Specialized Epic 2007 Noir, sub 10Kg e sub 3000€

xman

Member
Boas,

Hoje consegui dar uma volta em ciclovia e os ruídos...desapareceram.
Alem dos estalidos devido ao quadro partido o BB estava já a dar a ultimas, o que provocava uns estalidos quando pedalava de pé, foi trocado e ficou sem ruídos.

Bem aqui estão umas fotos tiradas hoje, antes de eu começar a partir tudo. :)
Qual Dom Sebastião a sair do nevoeiro...

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E a foto da zona onde foi arranjado o quadro.

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Cumps.
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tinric

Super Moderador
ora ai está.. a máquina de volta ao seu habitat :)

é isso, ainda por cima sem ruidos que tanto nos incomodam sempre tanto.. :) é pedalar com força
 

Nozes

Active Member
Ciclovia,hâ? Temos mesmo de combinar umas pedaladas nuns trilhos como deve ser! ;)
Agora vai lá ver preços de pedaleiros de carbono e selins de 60 gramas para ficarem aí a matar :lol:
(brincadeira,parabéns pelo bom gosto!)
 

essence_s

New Member
A "besta" está de volta!
Só uma questão:eek: espigão é fantastico, mas o facto de ser em carbono..o aperto n deveria ficar do lado contrario ao da ranhura do quadro?
 
"Black-S"....Muito bonita, sóbria e simples...Aquela solda é que podia ter ficado mais bonita...e mais barato...Mas daqui a umas voltas não te lembras mais disso....

Isso da ranhura do quadro com carbonos pode ter a sua lógica, mas no meu quadro que tem 4 ranhuras de que lado ponho o aperto??? Acho que o que é importante é a força com que se aperta o espigão...

Boas Pedaladas
 

nogueira.nuno

Active Member
Ui, agora ainda melhor ;)

Podias ou podiam ter usado algo para disfarçar as soldaduras e realmente não achei nada barato mas ao mesmo tempo em Lisboa pedem quase o que querem desde que não haja bons amigos para desenrascar ou ajudar uma pessoa.

Será que o bichinho do peso agora vai despertar ainda mais?? :)
 

xman

Member
Boas,

Quero primeiro que tudo agradecer a todos os que ajudaram e deram "aquela palmadinha nas costas" e principalmente ás várias pessoas que se disponibilizaram a emprestar desde quadros Epic a bicicletas completas, durante o período que fiquei sem a minha. É nestas alturas que vemos os amigos que temos.
Acabei por aproveitar o empréstimo duma roda 29" em aço e totalmente rígida, quase o oposto da Epic, mas isso é para falar melhor num outro tópico.

Mais uma vez, muito obrigado! :)

Alem disso, obrigado pelo elogios! Sim a BlackS está de volta. :)

Para já não estou a pensar em Carbonizar mais a Epic, fica muito caro! :)

Este fim-de-semana fiz mais uns 40Km, desta vez na terra, com 600m de acumulado. Senti-me muito bem em cima da Epic, sentia muito rápida e manobrável.
Pela positiva, não senti falta do espigão recuado, fico um pouco mais à frente e numa posição menos esticada, mas apareceram uns pequenos ruídos, pareceu-me que vinham do aperto dos Yokes, com os carris do selim, mas como estavam muito pouco apertados, deve ter sido por ai, espero eu.
Quando cheguei a casa dei mais um aperto, vamos ver.

Relativamente ao aperto de espigão virado ao contrario o que eu encontrei no site da Specialized, relativamente ao espigão de selim em carbono deles é o seguinte, "The seatpost collar should be positioned so that the collar slot is oriented 180 degrees opposite from the seat tube slot (see fig.2). This dramatically reduces the possibility of the edges of the seat tube deforming and digging into the seatpost, which can compromise the integrity."
Ou seja, eles aconselham que se utilize o aperto com a abertura 180º relativamente à abertura do quadro, para diminuir muito a possibilidade do rebordo se deformar e estragar o selim. Para já e como está muito pouco apertado, cerca de 3Nm, vou manter como está. Obrigado pela dica essence_s.

Realmente a soldadura não ficou muito disfarçada e a pintura, apesar de ter a cor certa, não está nada de especial, mas se aguentar e não voltar a ter ruídos é apenas, como já aqui foi dito, uma cicatriz de "guerra".

A maluqueira do peso continua, mas o espigão de carbono foi mais uma necessidade e oportunidade que tive que aproveitar. Acho que me perceber Nuno ;)

Cumps.
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essence_s

New Member
De nada, estamos cá é para isso mesmo, ajudar.
Realmente se está assim com pouco aperto n deve haver problema e sempre evitas lascar a pintura ao rodar o aperto.
Em relação aos yokes vs ruidos...é mesmo assim, só ao fim de algum tempo se encontra a melhor relação aperto/segurança/ruido.
 

Rider 33

New Member
curioso ver tanta gente a queixar-se dos barulhos dos yokes, eu cá nunca tive nada disso com os meus! vá-se lá entender o material :mrgreen:

já andas mais tranquilo com isso?
 

xman

Member
Boas,

Com os Yokes que tinha no Thomson nunca tive ruídos, mas também não sei se os ruídos vinha dali.
Ontem fui até ao monte e não tive ruídos, apenas quando descias ou subia degraus quando ia na ciclovia.
Vou desmontar tudo e voltar a montar e lubrificar novamente.

Cumps.
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xman

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Boas,

Após ter desmontado toda a parte de contacto entre o espigão e o selim e lubrificado tudo muito bem, testei com umas voltinhas na garagem, mas continuavam os estalos então decidi seguir a sugestão do essence_s e rodei 180º o aperto de selim e não é que os estalidos desapareceram!!
Acho que o facto do aperto ficar sobre o rasgo não deixa que ao espigão mexer não tenha folgas e logo não estala.

Mas sendo este o forum do peso, aqui vai mais umas fotos de componentes na balança, desta vez de correntes.
A XTR que tinha montada, atingiu os 1% de folga (ao fim de cerca de 3000Km) e estava na altura de ser mudada a escolha recaiu sobre uma KMC X10SL.
Ao montar a nova corrente tive um problema pois o elo rápido que vinha com a corrente (da KMC) ficava muito apertado e por isso não o conseguia montar, logo acabei por montar o connex que tinha na corrente antiga.

Sendo a corrente nova para 10 velocidades e a cassete habituada à outra corrente pensei que pudesse haver problemas, mas até agora está a funcionar tão bem como a XTR.

E as fotos.
Corrente XTR 9v com 102 elos, peso lido 259gr.
xtrchaincuttofit.jpg


Corrente KMC X10SL com 102 elos, peso lido 230,8gr.
kmcx10slcuttofit.jpg


Cumps.
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xman

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Boas,

E afinal o soldadura que era tão forte que podia partir novamente o quadro, mas nunca no mesmo sitio...
partido2o.jpg

partido1.jpg


Num dos lados rachou mesmo no meio da nova solda e do outro lado a solda "descolou", como se vê nas fotos tiradas hoje.

No entanto se fizer força no selim não se vê qualquer movimento naquela zona e só tenho ruído quando ando em empedrado.
Mas depois de desmontar o espigão reparei que por dentro as rachadelas eram bem visíveis.
Coloquei um outro espigão mais curto e fiz força e lá deu para ver as rachadelas a abrir. :(

Desta vez não foi de certeza do espigão, pois com 430mm fica bem dentro do tubo.

Bem, vou ver se encontro um bom negocio para um "novo" quadro EPIC de 2006 a 2008, para substituir este, pois acho que já não deve haver nada a fazer. :(

Cumps.
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Giantfreerider

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Fogo...isso é que é azar.
Mas quem te fez a soldadura e pintura não te deu garantia.
Eu ia lá "reclamar"...pois defacto não devia partir no mesmo sitio.

Boa sorte e qe resolvas isso rapidamente!;)
 

essence_s

New Member
Que coisa estranha, rachar no mesmo sitio...
Será que cortando o tubo logo acima da emenda e soldando mesmo a sério um novo, fazendo uma especie de espigão integrado(reforçado com tubo interior na zona da emenda) isso n daria para recuperar?Fica a dica.
 
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