O Pai Natal cumpriu a promessa.
Assim que comecei a descobrir esta bicicleta pela net e pelas revistas, que foram destapando os detalhes, a minha curiosidade aumentava exponencialmente. Até que no final de Agosto resolvi fazer a minha reserva na minha loja habitual e responsável pela montagem que vos apresento, a PROCICLAR em Viseu.
Em Novembro durante a Expobike em Santarém, vejo finalmente a bike e confirmo ao vivo tudo aquilo que já tinha lido e relido desta bike, apesar de um grafismo sóbrio o impacto visual que causa não deixa ninguém indiferente. Mas continuava com dúvidas em ao seu desempenho no terreno, porque isso sim é o que é verdadeiramente importante na bike. Sem possibilidade de fazer um test-drive, as minhas dúvidas persistem e de nada adiantava ler e reler os teste e outras analises que começavam a ser publicadas.
Até que no inicio de Dezembro o amigo Mikka Salo coloca este fantástico tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,48170.0.html) que nos tem deliciado com as suas analises. Até aqui tudo bem, o único problema para mim é que noticias da entrega da minha bike não eram muito animadores. :cry:
Durante o período que antecedeu o Natal vi montarem na PROCICLAR dois quadros Epic Carbon S-Works, mas bicicletas montadas a previsão que inicialmente era anterior à entrega dos quadros foi alterada.
A minha decisão de comprar uma bike montada em vez de comprar o quadro separado prendeu-se essencialmente com dois motivos: o pedaleiro Specialized e as rodas Roval. O pedaleiro possui rolamentos integrados e pesa menos 100g (aproximadamente) que a o Shimano XTR uma das referencias do mercado. As rodas com cubo traseiro DT Swiss, raios Dt Swiss, sinonimo de fiabilidade, e com um peso anunciado de 1385g. Estes dois componentes alinhavam em sintonia com o restante conjunto e na minha opinião assim obteria-se-ia o melhor rendimento da bicicleta.
Quando realmente menos esperava que a bike fosse entregue recebo um telefonema da PROCICLAR a informar-me que no dia seguinte iriam receber uma encomenda que me ia interessar. :roll:
Azar, nesse dia tinha uma reunião em Lisboa e não sabia quando terminava e logo agora que tanto tinha esperado pela bike.
Sorte, foi rápido e eu ainda mais rápido no caminho para Viseu. :twisted:
Passando agora para a bike em questão, com a montagem e as alterações já efectuadas:
Quadro Triângulo principal em carbono FACT 10m, construção IS, escoras superiores, inferiores e dropout em carbono FACT,pivôs com rolamentos selados, 100mm de curso, tamanho M
Amortecedor Specialized AFR remote mini, válvula de inércia BRAIN c/ BRAIN fade e ajuste de retorno
Suspensão Specialized Future Shock E100, 100mm de curso, Brain Fade, ajuste externo do retorno, coluna de 1-1/8” para 1.5” em carbono
Caixa direcção 1-1/8” para 1.5” sem rosca, estilo Campy, rolamentos selados
Avanço Syntace F119 OS, aperto de guiador 31.8mm Syntace F99 105mm com parafusos em titânio
Guiador Specialized XC Carbon elevado, 31.8 OS elevado, largura 640mm Syntace Duraflite Carbon 25,4mm
Punhos Specialized finos com fixação Specialized Sidewinder
Travão dianteiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 160mm
Travão traseiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 140mm
Desviador dianteiro Shimano M971 XTR, DMD top swing, dual pull
Desviador traseiro Shimano RD-M972 Top-normal XTR Shadow, caixa longa em carbono SRAM X-0 caixa média
Manípulos mudanças Shimano SL-M970 XTR, trigger SRAM X-0 gripshift
Cassete Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-34d Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-32d
Corrente Shimano XTR
Pedaleiro S-Works cranques OS em carbono, 175mm
Pratos 22 x 32 x 44, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo S-Works, OS, integrada
Pedais Crank Brothers Eggbeatter 4ti
Aros Roval Controle SL, disc, 24mm
Cubo dianteiro Roval Controle SL XC Carbon
Cubo traseiro Roval SL
Raios DT Swiss Aerolite 2.0/1.6, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Pneu traseiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Selim Specialized Phenom SL, carris em titânio 143mm
Espigão selim S-Works Carbon 30.9mm, cabeça de parafuso único, 350mm Thomson Masterpiece 30,9X350mm
Aperto espigão Braçadeira de 36.9mm
Peso final: 9,76kg
Primeiras impressões da bike depois de ter andado com ela 3 vezes apenas:
Muito rápida nas mudanças de direcção, fiquei impressionado com a bike a descer, transmite uma confiança muito grande e com uma estabilidade muito boa. O conjunto suspensão/amortecedor funcionam em verdadeiro binómio e fazem uma leitura muito boa do terreno, se bem que exigem que se despenda bastante tempo até se achar as afinações correctas, o manual é uma boa ajuda. :wink: Os cranks são de uma suavidade de se tirar o chapéu, as rodas são mais rígidas que as Mavic SLR, muito ao nível das Shimano XTR.
Esta é a primeira analise da minha nova bicicleta, à medida que a for conhecendo melhor vou actualizando e colocando os updates que estou à espera.
Boas pedaladas e bom ano de 2009 para todos. :yeah:
Assim que comecei a descobrir esta bicicleta pela net e pelas revistas, que foram destapando os detalhes, a minha curiosidade aumentava exponencialmente. Até que no final de Agosto resolvi fazer a minha reserva na minha loja habitual e responsável pela montagem que vos apresento, a PROCICLAR em Viseu.
Em Novembro durante a Expobike em Santarém, vejo finalmente a bike e confirmo ao vivo tudo aquilo que já tinha lido e relido desta bike, apesar de um grafismo sóbrio o impacto visual que causa não deixa ninguém indiferente. Mas continuava com dúvidas em ao seu desempenho no terreno, porque isso sim é o que é verdadeiramente importante na bike. Sem possibilidade de fazer um test-drive, as minhas dúvidas persistem e de nada adiantava ler e reler os teste e outras analises que começavam a ser publicadas.
Até que no inicio de Dezembro o amigo Mikka Salo coloca este fantástico tópico (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,48170.0.html) que nos tem deliciado com as suas analises. Até aqui tudo bem, o único problema para mim é que noticias da entrega da minha bike não eram muito animadores. :cry:
Durante o período que antecedeu o Natal vi montarem na PROCICLAR dois quadros Epic Carbon S-Works, mas bicicletas montadas a previsão que inicialmente era anterior à entrega dos quadros foi alterada.
A minha decisão de comprar uma bike montada em vez de comprar o quadro separado prendeu-se essencialmente com dois motivos: o pedaleiro Specialized e as rodas Roval. O pedaleiro possui rolamentos integrados e pesa menos 100g (aproximadamente) que a o Shimano XTR uma das referencias do mercado. As rodas com cubo traseiro DT Swiss, raios Dt Swiss, sinonimo de fiabilidade, e com um peso anunciado de 1385g. Estes dois componentes alinhavam em sintonia com o restante conjunto e na minha opinião assim obteria-se-ia o melhor rendimento da bicicleta.
Quando realmente menos esperava que a bike fosse entregue recebo um telefonema da PROCICLAR a informar-me que no dia seguinte iriam receber uma encomenda que me ia interessar. :roll:
Azar, nesse dia tinha uma reunião em Lisboa e não sabia quando terminava e logo agora que tanto tinha esperado pela bike.
Sorte, foi rápido e eu ainda mais rápido no caminho para Viseu. :twisted:
Passando agora para a bike em questão, com a montagem e as alterações já efectuadas:
Quadro Triângulo principal em carbono FACT 10m, construção IS, escoras superiores, inferiores e dropout em carbono FACT,pivôs com rolamentos selados, 100mm de curso, tamanho M
Amortecedor Specialized AFR remote mini, válvula de inércia BRAIN c/ BRAIN fade e ajuste de retorno
Suspensão Specialized Future Shock E100, 100mm de curso, Brain Fade, ajuste externo do retorno, coluna de 1-1/8” para 1.5” em carbono
Caixa direcção 1-1/8” para 1.5” sem rosca, estilo Campy, rolamentos selados
Avanço Syntace F119 OS, aperto de guiador 31.8mm Syntace F99 105mm com parafusos em titânio
Guiador Specialized XC Carbon elevado, 31.8 OS elevado, largura 640mm Syntace Duraflite Carbon 25,4mm
Punhos Specialized finos com fixação Specialized Sidewinder
Travão dianteiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 160mm
Travão traseiro Avid Ultimate SL Mag, pastilhas orgânicas com base em alumínio, pinça e corpo da manete em magnésio c/ manete carbono, peças em ti, 140mm
Desviador dianteiro Shimano M971 XTR, DMD top swing, dual pull
Desviador traseiro Shimano RD-M972 Top-normal XTR Shadow, caixa longa em carbono SRAM X-0 caixa média
Manípulos mudanças Shimano SL-M970 XTR, trigger SRAM X-0 gripshift
Cassete Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-34d Shimano M970 XTR, 9-velocidades, 11-32d
Corrente Shimano XTR
Pedaleiro S-Works cranques OS em carbono, 175mm
Pratos 22 x 32 x 44, 4-parafusos, 104/64mm
Eixo S-Works, OS, integrada
Pedais Crank Brothers Eggbeatter 4ti
Aros Roval Controle SL, disc, 24mm
Cubo dianteiro Roval Controle SL XC Carbon
Cubo traseiro Roval SL
Raios DT Swiss Aerolite 2.0/1.6, preto, cabeças em alumínio
Pneu dianteiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Pneu traseiro S-Works Fast Trak LK, 26x2.0”
Selim Specialized Phenom SL, carris em titânio 143mm
Espigão selim S-Works Carbon 30.9mm, cabeça de parafuso único, 350mm Thomson Masterpiece 30,9X350mm
Aperto espigão Braçadeira de 36.9mm
Peso final: 9,76kg
Primeiras impressões da bike depois de ter andado com ela 3 vezes apenas:
Muito rápida nas mudanças de direcção, fiquei impressionado com a bike a descer, transmite uma confiança muito grande e com uma estabilidade muito boa. O conjunto suspensão/amortecedor funcionam em verdadeiro binómio e fazem uma leitura muito boa do terreno, se bem que exigem que se despenda bastante tempo até se achar as afinações correctas, o manual é uma boa ajuda. :wink: Os cranks são de uma suavidade de se tirar o chapéu, as rodas são mais rígidas que as Mavic SLR, muito ao nível das Shimano XTR.
Esta é a primeira analise da minha nova bicicleta, à medida que a for conhecendo melhor vou actualizando e colocando os updates que estou à espera.
Boas pedaladas e bom ano de 2009 para todos. :yeah: