Single Speed só com um travão? Sim ou não?

embolozzz

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Boas a todos!
Ando naquela fase de montagem da minha SS.

A dúvida é: Montar a SS só com um travão... sim ou não?
E a ter apenas um travão... frente ou atrás?

A malta que já tem experiência de SS's... opine por favor.

Abraço a todos.
 

350plus

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Re: Single Speed só com um travão? Sim ou não?

Para que é a SS?

Se é estritamente para sacar manobras, em bikepark, podes te safar com um travão apenas.

Agora, se estás a pensar em ir para os trilhos ou para a estrada precisas de 2 sistemas de travagem funcionais. Com um travão apenas estás sujeito a uma falha mecânica que te deixe sem controlo. Imagina-te a descer uma rua inclinada com carros e de repente o cabo do travao desaperta-se ou quebra. Como vais parar? Depressa e contra qualquer coisa dura...

Existe quem ande de bike sem travões porque usa uma bicicleta de carreto fixo. Mas mesmo aí é arriscar muito porque se a corrente parte também ficam sem travões. Eu já andei de carreto fixo e mesmo sendo capaz de parar a bike com as pernas nunca senti que fosse seguro confiar apenas nisso.

Para finalizar, as leis de muitos países obrigam que uma bicicleta tenha 2 sistemas de travagem independentes. Na Alemanha sei que assim é.
 

embolozzz

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Já vi alguns exemplares só com um travaão aqui na galeria das SS... daí ter levantado a questão!
Aceitam-se mais opiniões.

Abraço a todos!
 

Pax

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Ainda não respondeste à questão importante do 350plus. :wink:

Para que queres a SS? Bike park e city assault ou para andar no monte? :roll:
 

embolozzz

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A SS tem a finalidade de bike city (casa-trabalho... trabalho-casa) e incursos serenas, sem grandes descidas ou subidas nos trilhos da zona de castelo branco.
Será aí uma relação de 65% bike city e 35% serenidade dos trilhos!
 

embolozzz

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Ok... obrigado pela opinião!

Ainda assim gostari ade ouvir a opinião daqueles que optaram apenas por um travão... contem lá a vossa experiência!
 

goncalofsilva

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Quando montei a minha ss, apliquei só o travão cantilever traseiro. Mas como não era de muito boa qualidade e eu ando muito em estrada, montei também o da frente. Utilizar um ou dois travões deve depender do tipo de utilização que se vai dar á bicicleta.
 
para a utilização que queres sem dúvida os dois travões...!

um travão é usado em dirt jump e é atrás, por causa das manobras.

um travão para estrada só se a bicicleta tiver carreto fixo.

boas pedaladas
 

Remi

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Estive recentemente em Copenhaga .. lá vêm-se milhares de city bikes de todos os tamanhos e feitios :shock: ... vê-se algumas btt's, algumas de estrada, mas as mais comuns são as city bikes c/ cubos tipo nexus e muitas single speeds, quase tudo de roda 700.

Vi muitas apenas com um travão, sempre só o travão da frente e também vi algumas bikes de carreto fixo sem travões.

É de referir que na sua generalidade esta malta pedala todos os dias, desde novos ... andam quase todos bem rápido, vê-se que têm muita experiência com as bikes.
 

350plus

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Remi, muitas das bicicletas que viste que aparentam ter um só travão tinham na realidade 2. É que alem dos cubos de mudanças, os nórdicos são grandes fãs do travão de cubo, em que se trava fazendo pressão para trás nos pedais (não confundir com carreto fixo, isso já é outra história :wink:).

É um sistema simples porque está protegido da chuva, quase indestrutível e não requer manetes nem cabos extra. No entanto não se pode confiar só nele, pois se a corrente parte ficamos sem travão de trás.
 

Tchivalo

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dudebike said:
alguem pode me explicar isso do carreto fixo?
è melhor teres 2 travões
Ora bem um carreto fixo é um carreto (ok...ia ser o quê? :lol:)
180pxfixedgearcog.jpg

que é enrroscado directamente no cubo (normalmente nos cubos chamados de "rosca")
imagessurli.jpg

como também pode ser aparafusado num cubo de disco invertido (para isso o carreto terá que ter uns furitos) e segundo a minha opinião é mais seguro uma vez que não há necessidade de usar um "Lockring" (que evita que o carreto saia mal uses os cranks para travar) :mrgreen:
98073136.jpg

Portanto ao ser um carreto fixo para onde a roda gire a pedaleira segue o mesmo sentido, o que se torna divertido uma vez que podes tentar aprender a andar para trás fazendo uma manobra cujas origens vêm do bmx (fakie: http://www.youtube.com/watch?v=a1XX...12E27368&playnext=1&playnext_from=PL&index=39 ) para travar, é só colocares o teu peso na roda da frente, contrariares a força dos pedais e voilá! Estás a fazer um "skid" (derrapagem)
 

dudebike

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olha o tchivalo.
Melhor explicação não há!
Que cena mais maluca isso do carreto fixo, hahah.
Obrigado mais uma vez :)
Fica bem
 
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