SPECIALIZED HARDROCK 2004, investimento e upgrade

Miguel Sequeira

New Member
Boas!

Adquiri à bem pouco tempo uma Specialized Hardrock em segunda mão penso que de 2004, para apenas dar uns pequenos passeios, mas o bichinho do BTT ''mordeu-me'', o vício instalou-se e sempre que posso estou a pedalar!

O que se passa é o seguinte gostava de fazer vários upgrades à bicicleta, mas fui a uma loja e disseram-me logo que não valia a pena e o melhor era comprar outra.

O que tenho em mente neste momento é mudar, suspensão uma (RST Gila T4) para uma Rockshox reba (estou a pensar comprar em 2ª mão), mudar as rodas para umas Mavic Crossrider Disc .

Com estes upgrades já posso colocar travões de disco ( tenho um amigo que tem uns parados e mos empresta até puder comprar uns novos).

Mais tarde estou a pensar em mudar toda a transmissão para SRAM x9.

O que acham? Vale a pena fazer o upgrade? :confused:

Conto com a vossa ajuda!
 
Calma, tens de dar tempo a malta.

Relativamente ao teu caso, a vantagem se fazeres upgrades é que tens a possibilidade de montá-la a teu gosto. Fica mais caro mas fica a teu gosto.

Foi o que fiz, no meu caso não tinha dinheiro para comprar uma
nova, comprei usada e bastante degradada e fui e continuo a modifica-la/restaura-la e fazer upgrades.
 

Miguel Sequeira

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É isso mesmo que estou a pensar fazer!

Para puder colocar os travões de disco tenho de mudar a suspensão? Ou a RST GILA T4 aceita os travões de disco?
 
No meu caso, tinha uma Hardrock Sport 2011, decidi comprar uma nova.
Fiz contas, e no meu caso para fazer um upgrade não compensava.
A suspensão para o meu andamento estava nas couves. Para a mudar, tinha de substituir travões (na altura era bastante dificil arranjar uma suspensão razoàvel com v-brake).
Para mudar travões tinha de mudar rodas. A transmissão também não ajudava muito (8V).
Fiz contas à vida e tudo se não estou em erro dava perto de 500€, e ficava sempre com alguns "cancros" por resolver, pedaleira, caixa de direcção...
 

nukez0r

Member
Bom dia Miguel,
Eu tenho uma Hardrock de 2005. Quando a comprei, a um colega meu, já tinha travões de discos hidráulicos.
Consoante o tempo passou, fiz-lhe alguns upgrades, como a suspensão e rodas.
Podes ver a evolução aqui.
Fazer ou não fazer upgrades é uma dúvida que também sempre me surgiu mas ao passar do tempo tornou-se preferível do que comprar uma nova.
Comprar uma nova iria-me custar alguns 1000€ para cima e os upgrades que fiz valeram a pena.
E tá bonita! :mrgreen:
 

Miguel Sequeira

New Member
Olá nukez0r!

A evolução da tua bicicleta está 5****!:cool:

Pelas contas que tenho feito ainda vou gastar algum dinheiro, mas gosto bastante do quadro da specialized hardrock.
No inicio vou ter um gasto maior devido a ter que mudar as rodas e a suspenção para puder colocar travões de disco.

Como disse inicialmente estou a pensar comprar uma ''rockshox reba'' em segunda mão (por volta dos 150€), e as rodas umas mavic crossride 26'' (por volta dos 180€ - 200€). Quanto aos travões de disco um amigo meu tem uns encostados e empresta-mos até puder comprar uns novos. A transmissão por enquanto ainda funciona bastante bem e só irei trocar mais para a frente (quando começar a dar problemas).

Já agora alguém me sabe dizer qual o eixo das rodas da specialized hardrock 2004?
Gostava também de saber a vossa opinião sobre a suspenção ''rockshox reba'' e as rodas ''Mavic Crossride'', são uma boa opção?

Obrigado a todos pelas vossas respostas.
 
Last edited:
Boas.
Também estou a modificar uma Berg Roda 29" aos poucos, fica mais caro, mas não se gasta o dinheiro todo de uma vez, vai-se gastando ao poucos e metendo as coisas ao nosso gosto... Comprei a minha vai fazer 1 ano em Agosto, comprei usada por 200€ e já vai em 450€ com as modificações, mas também fui vendendo as peças que troquei e dá sempre para abater algum valor :)

Quanto á Reba e ás Rodas, não posso ajudar-te por experiência própria mas por testemunhos que já li e ouvi, a suspensão se tiver em bom estado é boa, e as rodas em preço qualidade também são boas.
É o que penso meter na minha também, lá mais pra frente.

