Boas. Neste tópico vou tentar analizar a minha nova bicicleta da melhor forma possível.
Tudo começou por uma busca por algo que me ocupe o meu tempo livre, de forma divertida e que involva actividade física. Não, não é a primeira vez que pego em bicicletas, sempre andei em bicicleleta mas nunca num horário regular, era quando me apetecia ir esticar as pernas e ir dar uma volta, mas isso felizmente mudou, especialmente devido ao facto de ter comprado esta bicicleta que me viciou.
É a minha primeira bicicleta "a sério", mas já tinha experimentado por variadas vezes bicicletas de qualidade superior, por isso sabia o que esperar. É uma Specialized Enduro Sl Comp de, de 2008. Comprei-a, na liderbike(note-se, excelente atendimento), com um desconto de 400 euros mais um par de pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized, no valor de 90 euros. Sabia que a nova coleçcão de bicicletas estava aí á porta e foi numa questão de semanas que eu vi a de 2009, e não me arrependi da compra pois ela perdeu a suspensão E150, da specialized, que na minha opinião dá o carácter todo á bicicleta, pois sem uma sespensão de dupla coroa para mim esta bicicleta seria uma Specialzed Pitch com um quadro e componentes mehorzitos.
É uma boa bicicleta, leve, resistente, rígida, que me serve para um pouco de tudo, tal como queria, tanto faço para cima de 40 quilómetros num dia como pego nela outro dia e vou descer uns trilhos ou vou até ás pistas de motocross na zona e apanho lá uma grande dose de divertimento.
Passo a descrever as vantagens e desvantagens da dita cuja:
Vantagens:
- Muito resistente.
- Ainda não apanhou nenhuma folga.
- Ainda não deu problemas.
- Todos os componentes estão bem integrados e em equilíbrio, funcionam como um todo, uma equipa, fazem juz ao nome "Total Suspension Integration" da specialized.
- Tenho de efectuar pouca ou nenhuma manutenção para além da básica, zero afinações para além da inícial.
- Apesar de o amortecedor não ter bloqueio, não bombeia nada em estrada, quer seja a subir ou em plano e mesmo que esteja com abertura hidráulica(diga-se, regulação) no modo mais "mole", ela continua a não bombear muito, mas já bombeia um bocado mais. Isto traz um pequeno problema, alguma falta de sensibilidade a pequenas irregularidades.
- Uma extraordinária tracção dos pneus de origem, os pneus Eskar S-Works 26x2.3 2bliss, da specialized, mesmo extraodrinário.
- Na suspensão frontal a redução de curso de 150mm para 110mm dá muito jeito em estrada e subidas.
- Quer na pedaleira, quer na cassete, as mudanças são muito suaves e rápidas.
- É difícil levar tanto a suspensão como o amortecedor ao fim de curso, muito bom, para poupar os componentes e os pulsos.
- Os pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized são leves(magnésio) e agarram as sapatilhas como malucos, graças aos pitons salientes.
- Guiador largo(gosto pessoal, eu gosto deles largos)
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)
Desvantagens:
- Uma grande falta de sensibilidade da suspensão frontal, notando-se muito em estrada, enquanto uma bicicleta com suspensão de mola está sempre a corrigir pequenas faltas no terreno esta suspensão limita-se a ficar rígida, mas nada de incomodativo, pois os pneus absorvem muitas dessas irregularidades.
- Quer com pressão regulada para o meu peso, quer com pessão excessiva, a suspensão tem dificuldades em fazer o retorno, ou seja, mesmo em estrada, se apanha uma lomba ou buraco, a suspensão afunda o necessário mas depois tem dificulade em voltar para a posição anterior, fica na posição onde acabou de afundar. E sim, afinei o regulador de Rebound e mesmo assim isso acontece.
- Os punhos de origem gastam-se muito depressa.
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)
Tal como disse na introdução, volto a dizer, é uma muito boa bicicleta, uma verdadeira "faz tudo".
Passo a deixar algumas fotos da bicicleta:
Estou disposto a tirar qualquer dúvida, por PM.
