Specialized Epic Carbon S-Works 2009

TUBORG98

New Member
O Pai Natal cumpriu a promessa. :D

Assim que comecei a descobrir esta bicicleta pela net e pelas revistas, que foram destapando os detalhes, a minha curiosidade aumentava exponencialmente. Até que no final de Agosto resolvi fazer a minha reserva na minha loja habitual e responsável pela montagem que vos apresento, a PROCICLAR em Viseu.

Em Novembro durante a Expobike em Santarém, vejo finalmente a bike e confirmo ao vivo tudo aquilo que já tinha lido e relido desta bike, apesar de um grafismo sóbrio o impacto visual que causa não deixa ninguém indiferente. Mas continuava com dúvidas em ao seu desempenho no terreno, porque isso sim é o que é verdadeiramente importante na bike. Sem possibilidade de fazer um test-drive, as minhas dúvidas persistem e de nada adiantava ler e reler os teste e outras analises que começavam a ser publicadas.

Até que no inicio de Dezembro o amigo Mikka Salo coloca este fantástico tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,48170.0.html) que nos tem deliciado com as suas analises. Até aqui tudo bem, o único problema para mim é que noticias da entrega da minha bike não eram muito animadores. :cry:

Durante o período que antecedeu o Natal vi montarem na PROCICLAR dois quadros Epic Carbon S-Works, mas bicicletas montadas a previsão que inicialmente era anterior à entrega dos quadros foi alterada.

A minha decisão de comprar uma bike montada em vez de comprar o quadro separado prendeu-se essencialmente com dois motivos: o pedaleiro Specialized e as rodas Roval. O pedaleiro possui rolamentos integrados e pesa menos 100g (aproximadamente) que a o Shimano XTR uma das referencias do mercado. As rodas com cubo traseiro DT Swiss, raios Dt Swiss, sinonimo de fiabilidade, e com um peso anunciado de 1385g. Estes dois componentes alinhavam em sintonia com o restante conjunto e na minha opinião assim obteria-se-ia o melhor rendimento da bicicleta.

Quando realmente menos esperava que a bike fosse entregue recebo um telefonema da PROCICLAR a informar-me que no dia seguinte iriam receber uma encomenda que me ia interessar. :roll:
Azar, nesse dia tinha uma reunião em Lisboa e não sabia quando terminava e logo agora que tanto tinha esperado pela bike.
Sorte, foi rápido e eu ainda mais rápido no caminho para Viseu. :twisted:

Passando agora para a bike em questão, com a montagem e as alterações já efectuadas:

Quadro Triângulo principal em carbono FACT 10m, construção IS, escoras superiores, inferiores e dropout em carbono FACT,pivôs com rolamentos selados, 100mm de curso, tamanho M
Amortecedor Specialized AFR remote mini, válvula de inércia BRAIN c/ BRAIN fade e ajuste de retorno
Suspensão Specialized Future Shock E100, 100mm de curso, Brain Fade, ajuste externo do retorno, coluna de 1-1/8” para 1.5” em carbono
Caixa direcção 1-1/8” para 1.5” sem rosca, estilo Campy, rolamentos selados
Avanço Syntace F119 OS, aperto de guiador 31.8mm Syntace F99 105mm com parafusos em titânio
Guiador Specialized XC Carbon elevado, 31.8 OS elevado, largura 640mm Syntace Duraflite Carbon 25,4mm
Punhos Specialized finos com fixação Specialized Sidewinder
Travão dianteiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 160mm
Travão traseiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 140mm
Desviador dianteiro Shimano M971 XTR, DMD top swing, dual pull
Desviador traseiro Shimano RD-M972 Top-normal XTR Shadow, caixa longa em carbono SRAM X-0 caixa média
Manípulos mudanças Shimano SL-M970 XTR, trigger SRAM X-0 gripshift
Cassete Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-34d Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-32d
Corrente Shimano XTR
Pedaleiro S-Works cranques OS em carbono, 175mm
Pratos 22 x 32 x 44, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo S-Works, OS, integrada
Pedais Crank Brothers Eggbeatter 4ti
Aros Roval Controle SL, disc, 24mm
Cubo dianteiro Roval Controle SL XC Carbon
Cubo traseiro Roval SL
Raios DT Swiss Aerolite 2.0/1.6, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Pneu traseiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Selim Specialized Phenom SL, carris em titânio 143mm
Espigão selim S-Works Carbon 30.9mm, cabeça de parafuso único, 350mm Thomson Masterpiece 30,9X350mm
Aperto espigão Braçadeira de 36.9mm