Abraço
 

Miguel Sequeira

New Member
É isso mesmo hmartins28.

Aos poucos a bicicleta fica ao nosso gosto e acho que se fosse comprar uma nova acabava por sair mais caro, porque os componentes que vêem de origem nunca são aqueles que nós queremos.
 
Miguel Sequeira, desculpa lá insistir, o dinheiro é teu, e apenas tu é que tens o poder de o gastar.
Já fizeste as contas? Mesmo comprando novo e trocando o que queres, já viste se não fica mais barato?

Acho engraçado, no inicio fizeste a seguinte pergunta: "O que acham? Vale a pena fazer o upgrade?"
Mas estavas mesmo era à espera de ouvir uma resposta igual ao que o colega hmartins28 disse...

Tens um quadro de 2004, com 10 anos.
O quadro é um verdadeiro tanque de guerra, embora desactualizado.
Achas que vale a pena continuar a investir, tendo a possibilidade de comprar novo?
Hoje mudas as rodas, amanha mudas travões, depois começas a mudar os cancros um a um (digo pedaleira, rolamentos, esferas, caixa direcção, transmissão). por fim estética, vais começar a colocar componentes actuais (espigão, selim, avanço...).
Depois de tudo composto, rodas Crossride, transmissão X9, travões XT, tudo minimamente actualizado e ao teu gosto, vais olhar para o quadro, o que vais fazer?

Pensa bem antes de fazeres o investimento.
Nesta altura existem muitas promoções, preços muito bons. Se ao comprar novo não gostas do selim X, do componente Y, primeiro dá uma oportunidade, depois se não gostares mesmo, tiras. Não acredito é que ao comprar novo não gostes da maior parte dos componentes.
 
Em relação à tua afirmação:
"e acho que se fosse comprar uma nova acabava por sair mais caro, porque os componentes que vêem de origem nunca são aqueles que nós queremos"

Nunca, mas nunca os componentes são aqueles que nós queremos. Queremos sempre melhor, sempre mais leve, sempre mais caros. Nunca estamos satisfeitos.
Tu compras por exemplo umas rodas Crossride. Eram as rodas da tua vida.
Um mês depois começas a achar que as Crossmax é que são as rodas da tua vida...

Compras uns travões SLX, são um espectáculo, cumprem em tudo o que pedes, mas só vais parar quando tiveres os XTR...
 

MiGuEl_82

Active Member
Miguel Sequeira, desculpa lá insistir, o dinheiro é teu, e apenas tu é que tens o poder de o gastar.
Já fizeste as contas? Mesmo comprando novo e trocando o que queres, já viste se não fica mais barato?

Acho engraçado, no inicio fizeste a seguinte pergunta: "O que acham? Vale a pena fazer o upgrade?"
Mas estavas mesmo era à espera de ouvir uma resposta igual ao que o colega hmartins28 disse...

Tens um quadro de 2004, com 10 anos.
O quadro é um verdadeiro tanque de guerra, embora desactualizado.
Achas que vale a pena continuar a investir, tendo a possibilidade de comprar novo?
Hoje mudas as rodas, amanha mudas travões, depois começas a mudar os cancros um a um (digo pedaleira, rolamentos, esferas, caixa direcção, transmissão). por fim estética, vais começar a colocar componentes actuais (espigão, selim, avanço...).
Depois de tudo composto, rodas Crossride, transmissão X9, travões XT, tudo minimamente actualizado e ao teu gosto, vais olhar para o quadro, o que vais fazer?

Pensa bem antes de fazeres o investimento.
Nesta altura existem muitas promoções, preços muito bons. Se ao comprar novo não gostas do selim X, do componente Y, primeiro dá uma oportunidade, depois se não gostares mesmo, tiras. Não acredito é que ao comprar novo não gostes da maior parte dos componentes.

Ora aqui está um bom conselho!!

Se vais fazer upgrades num quadro de 10 anos prepara-te para gastares mais dinheiro do q gastarias numa nova... palavra de quem comprou uma bike de 800 Euros e q já gastou provavelmente valor idêntico em upgrades. E o que tenho hoje? Uma bike "feita" à minha medida é verdade, mas q não passa de uma bike banal com equipamento de média gama...
 

Miguel Sequeira

New Member
Obrigado, pela vossa ajuda pessoal!
Realmente, fazendo bem as contas, sai-me muito mais caro os upgrades, que comprar uma bike nova. Ainda vou ter que pensar bem no assunto, é que neste momento investir numa nova não vai ser fácil, enquanto que se for investindo aos poucos sempre é mais facil. Vou ter de ponderar bem...
 
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