Tudo começou por uma busca por algo que me ocupe o meu tempo livre, de forma divertida e que involva actividade física. Não, não é a primeira vez que pego em bicicletas, sempre andei em bicicleleta mas nunca num horário regular, era quando me apetecia ir esticar as pernas e ir dar uma volta, mas isso felizmente mudou, especialmente devido ao facto de ter comprado esta bicicleta que me viciou.
É a minha primeira bicicleta "a sério", mas já tinha experimentado por variadas vezes bicicletas de qualidade superior, por isso sabia o que esperar. É uma Specialized Enduro Sl Comp de, de 2008. Comprei-a, na liderbike(note-se, excelente atendimento), com um desconto de 400 euros mais um par de pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized, no valor de 90 euros. Sabia que a nova coleçcão de bicicletas estava aí á porta e foi numa questão de semanas que eu vi a de 2009, e não me arrependi da compra pois ela perdeu a suspensão E150, da specialized, que na minha opinião dá o carácter todo á bicicleta, pois sem uma sespensão de dupla coroa para mim esta bicicleta seria uma Specialzed Pitch com um quadro e componentes mehorzitos.
É uma boa bicicleta, leve, resistente, rígida, que me serve para um pouco de tudo, tal como queria, tanto faço para cima de 40 quilómetros num dia como pego nela outro dia e vou descer uns trilhos ou vou até ás pistas de motocross na zona e apanho lá uma grande dose de divertimento.
Passo a descrever as vantagens e desvantagens da dita cuja:
Vantagens:
- Muito resistente.
- Ainda não apanhou nenhuma folga.
- Ainda não deu problemas.
- Todos os componentes estão bem integrados e em equilíbrio, funcionam como um todo, uma equipa, fazem juz ao nome "Total Suspension Integration" da specialized.
- Tenho de efectuar pouca ou nenhuma manutenção para além da básica, zero afinações para além da inícial.
- Apesar de o amortecedor não ter bloqueio, não bombeia nada em estrada, quer seja a subir ou em plano e mesmo que esteja com abertura hidráulica(diga-se, regulação) no modo mais "mole", ela continua a não bombear muito, mas já bombeia um bocado mais. Isto traz um pequeno problema, alguma falta de sensibilidade a pequenas irregularidades.
- Uma extraordinária tracção dos pneus de origem, os pneus Eskar S-Works 26x2.3 2bliss, da specialized, mesmo extraodrinário.
- Na suspensão frontal a redução de curso de 150mm para 110mm dá muito jeito em estrada e subidas.
- Quer na pedaleira, quer na cassete, as mudanças são muito suaves e rápidas.
- É difícil levar tanto a suspensão como o amortecedor ao fim de curso, muito bom, para poupar os componentes e os pulsos.
- Os pedais, os Lo-pro mag 2 da specialized são leves(magnésio) e agarram as sapatilhas como malucos, graças aos pitons salientes.
- Guiador largo(gosto pessoal, eu gosto deles largos)
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)
Desvantagens:
- Uma grande falta de sensibilidade da suspensão frontal, notando-se muito em estrada, enquanto uma bicicleta com suspensão de mola está sempre a corrigir pequenas faltas no terreno esta suspensão limita-se a ficar rígida, mas nada de incomodativo, pois os pneus absorvem muitas dessas irregularidades.
- Quer com pressão regulada para o meu peso, quer com pessão excessiva, a suspensão tem dificuldades em fazer o retorno, ou seja, mesmo em estrada, se apanha uma lomba ou buraco, a suspensão afunda o necessário mas depois tem dificulade em voltar para a posição anterior, fica na posição onde acabou de afundar. E sim, afinei o regulador de Rebound e mesmo assim isso acontece.
- Os punhos de origem gastam-se muito depressa.
- Para já mais nada a apontar.(Não hesitarei em modificar o tópico caso me depare com algo mais.)
Tal como disse na introdução, volto a dizer, é uma muito boa bicicleta, uma verdadeira "faz tudo".
Passo a deixar algumas fotos da bicicleta:
Estou disposto a tirar qualquer dúvida, por PM.