Boas
Li este tópico (mas li os post todos, por isso se vou repetir :wink
.
A minha opinião.
Existe invenções e claro está tem que ser patenteadas, para assegurar , de certo modo, o futuro de tal desenho/empresa. Acho que sinceramente a SPZ é ALTAMENTE CASTRADORA.
Vejamos.
Quando lançaram a "nova" Stumpjumper FS, não sei se repararam , a mudança da frente é uma mudança do tipo-e shimano (não tem "banda" mas é apretada no eixo pedaleiro), só que lhe retiraram o "buraco" da mudança e aparafusaram ao quadro. Logo ai o pivot pode "baixar" mais até á zona do eixo pedaleiro, e ai conferindo uma melhor rigidez.
O problema não é a aplicação mas sim que a SPZ não deixa mais ninguem usar.?!?!?!?!? PORQUÊ? Se é uma grande inovação porque não partilhá-la , com preço justo. Se calhar é isto que ninguem (claro) está disposto a dar.
Vejamos um exemplo fora das bikes.
A bosch (acho que todos conhecem) , que faz desde sistemas de injecções electrónicas a sistemas de ABS, tem um sistema de injecção identico ou igual ao sistema magnetti/marelli, que foi os que inventaram o sistema de injecção que quase todos os carros hoje utilizam.
A bosch quando inventa qualquer coisa, dá primazia á mercedes. Mas não é por isso que não deixou de utilizar soluçoes "inventados" por outros. E o mundo automovel é ENORME em relação as bikes.
Agora pensem o seguinte: Se a magneti/marelli tivesse fechado a patente como a spz e outras, ainda estávamos a andar a carros a alcool e quem pudesse (tivesse dinheiro) andava de FIAT/FERRARI(era bom)/LANCIA/AUTOBIANCHI(se calhar ainda existia hoje).
Temos que olhar para o vizinho do lado não como "ladrão" mas sim como alguem pode evoluir a nossa ideia , e até tirarmos prós/contras.
É mau para quem anda de bike porque não está a comprar a marca mas sim um sistema(patente) que tem que ser pago , por nós(claro).
Um dos casos mais recentes é "caixas de velocidades" para bikes. O dilema mantem-se . Como todas as marcas tem um sistema próprio , não se avança, ainda por cima com a "crise" que existe, e não se trabalha naquilo que é o calcanhar de aquiles das bikes, que é transmissão, que se mantem inalteravel á decadas.
Não se está a comprar a marca mas sim a tal "caixa".
Marcas como a Suntour já está a tentar baixar os preços e que os construtores tenham uma montagem identica (tipo iscg), fazendo "caixas para todos". Mas ninguem quer apostar.
A sram com a truvativ, já está a fazer uma abordagem apesar de ainda ser cedo para mudar mentalidades , com o hammerschimdt.
Faz-me lembrar o sistema 4 -bar da kona (sex-one , sex- two....) que até agora manteve-se inalteravel mas têm modificado, mas há mais marcas a usa-las (Merida).
Mantenham "olhos abertos"..... :shock:
Boas curvas .........dessas e das outras...