Situações de conflito

Diogo Santos

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Com certeza que todo o condutor de bicla que circula no alcatrão já viveu, pelo menos uma vez, uma situação conflituosa. Nós não somos excepção.
Por norma, estas situações não passam de buzinaria pesada vinda dos condutores de suas excelências os pópós.
Mas também existem aquelas situações em que os ditos condutores nos dirigem a palavra (quando em conflito de ideias, é para mandar vir).
Hoje vivi um caso desses. Estava eu circulando descansadinho pela Avenida do Uruguai (em Benfica) como quem vai para a Gomes Pereira, a velocidade mediana (30 km/h). Quando se entra, a Avenida do Uruguai tem a via direita obstruída com pópós mal estacionados. Solução: usar a esquerda. Não é a primeira vez que ali passo, aliás já lá passei montes de vezes.
Como eu, no cruzamento antes da Gomes Pereira, iria virar à esquerda, entrando na Estrada de Benfica (famosíssima pela sua enorme colecção de buracos), continuei na via da esquerda.
Deram-me um toque de buzina, daqueles toques breves indicando intenção de ultrapassar por parte de quem vem atrás. Pensei: "Esperas só um bocadinho, porque vou virar à esquerda". Acelerei um bocado, mas tive de parar porque tinha fila à minha frente, por causa do semáforo. Qual não é o meu espanto quando a senhora que vinha atrás de mim (a tal que tinha dado o toque) vira-se para mim, e começa ali mesmo discussão. O diálogo foi este:

- Ela: "Escute lá, não se podia encostar à direita?"
- Eu: "Ó minha senhora, mas eu vou virar à esquerda."
- Ela (já com ar extremamente arrogante): "Isso é agora. Lá atrás não podia ter encostado?"
- Eu (passado com a colherada dela): "Oiça lá, e que necessidade é que eu tenho de andar para aqui aos zigue-zagues, sujeito a apanhar buzinaria de meia-noite e sujeito a sofrer algum acidente?"
- Ela (insistindo): "Mas não se podia ter desviado?"
- Eu (com tom de voz daqueles que impõem respeito): "Não, não podia!!"

Ela continuou (em frente), muito incomodada (e eu muito ralado...) mas também teve de parar, porque o semáforo dela também estava vermelho. Ainda lhe gritei "Tanta pressa!"

Acham que fiz bem, ou que devia ter encostado, como sua excelência queria?


Lancem também aqui os vossos "diálogos" com os condutores dos pópós.
 

ruimssousa

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Isso comigo é quase todos os dias....

E é muito divertido sempre!

Muitas vezes quando apanho desses apressados até travo e encosto para os deixar passar....só pelo gozo de os voltar a passar no próximo semáforo e lhes apitar ou perguntar: "Então, agora já acabou a pressa?"

É muito divertido ver a cara de chateados deles!!! :twisted:
 

agirão

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Diogo!

Já apanhei esses apressados " carradas " de vezes..!!

Eu, por norma ando devagar! Seja de carro, ou de mota!

Também ando de bicicleta..!! Aqui, quando me apitam, equaciono a minha segurança e...não lhes ligo nenhuma..!! Estou perante gordos, mal-dispostos, preguiçosos...que não andam de bicicleta por esta última razão..!! Então. abrando, para lhes causar mais inveja, ao verem-me durante mais tempo..!!

Se vou de carro, continuo, cumprindo o código da estrada..!!

De mota, abrando e, deixo-os ir atrás de mim o máximo de tempo possível..!! Eles / elas, " passam-se dos carretos " e, eu " estou-me nas tintas "..!!
 

Gaija

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Eu sou mais como o ruimssousa: deixa-los passar para os apanhar no semáforo seguinte... e por-me à frente deles para arrancar à frente e fazê-los esperar mais um pouco! quando os apanho parados numa fila apetece-me dizer-lhes adeus! Mas não o faço para eles não se enfurecerem contra toda a classe ciclista.

