Specialized Enduro Sl Comp de 2008

stone

New Member
Boas pessoal do Enduro,

Já tenho a máquina arranjada...

A E150 levou todo o interior da "perna" esquerda.
Está efectivamente muito melhor a todos os níveis, no entanto faltam uns testes mais incisivos :twisted:
O tempo da reparação foi excelente, se lá tivesse deixado a bike a uma 2ª, na 4ª estava pronta, mas como não consigo, foi de sábado a sábado...

A ver vamos se fica por aqui...

Uma coisa é certa, não me arrependo minimamente de a ter comprado, mesmo com este problema inicial..! :wink:
 

Raposinha

New Member
Boas

Nada melhor para comemorar mais uma Primavera completa do que um “Joy Ride” matinal de test drive a Enduro SL.

Ora bem como já devem ter lido por aqui, eu cortei os lábios dos retentores de óleo da forqueta da SL e hoje foi o dia de teste.

Depois de umas passagens de quinta a fundo pelos singles do Monsanto noto que a maior parte do “Trail Buzz” desapareceu, a suspensão absorve muito mais tudo o que encontra pela frente e a extensão por seu lado também está muito mais rápida.

A subir noto um ligeiro aumento do bombeio o que é natural porque a suspensão vai mais solta. Até com o curso reduzido para 110mm se nota a melhoria.

A rolar nota se a suspensão mais suave aos pequenos impactos.

A curvar a sensação é estranha uma vez que como se nota menos o relevo do trilho parece que vou com a frente a flutuar pelo terreno o que inicialmente pode transmitir insegurança na inserção mas, a solução é simples, basta fazer as curvas “com o coração” e deixar que a suspensão faça o seu trabalho. A realidade é que não apanhei nenhum susto e desci o mais rápido que a minha habilidade ou falta dela permitiu. Gostaria de frisar que estou a utilizar actualmente pneus Fast Trak Control em 2.2 (que na realidade são 2.0) e que também têm influencia no melhor comportamento da frente da Enduro.

A parte negativa da questão é que o óleo que aparece nas jarras não é aceitável portanto a solução de futuro passa por cortar apenas o primeiro lábio dos retentores.

Quando o fizer postarei aqui o resultado.

Cumprimentos a todos

Jorge
 

azenha

New Member
boa noite:
Jorje, li o que fizeste.
Eu neste momento tenho a minha na loja para levar mais uma catdrige, ou as duas no caso.
Mas a tua solução a partida nao deixa de ter algum sentido, agora deixa ver o que vem de lá.
Tou a ver é que nao tenho enduro para este fim de semana ir a idanha, o que é muito mau que pelos vistos
aquilo tem trilhos mesmo propicios para as bikes deste tipo, pelo que me contam.
Mas olha se não for de enduro, lá terei de ir de hardrock ao que tambem já está bem habituada e nao me vai deixar ficar mal de certeza.
Depois manda novidades em relação ao oleo em excesso que sai da suspenção.
Um abraço e boas pedaladas.
 

Raposinha

New Member
Bom Dia


Hoje voltei aos singles do Monsanto para confirmar as sensações do dia anterior.

A SL a descer está super estavel principalmente em curva, a velocidade que se leva é muito elevada mas vai em total segurança.

Até mete medo descer tão depressa mas a realidade é que a Enduro vai como se estivesse a rolar em carris, a direção está muito precisa.

Neste momento só lhe faço uma pequena critica, a suspenssão traseira poderia ser um nadinha mais sensivel.

Quanto ao óleo que sai é realmente demasiado mas a mim não me chateia nada até porque como faço a revisão de mil em mil.

Lembrei me que poderia fazer outra alteração para reduzir a saida de óleo que seria remover as esponjas de lubrificação que estão por debaixo dos retentores, a ver vamos.

Cumprimentos

Jorge
 

DigitalRider

New Member
Amigos das Enduro,
Tenho uma Enduro Sl Expert de 2008 com as patas configuradas da seguinte maneira:
Aros - Roval Traversée Disc em alumínio E5 específicos para disco, com ilhós em inox, 26mm
Raios - DT Swiss super comp, encaixe axial, 2.0/1.7/1.8mm, enraiamento frontal DoubleDrive de 24 raios, enraiamento traseiro cruzado a 3 com 28 raios
Cubo dianteiro - Roval Traversée Disc, eixo de 25mm
Cubo traseiro - Roval Traversée Disc, cepo em alumínio, corpo maquinado a CNC e mecanismo interno de alta qualidade DT Swiss
Pneu dianteiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120 TPI, kevlar composto duplo, 2Bliss (2 BAR normalmente)
Pneu traseiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120TPI, kevlar, composto duplo, 2Bliss (2,5 BAR normalmente)
Líquido Selante - Joe´s No-Flats
Ontem levei a bike a uma oficina cá em Lisboa para a finar as mudanças e durante o teste o mecânico (em baixa velocidade e sem bater em nada em pleno alcatrão) esvaziou o pneu da frente (que tinha 2BAR). Ele disse que aquela configuração Pneu/Aro não é aconselhada a ser usada sem camâra de ar e que é um perigo andar assim.
Por outro lado, a loja onde comprei as rodas diz que não há problema nenhum. PODEM AJUDAR A ESCLARECER, SFF?

Obrigado,
DR
 

Raposinha

New Member
DigitalRider said:
Amigos das Enduro,
Tenho uma Enduro Sl Expert de 2008 com as patas configuradas da seguinte maneira:
Aros - Roval Traversée Disc em alumínio E5 específicos para disco, com ilhós em inox, 26mm
Raios - DT Swiss super comp, encaixe axial, 2.0/1.7/1.8mm, enraiamento frontal DoubleDrive de 24 raios, enraiamento traseiro cruzado a 3 com 28 raios
Cubo dianteiro - Roval Traversée Disc, eixo de 25mm
Cubo traseiro - Roval Traversée Disc, cepo em alumínio, corpo maquinado a CNC e mecanismo interno de alta qualidade DT Swiss
Pneu dianteiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120 TPI, kevlar composto duplo, 2Bliss (2 BAR normalmente)
Pneu traseiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120TPI, kevlar, composto duplo, 2Bliss (2,5 BAR normalmente)
Líquido Selante - Joe´s No-Flats
Ontem levei a bike a uma oficina cá em Lisboa para a finar as mudanças e durante o teste o mecânico (em baixa velocidade e sem bater em nada em pleno alcatrão) esvaziou o pneu da frente (que tinha 2BAR). Ele disse que aquela configuração Pneu/Aro não é aconselhada a ser usada sem camâra de ar e que é um perigo andar assim.
Por outro lado, a loja onde comprei as rodas diz que não há problema nenhum. PODEM AJUDAR A ESCLARECER, SFF?

Obrigado,
DR


Boas


Não vejo problema nenhum no teu setup de rodas, a partida funcionarão bem em sistema tubless desde que devidamente montadas.

Tens a certeza que a pressão no momento do teste era adequada?

É que para o pneu vazar dessa maneira é preciso a parede lateral do pneu desencostar do aro.

Por outro lado esses aros têm um perfil muito baixo e pode ser que a borracha do sistema tubless não deixe o pneu encostar convenientemente ao aro.

Podes experimentar converter as rodas para tubless só com a fita amarela da No Tubes em vez de meteres a borracha.

Vê lá bem essa situação antes de andares nos trilhos, senão podes mogoar te a séria.

Cumprimentos

Jorge
 

Roubaix77

New Member
Boas pessoal,

Desculpem meter-me neste tópico sem ter uma Enduro SL(ainda!! e de 2009), mas como li o tópico de uma ponta a outra, achei que vocês são a malta apropriada em todo o fórum para me ajudarem com 2 questões...

1º - Em termos de suspensão, acham que a Fox Float 32 da Enduro SL Comp 2009 é uma boa escolha ou há casos conheidos de problemas com este modelo?
2º - A Fox Float 32 também permite o ajuste do curso entre 150, 130 e 110 tal como acontece na Fox Talas 32?

Obrigado desde já pelas respostas, e boas pedaladas para sábado em Sintra... Eu até ia mas só podia ser com a minha Spec de estrada... :p

Abraço

Paulo
 

Ressurras

New Member
DigitalRider said:
Amigos das Enduro,
Tenho uma Enduro Sl Expert de 2008 com as patas configuradas da seguinte maneira:
Aros - Roval Traversée Disc em alumínio E5 específicos para disco, com ilhós em inox, 26mm
Raios - DT Swiss super comp, encaixe axial, 2.0/1.7/1.8mm, enraiamento frontal DoubleDrive de 24 raios, enraiamento traseiro cruzado a 3 com 28 raios
Cubo dianteiro - Roval Traversée Disc, eixo de 25mm
Cubo traseiro - Roval Traversée Disc, cepo em alumínio, corpo maquinado a CNC e mecanismo interno de alta qualidade DT Swiss
Pneu dianteiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120 TPI, kevlar composto duplo, 2Bliss (2 BAR normalmente)
Pneu traseiro - Specialized Eskar S-Works, 26x2.3", 120TPI, kevlar, composto duplo, 2Bliss (2,5 BAR normalmente)
Líquido Selante - Joe´s No-Flats
Ontem levei a bike a uma oficina cá em Lisboa para a finar as mudanças e durante o teste o mecânico (em baixa velocidade e sem bater em nada em pleno alcatrão) esvaziou o pneu da frente (que tinha 2BAR). Ele disse que aquela configuração Pneu/Aro não é aconselhada a ser usada sem camâra de ar e que é um perigo andar assim.
Por outro lado, a loja onde comprei as rodas diz que não há problema nenhum. PODEM AJUDAR A ESCLARECER, SFF?

Obrigado,
DR

Respondi-te a essa questão no tópico que abriste com esse assunto... Passa por lá.

P.S. - Esse azul para ler atrofia os olhinhos todos :s
 

andrextr

Active Member
Roubaix77

1º A Float32 é das melhores, ou a melhor, suspensão a AR do mercado... tem um funcionamento mais sensivel do que Talas uma vez que não tem a historia dos ajustes de curso, e há menos fricção nas barras da suspensão.

2º Só a Talas é que permite alterar o curso...a Float é de curso fixo.


Mas sinceramente, entre a Float32 150mm e a Float36 160mm, acho que a 36 ficava melhor na enduro...são apenas 100 ou 200g a mais, mas tens umas barras mais grossas de 36mm e eixo passante de 20mm, ao invés de 15mm da Float32... a diferença é que a 36 é mais cara, mas com a 32 também vais bem servido.
 

Ressurras

New Member
Roubaix77 said:
Boas pessoal,

Desculpem meter-me neste tópico sem ter uma Enduro SL(ainda!! e de 2009), mas como li o tópico de uma ponta a outra, achei que vocês são a malta apropriada em todo o fórum para me ajudarem com 2 questões...

1º - Em termos de suspensão, acham que a Fox Float 32 da Enduro SL Comp 2009 é uma boa escolha ou há casos conheidos de problemas com este modelo?
2º - A Fox Float 32 também permite o ajuste do curso entre 150, 130 e 110 tal como acontece na Fox Talas 32?

Obrigado desde já pelas respostas, e boas pedaladas para sábado em Sintra... Eu até ia mas só podia ser com a minha Spec de estrada... :p

Abraço

Paulo

1ª Questão - Não há qualquer mau sintoma frequente com essa suspensão... Fox é Fox :wink:

2ª Questão - A Fox Float não permite a regulação do curso. É mesmo essa a diferença entre a Float e a Talas.

P.S. - Desconhecia que a Enduro SL 2009 vinha com uma Float no modelo Comp. Pensei que eram todas com a Talas :roll: (Com a excepção da S-Works)
 

Ressurras

New Member
andrextr said:
Mas sinceramente, entre a Float32 150mm e a Float36 160mm, acho que a 36 ficava melhor na enduro...são apenas 100 ou 200g a mais, mas tens umas barras mais grossas de 36mm e eixo passante de 20mm, ao invés de 15mm da Float32... a diferença é que a 36 é mais cara, mas com a 32 também vais bem servido.

