-semana, pois agora está a funcionar +/-, e calculo que com os Km's que tenho previstos fazer no sábado e no domingo, calculo que não fique a funcionar muito bem, e então aí desmonto-a toda outra vez, mas desta vez fazendo os passos todos, incluido o 15º, que não fiz da outra vez.

Depois a ver vamos no que dá.
 

dfilp

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Boas!
Após o fim-de-semana, e os km's feitos, a suspensão portou-se melhor que aquilo que eu estava á espera..
Ainda assim é perceptivel a perda de "rendimento"..

Será que alguém por aqui me sabe dizer o preço de uns vedantes novos e de uns casquilhos novos?
Dá-me jeito saber isso, para pensar se vale apena o investimento, ou aguentar assim até comprar uma suspensão nova.

Desde já obrigado se alguém puder ajudar :wink:

Abraços,
 

GeoRCZ

Utilizador Banido
É com imensa pena minha que te dou esta noticia. :(

Vai ser muito difícil (para não dizer impossível) encontrares retentores e casquilhos pra tua suspensão.

Infelizmente em Portugal Sr Suntour é uma marca pouco aceite, apesar de ter excelente qualidade. Aqui no nosso pais de ideias pré-concebidas o que é bom é Fox, Marzochi, DT Swiss, Rock Shox e pouco mais.

Mas tenta!

Abraço
 

kaikedas

Member
ola
eu andei a procura e nao encontrei, mandei mail para o representante europeu, e ate agora ainda nao recebi resposta (ja la vai um mes) depois mandei ao representante françes diz que tem mas nao envia para portugal... o que me aconselhou foi a procurar numa loja que venda bicicletas BH, isso ainda nao fiz... entretanto falei com o representante da sr suntou para 2009 em portugal, e o que me disse era que arranjava peças de substituiçao para suspensoes de 2008, experimenta a ligar para la e ves se eles te desenrascam...
o numero é: Aguesport tel:234 621 140
 

dfilp

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Obrigado pelas respostas,
Uma loja que vende BH há uma aqui perto, e também vendem esta suspensão, pelo que provavelmente arranjam o que eu quero..
Tenho de lá passar a perguntar, se não der depois ligo para esse numero, obrigado!

Mas já sei que não vai ser facil, provavelmente o mais certo é aguentar a suspensão assim até comprar outra..
 

kaikedas

Member
fixe...passa la e depois diz se eles conseguem arranjar peças para outras sr suntour... é que ja tou farto de procurar aqui na minha zona e nao encontro... depois conta como te safas-te com essa loja...
 

R.Almeida

New Member
Boas tambem tive uma xcr e tive o mesmo problema....nem mesmo com revisões a fundo fica o problema resolvido! Apos alguns km em contacto com agua e sujidade la ficava ela riga...foi entao que descobri que tinha os casquilhos estalados e não consegui arranjar solução para os substituir! Nao tive alternativa tive de trocar de suspensão...
 

RicardoCupra

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hoje dei uma volta na bicicleta de um amigo meu, comprou-a ontem com essa suspensão, penso que a folga que falas, é a mesma que sinto na dele, e deve-se a uma pequena folga na caixa de direcção? já tentaste isso?


é que quando sao novas as bicicletas, após uns kilometros convém reapertar tudo, é normal que criem folgas nos primeiros kilometros
 

dfilp

Active Member
Boas pessoal.

Hoje depois de uma manhã de chuva e muita lama na Arrábida, quando cheguei a casa a suspenção nem mexia.. :shock:
Desmontei TUDO o que havia a desmontar e saíu muita água (castanha), inclusivé retirei os casquilhos para os limpar.. Deu para ter a certeza que o problema é dos casquilhos.. Nota-se bem o desgaste em dois pontos e até está +/- aspero, e nota-se mesmo que já faz uma "cova" ali..
Os vedantes, esses estão +/-, estão justos aos "braços" mas acho que mesmo sem a folega eram capaz de deixar passar qualquer coisa..

Ainda não tive oportunidade de passar lá na loja que vende as BH's e estas suspensões em separado, mas a ver se na segunda passo lá.
Depois dou noticias.
 

R.Almeida

New Member
Boas...como conseguiste tirar os casquilhos! è que ainda tenho a minha XCR antiga gostava de tirar os meus...se poderes deixa aki fotos do processo de tirar os casquilhos!!!

