Specialized Epic S-Works Carbon

MarcoB

New Member
Depois de muito ponderar, decidi colocar aqui um tópico com a minha "menina" e alguns detalhes da mesma.

Para além disso aproveito para contar como fiquei com o quadro atual pois é um exemplo de como uma garantia funcionou bem.

Tudo começou em Maio passado quando voltei a pedalar, após uma paragem de 5 anos. Tendo eu uma Epic S-Works de 2006 (1º modelo em carbono) foi a bike que utilizei durante algum tempo.

Para espanto encontrei uma fissura no quadro conforme a imagem abaixo.

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Levei a bike à loja onde tinha adquirido, garantia ativada e em 4 dias recebi uma chamada para passar na loja porque tinham novidades.

Para meu espanto quando abri a caixa e vi o meu quadro actual: um S-Works mas de 2011 :)

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E assim começou a montagem.

Ideia inicial: Passar todo o equipamento da bike antiga para este quadro.

Problemas:
1 - Eixo traseiro necessita de ser 142+ X-12
2 - Tubo de direção "tappered"
3 - Necessário adaptador para montar o pedaleiro pois quadro é para BB30
4 - Desviador frontal é E-Type
5 - Comprimento do tubo do travão de trás é muito curto para este novo quadro

Soluções:
1 - Tendo as rodas com Cubos DT 240s, adquiri um Kit de conversão e foo convertido o eixo (75€)
2 - A Specialized forneceu o adaptador necessário para poder montar a minha suspensão
3 - A Specialized forneceu os adaptadores necessários
4 - Adquiri um desviador XT 2012 online (29€)
5 - Montado de maneira não convencional para "desenrascar" temporáriamente

Posteriormente já sofreu alguns upgrades.

- Espigão de selim: Thomson Elite Setback -> KCNC TI 8000
- Travões: Formula Oro K24 -> Formula R1 2012
- Punhos: Ritchey WCS -> Specialized X-Lite Red
- Pedais: Egg Beater 3 -> Egg Beater 2Ti Tunned (Mola e eixo TI)
- Pedaleira: Shimano XT -> Shimano XTR M970 40-26
- Rodas: Aros DT 4.1+Raios 2.0 + Cubos DT 240s -> Aros ZTR Olimpic + Raios CN + Cubos DT 240s
- Selim: Selle Italia SLR Decapado -> Selle Italia SLR Flow Team Edition

Segue abaixo umas imagens de como está actualmente e a listagem dos componentes.

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NOTA:
Alguns pesos podem não estar 100% corretos (bichas, cabos e suspensão pois não foram pesados por mim), mas o peso final está correto e confirmado em balança por mim.

Neste momento estou a aguardar os parafusos em TI para os discos (onde vou conseguir tirar mais 9-10g) e depois os upgrades vão parar durante algum tempo (vamso ver quanto tempo aguento) mas já estão alguns em ideia, como é o caso do guiador (e com este volta o meu antigo avanço da ritchey WCS 25.4 que tem menos umas gramas do que o atual e é preto :rolleyes:)
 

pimentoski

New Member
Brutal!!!! Quando eu conto que a garantia na specialized funciona, nunca ninguém acredita... Trocarem o teu quadro velho e riscado que valia uns 500 euros e darem-te um de 3400 euros, não é qualquer marca... aliás, aposto que não era mais nenhuma a fazer isso.
 

JACK_LIVE

New Member
isso sim é pós venda por isso que depois que começei a usar specialized não deixo mais, comprei uma epic alumino 2011 dei azar e o shock apresentou defeito(curso muito curto) a loja nem me questionou, simplesmente mandou outra antes mesmo de eu mandar o danificado, isso vale muito e com certeza só SPECIALIZED pra fazer isto, e tambem um lojista que sabe cuidar de seus clientes.
por sinal sua bike está lindissima, combinação de cores e peças está perfeita.
 

Antonio73

New Member
Esse aperto do espigão ou muito me engano ou está mal montado, pois o lado do parafuso, tem de estar no lado contrário da ranhura pois corre o risco de partir. Pimentoski, não fales muito bem da Specialized pois aqui neste forum há pessoas (pseudo-atletas) muito sensiveis e dizem que és fundamentalista, para além disso essa marca não é nada exclusiva, o que não falta ai são SP.
Fora de "tristezas", parabéns pela máquina, uma das minhas FS preferidas.
 

CANSADO

New Member
O melhor quadro FS do mercado. E não tenho medo de o dizer, porque os tais fundamentalistas do dizer mal da specialized, tem é muita inveja.
Basta ver o palmarés dessas maquinas nas diversas variantes de ciclismo/btt. E que outra marca faria uma troca dessas de garantia em tão pouco tempo?
Fazia uma pequena alteração na bike, trocava o avanço por um em branco. E os punhos tambem.
Tiveste que colocar um adaptador na roda de trás por causa do 142+, certo?
 
Muito bonita a epic, eu não sendo grande amante da estética da specialized, tenho de afirmar que esta está muito bonita..
Mas o mais importante acima de tudo foi a atitude e a forma como a marca tratou de um cliente.. Assim sendo só ganhou mais a minha atenção..
Um abraço e boas voltas com essa menina..
 

MarcoB

New Member
CANSADO Tive que trocar o eixo e os terminais do cubo traseiro (a DT tem os Kits com tudo o que é preciso). A troca foi feita na loja e toda a montagem também ao abrigo da garantia.

Quanto ao detalhe estético do avanço... Já estou farto de levar na cabeça por causa disso e eu próprio fiquei meio "azul" quando abri a encomenda com o avanço pois era para ser em preto, como foi erro meu na encomenda e queria era ter a bike montada, ficou.

