Lunatic_Lover
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Boa noite
Esta menina chegou-me às mãos dia 27/12. Devido à passagem de ano, e época de exames da faculdade, só hoje foi possível concluir os primeiros 100km, a distância minima (pelo menos para mim) para se possa analisar o comportamento dos diversos componentes.
Possui componentes de gama média, com um bom quadro, constituindo uma boa base para se evoluir. Alguns componentes serão substituídos a curto prazo, outros irão manter-se pois penso que são suficientes para o tratamento que dou à bicicleta :lol:
Lista de componentes:
Quadro- Alumínio M4 manipulado, tubo inferior de espessura variável e tecnologia ORE
Suspensão- RockShox Tora 302 SL, 100mm de curso, mola, baínhas de 32mm, bloqueio, ajuste de recuperação e pré-carga
Caixa de direcção- FSA 1 1/8"
Avanço- Specialized alumínio forjado, 4 parafusos, oversize, 7 graus de inclinação
Guiador- Specialized XC Rise, alumínio de espessura variável, oversize, 640mm de largura, 8 graus de recuo e 6 graus de elevação
Punhos- Specialized Enduro, composto duplo em Kraton
Travão Dianteiro- Avid SD-3R
Travão Traseiro- Avid SD-3R
Manetes Travão- Avid FR-5
Desviador Dianteiro- Shimano Deore M-530
Desviador Traseiro- Shimano LX
Manípulos Mudanças- Shimano Deore SL M511
Cassete- Shimano HG-50, 9 velocidades, 11-34D
Corrente- Shimano HG-73, 1/2" x 3/32" com elo de engate
Pedaleiro- Shimano FCM-442-8, eixo Octalink, 9 velocidades, prato exterior em alumínio
Pratos- 44D/32D/22D
Eixo- Shimano ES-25, eixo Octalink, cartridge selada, 68 x 118mm
Pedais- Simano SPD-M505
Aros- Specialized/Alex, RHD 26 disc, parede dupla, ilhós, pistas maquinadas
Cubo Dianteiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Cubo Traseiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Raios- 1.8mm (15g) Inox pretos
Pneu Dianteiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Pneu Traseiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Câmaras de ar- Specialized schraeder
Selim- Specialized Body Geometry, MTB
Espigão Selim- Specialized em alumínio, micro-ajustável, 30.9mm
Aperto espigão- Specialized alumínio forjado, aperto rápido
Bichas mudanças/travões- Jagwire
Peso- 12.8kg
Review dos principais componentes:
Quadro:
- Pessoalmente, quando via o quadro na net, não lhe achava muita piada, mas ao vivo é bastante bonito. As inscrições a vermelho e branco depende do gosto... pessoalmente gosto mais da opção que fizeram na cor azul deste quadro, onde as formas têm apenas a linha de contorno a preto, sem estarem preenchidas... mas a cavalo dado, não se olha o dente :mrgreen:
-Com uma inclinação bastante acentuada do tubo superior, e com um comprimento maior do que a medida típica, implica uma inclinação acentuada do tubo vertical do quadro, colocando o selim sobre a roda traseira. Este desenho tem influência directa no comportamento e desempenho da bicicleta. Com o selim nesta posição consegue-se maior tracção nas subidas, mas por outro lado, não se consegue adoptar a tão conhecida posição de subida, na ponta do selim, de modo a ficar sentado em linha vertical com o eixo pedaleiro, de modo a poder transmitir a totalidade da força exercida aos cranks...
-Nota-se após uns quilómetros, que este quadro é destinado a longas distâncias, o próprio é bastante confortável em comparação com outros do mesmo material, talvez devido à tal manipulação que eles tanto apregoam :lol: , adoptando-se uma posição de condução descontraída, resultante da posição do selim, ajudada pelo avanço curto e pelo guiador low-rise de 640mm de comprimento.
Estes componentes afectam obviamente o estilo de condução. Como já foi descrito atrás, as subidas não são o terreno para o qual foi idealizada. Como tal, notasse muita agilidade na hora de descer, permitindo mudanças de direcção rápidas e precisas, devido ao efeito alavanca do guiador, demonstrando ser pouco nervosa, ultrapassando os vários obstáculos com relativa facilidade (depende também da técnica do ciclista).
Nota: A pintura é muito sensivel, pois o preto de apenas um tom, risca-se com qualquer coisa. Prova disso é as bichas dos cabos, já estarem a deixar marcas...
Suspensão-
- Praticamente todos já ouvimos, ou lemos comentários sobre a RockShox Tora. Neste caso, é o modelo mais básico, a 302SL. O seu comportamento varia conforme as afinações. Eu como sou levezinho :mrgreen: e sou dado a confortos, prefiro uma recuperação rápida para compensar a pouca pré-carga da mola, de modo a que quase tudo seja absorvido pela suspensão, poupando os braços e pernas. E realmente absorve praticamente tudo, permitindo uma condução precisa, sem grandes solavancos... Upgrade óbvio -Reba, devido ao peso- mas como escrevi no inicio, apenas por mariquice, pois o funcionamento deste modelo já é bom para o uso que dou à bike
Caixa de direcção-
-Uma caixa de direcção normal, onde ao fim de 100km, já se nota uma folga na protecção superior, junto ao avanço. Não tarda, a suavidade característica dos componentes novos passa e vai à vida... mais cedo ou mais tarde, salta.
Avanço-
-Já vi avanços mais bonitos. :roll: Enquanto se aguentar, vai ficar no sítio. De notar que numa situação de troca de avanço, terei de ter em atenção o comprimento, pois "compensa" na distância ao selim, para garantir uma posição de condução confortável.
Guiador-
Gosto do desenho comprido q.b. ajudando numa direcção precisa e mudanças de direcção rápidas, sem tornar a direcção nervosa.
Punhos-
Bonitos e confortáveis. Mesmo sem luvas, basta apoiar a mão para se sentir o grip da borracha :wink: Como desvantagem, possuem um buraco pequeno na lateral (1mm de diâmetro talvez), que com as quedas, ou com o simples deitar da bike no chão, permitem a entrada de sujidade para dentro do guiador, o que faz com que percam a aderência ao guiador, daí o aspecto torcido na foto.
Travões Dianteiro/Traseiro
Single Digit 3. Uns v-brake normais, com bastante rigidez, com pouca torção quando a roda está bloqueada, o que transmite obviamente toda a energia directamente ao aro, que é o que se quer na hora de travar. As pastilhas são banais, e com umas incursões na lama, já se nota um desgaste acentuado. Até agora não tive problemas de travagem, consegui sempre parar quando necessário.
Manetes de travão
-O tal bbb, bonitas, boas e baratas Confortáveis na hora de travar, o seu desenho assenta perfeitamente nos dois dedos necessários para travar. Só é pena o seu aspecto frágil.
Desviadores Dianteiro/Traseiro
-Ambos funcionam na perfeição, em qualquer situação (vê-se nas fotos :mrgreen, mas nota-se uma maior suavidade no Lx. Noto que, quando passo da cremalheira pequena para a do meio, é necessário puxar um bom bocado de cabo. Talvez necessite de uma afinação.
Manípulos Dianteiro/Traseiro
-Confortáveis de usar, embora a suavidade não seja a sua principal característica. De notar que possuem Dual-Release, permitindo, que se suba de mudança (passar a corrente para um carreto mais pequeno) com o polegar, empurrando a alavanca do dedo indicador. Pessoalmente não o acho confortável de usar... prefiro o sistema normal...
Pedais
Iniciei-me com estes meninos nas voltinhas com os pés presos São de fácil afinação, fácil encaixe, e fáceis de limpar. Mesmo com lama, funcionaram sempre. Possuem um aspecto robusto, embora não tenha experimentado nenhuns para fazer uma comparação directa. Só com o uso se verá a sua qualidade.
Rodas
São rodas normais, com bastante flexão lateral. Nota-se bem no arranques rápidos e curvas apertadas. Provavelmente este facto contribui para o conforto geral da bike, mas não será bom para os aros nas pancadas mais fortes... Na revisão que teve (a normal, para ligeiras afinações etc) foi um dos pontos que fiz questão de enaltecer, pois já tinham um certo ondular lateral... Quando pud€r, é pa trocar
Os cubos até agora não deram problemas, e rolam muito bem.
Pneus
-Bons roladores, com boa tracção em terrenos secos. Com lama, acumulam resíduos, o que faz com que os tacos sobressaiam pouco, e provoquem uma diminuição da tracção, que não avisa quando vai escorregar... quando se dá por isso, já vamos a meio da queda.... São bons para o verão são também bastante confortáveis, se variarmos a pressão, conseguimos jogar com essa característica a nosso favor, podendo ajudar a absorver pequenas irregularidades.
Selim
É um selim bonito e confortável. Mesmo sem a abertura central, com apenas aquele desnível, o objectivo é alcançado e não se sente dormência nos ditos cujos... :mrgreen:
Como cada um, tem o seu "traseiro", pode não servir para todos, a mim encaixa na perfeição. Além de ter demonstrado boa resistência à abrasão nas zonas laterais :mrgreen: onde tem um revestimento diferente, claramente mais resistente do que o restante material. A manter.
Em resumo: Uma boa base de evolução, para que se possa ir evoluindo nos componentes, enquanto vamos evoluindo como ciclistas.
Fica uma foto dela maquilhada:
Esta menina chegou-me às mãos dia 27/12. Devido à passagem de ano, e época de exames da faculdade, só hoje foi possível concluir os primeiros 100km, a distância minima (pelo menos para mim) para se possa analisar o comportamento dos diversos componentes.
Possui componentes de gama média, com um bom quadro, constituindo uma boa base para se evoluir. Alguns componentes serão substituídos a curto prazo, outros irão manter-se pois penso que são suficientes para o tratamento que dou à bicicleta :lol:
Lista de componentes:
Quadro- Alumínio M4 manipulado, tubo inferior de espessura variável e tecnologia ORE
Suspensão- RockShox Tora 302 SL, 100mm de curso, mola, baínhas de 32mm, bloqueio, ajuste de recuperação e pré-carga
Caixa de direcção- FSA 1 1/8"
Avanço- Specialized alumínio forjado, 4 parafusos, oversize, 7 graus de inclinação
Guiador- Specialized XC Rise, alumínio de espessura variável, oversize, 640mm de largura, 8 graus de recuo e 6 graus de elevação
Punhos- Specialized Enduro, composto duplo em Kraton
Travão Dianteiro- Avid SD-3R
Travão Traseiro- Avid SD-3R
Manetes Travão- Avid FR-5
Desviador Dianteiro- Shimano Deore M-530
Desviador Traseiro- Shimano LX
Manípulos Mudanças- Shimano Deore SL M511
Cassete- Shimano HG-50, 9 velocidades, 11-34D
Corrente- Shimano HG-73, 1/2" x 3/32" com elo de engate
Pedaleiro- Shimano FCM-442-8, eixo Octalink, 9 velocidades, prato exterior em alumínio
Pratos- 44D/32D/22D
Eixo- Shimano ES-25, eixo Octalink, cartridge selada, 68 x 118mm
Pedais- Simano SPD-M505
Aros- Specialized/Alex, RHD 26 disc, parede dupla, ilhós, pistas maquinadas
Cubo Dianteiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Cubo Traseiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Raios- 1.8mm (15g) Inox pretos
Pneu Dianteiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Pneu Traseiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Câmaras de ar- Specialized schraeder
Selim- Specialized Body Geometry, MTB
Espigão Selim- Specialized em alumínio, micro-ajustável, 30.9mm
Aperto espigão- Specialized alumínio forjado, aperto rápido
Bichas mudanças/travões- Jagwire
Peso- 12.8kg
Review dos principais componentes:
Quadro:
- Pessoalmente, quando via o quadro na net, não lhe achava muita piada, mas ao vivo é bastante bonito. As inscrições a vermelho e branco depende do gosto... pessoalmente gosto mais da opção que fizeram na cor azul deste quadro, onde as formas têm apenas a linha de contorno a preto, sem estarem preenchidas... mas a cavalo dado, não se olha o dente :mrgreen:
-Com uma inclinação bastante acentuada do tubo superior, e com um comprimento maior do que a medida típica, implica uma inclinação acentuada do tubo vertical do quadro, colocando o selim sobre a roda traseira. Este desenho tem influência directa no comportamento e desempenho da bicicleta. Com o selim nesta posição consegue-se maior tracção nas subidas, mas por outro lado, não se consegue adoptar a tão conhecida posição de subida, na ponta do selim, de modo a ficar sentado em linha vertical com o eixo pedaleiro, de modo a poder transmitir a totalidade da força exercida aos cranks...
-Nota-se após uns quilómetros, que este quadro é destinado a longas distâncias, o próprio é bastante confortável em comparação com outros do mesmo material, talvez devido à tal manipulação que eles tanto apregoam :lol: , adoptando-se uma posição de condução descontraída, resultante da posição do selim, ajudada pelo avanço curto e pelo guiador low-rise de 640mm de comprimento.
Estes componentes afectam obviamente o estilo de condução. Como já foi descrito atrás, as subidas não são o terreno para o qual foi idealizada. Como tal, notasse muita agilidade na hora de descer, permitindo mudanças de direcção rápidas e precisas, devido ao efeito alavanca do guiador, demonstrando ser pouco nervosa, ultrapassando os vários obstáculos com relativa facilidade (depende também da técnica do ciclista).
Nota: A pintura é muito sensivel, pois o preto de apenas um tom, risca-se com qualquer coisa. Prova disso é as bichas dos cabos, já estarem a deixar marcas...
Suspensão-
- Praticamente todos já ouvimos, ou lemos comentários sobre a RockShox Tora. Neste caso, é o modelo mais básico, a 302SL. O seu comportamento varia conforme as afinações. Eu como sou levezinho :mrgreen: e sou dado a confortos, prefiro uma recuperação rápida para compensar a pouca pré-carga da mola, de modo a que quase tudo seja absorvido pela suspensão, poupando os braços e pernas. E realmente absorve praticamente tudo, permitindo uma condução precisa, sem grandes solavancos... Upgrade óbvio -Reba, devido ao peso- mas como escrevi no inicio, apenas por mariquice, pois o funcionamento deste modelo já é bom para o uso que dou à bike
Caixa de direcção-
-Uma caixa de direcção normal, onde ao fim de 100km, já se nota uma folga na protecção superior, junto ao avanço. Não tarda, a suavidade característica dos componentes novos passa e vai à vida... mais cedo ou mais tarde, salta.
Avanço-
-Já vi avanços mais bonitos. :roll: Enquanto se aguentar, vai ficar no sítio. De notar que numa situação de troca de avanço, terei de ter em atenção o comprimento, pois "compensa" na distância ao selim, para garantir uma posição de condução confortável.
Guiador-
Gosto do desenho comprido q.b. ajudando numa direcção precisa e mudanças de direcção rápidas, sem tornar a direcção nervosa.
Punhos-
Bonitos e confortáveis. Mesmo sem luvas, basta apoiar a mão para se sentir o grip da borracha :wink: Como desvantagem, possuem um buraco pequeno na lateral (1mm de diâmetro talvez), que com as quedas, ou com o simples deitar da bike no chão, permitem a entrada de sujidade para dentro do guiador, o que faz com que percam a aderência ao guiador, daí o aspecto torcido na foto.
Travões Dianteiro/Traseiro
Single Digit 3. Uns v-brake normais, com bastante rigidez, com pouca torção quando a roda está bloqueada, o que transmite obviamente toda a energia directamente ao aro, que é o que se quer na hora de travar. As pastilhas são banais, e com umas incursões na lama, já se nota um desgaste acentuado. Até agora não tive problemas de travagem, consegui sempre parar quando necessário.
Manetes de travão
-O tal bbb, bonitas, boas e baratas Confortáveis na hora de travar, o seu desenho assenta perfeitamente nos dois dedos necessários para travar. Só é pena o seu aspecto frágil.
Desviadores Dianteiro/Traseiro
-Ambos funcionam na perfeição, em qualquer situação (vê-se nas fotos :mrgreen, mas nota-se uma maior suavidade no Lx. Noto que, quando passo da cremalheira pequena para a do meio, é necessário puxar um bom bocado de cabo. Talvez necessite de uma afinação.
Manípulos Dianteiro/Traseiro
-Confortáveis de usar, embora a suavidade não seja a sua principal característica. De notar que possuem Dual-Release, permitindo, que se suba de mudança (passar a corrente para um carreto mais pequeno) com o polegar, empurrando a alavanca do dedo indicador. Pessoalmente não o acho confortável de usar... prefiro o sistema normal...
Pedais
Iniciei-me com estes meninos nas voltinhas com os pés presos São de fácil afinação, fácil encaixe, e fáceis de limpar. Mesmo com lama, funcionaram sempre. Possuem um aspecto robusto, embora não tenha experimentado nenhuns para fazer uma comparação directa. Só com o uso se verá a sua qualidade.
Rodas
São rodas normais, com bastante flexão lateral. Nota-se bem no arranques rápidos e curvas apertadas. Provavelmente este facto contribui para o conforto geral da bike, mas não será bom para os aros nas pancadas mais fortes... Na revisão que teve (a normal, para ligeiras afinações etc) foi um dos pontos que fiz questão de enaltecer, pois já tinham um certo ondular lateral... Quando pud€r, é pa trocar
Os cubos até agora não deram problemas, e rolam muito bem.
Pneus
-Bons roladores, com boa tracção em terrenos secos. Com lama, acumulam resíduos, o que faz com que os tacos sobressaiam pouco, e provoquem uma diminuição da tracção, que não avisa quando vai escorregar... quando se dá por isso, já vamos a meio da queda.... São bons para o verão são também bastante confortáveis, se variarmos a pressão, conseguimos jogar com essa característica a nosso favor, podendo ajudar a absorver pequenas irregularidades.
Selim
É um selim bonito e confortável. Mesmo sem a abertura central, com apenas aquele desnível, o objectivo é alcançado e não se sente dormência nos ditos cujos... :mrgreen:
Como cada um, tem o seu "traseiro", pode não servir para todos, a mim encaixa na perfeição. Além de ter demonstrado boa resistência à abrasão nas zonas laterais :mrgreen: onde tem um revestimento diferente, claramente mais resistente do que o restante material. A manter.
Em resumo: Uma boa base de evolução, para que se possa ir evoluindo nos componentes, enquanto vamos evoluindo como ciclistas.
Fica uma foto dela maquilhada: