SIMON - Conceito genial para Lefty

Ao "navegar" pela web descobri esta coisa que mais parece saida de outro mundo no que diz respeito a suspensões, mais concretamente à Lefty.

Não é um projecto novo, já está a ser desenvolvido de à 5 anos para cá, mas só agora foi posto para teste.
O que me dizem a ter uma Lefty em que possam controlar o curso, o tipo de utilização (DH,XC, AM,TM), ajustar rebound, ajuste plataforma, ajuste de curso, compressão, bottom out, tudo com um toque no botão???

Pois bem é possivel tudo isto graças ao prjecto SIMON.

Resume-se a uma cartridge de oleo controlada electronicamente e com o toque no botão podemos controlar as várias possibilidades desta maravilha e no final ainda dizer que temos uma suspensão abaixo dos 2kg (1800gr).
Podem ver mais detalhes no link.
http://www.bikeradar.com/news/article/interbike-cannondale-debuts-simon-suspension-concept-23332

P.S.: a minha já está encomendada ao Pai Natal :laugh:
Boas pedaladas..
 

Liedson

New Member
Espectáculo!!!
Cada vez mais a cannondale se assemelha mais a ferrari :mrgreen:

112_0412_First_Drive_Ferrari_F430_13z+Ferrari_F430+Suspension_Switch.jpg


Agora a serio, cada vez mais vamos ver a tecnologia hi-tech aliada a tudo o que mexe.
Será que la para 2020 as bikes ja andam sozinhas a subir???
 

350plus

New Member
É um conceito interessante, não propriamente inovador porque como já foi até sugerido acima estes sistemas já são muito conhecidos e usados em automóveis há mais de 20 anos. A novidade aqui é o facto de ser miniaturizado ao ponto de caber dentro das pernas de uma Lefty.

De qualquer forma a bateria vai ser um problema grande pois a energia necessaria para a actuação do servomotor da amortecedor é significativa. Provavelmente o melhor que se conseguirá com a tecnologias de bateria actual será uma saída de BTT por cada carregamento de bateria. Parece-me mais um sistema que está a apostar o seu futuro num incremento substancial da qualidade das baterias a longo prazo.

Digo isto, porque se as baterias acompanhassem, era possível ultrapassar estes sistemas com damping controlado (como este Simon) e avançar directamente para um sistema totalmente activo, com controlo electromagnético linear.

http://www.bose.com/controller?even...rning/project_sound/suspension_components.jsp

Basicamente, é deitar a mola (seja de ar, ou metálica) e a unidade de amortecimento ao lixo e inserir lá um actuador electrónico que a cada instante coloca a roda na posição correcta, segundo as ordens de um sistema de controlo. Conseguia-se com isto comportamento da suspensão perfeitamente linear, controlo do bottom-out gradual, função anti-mergulho em travagem... Tudo sem sacrificar a sensibilidade ou curso.

Mas infelizmente nem em carros faz muito sentido, porque acaba por consumir bastante energia.
 

tkul

Utilizador Banido
gosto de conceitos KISS - KEEP IT SIMPLE STUPID

Este é daqueles que o pessoal depois diz que as bikes são pouco fiáveis.................
Please.... epá, pelo menos metam tudo automático controlado por um software que pode ser alterado por PC...

Ainda não percebi qual é o problema de botões mecânicos e regulação do fluxo de óleo por "simples" válvulas !
 

zanetti

New Member
Simon says e a cannondale obodece ,nao sei se tera pernas para andar so sei e que os outros nao conseguem chegar nem perto ,basta atentar na gama deste ano ,um murro no estomago da concorrencia mas pronto se fosse uma copia se calhar seria espectacular para alguns ,aprendam algo com a cannondale ,embrulha .
 

P.M.

Member
Boas,

Na realidade ,já é uma ideia (e patente) com 10 anos... O 350plus já explicou o resto...

Quanto a mim, é uma ideia engraçada e pouco mais... Talvez daqui por uns anos, com o melhorar da tecnologia.
Afinal, quantos é que na realidade se preocupam em adaptar (por exemplo) a compressão da suspenção em relação ao tipo de percurso?
É melhor apreciar a paisagem que estar a pensar no setting a escolher, não?