Num futuro próximo quando efectuar a troca do guiador, irei colocar um ritchey WCS 25.4 que tenho à espera já (pesa menos umas gramitas do que o atual, 103g)


António73 Quanto ao aperto estar mal montado, não fui eu que fiz a montagem, foi diretamente na loja e penso que sendo a loja que é em questão não iam enganar-se nesse "detalhe", de qualquer forma obrigado pela nota e vou questionar ainda hoje (tenho que passar lá para entregar um parafuso dos R1 que me emprestaram para "desenrascar").


Outra das coisas que não falei no tópico inicial foi o comportamento da "menina". Tem sido irrepreensivel em todos os aspetos. Tem bastante mais rigidez do que o quadro antigo e gosto mais do funcionamento deste brain/amortecedor do que do antigo.

Neste momento já fiz algumas voltinhas mais longas com ela e 5 estrelas.
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Sim senhor... que canhão :)

Parabéns e é bom ouvir relatos de bons funcionamentos dos pos-vendas e garantias :)

Brutal...

Boa sorte com a máquina e bons e muitos km
 

Antonio73

New Member
Marco eu apenas me estou a guiar pelo que diz a própria Sp. Aliás até há alguns topicos neste forum que falam nisso e depois de se pedir um esclarecimento à marca eles aconselham a montar o parafuso do lado contrário da ranhura. Mais uma vez parabéns pela máquina.
 

MarcoB

New Member
Bom dia,

Estou a aguardar os parafusos em Ti para os discos e com isto a bike deve ficar com 10.010 :fpalm:

Algumas ideias para retirar mais algumas gramas e ficar finalmente Sub10 kg? (Se possivel sem custos ou com custo baixo).


P.S. Não quero retirar o Pop-lock... por agora.
 

MarcoB

New Member
Giantfreerider Sim é uma hipotese, pedalar mais não consigo infelizmente, já vou pedalar com todo o tempo disponivel que consigo ter.

pimentoski
Os apertos das rodas já são "leves" tenho um FRM à frente que é bastante leve e atrás é o da DT que é para o sistema 142+ X12 que infelizmente não é muito leve mas é o que tenho que usar.
Roldanas já pensei nisso, mas vai esperar até estas estarem mais gastas
A Susp. Já está pensado e terá que aguardar mais algum tempo devido à maldita "troika"

Outra ideia é trocar a corrente por uma Sram 1091R que por acaso já estava pensado.
 

tinric

Super Moderador
Marco 10g é às vezes a variação das balanças :) isso é como diz o Giant... em poucos km de desgaste vão à vida... senão sim, meia duzia de parafusos, as roldanas.. mas isso pode não chegar e justificar o investimento...

Gasta essa corrente quando trocares mete uma mais leve... se bem que se ela estiver boa.. quando fores a pesar já não deves precisar

Até diria mais... faz como eu dizia no meu tópico :D eheheh tira 10 ml de liquido dos pneus :) eheheh
 

ruialexis

Elos Rápidos
MarcoB,

excelente quadro, para mim é só a melhor FS do mercado de longe...a única que na minha opinião se aproxima é a Trek Top Fuel 9.9 SSL.

Se queres tirar peso, basta trocares a suspensão por uma Specialized E100 onde para além das cerca de 200g que ganhas, vais notar uma diferença enorme no comportamento da bicicleta...sim eu sei quanto custa, mas acredita que a diferença é substancial. Falo por experiência própria e não porque ouvi dizer ;)

O meu quadro é de 2010, por isso diferente do teu e ligeiramente mais pesado, creio que cerca de 150g. Está com 10,400Kg, como faço essencialmente maratonas e ultra-maratonas a fiabilidade é neste momento mais importante que umas gramas a menos! Apesar de achar que a tua montagem está perfeitamente fiável, com excepção das rodas ;)

Boas voltas,
RA
 

MarcoB

New Member
Obrigado uma vez mais pelos comentários.

Hoje foi dia de mais alguns kms pela Arrábida e já deu para ver o desgaste no RoRo 1.85 atrás, já ando a pensar numa alternativa mais "durável" mesmo que com mais algum peso.

Em principio vou testar o Specialized Fast Trak 1.8 que tenho recebido bom feedback de quem já usa à algum tempo. Para Verão tenho na ideia usar o Renegade, mas para este tempo vou testar o Fask Trak.

Entretanto chegaram os parafusos em TI para os discos, amanhã já devo ver a diferença para os de aço que tenho montados.

tinric Tens toda a razão, por agora é dar-lhe Kms e quando necessitar de trocar alguma coisa procurar uma boa alternativa em termos de peso.

ruialexis Fiquei curioso pelo que colocaste. Qual a razão para dizeres que as rodas não são fiáveis?
 

ruialexis

Elos Rápidos
Marco,

a minha perspectiva de fiabilidade implica fazer muitas Maratonas e Ultra-Maratonas ao longo do ano, e nesse sentido as montagens com com aros ZTR, (apesar de teres uns cubos muito bons) são mais sensiveis ao desgaste, ás pancadas fortes, aos empenos que outro tipo de rodas de fábrica (Fulcrum Red Metal zero ou Mavic SLR).

Mas atenção, para a grande maioria dos utilizadores são excelentes...e leves ;)

RA
 

pimentoski

New Member
as rodas são das melhores do mercado, cubos 240s com uma fiabilidade brutal, e as ZTR já estão mais que batidas e provadas que aguentam muito... As minhas já tem mais de um ano, a minha bicicleta é HT, peso mais 80kg e as rodas estão direitas como no primeiro dia, e levam muita porrada... Basta ver neste fórum as dezenas de rodas ZTR e ninguém se queixa dos aros. A maior parte usa Alpine, uma versão melhorada da Olympic, só se for por isso.
 
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