E outra coisa, eu quando sou ciclista, sou um veículo, por isso tento cumprir ao máximo o código e assim sendo tento ter o mesmo comportamento que tenho aoconduzir o carro, por isso se vou numa avenida de 2 faixas em que uma está ocupada por carros estacionados em segunda fila, NÃO ando aos zig-zags a mudar de faixa!

e se ela estava assim tão incomodada, que chamasse a polícia.
 

pratoni

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Se sinalizares a mudança para a esquerda com o braço esquerdo, se calhar ela tinha-se calado logo após a buzinadela inicial, não?

Sinalizaste que ias mudar para a esquerda? :roll:
 

Diogo Santos

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Não sinalizei, porque já estava na via da esquerda, a qual me OBRIGAVA a virar à esquerda.
Pergunto: para quê sinalizar uma coisa que, à partida, sou obrigado a fazer, e que os outros, pela minha posição, já deduzem que vou virar à esquerda?
 

rentium

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Diogo Santos said:
Não sinalizei, porque já estava na via da esquerda, a qual me OBRIGAVA a virar à esquerda.
Pergunto: para quê sinalizar uma coisa que, à partida, sou obrigado a fazer, e que os outros, pela minha posição, já deduzem que vou virar à esquerda?
:exacto: :exacto: :exacto: :exacto:
 

jopedru

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Meus caros, infelizmente Portugal vive de incivilidades e para ser-mos respeitados, somos obrigados a baixar muitas das vezes ao nivel desses Homo Erectus que vivem com a mão na busina e outra nos tomates, ou então há a outra versão: mão no retrovisor e a outra a pintar os lábios (que a meu ver conseguem ser ainda mais incivilizadas, facilmente estalam o vernis e descem dos stiletos).

Eu tenho a comparação, por experiencia, o que é circular na via publica de bike, de mota e de ligeiro. Mesmo dentro da categoria ligeiro, variam as reaçoes consoante o ligeiro.

Mas agressões são muitas e os exemplos sucedem-se diariamente! É uma selva lá fora, vale mais prevenir do que tentar contrariar! É que a nós, ciclistas, o erro do confronto, sai-nos caro!
 

pintox

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Diogo Santos said:
Não sinalizei, porque já estava na via da esquerda, a qual me OBRIGAVA a virar à esquerda.
Pergunto: para quê sinalizar uma coisa que, à partida, sou obrigado a fazer, e que os outros, pela minha posição, já deduzem que vou virar à esquerda?

Não conheço o local nem a via onde te situvas, mas de acordo com o código da estrada deves sinalizar sempre a tua intenção de mudar de direcção, sei que de bike não é fácil pois não há piscas...
 

HL||ARQ

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Diogo, não és obrigado a sinalizar a manobra.

"Não, o texto do CE e do RST, por omissão, excluem os ciclistas desta obrigação.

Confira: O Artigo 21 do CE refere-se aos sinais dos condutores na sinalização de manobras e diz que «quando o condutor pretender reduzir a velocidade, parar, estacionar, mudar de direcção ou de via de trânsito, iniciar uma ultrapassagem ou inverter o sentido de marcha, deve assinalar com a necessária antecedência a sua intenção. O sinal deve manter-se enquanto se efectua a manobra e cessar logo que ela esteja concluída». A infracção ao disposto implicaria - para um ciclista - multa entre €30 e €150 €(Artigo 96). O Artigo 105 do Regulamento de Sinalização do Trânsito, que se refere aos sinais dos condutores, diz que, sempre que as luzes estejam avariadas, os condutores deverão sinalizar as manobras como indicado nas figuras seguintes, abaixo, no caso de ciclomotores e motociclos. No entanto, no caso dos ciclistas, não há dispositivos luminosos de sinalização regulamentados, pelo que “não há nada para avariar”, e o resto do RST não os inclui, a par dos condutores de ciclomotores e motociclos, pelo que se depreende que não são, efectivamente obrigados a sinalizar as suas manobras…"

Retirei esta informação do site: http://www.cenasapedal.com/blog/o-ce-e-os-velocipedes/
e aconselho a ler... interessante
 

pintox

Member
OS ciclistas não são obrigados a sinalizar as suas manobras ??? :shock:
Então os restantes utentes da via vão adivinhar quais as suas intenções no caso de pretenderem mudar de direcção ??? Claro que têm que sinalizar sempre.

Utilizando a via publica e circulando na faixa de rodagem é obvio que terão que o fazer, sendo todo e qualquer velocipede um veiculo mais frágil e vulnerável deve ter especial atenção em não esquecer esse procedimento.

No caso concreto do nosso colega, e como não conheço o local em questão, poderia dar-se o caso de já ter assinalado com a devida antecedencia a sua intenção de mudar de direcção e já estar colocado da respectiva via.
 

HL||ARQ

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Eu faço as sinalizações de manobra, por questões de civismo e de segurança. Contudo, e conforme a explicação, concordo que haja uma "lacuna" da lei, e esta não "obrigue" os ciclistas a efectuar a sinalização da manobra.
 

Gualdinof

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Boas

Tenho apanhado valentes sustos, tais como ser ultrapassado e logo de seguida atravessarem-se a minha frente, enfim, como costumo dizer falta de civismo.

Mas também penso que o Código da Estrada não nos favorece em nada.

Mas tenho apanhado de tudo, desde buzinadelas, Piropos, esguichos de agua, etc....

Tenho pena (ou não) de nunca ter conseguido apanhar 1 num semáforo.

Cumpts. GAF
 

pintox

Member
O código da estrada se fosse devidamente cumprido "favorecia" todos os utentes da via publica, coisa que não acontece, até mesmo nós (ciclistas ou bttistas) o desrespeitamos montes de vezes, eu próprio o faço algumas vezes. :oops:
Circulamos em cima de passeios, passamos sinais vermelhos, circulamos em sentido proibido, etc, etc...

Mas voltando ao tema do tópico, ultimamente ando mais em estrada a treinar com a malta do grupo que em breve vai a Fátima, tenho sentido muitos arrepios na espinha e visto muita falta de respeito da parte dos condutores "enlatados" , por isso continuo a achar que não há melhor que o verdadeiro BTT e rolar fora de estrada.
 

usaralho

Member
Eu começo a ficar seriamente chateado como no outro dia uma mulher com alguma idade estacionou à minha frente em cima da ciclovia! Além de empatar a mim empatou o transito todo. Teve que levar um murro na chaparia do carro pois!! Os outros condutores ficaram a olhar... qualquer dia apanho no focinho :mrgreen:
 

cavadas13

Utilizador Banido
usaralho said:
Eu começo a ficar seriamente chateado como no outro dia uma mulher com alguma idade estacionou à minha frente em cima da ciclovia! Além de empatar a mim empatou o transito todo. Teve que levar um murro na chaparia do carro pois!! Os outros condutores ficaram a olhar... qualquer dia apanho no focinho :mrgreen:
Eu sei que as vezes o que apetece é fazer o mesmoo que tu fizeste, mas isso não está nada correcto. Estamos a descer ao nivel de alguns condutores, e estamos a dar ainda mais "má fama" aos ciclistas, e isso nunca nos vai favorecer. A melhor solução era ires conversar com ela...
Cumps e boas pedaladas :mrgreen:
 

usaralho

Member
cavadas13 said:
usaralho said:
Eu começo a ficar seriamente chateado como no outro dia uma mulher com alguma idade estacionou à minha frente em cima da ciclovia! Além de empatar a mim empatou o transito todo. Teve que levar um murro na chaparia do carro pois!! Os outros condutores ficaram a olhar... qualquer dia apanho no focinho :mrgreen:
Eu sei que as vezes o que apetece é fazer o mesmoo que tu fizeste, mas isso não está nada correcto. Estamos a descer ao nivel de alguns condutores, e estamos a dar ainda mais "má fama" aos ciclistas, e isso nunca nos vai favorecer. A melhor solução era ires conversar com ela...
Cumps e boas pedaladas :mrgreen:

Correcto. Mas muitas vezes naqueles momentos o sangue sobe à cabeça :oops:
 

kingkong

New Member
Re: Situações de conflito : Não há solução!!!

Meus caros, infelizmente Portugal vive de incivilidades e para ser-mos respeitados, somos obrigados a baixar muitas das vezes ao nivel desses Homo Erectus que vivem com a mão na busina e outra nos tomates, ou então há a outra versão: mão no retrovisor e a outra a pintar os lábios (que a meu ver conseguem ser ainda mais incivilizadas, facilmente estalam o vernis e descem dos stiletos).

Eu tenho a comparação, por experiencia, o que é circular na via publica de bike, de mota e de ligeiro. Mesmo dentro da categoria ligeiro, variam as reaçoes consoante o ligeiro.

Mas agressões são muitas e os exemplos sucedem-se diariamente! É uma selva lá fora, vale mais prevenir do que tentar contrariar! É que a nós, ciclistas, o erro do confronto, sai-nos caro!


CONCORDO INTEIRAMENTE COM ESTE COMPANHEIRO...

... mas tenho a acrescentar que esta é a conclusão racional, civilizada.
De vez em quando um tipo não consegue ser civilizado... e lá vai disto!

É certo que há pessoas que não aprendem.
É certo que não há respeito quando se está escondido dentro de uma viatura.
É certo, e ainda mais grave, que não há respeito por quem circula num veículo (bicicleta, moto, etc.) em que a pessoa está mais vulnerável, ao contrário do que seria lógico.

Eu não sou "santo", até sou um bocado "acelera" quando conduzo, mas tenho imenso cuidado perante peões, motociclistas e ciclistas, mesmo em circunstâncias em que tenho prioridade, etc. É isto que faz sentido, porque é que há pessoas que não compreendem isso?!!!


Está identificado o problema: dentro de um automóvel o nosso comportamento normal e cordial é completamente transfigurado. O pior é que ainda está por encontrar uma solução para este problema!


Para contribuir para a discussão lanço uma situação típica:

É frequente ser ultrapassado por automobilistas, e recordo-me em particular de chefes de família, velhotes, condutores profissionais/estafetas, e senhoras, que não são capazes de esperar 1 minuto, 60 segundos, quanto mais 5 minutos, para ultrapassar um ciclista em segurança... só para não deixarem a impressão de que não são capazes de passar no estreito espaço entre o ciclista e as viaturas que vêem em sentido contrário, muitas vezes obrigando estas viaturas (no sentido oposto) a afastarem-se para a direita!

É realmente deprimente e lamentável este desrespeito pela segurança dos outros!

Muitas vezes, este tipo de procedimento constitui uma agressão... Ora, perante a ameaça de agressão eu considero legítimo que um tipo "se passe" e responda a essa agressão com outra agressão. Nunca cheguei a esse ponto, mas já me apeteceu várias vezes. Tem prevalecido o bom senso... felizmente.

Felizmente por dois motivos:
1. porque esse não é um comportamento correcto e só trás chatices
2. porque o agressor (quem agrediu primeiro) vai logo arranjar maneira de se desculpabilizar, de se desresponsabilizar pelo seu acto negligente e perigoso para a ciclista (queda grave, atropelamento, paralisia ou morte, etc.).


Portanto, "nós por cá" temos que continuar a evitar as estradas e rodovias movimentadas, ser prudentes e antecipar situações de risco, andar bem visíveis e devidamente sinalizados/iluminados, adoptar uma postura defensiva e educada.

Nem sequer o código da estrada protege eficazmente os utilizadores de velocípedes... quanto mais!



Cumps
 
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