Single Speed: vantagens?

ignite

Member
ainda não tenho uma SS, reforçando o que o meiabola disse, mesmo que um pouco offtopic
mas

a meu ver, todos os materiais e comodismos que nos rodeiam, servem apenas para nos afastar uns dos outros
as pessoas que vão de carro para o trabalho, não partilham os transportes públicos com outras pessoas, não correm o risco de conhecer gente nova,
quem vai para um buraco no monte com o carro, não goza o caminho até lá com a mesma calma,
etc

as soluções mais simples e menos materiais costumam favorecer em tudo o nosso contacto com o que nos rodeia e com outras pessoas,
tanto o próprio BTT como o SS são provas disso. podemos demorar um bocadinho mais, mas desfrutamos tudo aquilo que está no durante, as paisagens, uma nespereira ou amoreira :X que nunca tínhamos reparado, etc.
 

Phantom72

New Member
Boas!

Eu aprendi a andar de bicla numa bicicleta sem velocidades. Passado pouco tempo já andava de bmx. Mais tarde voltei a ter outra bmx. Estas 3 bicicletas não tinham velocidades... e eu achei aquilo muito mau pois os meus colegas já tinham biclas de mudanças. Lá me compraram uma bina de velocidades, tinha eu 12 anitos. Andei bastante com ela... mas acho que nunca me divertira tanto como com as outras...
Como tal este verão, descobri, enquanto pesquisava peças para bicicletas na net, o forumbtt. E aí é que foi! Descobri também que havia uma secção de bicicletas SS! Achei imensa graça a isso!, porque em tempos o meu irmão tentou fazer isso (por em SS) a 2s biclas que teve(sem alterar a pedaleira e a cassete, só tirou cabos, e esticadores das velocidades)... mas o material era fraquito e empenou, portanto, os dois eixos das rodas traseiras.
Assim, com a "descoberta" deste fórum animei o meu pai e lá me ajudou um pouco. Deitámos as mãos à obra e alterei logo duas cassetes, alterei uma pedaleira e montei isso no quadro de uma bicicleta que aqui andava da marca TAGA. Fiz um teste drive e simplesmente adorei! Então arranjei umas jantes melhores que tinha por aqui, meti-lhe uns pneussitos que por aqui andavam, pintei o quadro e todas as outras peças necessárias e só tive de comprar os travões. No fim fiquei com uma bicicleta que pode não ser nada de jeito e não valer nada para ninguém mais, mas para mim foi importante!
Importante ao ponto de já ter adquirido uma pasteleira (com cerca de 40/50 anos) e estar a pensar em recuperar mais duas biclas que tinha por aqui arrumadas, sendo elas todas SS (uma delas trava com os pedais).

No fim conclui que o SS pode não ter grandes vantagens, mas o divertimento não tem que ser complicado, e afinal o prazer vem das coisas simples.

SS pra vida

Desculpem o testamento
P.S.Mais tarde postarei fotos
 

miguel pornking

New Member
Boas pessoal.

As vantagens de ter ss e gue com ss não ha barulhus irritantes e quando passares para mudanças tens muito mais força porque tas abituado ao ss .
Eu uso ss ha 3 anos na minha bike de dirt e a partir dai nunca mais tive problemas de transmição.
Esprimentem um dia irão gostar

Boas pedaladas
 

Bansheefreak

New Member
Boas

Para XC não vejo muitas vantagens a não ser que se ande com mais malta com SS.
Mas tem vantagens claro, é mais barato, depois de estar montado mais simples de tratar, e para quem gosta visualmente de aspecto limpo tambem é melhor, em caso de queda é perfeito porque nunca se parte nada :twisted:
Em termos de peso não vejo muita vantagem ate porque já existe muitas transmições muito leves e como se muda de mudanças em subidas compensa-se o peso a mais.

Agora em Urban que é o que eu uso a minha só vejo vantagens.
A principal que acho é mesmo o barulho e não ter que fazer manutenção.

Agora o ideal é ter para XC as 2, uma MS outra SS.
Para urban, strett ,Dirt SS sempre.
 

ze_zaskar

New Member
Acredita que se faz bem percursos em SS acompanhado por pessoal de MS. E isso de se mudar de mudança nas subidas noa é grande vantagem...Alem de uma transmiçao completa pesar mesmo bastante.
:wink:
 

Bansheefreak

New Member
É capaz de pesar mais 1kg no maximo dos maximos, tambem depende de como é feito o SS.

Depende dos gajos que se ande, se for daqueles todos Racings que andam sempre a puxar de SS não dá para aguentar, e se apanhares areia muito mole ficas para tras sem duvidas.
 

ET

New Member
Este tópico começa a enjoar...

Vantagens isto, vantagens aquilo, desvantagem aqui e acolá...

Pôrra, a vantagem é gostar, ter e andar como, onde e quando me apetecer.

Gosto porque gosto e pronto!

ET
 

biculas

New Member
ET said:
Este tópico começa a enjoar...

Vantagens isto, vantagens aquilo, desvantagem aqui e acolá...

Pôrra, a vantagem é gostar, ter e andar como, onde e quando me apetecer.

Gosto porque gosto e pronto!

ET

E "mai" nada, é isso mesmo ET.


Abraço

Biculas
 

luisilva

New Member
Olá a todos,tenho experimentado ultimamente uma SS de estrada e tenho gostado da experiencia,tenho uma duvida
que gostava que me respondessem se possivel,vocês falam em fiabilidade de transmissão em relação ás MS mas não haverá maior
desgaste da transmissão visto pedalar sempre no mesmo carreto e com o mesmo prato?A corrente não sofre mais desgaste
por ser mais esforçada?Espero que tenham compreendido as minhas duvidas.



Boas pedaladas para todos.
 

biculas

New Member
Penso que não, pois a corrente trabalha sempre direitinha, enquanto com mudanças, anda sempre a trabalhar torcida, portanto causa mais desgaste tanto nos carretos como na própria corrente.

Acho que me expliquei bem, pois acho que a lógica é essa.

Abraços
Biculas
 

galyto

New Member
Vantagens: silencio, os €€s gastos em peças de transmissão, o gozo que dá montar a bike a nosso gosto(uma SS não tem de ser a bike montada com peças que andam lá por casa) e o gozo da simplicidade em geral.

Desvantagens: subir a pé de vez em quando e não ter assunto para conversar quando toca a discutir que a transmissão X é melhor e mais rápida 0,2 s que a Y

Quando miudo tinha uma bmx que andava para todo lado e divertia me á grande, mais tarde entrei para o mundo do btt e aborrecia o barulho e desafinar da transmissão, o desgaste, os dropouts partidos, etc. Pensava onde podia ir buscar novamente aquela pureza e simplicidade de diversão que tinha quando era puto. Resultado SS.
 

jorgegt

New Member
Acho que já foi aqui dito quase tudo, ou mesmo tudo, e concordo plenamente das opiniões aqui descritas :wink:
Mas há tambem uma coisa fantástica nas SS que é numa subida super técnica(como eu gosto), OBRIGAR as MS a encostar para eu poder passar com a minha SS e no final da subida comtêmplar os outros a subir montados ou com ela á mão :#1:...................é um gozo, e não venham com falsas modêstias..............é um gozo :rotfl:
 

max

Elos Rápidos
jorgegt said:
Acho que já foi aqui dito quase tudo, ou mesmo tudo, e concordo plenamente das opiniões aqui descritas :wink:
Mas há tambem uma coisa fantástica nas SS que é numa subida super técnica(como eu gosto), OBRIGAR as MS a encostar para eu poder passar com a minha SS e no final da subida comtêmplar os outros a subir montados ou com ela á mão :#1:...................é um gozo, e não venham com falsas modêstias..............é um gozo :rotfl:

oh pra ele, falsas modéstias não, porque a minha SS também encosta para tu passares, :D só porque eu gosto de ver o panorama por trás, e se eu cair, ninguém vê. :mrgreen: ah e mais eu gosto de fazer subidas com ela á mão, principalmente quando tu vais a subir :rotfl:
 
N

Nanibambu

Guest
Eu não gosto do conceito, mas respeito. Também faço trial e não é por isso que sou diferente :wink:

As vantagens são em tirar-mos partido do que fazemos.
 

indy

Member
Acabei de fazer um apontamento mental para não me esquecer destas palavras do jorgegt, da próxima vez que ele vier pedalar aqui com o pessoal :twisted: :twisted: :twisted:
 

jorgegt

New Member
Prontos ,fui me meter na boca do lobo doh
:rotfl:
Ó INDY, não me referia a ti :twisted: ou ao pessoal da pesada, mas vais dizer que não o fazes :twisted:
Max, como dizes, deixas me passar porque gostas de ir nas calmas, se não tambem nos acompanhavas :mrgreen:
...............tou pra ver o que me reserva a próxima saida doh.............................. :rotfl:
 
N

Nanibambu

Guest
A única vantagem que vejo de atrativo é o de gastar pouca massa. É a chamada bike dos pobres :twisted:
A minha de trial tb é básica, só não usa material super usado :lol:
 

indy

Member
Eu sou um tipo um bocado temperamental... e estive quase... quase... para te mandar a um certo sítio :twisted:
Felizmente a medicação está a dar resultado :lol:
 
Top