E...já está!!!
Pois é,consegui fazer o que queria,e parece ter ficado o serviço bem feito!
Basicamente segui as indicações que estavam no tópico do mtbr.com aqui mais acima,mas acreditem que é bastante fácil:
Retira-se o cabo do comando remoto,desaperta-se e retira-se o regulador do Gate,desenrosca-se a cartridge e retira-se (cuidado com os pingos de óleo).Como sabem,a cartridge tem uns buracos,e é fácil ver a mola de retorno do Poploc presa à volta do veio.A mola é mantida no sítio por 2 pernes pequenos que atravessam o veio.Não é preciso tirá-los,até porque é bastante difícil (eu tentei).Basta retirar a mola de um deles (eu tirei do de cima) e deixá-la desenrolar umas 2 voltas,para não haver o problema de voltar ao sítio.Isto terá de ser feito com a cartridge presa a um torno,de preferência,e com uma chave de fendas ou um alicate de pontas.
Depois de confirmar que a mola já não faz o seu efeito,monta-se tudo de novo,e aqui existem 2 hipóteses:Usar a mesma tampa e inventar algo para facilitar o uso da compressão,ou comprar um regulador (os das Reba ou Recon servem) que custam uns 15€.Ah,e um pormenor muito importante!Debaixo do regulador,convém colocar um o-ring ou anilha plástica para provocar algum atrito e ser mais fácil manter o ajuste de compressão escolhido,e evitar que algum ramo ou toque inadvertido feche a compressão.
Tirei uma foto com o telemóvel,mas ficou uma porcaria,e aquilo fez-se tão rápido que na altura nem me lembrei de tirar mais!
Com isto tudo,ganhei ajuste da compressão,espaço no guiador,e perdi 60 preciosos gramas...finalmente a minha Kona Four está abaixo da "barreira psicológica" dos 11kg!
Se quizerem fazer o mesmo e tiverem dúvidas,digam coisas!Não se preocupem que não é preciso estragar nada,e com algum trabalho é possivel voltar a por tudo como estava (no caso de se vender a suspensão,por exemplo).
Boas marteladas...digo,pedaladas! :xau:
Pois é,consegui fazer o que queria,e parece ter ficado o serviço bem feito!
Basicamente segui as indicações que estavam no tópico do mtbr.com aqui mais acima,mas acreditem que é bastante fácil:
Retira-se o cabo do comando remoto,desaperta-se e retira-se o regulador do Gate,desenrosca-se a cartridge e retira-se (cuidado com os pingos de óleo).Como sabem,a cartridge tem uns buracos,e é fácil ver a mola de retorno do Poploc presa à volta do veio.A mola é mantida no sítio por 2 pernes pequenos que atravessam o veio.Não é preciso tirá-los,até porque é bastante difícil (eu tentei).Basta retirar a mola de um deles (eu tirei do de cima) e deixá-la desenrolar umas 2 voltas,para não haver o problema de voltar ao sítio.Isto terá de ser feito com a cartridge presa a um torno,de preferência,e com uma chave de fendas ou um alicate de pontas.
Depois de confirmar que a mola já não faz o seu efeito,monta-se tudo de novo,e aqui existem 2 hipóteses:Usar a mesma tampa e inventar algo para facilitar o uso da compressão,ou comprar um regulador (os das Reba ou Recon servem) que custam uns 15€.Ah,e um pormenor muito importante!Debaixo do regulador,convém colocar um o-ring ou anilha plástica para provocar algum atrito e ser mais fácil manter o ajuste de compressão escolhido,e evitar que algum ramo ou toque inadvertido feche a compressão.
Tirei uma foto com o telemóvel,mas ficou uma porcaria,e aquilo fez-se tão rápido que na altura nem me lembrei de tirar mais!
Com isto tudo,ganhei ajuste da compressão,espaço no guiador,e perdi 60 preciosos gramas...finalmente a minha Kona Four está abaixo da "barreira psicológica" dos 11kg!
Se quizerem fazer o mesmo e tiverem dúvidas,digam coisas!Não se preocupem que não é preciso estragar nada,e com algum trabalho é possivel voltar a por tudo como estava (no caso de se vender a suspensão,por exemplo).
Boas marteladas...digo,pedaladas! :xau: