Sintomas de glicémia em baixo!!!

tessifol

New Member
viva!!
Para os mais entendidos cá vai a minha questão. Hoje fui dar uma voltinha de +-40km e com algum calor à mistura. Levei água como é hábito.
Aos 25km +-, começei a sentir-me um pouco tonto e enjoado, mas continuei a beber água, tal era o calor...... será que foi alguma "baixa" de açucar no sangue ou era mesmo do calor?!
Quando cheguei a casa comi umas bolachas e um copito de coca cola(bastante açucar portanto). o que acham?!

P.S. Tenho de pensar sériamente em levar tb suplemento nas voltas!!
 

Nimrod

New Member
É obra, ou melhor estupidez, ir num calor destes andar, kuanto mais andar só com água... Tu só com calor suas, kuanto mais fazendo exercicio fisico, e ao suar além de perderes agua, perdes sais e nutrientes k temos, sais esses importantes pra o funcionamento do corpo e principalmente dos musculos, como por exemplo o coração. Com calor desidratas-te mais depressa, desidratação essa k leva a k o teu sangue começe a ficar mais espesso, dai a sensação de cabeça leve ou enjoo, pois o sangue deixa de chegar aos capilares k temos no cerebro, e o cerebro começa a ter falta de oxigénio, sem oxigénio no cerebro desmaias e senão resolveres o problema depressa ker seja atráves de beberes água ou por via intra-venosa, vais desta pra melhor num instante. Tb tens de ter em atenção k com o sangue mais espesso ele deixa de chegar a tds os capilares k temos nos musculos, tornando mais dificil o fornecimento de sangue a estes, levando a k o teu coração começe a bater mais depressa num forço extra pra responder ás necessidades k tu estas a exigir ao teu corpo, mas como o sangue está tão espesso o próprio coração acaba por começar a ter necessidades de oxigenação acaba por tornar-se umas espiral k pode levar a um enfarte do miocárdio. Os sais e nutrientes são importantes pois no nosso orgasnismo a absorção de água, mesmo desidratados, não é lá grande coisa, dai mal bebermos água muitas vezes passado pouco tempo vamos á casa de banho, calculo k seja pk os nossos intestinos são impermeaveis e feitos pra absorção de proteinas e nutrientes, em vez de liquidos, logo se misturares os dois, agua+sais, torna-se muito mais eficiente a absorção de água por parte do nosso intestino delgado, além de k essas bebidas isótonicas/energéticas têm sempre hidratos de carbono e glicose k te permite k tenhas mais energia e tenhas mais rendimento sem esforçares muito o corpo. Concluindo ir e levar agua se for simples acaba por fazer mais mal do k não levar nada pk estás a enganar o teu organismo, mas os mal continua. A melhor coisa k pds fazer dps de exercicio é beber um copo grande de leite chocolatado, pk têm magnésio k previne as caimbras, tem proteina animal e vegetal k ajuda os musculos a recuperar, água k ajuda a combater a desidratação, bem como uma porrada de sais e nutrientes k perdes durante o exercicio.
 

BikeTrepaTudo

New Member
tessifol

Foi asneira da grossa fazer exercício físico com a caloraça de hoje.
Desta escapaste. Mas tiveste um pequeno exemplo das consequências.
Aceita um conselho: não repitas a "proeza".

Boas pedaladas, com temperaturas aceitáveis.
 

tessifol

New Member
thks por tudo. Realmente foi estupidez.... a volta até foi pequena e com acumulado de 100 e pouco, nada de especial. A meio parámos para descansar e hidratar. Agora compreendo o que me aconteceu. Obg nada como pessoal mais experiente para ajudar.
:)
 

fitty77

New Member
BEm, se calhar o melhor é metermo-nos todos em casa sossegadinhos.... Sinceramente, o que mais para aí há são provas, bem duras, nesta altura do ano, muitas delas decorrendo na parte da tarde, e com calor abrasador. E a malta lá anda. Se era melhor ficar em casa.... Era, mas não era a mesma coisa :)

Agora a sério, o importante é manter os niveis de hidratação (e quando digo hidratação, não me refiro apenas a água, mas também e principalmente a sais minerais), gerir o esforço (lembrarmo-nos que o corpo para arrefecer eleva algumas pulsações acima daquilo que é normal apenas para essa função) e ter calma e contenção. Claro que se nos sentirmos mal, devemos encostar e recuperar, ou simplesmente termos a noção de que não estamos num dia bom e mais vale encostar a burra. É beber água sem ter sede, de preferência com sais misturados e, embora não apeteça, alimentarmo-nos.

Há uns 3 anos atrás, entrei numa prova de resistência de 4horas, com inicio às 3 da tarde, em pleno Agosto, com temperaturas de >40ºC num percurso duro. Foi das provas mais complicadas de gerir que tive até hoje. Ao fim de 2 horas estava cheio de caimbras por me ter desidratado precocemente. No ano seguinte, no mesmo local, nas mesmas condições, aguentei-me à bronca. Com a experiência vai-se aprendendo alguma coisa. Essa experiência que tiveste, de alguma coisa te serviu. Podes ainda não estar a ver bem, mas com o tempo, vais ver que aprendes a gerir melhor as condições.

Espero que não levem a mal o meu comentário, porque não é para levarem ;)

Abraço
 

casf

New Member
Boas pedaladas tessifol,

Glicemias baixas é comigo, te digo, sou diabético e tenho vários episódios de hipo.

Pelo que li, "cheira-me" a baixa de tensão e não uma hipo - baixa de açucar no sague - no entanto, com o CALOR de hoje DEVIA ser proíbido pedalar nestas condições. O corpo não é de ferro e com esta temperatura o ferro até "queima", imagina no nosso corpo!!!


Pedaladas boas e mais frescas,
casf

blue O powered by
www.canyon.com - www.novonordisk.pt - www.vitargo.com - www.garmin.pt - www.cgd.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.4and2impact.com - www.esigrips.com - EcoSec Castelo Branco
 

JoaoPeixe

New Member
Eu hoje fui andar de bike as 8h15min ( estavam 25º) e cheguei a casa as 10h ( estavam 33º), bebi 1,5l de água e mesmo assim não parei para urinar, tal não era o calor...até custava a respirar!
 

galt

New Member
Já que se fala no assunto,
será q há maneira de treinar no verão?/qual a máxima temperatura ambiente a qual podemos treinar sem nos arriscarmos?
No meu caso tento aproveitar ao máximo o Verão para treinar, pois é a altura em que estou de férias da universidade e tenho o tempo que preciso para treinar percursos maiores (máximo 50/60 kms), mas já experienciei alguns sintomas como dores de cabeça com o decorrer do treino em dias de calor. Por certo terão alguma coisa a ver com isso.
 

Nimrod

New Member
Segundo a minha experiencia a melhor altura do dia é cedo, de manhazita logo, tipo 7:30, mas é um atentado faze-lo. Pra mim final da tarde tipo 7 da tarde, se o percurso não for longo tb é bom. Nestas condições é importante hidratarmo-nos de 10 em 10 min, no máximo intervalos de 15 min, mesmo sem sede é importante beber. A sede só apareçe kuando o nosso corpo já não aguenta mais e precisa de agua, não kuando começa a ficar desidratado. Com temperaturas acima dos 30º devemos de beber cerca 1l por hora, por isso planeem bem as vossas voltas. Água não se metam nisso como diz o outro, metam sempre um "cheirinho", e levem-na o mais fresca k possivel, pk assim tb ajudam a diminuir a temperatura do corpo e ajuda a controlar melhor a desidratação.
 

MrOverclock

New Member
Realmente está muito calor para se pedalar! Hoje até deixei a bike em casa e fui trabalhar de carro! Já ontem foi o sacrificio que foi e não estava tanto calor! É mais que sabido que não se deve fazer exercicio físico nem com calor extremo nem com frio extremo! Pode-se fazer, sim, mas é arriscado! Ainda para mais quando é um calor destes que surgiu do nada e nem deu tempo dos nossos corpos se adaptarem!

Reparem, o nosso corpo anda à volta dos 36~37ºC, Se estiver a mais é mau, se estiver a menos é mau também. O suor que libertamos vai facilitar a troca de temperatura entre o nosso corpo e o ar envolvente para que arrefeça e se mantenha estavel na temperatura correcta. Se o ar que nos envolve está a mais de 37ºc como raio é que vamos arrefecer o nosso corpo? Pois é! Pensem nisto da próxima vez que forem treinar com 37+ºC!

E quando as temperatura andam a cima dos 28ºC e alem disso ainda está um sol forte, eu sugiro em vez de levar simplesmente água, levar agua congelada! Bebemos um pouco de água fresca de outro lado antes de sair de casa e ao fim de uns minutos já temos àgua descongelada para beber. Com sorte chegamos ao fim e ainda a água não está em estado de Sopa!
 

fitty77

New Member
MrOverlock, o corpo, mesmo com temperaturas acima da temperatura normal corporal, consegue arrefecer. É aí que entra o suor. Porque senão, quando estão 40ºC, andávamos todos com febre... As glandulas sudoriferas libertam suor, que já traz energia térmica fornecida pelo corpo. Quando se deposita na pele, a água presente vai evaporar, tanto por acção da radiação térmica que nos chega, como da convecção forçada que é feita pela deslocação do ar (porque estamos a falar em andar de bike e estamos em movimento), como por acção da própria temperatura do corpo (por isso é que em dias assim, ficam rastos de sal na roupa, visiveis, porque a água evaporou e deixou os sais para trás). Ao evaporar, leva com ela energia térmica. E é assim que o corpo consegue garantir o arrefecimento. O mesmo se passa nos pulmões, em que a respiração liberta vapor de água. Não estou a dar novidade, mas se molharem a mão e depois soprarem vão sentir arrefecimento, mesmo se lhe estamos a dar calor (o ar que sopramos está a uma temperatura relativamente alta face à sensação de frescura que sentimos na mão). E é por isso que temos que beber muita água nessas condições, porque grande parte dela é necessária para o arrefecimento...
 

TLouro

Member
Boas,

Eu concordo inteiramente com o fitty77!

É claro que é preferível andar com temperaturas mais amenas, mas então no Verão não se pode andar de dia sem correr perigo de vida?

Então e a malta da Volta a Portugal, ou de outras voltas, que anda mesmo pela hora do calor? E as outras provas e desportos que se fazem?

Acho que o importante é a malta tratar de se hidratar devidamente e munir-se de um bom protector solar para evitar escaldões!

Cumps
 

ohnigres

New Member
Concordo com o casf.

O teu caso foi claramente um indício de hiponatrémia e não de hipoglicemia.

Ao suarmos perdemos, além de água, sais minerais, entre os quais sódio.
Esqueçam o mágnésio e afins, esses normalmente mantêm-se em quantidades suficientes no nosso organismo. O sódio não. Isto porque a saída do sódio das nossas celulas (ou seja do meio intracelular para o extracelular provocada pela bomba sódio-potássio) para o exterior faz com que, pelo principio osmótico, transpiremos.
E transpiramos pelo motivo que MrOverclok disse, para atingirmos uma homeostasia térmica.

Como é que evitamos estas quebras de tensão? Evitando a perda excessiva de sódio, ingerindo água salgada.
Nada mais... Água com sal de cozinha, esse mesmo! "Quimicamente" chamado de cloreto de sódio.

Receita? Chupara a cabeça do dedo mindinho e enterra-la no saleiro (de sal grosso) e colocar numa garrafa de 1,5L. E já está.

E com isto evitamos também a incidência de caimbrãs. Esqueçam isso do magnésio. Esse sal serve para as fibras musculares se ligarem, para se desprenderem é de sódio que precisamos.

Boas pedaladas....fora dos 40ºC ou mais de preferência que nós não corremos na volta a Portugal! ;)
 

NY_EMT90

New Member
Provavelmente foi aquilo que aqui nos USA chamamos de heat stroke. No teu caso, talvez um principio disso. Ou seja, uma exaustao devido ao excesso de calor.

Uma outra possibilidade sera uma hiponatremia devido ao excesso de perda de electrolitos, principalmente e neste caso de sodio.

Ja agora, sintomas de hipoglicemia sao:

- Visao turva
-dores de cabeca
-agressividade/ansiedade e ou nervosismo
-pulso rapido e filiforme
-sensacao de fome intensa
-fala lenta e arrastada/dificuldade de raciocinio
-suores abundantes
-Pode chegar a perda de consciencia


Como actuar?

- Dar de beber agua com muito acucar
- No fim deve-se comer um hidrato de carbono de absorcao lenta: amidos integrais, por exemplo.

Caso nao haja melhoras, chamar a emergencia medica.

Se a pessoa tiver inconsciente:

- dar uma papa de acucar no interior da bochecha
- colocar em posicao lateral de seguranca e chamar emergencia medica.
 

tessifol

New Member
epah obrigado pela ajuda preciosa que têm dado.
Serviu-me de alerta para o cuidado a ter no que levar no camel para hidratar.
Já agora, esqueci-me de mencionar, fiquei com muitos arrepios tipo os de frio. Até ficava com os braços arrepiados, isto com um calor monumental....
Dos sintomas referidos, tive apenas suores abundantes, muito enjoado, nada de sede(mas bebia de 10 em 10 minutos).

Concordo plenamente contigo ohnigres, tanto que já cá canta o gold nutrition para as voltas.
 

BLACKJET_79

New Member
Boas pessoal!
Quero partilhar a minha má experiência para que outros se previnam e não corram riscos desnecessários...
Fui dar uma volta estava algum calor e deparámo-nos com uma parede daquelas que mesmo com a bicicleta à mão é dificil de subir... Não era um percurso habitual, era um daqueles acessos malucos a um eucaliptal... Depois de um esforço intenso começei a sentir-me com fraqueza muscular, desorientação, tonturas, mau estar geral e uma sensação algo desconfortável no peito... Depois de uns 10 minutos a recuperar e a hidratar lá fui já um pouco mais recomposto. Passadas umas duas horas depois de chegar a casa voltaram as tonturas a desorientação e a indisposição e fui espreitar a tensão arterial à farmácia e estava baixa e o ritmo cardíaco tb estava muito baixo supostamente... Sugeriram-me colocar sal debaixo da língua para subir a tensão arterial. Passado uma horita fiquei porreiro...
No meio disto tudo estou um pouco baralhado... Foi desidratação, hiponatremia, hipoglicémia?...
 
Top