P.M.
 

350plus

New Member
Fica aqui um vídeo com uma demonstração muito completa, dada por um dos responsáveis pelo desenvolvimento técnico do sistema.

http://www.youtube.com/v/B-73JWF82G4&hl=en&fs=1&

Está de facto aqui um trabalho de desenvolvimento muito interessante e que abre caminho a novas possibilidades no campo das suspensões. O software e as diferentes possibilidades de afinação da suspensão parecem ser bastante eficazes e bem pensados. Pena a curta capacidade da bateria.

tkul said:
Ainda não percebi qual é o problema de botões mecânicos e regulação do fluxo de óleo por "simples" válvulas !

Nenhum. Simplesmente temos aqui alguém a investir largas quantias de dinheiro para tentar fazer algo melhor. E sempre tem sido assim, senão nunca tinhamos chegado ás "simples" válvulas.
 

masantos

New Member
BOAS

Agora SÓ falta eles(Fabricantes) entregarem os KITS de pernas prometidos na compra de uma bike XPTO......
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

HEADSHOCK

New Member
E um facto que a tecnologia no seu estado mais puro tera de chegar as bikes ,a cannondale encontra se a frente do pelotao e mais novidades estarao na calha ,se na pratica for tao boa ,teremos a melhor suspensao de sempre ,penso que concordarao ...
 

tkul

Utilizador Banido
É a Shimano com os seus Durace electricos, que segundo rumores o "novo" XTR também terá, e agora é ter cada vez mais coisas eléctricas e electrónicas.
A tecnologia é boa, mas por favor, não coloquem coisas que ainda nem chegam à categoria de fiável, numa coisa ainda menos fiável e passível de se ir numa utilização mais abusada - quedas e etc...

Inventem antes suspensões que não necessitem de manutenção como a Magura fez com o amortecedor atrás!
Inventem antes suspensões que são facilmente de reguláveis, como os Rockshox VIVID ou os TST micro da Marzocchi mas que sejam um pouco melhores que actualmente!

Tornem a bike mais "amiga do dono": limpar e usar (lubrificando de vez em quando!) e acima de tudo MAIS BARATAS!!!!!

Alguém vai ter de pagar o SIMON...
 

atx.team

New Member
isto é o normal !!!!!!!!!!!!!!!!!! para as coisas ficarem mais baratas tem k haver desenvolvimento!

Basicamente a tecnologia baratade hoje é a cara de ontem!!!!!!!!!!!!!!!! lembrem-se disto!!!!!!!!!!!

em vez de atirarem pedras ao novo duraace por acaso ja alguém os experimentou??????

eu ja experimentei e é fantástico!

Com estas ideias os televisores plasmas quando apareceram não tinham evoluído porque queimavam pixels! e teriamos todos televisões com 80 cm de profundidade! em vez de lcd's e agora led tv's

não tenho duvidas que o próximo xtr seja eléctrico! e quando o for se poder irei comprar de certeza !
 

tkul

Utilizador Banido
ATX, mas uma pessoa não é contra tecnologia.
Apenas acho que as coisas deveriam durar mais, e acima de tudo sem tanta pintelhice - género, pegar e rolar!
Tem aparecido algumas coisas, mas ainda estamos muito...muito longe!
Basta lembrar que: Andamos ainda com desviadores pendurados nas bikes!

Claro que todos tem de pagar e o que é caro hoje, fica barato.
Mas antes de colocarmos coisas no caminho que sinceramente deixa-me muito apreensivo quanto à sua fiabilidade, creio que se deveria caminhar para algo de sem manutenção - O conceito até poderia seguir o lema: mais tempo em cima da bike!

Quanto ao Durace electrico, a grande questão é: mas há assim tanta necessidade? Depois as desculpas começam a ser: Então não vens andar? Epá, não carreguei as pilhas do desviador! :lol:

E além que os melhores conceitos são os KISS - Keep It Simple Stupid!
 
Top