dsc00441uu5.jpg


dsc00446hw0.jpg


dsc00447ea4.jpg


dsc00448he0.jpg


dsc00455lh0.jpg


dsc00454zp3.jpg


dsc00451lt1.jpg

Peso final: 9,76kg

Primeiras impressões da bike depois de ter andado com ela 3 vezes apenas:

Muito rápida nas mudanças de direcção, fiquei impressionado com a bike a descer, transmite uma confiança muito grande e com uma estabilidade muito boa. O conjunto suspensão/amortecedor funcionam em verdadeiro binómio e fazem uma leitura muito boa do terreno, se bem que exigem que se despenda bastante tempo até se achar as afinações correctas, o manual é uma boa ajuda. :wink: Os cranks são de uma suavidade de se tirar o chapéu, as rodas são mais rígidas que as Mavic SLR, muito ao nível das Shimano XTR.

Esta é a primeira analise da minha nova bicicleta, à medida que a for conhecendo melhor vou actualizando e colocando os updates que estou à espera. :p

Boas pedaladas e bom ano de 2009 para todos. :yeah:
 

mad max rr

New Member
Que grande máquina que aí tens, os meus parabens :D

Estou curioso para saber como se comporta essa suspensão da frente:

Tem plataforma ajustavel ?
 

KoTaM

Member
..... E Eu a pensar que essa ia ser a minha prenda de Natal e afinal foi para o amigo TUBORG98 :lol:

....Isto é que é começar 1 ano novo da melhor maneira , agora não a deixes ficar mal e dá-lhe gaz.

+ 1 Vez parabêns pelo avião que voa baixinho nos trilhos.

BHKOTA
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Confesso que não sou particular fã da bicicleta, e que a seven sola que tens no avatar enche-me muito mais as medidas (por falar nisso, não a queres dar para beneficência? Tipo, a mim? :mrgreen: :lol: ), mas tenho que dar os parabéns pelas sensações transmitidas no tópico, e pelas opções :)

Boas pedaladas é que é preciso :yeah:
 

Pedro_xpto

New Member
Grande maquina PARABENS, este é daqueles topicos que da gosto abrir e ler, porque parece que sentimos a alegria da pessoa que está a escvrever!! Goza-te bem dela, da-lhe km que é o que ela merece ;)
 
R

ruipmoliveira

Guest
Viva,

O Pai Natal foi amigo 8)
Essa bike está fenomenal, de facto tem que se perder um pouco de tempo com as afinações das suspensões.Protege o quadro com película específica nas zonas mais expostas por causa do verniz.

M.Parabéns.
 

Patitos

Active Member
Gostos não se discutem.........parabens pela bike, como tudo na vida interessa é que tu gostes, o resto é discutir sexo dos anjos
 

Polegar

Active Member
apesar de o sistema a mim nao me convencer (sei que é bom, apenas acho que o amortecedor deve trabalhar quando o utilizador pretender :))) tenho de admitir que esta um espectaculo. Parabens pela bike. esta linda. Essa pedaleira mmmmm ´que me deixa agua na boca, depois relata-nos se sentes alguma diferença para as outras topo de gama como xtr,FSATRuvativ entre outras.
Parabens mais uma vez e boas pedaladas.
 

David Raquel

Active Member
Espetacular!

O peso é peso é muito bom mas ainda da para baixar mais, porque não montas o speednedle que tens na seven? Ja agora, como comparas o TSN em relação ao phenom?

Obrigado e vai dando notícias da maquina!
 

baipomont

New Member
Viva, acrescento umas informações acerca do peso, que tinha colocado no tópico do MIKKA SALO.
Encontrei uma tabela na revista espanhola "SOLO BICI" que compara pesos entre EPIC S-WORKS 2008 vs 2009.

Não menciona se estes dados são com quadros pintados, envernizados, com guias de cabos, etc...pois as marcas têm estas "manhas" ...

Quadro 2008/2009 - 1900g / 1680g (-220g)
Amortecedor traseiro 2008/2009 - 470g / 360 (-110g)
Forqueta 2008/2009 - 1550g / 1407g (-143g)
Pedaleira 2008/2009 - 781g / 686g (-97g)

Muitas e boas pedaladas
 

baipomont

New Member
Já agora, não resisto a uma relação EPIC S-WORKS vs 7 pecados:
- GULA - é o que vais sentir em cada km, seja a subir ou a descer. Vai-te apetecer devorar mais e mais km :D
- LUXÚRIA - infelizmente estamos de acordo que isso não é para todos :cry:
- AVAREZA - olha, não sei o que dizer,...
- PREGUIÇA - é o que te poderá acontecer se fores "obrigado" a andar noutra bike qualquer :mrgreen:
- VAIDADE - é o que já estás a sentir 8) :lol:
- INVEJA e IRA - É o que eu vou sentir, ou melhor, que já estou a sentir por não ter uma igual :evil: :mrsock:

Que me desculpem todas as outras super-bikes que também admiro, Scotts, Treks, Cannondales, Meridas, Orbeas, Giants,...
...Mas para mim a EPIC S-WORKS é a deusa das bikes na Terra :venia:

Parabéns pelo avião, continua a actualizar o tópico :clap:
Miguel Silva
 

guilhas

Active Member
Parabéns :wink:

tens ai um grande canhão :mrgreen:, gosto do quadro, mas ainda gosto mais das rodas :mrgreen: :mrgreen:
 
TUBORG98, que maquina estou a :drool:... Precisamos é de uma análise mais completa, nomeadamente em relação á Pedaleira versus outras topo gama e suspensão :wink:.
Anda muito, para nos contares como É :wink:.

Um Abraço
 

TUBORG98

New Member
Obrigado a todos pelos comentários.  :yeah:

Para poder dar uma opinião mais fundamentada e consolidada sobre a bike e respectivos componentes, necessito de mais umas horas a pedalar.  :D

Ludos said:
Confesso que não sou particular fã da bicicleta, e que a seven sola que tens no avatar enche-me muito mais as medidas (por falar nisso, não a queres dar para beneficência? Tipo, a mim?  :mrgreen: :lol: ), mas tenho que dar os parabéns pelas sensações transmitidas no tópico, e pelas opções :)

Boas pedaladas é que é preciso :yeah:

Pois, a Seven é outra história. tenho de coloca-las frente a frente e tirar umas fotos.  :twisted:

David Raquel said:
O peso é peso é muito bom mas ainda da para baixar mais, porque não montas o speednedle que tens na seven? Ja agora, como comparas o TSN em relação ao phenom?

O peso dá para baixar mais, mas o meu objectivo nesta bike não é transforma-la em uma bike ultra-leve, mas sim atingir o ponto de equilíbrio ideal de modo a retirar-lhe o máximo de rendimento, sem prejuízos na fiabilidade.

O Speednedle é um bom selim, mas enquadro-o noutra filosofia, para fazer maratonas prefiro de longe o Phenom, mesmo pesando mais 110gramas que o Tune!! :cry:
Mas o conforto que o Phenom nos dá nas longas distancias é na minha óptica, mais importante e indo de encontro à montagem que efectuei.
 

Tecnical

New Member
Não sei se te faça uma vénia ou se te deseje a morte.. LOL

Estou a brincar desejo-te as maiores emoções sentado nesse selim. Com essa maquina já podes ser campeao do mundo..

Não te canses.. pedala muito
 

Don_Martin

New Member
Boas

Grande maquina que o pai natal te trouxe. . . Está excelente, belas escolhas que fizeste . . . e o peso está muito bom, e penso que tenhas atingido um ponto de equilibrio . . . Tenho a impressão que tens o que necessitas para rolar rapido e fazeres boas descidas.

Boas pedaladas e quando puderes manda vir mais descrições.

Cumprimentos
 
Top