Setup 2X9 com desviador de estrada

Marin Eide

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Aquilo tem uma espécie de veio interno, no caso da foto vê-se que é algo onde aquele parafuso que segura a "caixa" aperta e desloca-se lateralmente e não latero-verticalmente(desculpem o meu francês) como os desviadores comuns ;) se é que me faço entender...
 

Marin Eide

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boas

gostava de saber se o conjunto 26/42 cassete 11/32 não causará problemas nas passagem de mudanças... pois é a combinação que pretendo, porque a cassete tá nova e o prato 40 acho curto...

cump

Boas, se leres bem o que o Nuno explicou podes chegar a algo que funcione, foi básicamente o que eu fiz, mas há um senão, como a diferença de pratos é acentuada, podes levar com a corrente no movimento pedaleiro, ou seja, ela salta da dupla direitinha para o quadro, aliás, foi isso que me levou a adquirir o chain drop para a minha bike, pois sempre que reduzia de 42 para 26 a corrente saltava para lá, e não era o desviador mal afinado, pois mesmo com a corrente a embarrar no dito cujo acabava por saltar, tamanho era o baloiçar da mesma por ser comprida o suficiente para trabalhar em 32-42 sem me partir o desviador!
Posto isto e como desde aí nunca mais me preocupei com falhas na transmissão(até ver) acho que á teoria elaborada pelo colega Nuno só tenho a acrescentar a utilização de um chain drop(que só pesa 6grs e protege o quadro) pois o fosso entre pratos é grande!
Espero ter conseguido me explicar e contribir para o esclarecimento das tuas dùvidas, se quiseres ver do que falo, passa na thread da minha Marin aqui no ww, tem lá fotos em pormenor dessa situação!
Abraço
 

Marin Eide

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JoaoMCO, nunca experimentei aquilo, pois o SIMPLEX de que falo era da bicicleta de "corrida" do meu falecido avô que me ensinou como aquilo funcionava(bem como uma "mudança traseira de garfo" que também lá está num caixote), mas se quiseres posso averiguar se consigo montar aquilo em algum bólide dos meus para depois dar feedback! ;)
 

nogueira.nuno

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Pois, repondemos ao mesmo tempo.

Pois, eu usei os meu Dura Ace 7900 sempre com os 3 pratos(42-32-22) e talvez por isso não houve assim falhas por assim dizer e tens razão, com um ChainDrop é sempre melhor especialmente nos 2 pratos e com o teu caso/experiencia pessoal, além de com uma relação ou salto como falas bem de 42 para 26 visto que o Dura Ace ou desviador de estrada não tem tanta guia/rampa interior como um desviador de BTT para evitar isso.
 
Relativamente àquele desviador o que sei é que foi construído pelo pessoal da Crisp para uma bicicleta da mesma marca. A questão é: será que não fará o trabalho eficazmente? poderemos tunar aquelas placas de alumínio dos nossos actuais desviadores?
aqui fica a foto da bicicleta...
3949699447ae44f96cb0.jpg
 

Marin Eide

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Quanto ás tuas dúvidas acerca de tunar as "placas" de alumínio, eu se fosse a ti não me metia nisso por vários motivos, o mais óbvio é a resistência! em vez de tunar é mais simples comprar um desviador de estrada que ronda os 70gr e é preciso, resistente e sem truques ;)
 

Rider88

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Pois Marin mas esses desviadores de estrada ainda custam 70€ mais ou menos.... O que é um bocado caro...
Além do mais, aquele look para mim é espectacular e no mínimo exclusivo/diferente! ;)
 

Marin Eide

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Boas Rider88, eu sei, o meu ficou por 64€ e mais uns trocos! mas tens o sram force e pesa pouco mais, e é fiável qb também, veio um junto com o meu red e está numa Marin de um amigo aqui do fórum também.....
 

Rider88

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Compraste novo ou usado?
Eu ando à procura de um de estrada, visto que uso 2 pratos, mas não queria dar um balúrdio por um desviador...
 

zykon

Super Moderador
Esse conceito tem tudo para funcionar desde que a parte da mola seja em condições.
Os arames nada fazem além de empurrar e puxar a corrente. Se forem rígidos o suficiente devem funcionar tão bem quanto um desviador convencional.
 

Marin Eide

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Bem, se tiverem por aí uns aramitos em Ti á mão, eu até que dou uns toques na parte de cobaia/inventor, mas a cena dos ditos "arames"(excepti se for algo em condições) faz-me aflição, porque sinceramente assim rijo, só me consigo imaginar a fazer um kit com arame de ramada ;)
 

nogueira.nuno

Active Member
Zykon, já experimentaste afinar um desviador de estrada numa Bike de BTT por exemplo, ja usaste o mesmo em pratos por exemplo sem rampas?
Digo isto porque um desviador de estrada (por exemplo um Dura Ace comparado com um XTR) em questão de rampas para subida da corrente é muito menor que num desviador de BTT e logo aqui se não estiver no ponto certo em que a rampazinha do desviador estrada dê o toque para subir para outro prato ela vai andar ali a arranhar a querer subir, isto já sem contar com um prato sem rampas!!

Por causa disso é que não concordo muito que um desviador desses(apresentado na foto) seja muito funcional senão há um conceito de guia de corrente para pedaleira de prato Single em carbono em que se poderia adaptar o sistema de movimento deste desviador em titanio e que este mesmo em carbono sendo mais leve e menos Flexivel em todos os pontos ou angulos e mesmo assim eu continuava a duvidar que funcionasse assim mais ou menos como disseste de só empurrar e puxar a corrente.

Aquilo foi um principio e um prototipo de exposição bem lindo e diferente e apenas isso, senão se fosse assim tão facil os limites a nivel de transmissões seriam bem mais malucos e ousados, e a fiablidade/funcionamento seria apenas pormenor secondário.
 

Marin Eide

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Good post Nuno;) tava a ver que eu era o único a achar impossível o que já andavam a matutar! ìa já roubar uns arames à ramado do vizinho pra fazer uma coisa daquelas!
Os Ti já cá cantam e estão impecs, espreita;) (desculkpem o off-topic)
 

paulo azevedo

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Boas,

Preciso de ajuda, estou a pensar trocar a minha pedaleira de 3 pratos por uma de dois pratos, a minha tem uma relação 22/32/44 com cassete 11/32, estou a pensar colocar por uma 28/42 com cassete 11/36 será uma boa relação para fazer maratonas será equivalente há minha?

A pedaleira que estou a pensar meter é X0.

Será necessário trocar o desviador da frente?

Aguardo pelas vossas opiniões ou sugestões.

Cump,
Paulo
 
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