Specialized Rockhooper 2008

Lunatic_Lover

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Boa noite :)

Esta menina chegou-me às mãos dia 27/12. Devido à passagem de ano, e época de exames da faculdade, só hoje foi possível concluir os primeiros 100km, a distância minima (pelo menos para mim) para se possa analisar o comportamento dos diversos componentes.

Possui componentes de gama média, com um bom quadro, constituindo uma boa base para se evoluir. Alguns componentes serão substituídos a curto prazo, outros irão manter-se pois penso que são suficientes para o tratamento que dou à bicicleta :lol:

Lista de componentes:
Quadro- Alumínio M4 manipulado, tubo inferior de espessura variável e tecnologia ORE
Suspensão- RockShox Tora 302 SL, 100mm de curso, mola, baínhas de 32mm, bloqueio, ajuste de recuperação e pré-carga
Caixa de direcção- FSA 1 1/8"
Avanço- Specialized alumínio forjado, 4 parafusos, oversize, 7 graus de inclinação
Guiador- Specialized XC Rise, alumínio de espessura variável, oversize, 640mm de largura, 8 graus de recuo e 6 graus de elevação
Punhos- Specialized Enduro, composto duplo em Kraton
Travão Dianteiro- Avid SD-3R
Travão Traseiro- Avid SD-3R
Manetes Travão- Avid FR-5
Desviador Dianteiro- Shimano Deore M-530
Desviador Traseiro- Shimano LX
Manípulos Mudanças- Shimano Deore SL M511
Cassete- Shimano HG-50, 9 velocidades, 11-34D
Corrente- Shimano HG-73, 1/2" x 3/32" com elo de engate
Pedaleiro- Shimano FCM-442-8, eixo Octalink, 9 velocidades, prato exterior em alumínio
Pratos- 44D/32D/22D
Eixo- Shimano ES-25, eixo Octalink, cartridge selada, 68 x 118mm
Pedais- Simano SPD-M505
Aros- Specialized/Alex, RHD 26 disc, parede dupla, ilhós, pistas maquinadas
Cubo Dianteiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Cubo Traseiro- Specialized Stout disc, 32 furos, falange e apoio de disco maquinados, aperto rápido
Raios- 1.8mm (15g) Inox pretos
Pneu Dianteiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Pneu Traseiro- Specialized Fast Trak LK 26x2.0" 60 TPI
Câmaras de ar- Specialized schraeder
Selim- Specialized Body Geometry, MTB
Espigão Selim- Specialized em alumínio, micro-ajustável, 30.9mm
Aperto espigão- Specialized alumínio forjado, aperto rápido
Bichas mudanças/travões- Jagwire

Peso- 12.8kg

Review dos principais componentes:

Quadro:
- Pessoalmente, quando via o quadro na net, não lhe achava muita piada, mas ao vivo é bastante bonito. As inscrições a vermelho e branco depende do gosto... pessoalmente gosto mais da opção que fizeram na cor azul deste quadro, onde as formas têm apenas a linha de contorno a preto, sem estarem preenchidas... mas a cavalo dado, não se olha o dente :mrgreen:

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-Com uma inclinação bastante acentuada do tubo superior, e com um comprimento maior do que a medida típica, implica uma inclinação acentuada do tubo vertical do quadro, colocando o selim sobre a roda traseira. Este desenho tem influência directa no comportamento e desempenho da bicicleta. Com o selim nesta posição consegue-se maior tracção nas subidas, mas por outro lado, não se consegue adoptar a tão conhecida posição de subida, na ponta do selim, de modo a ficar sentado em linha vertical com o eixo pedaleiro, de modo a poder transmitir a totalidade da força exercida aos cranks...

-Nota-se após uns quilómetros, que este quadro é destinado a longas distâncias, o próprio é bastante confortável em comparação com outros do mesmo material, talvez devido à tal manipulação que eles tanto apregoam :lol: , adoptando-se uma posição de condução descontraída, resultante da posição do selim, ajudada pelo avanço curto e pelo guiador low-rise de 640mm de comprimento.
Estes componentes afectam obviamente o estilo de condução. Como já foi descrito atrás, as subidas não são o terreno para o qual foi idealizada. Como tal, notasse muita agilidade na hora de descer, permitindo mudanças de direcção rápidas e precisas, devido ao efeito alavanca do guiador, demonstrando ser pouco nervosa, ultrapassando os vários obstáculos com relativa facilidade (depende também da técnica do ciclista).

Nota: A pintura é muito sensivel, pois o preto de apenas um tom, risca-se com qualquer coisa. Prova disso é as bichas dos cabos, já estarem a deixar marcas...

Suspensão-
- Praticamente todos já ouvimos, ou lemos comentários sobre a RockShox Tora. Neste caso, é o modelo mais básico, a 302SL. O seu comportamento varia conforme as afinações. Eu como sou levezinho :mrgreen: e sou dado a confortos, prefiro uma recuperação rápida para compensar a pouca pré-carga da mola, de modo a que quase tudo seja absorvido pela suspensão, poupando os braços e pernas. E realmente absorve praticamente tudo, permitindo uma condução precisa, sem grandes solavancos... Upgrade óbvio -Reba, devido ao peso- mas como escrevi no inicio, apenas por mariquice, pois o funcionamento deste modelo já é bom para o uso que dou à bike :)

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Caixa de direcção-

-Uma caixa de direcção normal, onde ao fim de 100km, já se nota uma folga na protecção superior, junto ao avanço. Não tarda, a suavidade característica dos componentes novos passa e vai à vida... mais cedo ou mais tarde, salta.

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Avanço-

-Já vi avanços mais bonitos. :roll: Enquanto se aguentar, vai ficar no sítio. De notar que numa situação de troca de avanço, terei de ter em atenção o comprimento, pois "compensa" na distância ao selim, para garantir uma posição de condução confortável.

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Guiador-

Gosto do desenho :) comprido q.b. ajudando numa direcção precisa e mudanças de direcção rápidas, sem tornar a direcção nervosa.

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Punhos-

Bonitos e confortáveis. Mesmo sem luvas, basta apoiar a mão para se sentir o grip da borracha :wink: Como desvantagem, possuem um buraco pequeno na lateral (1mm de diâmetro talvez), que com as quedas, ou com o simples deitar da bike no chão, permitem a entrada de sujidade para dentro do guiador, o que faz com que percam a aderência ao guiador, daí o aspecto torcido na foto.

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Travões Dianteiro/Traseiro

Single Digit 3. Uns v-brake normais, com bastante rigidez, com pouca torção quando a roda está bloqueada, o que transmite obviamente toda a energia directamente ao aro, que é o que se quer na hora de travar. :) As pastilhas são banais, e com umas incursões na lama, já se nota um desgaste acentuado. Até agora não tive problemas de travagem, consegui sempre parar quando necessário.

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Manetes de travão

-O tal bbb, bonitas, boas e baratas :) Confortáveis na hora de travar, o seu desenho assenta perfeitamente nos dois dedos necessários para travar. Só é pena o seu aspecto frágil.

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Desviadores Dianteiro/Traseiro

-Ambos funcionam na perfeição, em qualquer situação (vê-se nas fotos :mrgreen:), mas nota-se uma maior suavidade no Lx. Noto que, quando passo da cremalheira pequena para a do meio, é necessário puxar um bom bocado de cabo. Talvez necessite de uma afinação.

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Manípulos Dianteiro/Traseiro

-Confortáveis de usar, embora a suavidade não seja a sua principal característica. De notar que possuem Dual-Release, permitindo, que se suba de mudança (passar a corrente para um carreto mais pequeno) com o polegar, empurrando a alavanca do dedo indicador. Pessoalmente não o acho confortável de usar... prefiro o sistema normal...

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Pedais

Iniciei-me com estes meninos nas voltinhas com os pés presos :D São de fácil afinação, fácil encaixe, e fáceis de limpar. Mesmo com lama, funcionaram sempre. Possuem um aspecto robusto, embora não tenha experimentado nenhuns para fazer uma comparação directa. Só com o uso se verá a sua qualidade.

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Rodas

São rodas normais, com bastante flexão lateral. Nota-se bem no arranques rápidos e curvas apertadas. Provavelmente este facto contribui para o conforto geral da bike, mas não será bom para os aros nas pancadas mais fortes... Na revisão que teve (a normal, para ligeiras afinações etc) foi um dos pontos que fiz questão de enaltecer, pois já tinham um certo ondular lateral... Quando pud€r, é pa trocar :)
Os cubos até agora não deram problemas, e rolam muito bem.

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Pneus

-Bons roladores, com boa tracção em terrenos secos. Com lama, acumulam resíduos, o que faz com que os tacos sobressaiam pouco, e provoquem uma diminuição da tracção, que não avisa quando vai escorregar... quando se dá por isso, já vamos a meio da queda.... São bons para o verão ;) são também bastante confortáveis, se variarmos a pressão, conseguimos jogar com essa característica a nosso favor, podendo ajudar a absorver pequenas irregularidades.

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Selim

É um selim bonito e confortável. Mesmo sem a abertura central, com apenas aquele desnível, o objectivo é alcançado e não se sente dormência nos ditos cujos... :mrgreen:
Como cada um, tem o seu "traseiro", pode não servir para todos, a mim encaixa na perfeição. Além de ter demonstrado boa resistência à abrasão nas zonas laterais :mrgreen: onde tem um revestimento diferente, claramente mais resistente do que o restante material. A manter.

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Em resumo: Uma boa base de evolução, para que se possa ir evoluindo nos componentes, enquanto vamos evoluindo como ciclistas. :)

Fica uma foto dela maquilhada:

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otsilac

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Boas Lunatic_Lover

Boa analise que fizeste aqui.

Também tenho uma com mais 1 mes que a tua e concordo com o que dizes acerca dela. Simplesmente não posso avaliar a tua descrição quanto ao guiador e do seu comportamento na bike porque troquei logo na aquisição da bike juntamente com o espigão de selim, Ritchey comp + Pro Alloy Mtb, e os travões Avid Juicy 3 SL, que são muito bons ao contrário daquilo que já tenho lido por aqui.

Boas curvas.
 

Rodasepedal

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Boas,
Concordo com tudo o que disseste, tambem tenho uma desde janeiro já lá conta com 200 kms, e até agora 5 *

alterações aquando da compra:

Travões hidraulicos deore
Selim branco da Stumpjumper
Grade de bidom

Foto da Rocky depois da voltinha deste domingo
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Rodas, upgrade a curto prazo.

Cumps
RODAS
 

elv1s

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Excelente!!! Gostei de ler a review.

Quanto à posição de condução, eu, que também tenho uma rockhopper comp, alterei a minha drásticamente. Selim todo chegado à frente, avanço invertido, e guiador recto. A descer desço o mesmo que descia antes, ou seja, uma nódoa pois não tenho técnica nenhuma, mas a subir notei melhorias significativas, bem como a rolar em zonas mais planas.

Quando puder coloco aqui umas fotos da minha com as alterações que fiz.
 

Rodasepedal

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pepo said:
Boas.
ROdasepedal, qul o peso da tua, com os hidráulicos?

Boas,

Não tenho bem a certeza mas não deve fugir muito dos 13 kg, espero que com t€mpo possa vir a cortar peso nas rodas, se é que me entendes. O que aumentou nos hidraulicos ganhei no selim, qualquer coisa mais leve. Para quem andava numa Voltage (minha querida Yz1) a diferençã é abismal.

Cumps
RODAS
 

Lunatic_Lover

New Member
Basta trocar a Tora por uma Reba, e as rodas por umas mais leves ( por exemplo umas fulcrum redmetal 5, que são relativamente baratas e pesam cerca de 1800g) já se tira umas valentes gramas :)
 

Rodasepedal

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Enquanto for durando vai andando. Esse é o meu lema.

Rodas, suspenção e tudo o resto será para aguentar, pelo menos por agora.

Cumps
RODAS
 

otsilac

New Member
Boas
Ca está a minha bike, desde novembro e com 500Km.
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Como te tinha dito... Guiador recto (uma maravilha para subir, para descer, o truque está em não travar :mrgreen:) e o espigão de selim Pro Alloy Mtb, foram os upgrades que fiz logo na compra. O avanço tb não e´ o de origem ( e´ um Mountain Tribal que já tinha na minha HR) e está invertido.
Neste momento já tem os pneus de origem, porque o terreno começa a secar, e os que tem na foto são de facto melhores em termos de aderência quando em terrenos molhados.
A personalização que esta nas manetes de travão foi feita no dia que cheguei a casa com ela montada em cima do carro, bateu numa pala que existe à entrada de casa :( artolas :mrgreen:

inte´
 

J.B.

New Member
Revejo-me a 100% na review do Lunatic_Lover.
O meu único upgrade foram uns discos hidraulicos e estou muito satisfeito com a bike.

A Specialized anunciou "um modelo que combina prazer com eficácia, ideal para trilhos de cross country", e cumpriu com o prometido.

A Rockhopper garante um BTT descontraído, confortável, ágil e eficiente.
 

Rodasepedal

New Member
Boas pessoal,

Grande teste a que a Rocky vai ter este fds.

24h Coruche. Vai levar com cerca de 6h de porrada.
Tou a contar com ela a 110%

Cumps
RODAS
 

Lunatic_Lover

New Member
otsilac said:
e este tópico fica por aqui? :cry:

LOL..

então vá... :D podes começar por dizer o modelo da tua protecção de escora, que ando ás voltas para encontrar uma que sirva como deve ser na escora assimétrica da rockhooper... tenho uma L universal da Specialized, mas fica larga junto ao apoio, e tenho aquilo cheio de zip-ties, como se vê nas fotos... :(
 

Mossade

New Member
Boas pessoal.
Pelo que li, vou fazer uma boa compra (rockhopper comp disc 2007).
Em relação à protecção da escora, não há modelo especifico, tem de se usar o universal e segurar a protecção com braçadeiras plásticas. Só os modelos enduro, fsr e epic, é que têm modelos específicos e são plásticos.

Boas pedaladas.
 

elv1s

Member
eu meti um modelo da specialized tipo "universal" com o buraco para o apoio da bicha, e com algum custo lá o estiquei para colar o velcro. Nunca mais lhe mexi, e nunca mais saíu do sitio.
 

blackjack

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boas
tenho uma specialized rockhooper comp. disc 2008 comprada a 17/12/08 e o que eu tenho a declarar
são os cubos em especialmente o traseiro com 300 km gripou o cepo onde encaixa a cassete
tinha garantia veio um novo mas na hora de o colocar troquei as rodas por umas mavic cross rider
os pneus são excelentes em atrito mas com 50 km tive que colocar camaras de gel no monte eles
qualquer bico de mato fura, com camaras de gel problema resolvido .
tem cuidado ao lavar o cubo traseiro pois se entrar água gripa facilmente.

bons trilhos :xau:
 

otsilac

New Member
Boas
Pois é, o meu cubo trazeiro tb já anda a fazer um ruído estranho, acho que tb já deu o que tinha a dar. :mrsock: e só tem +- 800km :mrsock:
Tenho de ir à loja.
Quanto à protecção de escora a minha é mesmo um modelo especifico e não é preciso andar com "atilhos" por aqui e por ali, como já li por aqui.
 

ricsaraiva

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Boas.

Eu tenho uma Specialized Rockhopper Comp Disc de 2007 e só posso dizer maravilhas da mesma! Concordo com o que já foi dito atrás, é uma excelente bicicleta, muito confortável e fiável.

Tem cerca de 3400km e não apresentou grandes problemas até à data, como podem ver em http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20435.0.html.

Felizmente nunca tive problemas com os cubos, e apenas tive de trocar a cassete e corrente à uns dias.

Em relação à protecção da escora eu uso uma desde que comprei a bicicleta, de uma marca de acessórios (como podem ver no tópico acima) e apesar de não ser específica para a Rockhopper adapta-se muito bem. Nem sei se o corte já vinha feito ou se foi feito na loja... sei que cumpre na perfeição a sua função, o velcro é bastante forte, nunca a retirei e não dificulta o funcionamento das mudanças.

Abraço.
 
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