Specialized Rockhopper Comp 29 (2010)

Gnujp

New Member
Bem, para aqueles que ainda desconfiam das 29er e para aqueles que já se aperceberam dos muitos prós destas bikes, vou começar aqui a minha review à minha mais recente aquisição: Specialized Rockhopper Comp 29.

Porquê esta bicicleta?

Escolhi esta bicicleta porque achei que estava na altura de experimentar algo novo, e depois de ter descoberto esta bicicleta na Internet, e fiquei rendido. Se iria ser uma boa ou má aquisição não sabia, mas sem experimentar nunca iria saber por isso arrisquei!

O primeiro impacto visual

Digamos que fiz o que não se deve fazer, escolher uma bicicleta do catálogo e não a ver ao vivo antes de a adquirir. Por isso estava à espera de uma cor berrante, nesta caso o vermelho. Mas quando me vieram trazer a bicicleta a casa, a primeira impressão era que se tinham enganado na bicicleta, porque era muito diferente da bicicleta do catálogo (para melhor!). O aspecto visual desta bicicleta a meu ver é espectacular. Afinal o vermelho berrante é uma vermelho que assenta que nem uma luva na bicicleta (nunca façam o que eu fiz, eu tive sorte :wink: )

A primeira volta

A primeira vez que me andei nela, a primeira coisa que notei foi que a maneabilidade deste tipo de bicicletas é um pouco mais reduzida, mas em compensação assim que dei a primeira aceleradela a bicicleta parece que tinha asas, aquilo voava mesmo!
Assim os primeiros prós e contras que encontrei quando dei a primeira volta foram:

Prós
A velocidade que atinge :twisted:
A sensação de menor impacto quando aparecem obstáculos ( no meu caso, buracos da estrada!)

Contras
Menor maneabilidade em comparação com as rodas 26 (mas é falta de hábito)
A dificuldade de aceleração inicial, mas que rapidamente desaparece!
O facto de não trazer de origem protector de escora!
O selim um pouco duro :s

Assim um dia depois de a ter em casa e de ainda não a ter testado no seu terreno predilecto: a terra, estou satisfeito com a minha compra. Aconselho! :D

Especificações técnicas: http://specialized.pt/?sc=010311&id=1182&tab=technical

QUADRO Specialized em alumínio M4 totalmente manipulado, espessura variável, geometria 29” Trail, tubo diagonal ORE, escoras superiores assimétricas, dropouts forjados, para travões de disco
FORQUETA RockShox Tora SLite 29er, 80mm, jarras em magnésio de 1 peça, pernas 32mm em Cr-Mo, coluna em alumínio, ajuste do retorno c/ bloqueio, air e motion control
CAIXA DIRECÇÃO 1-1/8” sem rosca, tipo Campy rolamentos de cartridge
AVANÇO Alumínio forjado 3D, 4-parafusos, elevação 7 graus, braçadeira 31.8mm
GUIADOR Alumínio de espessura variável, elevado, elevação 25mm, largura 660mm, recuo 8 graus, inclinação 7 graus
FITAS E PUNHOS Specialized Enduro, composto duplo em Kraton, sem rebordo, 131mm
TRAVÃO DIANTEIRO Avid Juicy 3 SL hidráulico, pastilhas com base em alumínio, disco 160mm G2 Clean Sweep
TRAVÃO TRASEIRO Avid Juicy 3 SL hidráulico, pastilhas com base em alumínio, disco 160mm G2 Clean Sweep
MANETES TRAVÃO Avid Juicy 3 SL
DESV. DIANTEIRO Shimano Deore, braçadeira 34.9mm, top swing, bottom pull
DESV. TRASEIRO Shimano RD-M662 SLX Shadow, caixa longa
MANÍP. MUDANÇAS Shimano SL-590 Deore trigger
CASSETE Shimano HG50, 9-velocidades, 11-34D
CORRENTE KMC X9 c/ Missing Link reutilizável
PEDALEIRO Shimano FC-M442, eixo Octalink
PRATOS 44A x 32S x 22S substituível
EIXO PEDALEIRO Shimano BB-ES25, eixo Octalink, rolamento de cartridge, 68mm x 118mm
PEDAIS Corpo e apoio em alumínio, 9/16"
AROS Alex RHD 29", junção reforçada, alumínio de parede dupla, olhais, 28f à frente e 32f atrás
CUBO DIANTEIRO Alumínio forjado, rebordo hi/low, selado, apoio maquinado para disco, 28f
CUBO TRASEIRO Alumínio forjado, selado, apoio maquinado para disco, cassete, 32f
RAIOS Inox 2mm (14g)
PNEU DIANTEIRO Specialized Fast Trak LK Control, 29x2.0", 60TPI, preparado para tubeless, flancos flexíveis
PNEU TRASEIRO Specialized Fast Trak LK Control, 29x2.0", 60TPI, preparado para tubeless, flancos flexíveis
CÂMARAS-DE-AR Válvula Schraeder
SELIM Specialized Rockhopper XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás
ESPIGÃO SELIM Alumínio, 2 parafusos, recuo 12.5mm, micro ajuste, 30.9mm
APERTO ESPIGÃO Alumínio forjado aperto-rápido
 

Gnujp

New Member
Primeiras imagens da bicha 8)

24122009830.jpg


24122009831.jpg
 

Gnujp

New Member
Hoje fui fazer o primeiro teste fora da estrada...
Como não tem parado de chover e os terrenos por aqui são barro, as condições para dar uma volta fora da estrada não eram as melhores, mas mesmo assim arrisquei..

Conclusões do teste

O comportamento da bicicleta em terrenos lamacentos não é excepcional, mas também não é mau. Aconselho nestes casos a levar pneus mais agressivos do que os que vem de origem.

Em terrenos onde seja mais fácil de rolar, o comportamento da bicicleta é 5 estrelas

Em subidas com muita lama, com os pneus de origem praticamente esqueçam, vão á mão!

Descidas com muita pedra, a suspensão nem é precisa.. a bicicleta desce maravilhosamente.

Em descidas mais degradas ( cheias de buracos) por vezes não é fácil controlar a bicicleta. Mas é uma questão de treino



Em suma, o comportamento da bicicleta foi bom... Talvez seja melhor em dias mais secos.. A ver vamos 8)
 
Antes de comprar a minha S. P.2 all mountain tive para comprar essa, mas depois a estética da outra falou mais alto... Boa sorte com a máquina
 
Top