Boas pedaladas
 

dfilp

Active Member
Fotos eu não tirei. Se tivesses falado nisso antes tinha tirado, mas na altura não pensei que valesse apena..
Mas é assim:
Para já, e ao contrário do que eu estava á espera, os casquilhos não cobrem o interior da suspensão completamente, só á frente e atrás, dos lados não cobre. Não sei se me faço perceber, mas se desmontares a suspensão, tirares os vedantes com o auxilio de uma chave de fendas de ponta fina (cuidado para não danificares nada) e depois com o dedo, se enfiares cerca de 5cm dentro da suspensão (isto lógicamente depois de já teres tirado tudo o resto) e rodares ao longo das "paredes" interiores notas direrenças de relevo. Através dessas falas, deves conseguir, fazendo alguma força rodar um pouco os casquilhos lá dentro. Depois puxas para cima e eles devem sair facilmente..
Depois quando fôr para montares deves reparar que os casquilhos têm uns encaixes, que depois prendem na suspensão.. É só teres atenção em alinhar isso e devem ficar novamente presos.. Mas se ainda não os tiras-te, como sabes que estão estalados?

Abraço,
 

R.Almeida

New Member
Boas...eu ao passar com o dedo pela parte de dentro da suspensão em redor dos casquilhos encontrava umas grandes saliencias...e smpre pensei que fosse estalado...mas se dizes que não sao completos e essa saliencia é normal...já não chego a perceber! Sempre pensei que o motivo da entrada de agua e porcaria fosse por esse estalo! Ao tirares os vedantes e meteres nao perde a estanquidade! Eu tenho essa suspensão arrumada , entretanto comprei uma DART 3, mas gostava de a arranjar!!!!

Abraço
 

RicardoCupra

New Member
Já me alertaram para o facto de estas suspensões não gostarem muito de agua em abundância.

Agora tenho uma XCR com TA e tenho de ter atenção com isso.
 

elv1s

Member
eu tive uma bike com uma suspensão sr suntour, que padecia do mesmo mal.

resolvi o problema com um truque... com óleo para hidráulicos (que não queima as borrachas, ao contrário de alguns óleos normais, e massas) e meti à volta de 100ml para dentro de cada perna da suspensão. O resultado foi que mesmo com água ela aguentava mais tempo sem "congelar", e ao fim de algumas horas de uso, era só retirar os parafusos de baixo das pernas da suspensão, sangrar o óleo contaminado com àgua, e meter óleo de novo. Ficou com um funcionamento muito melhor.
 

cosmo

New Member
Boas pessoal eu tenho umas relativamente novas apenas á volta de 700km e até á data nada a apontar vamos ver com o uso oque elas vão dizer :s
 

jlmoreira77

New Member
dfilp said:
Boas!
Obrigado pelas ajudas.

A suspensão, penso que seja de 2008 ou no máximo 2007. É igualzinha a esta:
1191003868_Horquilla_mtb_Suntour_XCR_LO_2007_0_1178578389_1_.jpg

Só que sem os apoios para v-brake, e com bloqueio no guiador.

Já me guiei por esse tópico da revisão, e já a desmontei, limpei tudo e pus massa nova. (pus massa consistente normal, e não uma massa especial para suspensões, será isto um problema?)
Só não fiz o passo 15, que é retirar as low gears e limpa-las, pois não sabia muito bem como fazer isso..
A mim deu-me a sençasão que só a mola está a fazer força, porque a suspensão propriamente dita (o braço direito da suspensão), não faz quase força nenhuma.

(cheguei a esta conclusão, porque fiz este processo todo sem tirar a suspenção do quadro, tirei os parafusos, puxei a parte de baixo da suspenção até sair completamente, depois tirei a mola por cima, desapertando aquele regulador, e depois cuidadosa mente poisei a bike no chão, sendo que o peso da bicicleta foi todo suportado pela roda de trás e pelo "braço" direito da suspenção. Depois fiz um bocadinho de força no guiador para baixo, pelo que o foi uns 2 cm's abaixo, larguei, e não voltou a cima.. Só quando levantei a bicicleta do chão.. e não assim tão pesada, anda á volta dos 14,5kg.. ) É normal isto acontecer? É que eu não posso mexer mais no braço direito.. Mas um mecanico pode?
Será esse o problema?

Eu acho que precisa mesmo de uns vedantes novos, e possivelmente uns casquilhos, pois deve ser essa a razão da folga, e de entrar muita água quando chove, e "pó".

Alguém me sabe dizer em quanto é que isso fica aproximadamente?

Mais uma vez obrigado!
Cumps.

Em 2007 comprei esta suspensão em 2ª mão (modelo de 2006):
http://www.srsuntour-cycling.com/SI...bdb3bbc58/index.php?screen=sh.detail&tnid=142

Custou 65€ por ser em 2ª mão. Segundo o dono da loja as 10 suspensões de 2006 que vendeu tiveram todas problemas de origem (nas bainhas acho eu...).
Foram todas para reparar.
Um dos donos não quis esperar e colocou à venda e eu fiquei com ela.

Acho que tem trabalhado bem. Tem um ruído um pouco estranho, mas nada do outro mundo.
No início não notava diferença na regulação da pré-carga. Parecia tudo igual. Coloquei no "mais duro"
Ao fim de 1 ano e meio de experiâcia, voltei a testar o botão de pré-carga e já noto a diferença a andar. Fui fazer uma maratona com o botão no mais mola e afundava que se fartava... Voltei ao mais duro...
 
BOAS!!!! :D
Eu keria esclarecer 1 duvida.
Ontem abri a minha Sr Suntour XCR com lock out e 120mm.
Desapertei os parafusos de baixo e puxei, muito bem, foi saindo mas depois quando chegou o fim dos braços da suspensão não saiu mais, tb n puxei. Como é k se desmonta akilo tudo_~? é preciso abrir o lockout?

Obrigado
METALLICA.... :p :D :p :D :p :D :p :D :mrgreen:
 
F

fernando baptista

Guest
Comprei a dias uma berg vertrx pro 2 que vem com uma suspensao sr suntour mg e noto que esta suspensao é muito rija será mesmo assim ou estará com algum problema?

Agradecia que me deem alguma informação visto que a bicicleta ainda so tem 75 km e na loja onde a comprei dizem que esta situação é normal,mas na verdade ela nao amortece,e tal situação ja fez com que ficasse com os pulsos abertos
 

dfilp

Active Member
METALLICA said:
BOAS!!!! :D
Eu keria esclarecer 1 duvida.
Ontem abri a minha Sr Suntour XCR com lock out e 120mm.
Desapertei os parafusos de baixo e puxei, muito bem, foi saindo mas depois quando chegou o fim dos braços da suspensão não saiu mais, tb n puxei. Como é k se desmonta akilo tudo_~? é preciso abrir o lockout?

Obrigado
METALLICA.... :p :D :p :D :p :D :p :D :mrgreen:

Boas!

Não desmontes o lockout! Nisso não podes mexer. Só podes mexer no lado da mola.
Se vires aqui no fórum há um tópico em que ensinam a fazer a revisão de uma Suntour XCM, lá utilizão um martelo daqueles tipo de "plastico" massisso, que não deixam mossa para ir batendo na suspensão até sair.. (Na minha nunca precisei dele, com alguma força aquilo sai)
Agora resta saber se as de 120mm são iguais á minha.. eu acho que sim.

fernando baptista said:
Comprei a dias uma berg vertrx pro 2 que vem com uma suspensao sr suntour mg e noto que esta suspensao é muito rija será mesmo assim ou estará com algum problema?

Agradecia que me deem alguma informação visto que a bicicleta ainda so tem 75 km e na loja onde a comprei dizem que esta situação é normal,mas na verdade ela nao amortece,e tal situação ja fez com que ficasse com os pulsos abertos

Isso não é normal, é problema da suspenão, leva a bicicleta á loja e mostra o que se passa.
Um amigo meu que também tem essa suspesão também teve esse problema, a suspensão estava completamente bloqueada.. Levou á sportzone, ficou lá umas 2 semanas e veio como nova, passado umas voltinhas voltou a ficar igual!
 
F

fernando baptista

Guest
Obrigado pela dica,mas ja a levei a sport zone e disseram-me para quando ando em superficies irregulares para dezapertar o afinador do limitador do cursor para que a suspensao funcione embora resulte fica com uma recuperaçao muito lenta e acho que nao e nada pratico mas obrigado na mesma e vou la voltar novamente e ver o que me podem fazer assim que tiver mais alguma novidade direi qualquer coisa
 
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