Concordo... Mas olha que a diferença entre as duas suspensões ronda os 400g, o que ainda é significativo.
 

Roubaix77

New Member
Boas,

Obrigado pelas dicas, mas outra questão se levantou na minha cabeça...
Uma vez que não posso ajustar o curso na Float, não vai dificultar um bocado nas subidas e eventualmente bombear? Se calhar era mais vantajoso ter hipótese de escolher o curso... o que acham?

Abraço

Paulo
 

Ressurras

New Member
Roubaix77 said:
Boas,

Obrigado pelas dicas, mas outra questão se levantou na minha cabeça...
Uma vez que não posso ajustar o curso na Float, não vai dificultar um bocado nas subidas e eventualmente bombear? Se calhar era mais vantajoso ter hipótese de escolher o curso... o que acham?

Abraço

Paulo

Sim, é isso mesmo... Se tiveres hipótese escolhe sempre a Talas.
 

Roubaix77

New Member
Então uma última questão. :p

Relativamente a pedais o que é que aconselham? Marcas, modelos e já agora preços... :lol:
 

Ressurras

New Member
Roubaix77 said:
Então uma última questão. :p

Relativamente a pedais o que é que aconselham? Marcas, modelos e já agora preços... :lol:

Tens no fórum muitos tópicos com esse assunto...

De qualquer modo uso e aconselho Shimano XTR (SPD), muito fiáveis, embora não sejam dos mais leves.
 

Roubaix77

New Member
Obrigado pelas dicas!

Agora vem a parte mais dolorosa que é a das negociações com a loja, e sobretudo com a minha mulher :mrgreen:, para ver se em breve estou a andar na cauda do vosso grupo. 8)
 

Carapau16

New Member
Olá pessoal!

Sou novo por aqui, não vi o tópico das apresentações...

Sou de torres vedras, e à muitos anos que deixei as bikes. Agora voltei em força e comprei a bike que sempre quis, Enduro SL comp 2008.

Dei a primeira voltita ontem, espectáculo! Estou a gostar muito, a descer então.

Tenho só uma dúvida e queria a vossa opinião, que conta-quilometros meter? Na loja não me deixaram meter nenhum, pois disseram-me que não é o tipo de bike para ter isso, lol, eu entendo, mas gosto de controlar a cena:)

Tava a pensar meter um sem fios claro, com aquela suspensão e um fio ali pendurado é horrivel.

Que me dizem malta?

Cumps,
Carapau
 

Roubaix77

New Member
Boas,

Antes de mais bemvindo.

Compraste a Enduro SL Comp de 2008 ou de 2009? Se foi a de 2008, em quanto é que ela te ficou em termos de €€?

Já agora que tipo de pedais é que escolheste? Plataforma ou de encaixe?

Desculpa as perguntas mas ando em fase de estudo para comprar uma Enduro SL também...
 

Carapau16

New Member
Boas!

Roubaix77, comprei a de 2008, tal como refere o tópico. Encontras o preço e detalhes no site oficial da marca, specialized.pt.

Acerca dos pedais ofereceram-me uns da specialized, plataforma. Na minha opinião e o que faço com ela acho que pedais de encaixe tem tanto sentido como meter pneus de estrada :p

Espectacular a bike. Sou apenas amador, dou umas voltas com a malta e faço trilhos de downhill, mas com calminha (ainda).

Comprei a de 2008 mais devido à suspensão de dupla coroa, para mim, é fundamental na Enduro, sempre a adorei assim e não a queria sem ser com esta suspensão E150 ou outra de dupla coroa.

De qualquer forma, tanto uma como outra são brutais. Fica bem servido de certeza.

Pessoal, acerca de conta-quilómetros, o que vocês usam (se usam) na vossa Enduro?

Cumps
 

Raposinha

New Member
Boas


Na Enduro utilizo um Cateye wireless.

De qualquer forma devias abrir um topico noutra secção para fazeres essa pergunta, tipo "Estou a pensar em comprar".

Cumprimentos
 
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