Sigma Mirage Vs Sigma Karma

Sigma Mirage Vs Sigma Karma - Analise no terreno e conclusão.

Já lá vão uns tempos da última nocturna...

Costumamos ir ali para alfena, subir até as antenas e descer... um bom percurso com algumas paredes...

Os kits que usavamos, os mirage. O Carlos tem agora um Karma, pude comparar as diferenças ao vivo...

Tamanhos, o mirage é muito maior, nem se compara, o Karma parece de brincar, o foco é da grossura do dedo indicador ...

2yx1w07.jpg


15gfdl3.jpg


Ambas as baterias são de lítio... embora mais uma vez o tamanho não tenha comparação...

wb6ypw.jpg


Kit completo, com suportes e elásticos...

2vah1c2.jpg


Vamos à balança (ai se a Maria sabe)

Karma - 200g
22j4v9.jpg


Mirage - 450g
91dr93.jpg


E agora... o que já tinha observado em loco quando já experimentei uns leds dos chineses no monte... a luz branca confunde o cérebro... os buracos no monte são mais dificeis de destinguir uma vez que os nossos olhos e cérebro estão habituados a ver a terra com uma cor amarelada, acastanhada, enquanto que com a luz branca do led tudo fica esbranquiçado...

Karma
qq4wsz.jpg


Em termos de potência, não noto muita diferença, a Sigma indica 30-40 lux para o karma e 20 lux para o foco evo e 60 lux para o evoX do mirage.

Mirage
2cwpqq0.jpg


A grande diferença está na autonomia... as mirage por experiência própria no máximo aguentam 1:30h-2:00h... desligando o evoX nas subidas, consigo uma autonomia de 2:00h-2:30h. o karma no máximo dá para 3:30h.

A rapidez de carga, embora não considere importante também é significativa, o karma carrega em pouco mais de 1h, o mirage demora cerca de 5 horas, ambos os carregadores são inteligentes e desligam-se após a carga completa.

Resumindo... a karma para mim ganha em todos os pontos se for para utilização urbana... para ser visto na estrada... mas, se for para utilização no monte, as mirage garantem maior segurança pois possibilitam uma maior percepção do terreno.

Para a semana se o tempo possibilitar vamos analisar no terreno...
 
Last edited:

nfelix

New Member
good review!! :yeah:

eu tenho as Myrage e estou bastante contente com elas... apenas um pequeno reparo... a bateria Myrage não é de lítio, mas sim de níquel... li em qualquer lado que dava em média para 700 ciclos de carga e descarga... e sofre de problemas de memória no caso de não se deixar descarregar toda quando se volta a carregar, diminuindo assim o período de vida da mesma! no entanto parece que também não se deve deixar esgotar mesmo mesmo até à ultima correndo o risco de também estragar a bateria!!
resumindo, o elo mais fraco mesmo é a bateria... já que as luzes cumprem bem as funções!!
 

agirão

New Member
Ricardo!

Obrigado pela informação!

Ando a renovar a iluminação para as provas de 24 horas e estás a ser uma excelente fonte de informação! Vou aguardar os resultados dos testes que irás fazer!
 
Sim, é de Niquel, as minhas desculpas... daí ser Nipack.

Para 24 horas apostava no karma, com 2 baterias... 7 horas de potência máxima... baixo peso...

No site da sigma tem as indicações para dar o máximo de vida às baterias e como as manter...

O Carlos teve este kit novo porque a bateria da mirage deu o berro, a sigma recolheu o kit antigo e deu este novo, mas esta parte de assistencia ja existe um topico na discussão geral, só posso dizer, são 5*.
 
Last edited:

tiago cunha

New Member
Boas
Eu já tive a Mirage e vendia, para mim só tinha um problema, não dava para andar com a EVOx e a EVO ao mesmo tempo ligadas, a bateria acho que só durava cerca de1h se tanto.A EVOx até dava uma boa luz, mas não chega a ser uma boa luz para longas jornadas. Cheguei a participar numa prova de 24h com a mirage e outra sigma qualquer, a luz não era má, mas em andamento tudo fica diferente e a autonomia é fraquinha.:(
Depois comprei a karma e andava com estes 2 conjuntos, já era outra coisa, mas vendi a mirage e agora a dupla é Karma vs magicshine, uma para bike e outra no capacete, é outra coisa.:D
Uma coisa que aconselho é andar sempre com 2 conjuntos de focos.

Cumps
 
E lá fomos… 2 mancos, com 2 mancas e 2 velas… lol… para alfena…

As fotos foram tiradas com um N95, modo sem flash, como é obvio… não são as ideais, mas tb acho que não dá muito jeito ir para lá com tripé e etc :eek:).

Acho que as fotos não refletem o que os nossos olhos realmente viam… Como é obvio as fotos não foram corrigidas em termos de brilho, apenas reduzi para 640*480.

Alterei a última foto para o que acho que estava a ver no trilho… para uma aproximação à realidade.

Ora bem, autonomia… ligamos ambos as luzes às 19:15h (+/-)… chegamos a casa pelas 20:40h (+/-) eu já nas últimas, o Carlos ainda com luz para dar e vender… Eu racionalizo as minhas… médios quando a velocidade é reduzida, máximos quando o estado do trilho é de desconfiar ou quando se começa a descer… ele sempre no máximo.

Nunca tinha visto a karma em acção, pensei que a luz fosse branca como por exemplo a triled, mas não é tanto, é mais perceptível, não “fere” tanto os olhos…

As fotos que a malta gosta… karma sempre do lado direito, mirage do lado esquerdo… nota-se bem o foco amarelo e o branco. Em termos de alcance é praticamente igual, se bem que as mirage apresentam um feixe horizontal maior, visto que são 2 focos lado a lado…

15hbcbp.jpg


kdlcpe.jpg


5mi7on.jpg


Imagem corrigida, para aproximação à realidade…

28rfayb.jpg


Peso, menor, mas não são 200g que me fazem confusão…

Em termos de visão, ambos (eu e o Carlos) concordamos que as mirage são melhor, se bem que a karma reflete mais a parte das rochas… em autonomia, não se comparam… enquanto tenho que andar no liga e desliga, ele foi sempre no máximo.

Vou trocar.
 
Top