MARKETING! MARKETING! MARKETING!
A única coisa que realço aqui é que é preciso ter atenção se o quadro foi pensado para levar este ou aquele carreto... quando andamos armados em "engenheiros" a modificar bicicletas que foram desenhadas pelos verdadeiro Engenheiros, se não temos cuidado só fazemos asneiras!
Quando se trata de topos de gama, é tudo uma questão de marketing, e simpatia de de cada um por aquela ou a outra marca! Se funcionam bem? claro que funcionam. Se este funciona melhor do que aquele...? vai do desviador já nos ter educado e nos a ele! eu tenho um xt, ja tou tão habituado, que no outro dia dei uma volta com um xtr e achei que gostava mais do XT!... mas so porque ja o conheço!
Quanto aos comparativos, vamos tambem tentar ser racionais!
Os comparativos são feitos por pessoas normais como cada um de nos, que tambem estão influenciado por gostos pessoais, pelo markting e pela própria experiência pessoal! Não são computadores que avaliam a precisão, resistência, etc... nem são medidores de decibéis que avaliam os ruídos.... são pessoas como eu ou como qualquer um de vocês!
E não tenham duvidas que sofrem pressão dos fabricantes e indirectamente dos catalogos promocionais que recebem, bem como das regalias e presentes que lhes são oferecidos em primeira mao. Ou julgam que as marcas pagam publicidade que alimenta as revistas, oferencem material as revistas e aos jornalistas para testarem, pagam viagens aos jornalistas para assistirem e experiementarem em primeira mao as novas colecções... e que depois estes mesmo jornalistas iam deixar ficar a marca mal? depois de tanta simpatia?
Se repararem bem, neste comparativos ou temos uma marca conceituada e outra menos conceituado, em que esta ultima leva no "pelo" e a conceituada fica com os louros; ou temos comparativos entre duas marcas com nome em que não há conclusões explicitas de qual é melhor e "uma mão lava a outra" e ninguém fica ressentido. A shimano e a Sram continuam a vender o seu material, as revistas continuam a vender revistas e a fazer receitas da publicidade da shimano e da sram, e os jornalistas continuam a ter regalias, viagens pelo mundo e o "cuzinho lavado com agua de rosas".
Há uns anos deixei de acreditar em comparativos e passo a explicar porque:
Em determinado numero da ProTeste (supostamente fiável) surge um comparativa de ferros de engomar! Ok, tudo muito giro! aquela e outra foram as vencedoras e esta a melhor qualidade/preço!
Azar dos azares, la para o meio da tabela vinha um ferro de engomar "rowenta".
O que se sucede de seguida é o seguinte:
O grupo "Tefal/Rowenta" processa a proteste em tribunal e ganha o processo, porque o ferro Rowenta que surgia em comparação NEM SEQUER ERA COMERCIALIZADO EM PORTUGAL!
Ficou provado que ProTeste se limitou a copiar um comparativo de um outro pais, em que na altura nem havia o euro, e ate a conversão directa da moeda fizeram sem se interessarem se o preço para Portugal tinha a mesma correspondência!
Se isto se passa com os comparativos da ProTeste imaginem nas revistas independentes com os comparativos de bicicletas, automóveis, motos, etc
Por isso não julguem que sabem tudo sobre isto ou aquilo só porque compram muitas revistas sobre o assunto e lêem todos os comparativos . Experimentem vocês mesmo os matérias e tirem as vossas conclusões que apenas servem para vocês próprios e mais ninguém!
PS- Peço desculpas pelo OffTopic e pela extensão do mesmo, se os administradores do forum assim o entenderem podem o mover para onde acharem adequado!
:back2topic:
Apenas de realçar que se esta alteração não prejudicar o funcionamento, o aspecto "slim" parece-me uma melhoria significativa!
:wink: