Single Speed na forja!

rjcm78

New Member
Viva pessoal!

Estou a montar uma SS, aproveitando o meu anterior quadro da Specialized (que está a ser pintado pelo Mago das pinturas: o Grande ATX.Team) e o resto do outro material. Falta-me a transmissão TODA...

Penso que vou precisar de um pedaleiro, uma corrente, um tensor e um carreto.

Agora preciso da vossa sábia ajuda: Onde comprar barato cada um destes componentes, e quais, isto é, quais os modelos.

Sei que já se fala nisto no Forúm mas ajudem-me.

O pedaleiro, há á venda só com um prato?
A corrente, qual é que dá? Ou é uma qualquer e depois corta-se?
O tensor onde comprar? Compensa mandar vir de fora? E de Onde?


Obrigado
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Pedaleiro- Podes comprar um especifico SS, mas vai sair caro, e na maioria dos casos é apenas um pedaleiro normal so com um prato e um bashring. Qualquer pedaleiro normal, apos serem retirados os pratos em excesso, serve perfeitamente para uma SS.
Corrente- Qualquer uma da, basta ser encurtada.
Tensor- Ca em Portugal nao vais ter muita sorte em encontrar opçoes. Vai ao chainreactioncycles.com, onde tens varios diferentes, a preços muito bons. Recomendo o DMR STS.
Carreto- Vai ao mesmo site, e ve os kits, que alem do carreto tambem trazem os espaçadores para o cubo. Recomendo que escolhas um que traga logo um carreto de 16t outro de 18t.
:wink:
 

rjcm78

New Member
Ze_Zaskar, muito obrigado.

Queria só pedir mais um favor: é que o meu Inglês e restantes linguas não são o meu forte... será que me podes dar o link directo ao tensor e kit por ti recomendados.

Obrigado mais uma vez
 

Nuno Félix

Super Moderador
Quanto ao pedaleiro, podes tentar arranjar um como o meu...


4243.JPG




Comprei no ebay por 32,5€, com portes incluídos....


Procurei, mas já não encontrei nada....

Mais vale meteres uma pedaleira usada só com o prato do meio....

Abraço!

Nuno
 

ze_zaskar

New Member
Boas
Quanto a pedaleiros, bom bom é isto:

3353.jpg

Middleburn RS7 Uno

cranks.jpg

White Industries Eno

Custam tanto um como o outro +- 180€. Ainda ei de ter um deles.
:wink:
 

rjcm78

New Member
Viva pessoal! Falta muito pouco para pôr a minha SS de "pé"...

Já tenho o quadro e suspensão pintados e com eixo pedaleiro montado e caixa de direcção...mas tenho agora algumas dúvidas finais.
Comprei o tensor e o carreto que o ze_zaskar me recomendou.

Eis as dúvidas:
1ª - Retirei o pratos grande e pequeno da pedaleira que tinha, mas os parafusos que fixam o prato do meio, ficam com folga, não dão mais aperto. Como solucionar?

2ª - O tensor - DMR STS - segura no Droup-out? Se sim depois existe na parte de cima, um pequena "coisa" preta que parece levar um parafuso. Para que serve?

3ª - A corrente passa por cima ou por baixo do rolete côr de laranja?

4ª - Como é que posso saber ou calcular o tamanho da corrente?

5ª - Os espaçadores para o cubo, um é mais largo que o outro. Qual é que entra primeiro? No cubo entra só o espaçador + carreto + espaçador + tampa? Não leva mais nada?

Obrigado pessoal.

ze_zaskar, se vires este post, não o ignores :mrgreen:
 

JorgeSantos

New Member
Eu não sou o Zé_Zaskar.....mas pronto :lol:

1º Tens de cortar ao comprimento dos parafusos.

2º Sim, o tensor aperta no Dropout............a coisa preta segundo me lembro é por onde entra o aperto da roda. :wink:

3º Eu usei sempre a corrente por baixo da roldana, mas segundo os entendidos a corrente passa por cima da mesma.

4º Nem com muita barriga, nem com muita tensão.

5º Segundo me lembro..........largo primeiro. Não leva mais nada.

Se tiver errado em mais de 50% ...demito-me :mrgreen: :zezus:
 

ze_zaskar

New Member
Nao seras ignorado :mrgreen:
1- Ou compras uns especificos mais curtos, ou encurtas os copos (aquelas coisas em que os parafusos enroscam) que ja tens, contando-os ou limando-os.

2- O STS tem dois pontos de fixaçao: o do dropout e outro que fixa no eixo da roda. O do dropout serve para regular a posiçao, enquanto o do eixo da roda serve de pivot. Têm de estar sempre os dois apertados.

3- A corrente passa preferencialmente por cima do rolete. No entanto, devido a certos comprimentos de corrente que excedem a amplitude de regulaçao do tensor, podes por a corrente a passar por baixo, corrigindo o problema.

4- Essa é a parte facil. Montas o prato e o carreto pretendido. Agora basta pores a corrente e tirares o maximo de elos, de modo a ficar o mais curta possivel.

5- Os espaçadores sao diferentes para poderes regular a linha de corrente. Uma das maravilhas do SS é poderes ter uma linha de corrente sempre perfeita. Para isso o prato e o carreto têm de estar alinhados. Jogando com as diferentes larguras dos espaçadores regulas isso. No cubo iras ter espaçador-carreto-espaçador-lockring(tampa).

Espero ter ajudado
:wink:
 

ze_zaskar

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Josant, podes renovar contrato :)
Mais uma coisa no 4- tal como o Josant diz, nao convem que a corrente fique demasiado apertada. O teste é ver se o pedaleiro roda livremente. Se nao roda é porque tens demasiada tensao.

:wink:
 

ET

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Sem me querer meter muito nestas questões de mecânica (sobre este assunto sou quase um leigo), o que se disse está muito bem dito. O essencial é a SS estar prontinha. Quando puderes manda a foto.

ET - louco por SS's
 

rjcm78

New Member
Pessoal , aqui vão as primeiras fotos da SS mais bonita do mundo e arredores :mrgreen:

Para já deliciem-se...depois tenho mais uma dúvida para esclarecer...mas só no fim senão vocês passam-se comigo!!

sspeed001hj6.jpg

sspeed002xf1.jpg
sspeed004ix6.jpg
sspeed006hk6.jpg
sspeed008wn0.jpg
sspeed009kv1.jpg
sspeed003kf7.jpg
[/img]
 

rjcm78

New Member
A dúvida é a seguinte: (ver última foto)

Quando coloco os braços no eixo pedaleiro, existem umas esterias, que têm de entrar até ao fim ou não?

Se sim como "forçar"
 

350plus

New Member
Boas,esse projecto está a ficar com bom aspecto. Quadro pintadinho por um "pro", peças de qualidade. Fazes bem porque vais andar nessa bike muito mais do que possas pensar.  :wink:

Quanto aos cranques, vê este site. Para cranques octalink têns aqui instruções de montagem/desmontagem

http://www.parktool.com/repair/readhowto.asp?id=120

Se bem percebi, o ideal é mesmo montar logo a tampa roscada na ponta do eixo e usá-la para empurrar os braços do cranque até à posição final. Se tiveres cuidado com o alinhamento das estrias isso deve ir até à posição final automaticamente.
 

indy

Member
Não sei se é o método aconselhado mas costumo dar umas pancadas (nada de exagerado) com um maço de borracha e só no fim é que utilizo o parafuso para empurrar o cranque para o local definitivo e fixá-lo. Nunca reparei até onde entra, só sei que a certa altura não entra mais :lol:

Uma nota extra: tenho uma versão de pedaleiro XT octalink em que o parafuso tem implementado um sistema simples mas engenhoso que permite extrair o cranque sem utilizar a ferramenta habitual. Apenas é necessária a mesma chave sextavada que se utiliza para o aperto. O conceito é fixe :) Não sei se é o caso desse...
 

rjcm78

New Member
Aqui ficam algumas fotos da bike já montada, ou melhor quase, pois falta a corrente...

Aquilo que deveria ser a parte mais fácil, tem-se revelado muito complicado...

Tenho, tinha uma corrente shimano deore de 9 v. Cortei-a e queria colocar elo de engate, mas logo para a cortar não pode ser num sitio qualquer, pois senão perde-se o "coisinho" do meio, portanto só se pode cortar elo sim, elo não...Mas ao colocar o elo de engate, fica muito larga, nem o tensor resolve, ao tirar dois elos fica curta sem dar para encaixar...

O ideal seria só tirar mais um elo, mas não dá depois para colocar o elo de engate, pois falta o coisinho..

Estou bastante Chateado com isto

sspeed001qp2.jpg

sspeed002fl9.jpg

sspeed003rq2.jpg
 
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