Specialized Stumpjumper HT Comp 2009

Jazz

Member
Caros amigos,
Após horas e horas a consultar o fórum e a dar cabo da cabeça sem saber o que comprar, lá me decidi e já tenho em casa esta menina.

Como usei bastante o fórum para esclarecer dúvidas, decidi retribuir o favor e colocar aqui as minhas impressões sobre a nova bicicleta.

Aviso já que esta análise é feita por um amador que nunca andou numa bicicleta de qualidade semelhante e por isso não tem ponto de comparação.

Fiz uma volta inaugural de cerca de 41 Km por estrada, monte, pinhal, beira-mar e por empedrados. Passei por todas as poças que encontrei, todas as pedras e troncos húmidos que vi pelo caminho, buracos, solavancos, socalcos e areia. Dei-lhe uma porrada jeitosa, mesmo para ver como ela se portava.

Aqui vai a foto do site da Specialized, bem como as especificações:

429_Preto.jpg


Especificações:

Quadro: Alumínio M5 rígida, tubos diagonal e horizontal manipulados, mono escoras superiores integradas, apoio para disco, apoio de desviador substituível
Susp/Forqueta: Fox Float F90 RL, 90mm de curso, mola a ar, ajuste da compressão e retorno c/ bloqueio, coluna em alumínio
Caixa direcção: 1-1/8” sem rosca, copos com inserção de 10mm, rolamentos selados
Avanço: Specialized elevação ajustável, braçadeira 31.8mm, forjado 3D c/ acabamento CNC
Guiador: Specialized XC recto 31.8mm, alumínio 2014 dupla espessura, recuo 6 graus, largura 600mm
Punhos: Specialized finos com fixação (15.5/17") Specialized Thick com fixador (outros tamanhos)
Travão fr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, rotor de 160mm
Travão tr.: Avid Elixir R SL exclusivo, pastilhas orgânicas com base em alumínio, 15.5/17": 140mm outros tamanhos: rotor de 160mm
Manetes travão: Avid Elixir R SL Hidráulico exclusivo, alcance ajustável sem ferramentas
Desviador fr.: Shimano M660 SLX, 34.9mm, braçadeira top swing, dual pull
Desviador tr.: SRAM X-9, 9-velocidades, caixa média
Manípulos desv.: SRAM X-7, alumínio 9-velocidades trigger
Cassete: Shimano HG61, 9-velocidades, 11-34d
Corrente: SRAM PC-971, 9-velocidades c/Power Link
Pedaleiro: Shimano FC-M542 exclusivo, 15.5": 170mm, outros: 175mm
Pratos: 22S x 32A x 44A, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo: Shimano FC-M542
Pedais: Shimano M520 exclusivo, de encaixe
Aros: DT Swiss X420SL exclusivo, 24mm c/ olhais, 28/32f
Cubo dianteiro: Specialized Hi Lo disco, flancos CNC, rolamentos selados, DT RWS 9mm, aperto-rápido em alumínio, 28f
Cubo traseiro: Shimano M525 SL exclusivo, aperto-rápido em alumínio, 32f
Raios: DT Swiss 1.8mm inox, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Pneu traseiro: S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”, 120 TPI, prepado para tubeless flancos em kevlar, composto duplo
Câmaras-de-ar: Specialized Ultralight 26x2.0", presta
Selim: Specialized Phenom, carris ocos em Cr-Mo, espuma SL, 130mm (15.5/17") 143mm (outros tamanhos)
Espigão selim: alumínio 2014 dupla espessura, ajuste de parafuso único, 30.9x350/400mm
Aperto espigão: Braçadeira em alumínio anodizado 7050 c/parafuso, grampo ID 34.9mm, preto


Mudei-lhe os pneus para uns Roll-x pro, os pedais para uns m-540 (já tinha) e coloquei uns extensores de guiador da marca. De resto, está de origem.


Eu tinha uma Berg x-pro 2 e embora ache que é uma bicicleta boa para o preço que custa, quis comprar algo melhor e a Stumpjumper é formidável! Parece que é feita de uma só peça, muito compacta, transmite uma grande sensação de confiança. O quadro é lindo (para o meu gosto) e é bastante leve.

A fox é excelente, sente tudo o que se passa no terreno e absorve muito bem as irregularidades. Mantém a roda da frente sempre colada ao chão, o que a descer dá muito jeito! Pensava que ficava melhor servido com um pop-lock, mas não lhe senti a falta, chega-se ao manípulo de bloqueio na suspensão sem qualquer problema. Estava com receio que os 90mm não chegassem (queria 100mm), mas não tive qualquer problema nesse aspecto.

Os travões são uma delícia. Finalmente sei o que é travar só com um dedo (a descer dá muito jeito ter o resto da mão agarrada ao guiador!) e não ficar com as mãos dormentes durante umas horas. Não se faz força nenhuma para travar, são realmente muito bons. Levaram com areia, lama, água, terra e continuaram a travar o mesmo que no início. Travam progressivamente e com bastante força se for preciso.

As mudanças são SLX (frente) e X9 (trás). Os manípulos são X7. Apesar de ainda me estar a habituar às mudanças de trás (estava habituado a invertidos), gosto muito do conjunto. Funcionaram do princípio ao fim sem nenhum problema, mesmo cheios de areia molhada e terra. Os triggers são muito porreiros, basta um pequeno toque e mudam logo. Os da shimano (tinha os deore) requerem um maior movimento para realizar a mudança, parece-me.

Gostei bastante do selim, achei-o macio e bastante confortável.

Troquei os pneus que trazia (fast trak) por uns roll-x, pois pareceram-me melhores para este tempo de chuva. Gostei bastante deles, boa aderência e limpam bem os detritos (não experimentei lama a sério, daquela que parece barro). Não achei que fazem muito atrito em estrada, embora aí os fast trak levem vantagem. Mas para o monte e para este tempo, acho que compensa ter os roll-x.


Aqui vão algumas fotos do passeio inaugural da bicla. As fotos são tiradas com o telemóvel, por isso a qualidade não é a ideal. Tirei umas fotos com uma máquina decente antes de a estrear, com pormenores do material, mas não as tenho comigo. Depois coloco-as, se quiserem ver.



Passagem de testemunho:

Foto0248.jpg



Algumas fotos do passeio:


Foto0252.jpg



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Como podem ver, até banho tomou!


Um abraço!
 

Fabio Abreu

New Member
Tens aí uma excelente bicicleta!

Mas... Secalhar ainda nao gostas muito dela.. ja a meter quase submersa na agua!! Depois os cubos das rodas, e os rolamentos do eixo vao-se queixar e tens que largar uns trocos :p
Foto0283.jpg


Acho que ela nao gosta muito disto :wink:

Abraço :wink:
 

Jazz

Member
Fabio Abreu,

Obrigado pela dica!
Não quero dar cabo dela logo nas primeiras voltas, mas por onde costumo andar atravesso muitas vezes este rio e este fim-de-semana, como tinha chovido, ele levava mais água do que o normal. Vou tentar evitar isto das próximas vezes!
 

alexb

Member
Parabens,´bela máquina e muito bonita. Consegues saber o peso, mesmo que seja uma versão aproximada numa balança de casa-de-banho? É muito raramente encontro informações sobre os pesos das Specialized.
 
Muito bem Jazz, tens aí uma bela montada... eu tb vou comprar uma igual.

Só um reparo, como o quadro é extremamente leve, penso que os avanços não foram bem escolhidos, pois embora de serem da Specialized, são bastante pesados. Poderias ter optado por outros bem mais leves e ficavas com á máquina mais equilibrada...

alexb said:
Parabens,´bela máquina e muito bonita. Consegues saber o peso, mesmo que seja uma versão aproximada numa balança de casa-de-banho? É muito raramente encontro informações sobre os pesos das Specialized.

alexb
Essa bike pesa já com pedais 10,6Kg, é mesmo muito leve.
E ainda te digo mais, o quadro desta HT M5 só é mais pesado 230gm que a mesma versão em Carbono. A diferença de preços nunca compença uma diferença tão pequena nos peso dos quadros a favor do Carbono.

Na minha opinião, é sem dúvida a melhor bike HT da Specialized em todos os tipos de relações(preço/peso/componentes/equilibrio/estéctica, etc).

Bons trilhos e boa sorte Jazz,
DM
 

João Ramos

New Member
Bela bike ;)

scpindomavel, por um preço legeiramente inferior consegues uma máquina igual à minha (o link está na assinatura) ;)

Só não tem a dizer "Specialized" :p

Cumprimentos
 
r@mos said:
Bela bike ;)

scpindomavel, por um preço legeiramente inferior consegues uma máquina igual à minha (o link está na assinatura) ;)

Só não tem a dizer "Specialized" :p

Cumprimentos

r@mos, já conhecia a tua bike.

Já tinha visto as tuas fotos aqui no Forum. Tens uma máquina bem porreira com equipamento de primeira, mas a minha opção vai ser mesmo a Stumpjumper HT M5 Comp.
A geometria da bike enquadra-se perfeitamente nas minhas medidas e na minha maneira de estar no BTT.
Já testei várias marcas e tb várias bikes da Specialized, inclusivé as Epic, e só não vou para uma destas pq são caras.

Mas obrigado pela tua dica. Vou tê-la em consideração antes da escolha definitiva.

Abraço
Bons trilhos
DM
 

Fabio Abreu

New Member
Jazz said:
Fabio Abreu,

Obrigado pela dica!
Não quero dar cabo dela logo nas primeiras voltas, mas por onde costumo andar atravesso muitas vezes este rio e este fim-de-semana, como tinha chovido, ele levava mais água do que o normal. Vou tentar evitar isto das próximas vezes!

Hehe, passar com ela na agua nao faz mal, o que faz mal é meter tudo que se movimenta submerso na agua, como os cubos, eixo pedaleiro e caixa de direcçao :wink:

Abraço :wink:
 

João Ramos

New Member
scpindomavel, obrigado pelo elogio ;)

Tem atenção pois o meu é um modelo limitado e penso que só à mais uma para venda (no importador - Tomazzini), isto se optares por adquirir esta ;)

Cumps
 

Jazz

Member
Pessoal, obrigado pelos elogios!
Em relação aos avanços escolhi aqueles porque eram baratos e acho que nem aumentaram o preço da bicla, daqui a uns tempos mudo-os para uns mais leves, talvez de carbono.
 

paulosergioarc

New Member
Tenho uma igualzinha.

Já vai em 500 Km, por agua, lama, terra, mato, pedras, nem sequer tive que afinar nada depois de tudo isto, é só lubrificar a corrente. :mrgreen:

5*
 

Jazz

Member
Ora bem, só para informar o peso da bicla, quadro 18" com pedais Shimano m540, pneus roll-x, extensores, dois suportes de bidon de plástico da Specialized, suporte para a bomba e os encaixes da luz da frente e do garmin edge 305: 10,820Kg, pesada na BikeTeam, no Porto.
 

Jazz

Member
Roubaix77, isso não é problema, ela mato leva bastante! E pó e lama e terra e água!

Não me preocupo com o peso da bicla, ela está com o material todo stock, mais o que lhe pus em cima que ainda aumentou o peso. Mesmo assim, acho que não está mal.
 

paulosergioarc

New Member
Fiz a maratona Rota dos Esteiros e ontem a do Vale do Vouga e tanto numa como na outra, os desviadores era impossiível ve-los com tanta lama, mas mesmo assim não falham uma mudança. O mesmo em relação a travagem, depois de água e lama, travam igual, apenas um pouco barulhentos.
 

Jazz

Member
paulosergioarc said:
Fiz a maratona Rota dos Esteiros e ontem a do Vale do Vouga e tanto numa como na outra, os desviadores era impossiível ve-los com tanta lama, mas mesmo assim não falham uma mudança. O mesmo em relação a travagem, depois de água e lama, travam igual, apenas um pouco barulhentos.

Também tenho a mesma opinião, funcionam impecavelmente. Apenas acho que as manetes dos triggers podiam ser mais pequenas, como as do x0.
 

Roubaix77

New Member
Jazz said:
Roubaix77, isso não é problema, ela mato leva bastante! E pó e lama e terra e água!

Não me preocupo com o peso da bicla, ela está com o material todo stock, mais o que lhe pus em cima que ainda aumentou o peso. Mesmo assim, acho que não está mal.

Boas,

É esse o espírito!! Não perco muito tempo a pensar em retirar peso à bike, pois quem precisa mais de emagrecer não é a máquina... :D
 

Jazz

Member
Exactamente! Quando o "piloto" estiver no peso ideal, aí sim, a bicla também vai ter de emagrecer. Até lá, não é preciso!

Já agora, Roubaix77, o que achas do espigão de selim? Não achas que flecte um bocado?
 

Roubaix77

New Member
Boas,

Não sei se o teu espigão é igual ao meu, pois a minha Stumpy é FSR, mas não noto nenhuma flexão do espigão.

Boas pedaladas
 

Jazz

Member
Se calhar não é o mesmo espigão, mas também o meu está no máximo, se calhar é por causa disso.
 
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