Serei o unico fraquinho - de 29er para 26"

bel-to

New Member
Pois é isto de tamanho de roda é muito subjetivo! É assim....primeiro devemos falar com conhecimento de facto e não porque dizem o amigo tem etc....
eu por exemplo tenho 2 bikes:1 suspensão total com 12,3oo grs roda 26 e muito recentemente uma semi rígida roda 29 com 9,200 grs,e como só ontem fiz a minha estreia com a 29 tenho a dizer uma coisa...são imcomparaveis!com a 29 parece que vou de mota visto que dispara como um foguete,depois o conforto(talvez por esta ser de carbono não sei)a descer espectacular, a subir exige mais fisicamente(isto também porque se trata de um mono prato) e uma velocidade mais constante...enfim isto foi a minha primeira sensação com a roda 29!
depois de tanta consulta ,leituras,duvidas e incertezas fiz a minha opção e estou totalmente rendido a estas bikes,simplesmente brutal!
ps-agora isto também depende da marca da bike e das respectivas gamas.
o mais importante é o prazer que nos temos enquanto pedalarmos:p,independentemente das rodas marcas e afins
aqui fica o meu sincero testemunho e espero ter contribuído para dissipar algumas duvidas:confused:
 

madvibes

New Member
Eu tenho uma 29' com 12,88kgs, e só peso 60kgs, tem um molejador na frente e nao uma suspensao, e mesmo assim divirto-me bastante. O que vejo muito a acontecer é compararem bicicletas totalmente diferentes. Acontece muito comigo, tenho amigo que andam comigo com 26" de topo e com mais preparaçao do que eu, e depois dizem que o problema é da roda 29", e nunca nenhum deles andou com nenhuma. se compararmos uma 26" com 13 kgs com uma 29 de 13kgs ai sim é que podemos ter uma comparaçao real. Agora comparam 26" de 9kgs com 29" de 13 kgs?! mesmo assim se houver pernas esqueçam la isso do peso.

Cada um faz o que entende, provavelmente depois da troca as dificuldades serão as mesmas.

Edit:
Também nao vai fazer nenhum downgrade ou upgrade, vai fazer apenas uma troca. e provavelmente depois dessa troca vai fazer outra.

Eu continuo a levar coças no monte de amigos e o que vou fazer é adicionar ao meu menu semanal uma aula de cycling...
abraço,
 
Last edited:

Duarte86Dias

New Member
Boas,

Após ler todas as opiniões e as razões que o querem levar a trocar a bike, deixo aqui a minha modesta opinião.
Eu toda a vida andei de 26" e mesmo não sendo especialista em técnica gosto bastante de circuitos difíceis com singles, trialeiras e afins, em boa verdade a 26" cumpria, ou mais rápido ou mais devagar. Mas depois de me ter montado numa 29" e lhe ter apanhado o jeito percebi que fazia tudo mais rápido e melhor, a questão aqui pode ser a seguinte. Como a distancia entre eixos de uma 29" é sempre superior a uma 26" para acomodar as rodas torna-se menos manobrável em curvas apertadas mas, por experiência própria a prática faz muito e ás vezes temos de repetir várias vezes o mesmo traçado para corrigir a forma como executamos as manobras.
Dê mais uma oportunidade á 29" e depois logo decide o que fazer.

Boas pedaladas
 

sonoro

New Member
@FMCurto

Isso já é uma mistura de fatbike! Mais um experimentalismos que vai dar mais alguns duelos sobre rodas e diâmetros.

Até fica um bike engraçada , mas tambem quero ver quem tem pernas para elas com esses pneus, eu gostava de testar uma fatbike ou mesmo essa que apresentas te ai na fotografia!

A meu ver isto do colega vai mais de pernas do que problema de ser roda 29 , mas estamos ca para ver quanto ele fizer a troca o que nos vai dizer depois!
 

oliana

Active Member
Mais um tópico onde contradições não faltam. Depois do outro, este é mais do mesmo. Não esclarece coisa nenhuma porque não há nada para esclarecer. Acredito que haja muita gente confusa e basta ler com atenção as opiniões diversas dos dois tópicos.

A minha única duvida é o que esteve mal durante os últimos 30 anos apesar de tanta evolução e tecnologia disponível para estarem errados num simples diâmetro de roda?

Vão mas é para os trilhos andarem com as vossas bikes e deixem-se de comparações e contradições de parte a parte que não têm pés nem cabeça. Andem com aquilo que vos faz sentir bem e seguros!

Se têm algum complexo devido ao tamanho da "pila" (roda), experimentem uns preliminares (treinos) a valer, e vão ver que o gozo é igual com correspondência da parceira!
 

MiGuEl_82

Active Member
Aqui vai a minha opinião... Se tens a 29er à pouco tempo vê se entretanto n te vais habituando... Como já mts companheiros aqui disseram, há grds diferenças entre 26 e 29 e cada um tem o seu ritmo de habituação, dependendo da frequência de treinos, a intensidade e tipologia dos mesmos, entre outros factores. Da mesma forma q podes ter comprado a 29 de uma forma precipitada, tb te podes estar a tirar conclusões precipitadas em relação à tua habituação à mesma.

Isto de fazer BTT é mt engraçado mas ao mm tempo tb dói mt na carteira... Pensa bem e n da tempo ao tempo... Se vires q de facto n te habituas, então tendo essa garantia avança para a mudança q achas melhor. E n entendas uma mudança de 29 para 26 como um downgrade pq efectivamente n o é...

Ernez, ainda dás resposta? Ou é alguma tentativa de ser moderador ou é falta de onde molhar o pincel ;)
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
@sonoro
Quase, mas acho que é mais uma funbike que uma fatbike ;) que é na verdade aquilo que procuro numa bicicleta, o mesmo não é verdade para toda a gente, há expectativas diferentes: peso,rolar,subir,descer,grip,conforto,etc... e nem todos têm as mesmas prioridades.
A pergunta inicial tb não explicava o motivo da desilusão com as 29er o que deu logo pano para mangas e várias interpretações, se calhar só estava a dizer que não lhe dava o mesmo gozo.


A verdade é que pneus largos dão um certo conforto e aumentam brutalmente o nivel de confiança e pelo menos para mim a diversão, um 2.4" em 26" com padrão ligeiramente agressivo na roda da frente compensa e muito uma certa falta de unhas,mas para uma 29" imagino que cause alguma mossa em termos de peso, se reduzirmos a roda para 650B as coisas aligeiram um bocado, nunca experimentei um 2.8" mas gostava,muito,infeizmente já estou no limite do que a minha Marzocchi 44 suporta, se chegar a trocar para uma Revelation é quase certo que entra um pneu maior :)

EDIT: e lembrei-me agora da outra frase do autor do tópico que me levou a por essa opção: "... mas gosto de andar bem calçado e seguro ..."
 
Last edited:
Pessoal,

O homem já trocou a 29er. Já não há nada a dizer.

Podem fechar o tópico!
:cool:

Mas, ainda assim, só para deixar uma bicada:
Eu tenho uma FS 26". Não me consigo imaginar a fazer os trilhos apertados e inclinados bem como saltos numa 29er.

Talvez pq tenho 1,70, mas a verdade é que, quando me monto numa dessas coisas, parece que estou a andar na bicla do meu Pai! ;)
Mais exatamente, a altura a que fico do chão intimida-me nas descidas mais técnicas e parece que vou fazer o pino de um momento para o outro.
E já tentei várias vezes. De facto, já devo conhecer as 29er ainda antes de muitos bikers deste forum. Nunca me convenceram.

Mas, para quem gosta de rolar e não faz trilhos muito exigentes (principalmente descidas), uma 29er deve ser a escolha indicada.
E, de 1,80 para cima, deve ser quase natural ter um 29er.
 

dedicatep

Member
Para mim nas 29 fazer um pino ou um OTB é mais dificil que numa 26 onde é normal o selim estar acima do guiador uns bom cm, a distância entre eixos maior.... É verdade que a 29 é mais dificil de manobrar principalmente em curvas apertadas a alta velocidade, mas em trilhos técnicos e muito acidentados a nivel de terreno a roda 29 tem clara vantagem é quase "point and shoot" que ela papa o terreno muito mais facilmente, quando é roda 26 tem de se escolher com mais cuidado a linha.
 
dedicatep

Até és capaz de ter razão nessa coisa do "point and shoot", mas quando os ângulos de descida se precipitam para perto dos 45º, isso não funciona lá muito bem, pelo menos para mim!!

edununo

A menos que andes de pernas encolhidas, no mínimo andas de certeza 1,5 polegadas mais alto que numa 26.
(29-26)/2...
 

jonyboy

New Member
o que o edununo quis dizer penso eu, é que numa 29 com uma boa geometria a altura do selim em relação ao chão é igual numa 29 ou numa 26... coma a altura do eixo ate ao chão tambem... mas ha por ai muita 29 mal escalonada e sem ter a geometria certa para o ciclista pelo que tenho visto... mas também não percebo muito disso... mas acho que é mais por ai...
 
A menos que o eixo pedaleiro seja mais baixo que o eixo da roda, não vejo como isso possa ser possível.

Já li (não sei onde) que o eixo pedaleiro tem de se encontrar ao nível do eixo da roda traseira de forma a que a transmissão de forças, pela corrente, seja correctamente efectuada. De outra forma a pedalada não é ótima.

Portanto, neste raciocícinio dos eixos, o mesmo ciclista, com as pernas correcta e igualmente posicionadas, ficará necessáriamente 1,5" mais alto do chão.
 

jonyboy

New Member
eixo da pedaleira a mesma altura do eixo traseiro so se for nas 26, porque nas 27.5 e nas 29 não digo que seja impossível de acontecer mas nas que tenho visto inclusive a minha 27.5 isso não acontece... o eixo da pedaleira iria ficar muito para cima o que iria provocar 1 centro de gravidade mais longe do chão logo menos equilíbrio na bike... e geralmente pelo que sei é uma das medidas que não difere muito de marca para marca em qualquer tipo de roda...

aconselho-te a ires ver uns quantos sites de bikes ver as fotos e ver se nas 27.5 e nas 29 o eixo pedaleiro está a mesma altura do eixo das rodas

eu so não comprei 29 porque as geometrias das bicicletas que eu queria não se enquadravam para mim...não me inspirou confiança, não foi por estar demasiado alto na bike, porque não se está lol mas o guiador isso sim ficava alto de mais em relação a minha posição de condução... logo não gostei
 
Last edited:

pimentoski

New Member
grande confusão que vai aqui... onde é que a geometria das 29 faz pedalar mais alto???? só se for nos quadros chineses desenhados por um gajo que não sabe o que é uma bicicleta. Já tive uma stumpjumper 26 e agora tenho uma stumpjumper 29. A distancia do chão ao eixo pedaleiro é igual, do eixo ao selim é igual, do chão ao guiador é igual, é tudo igual, alias a minha 29 foi afinada pelas medidas da 26, tudo igual ao mm.

Agora como é possivel isso???? olhem para as fotos, vejam a linha da pedaleira...

2ymj6sx.png


Isso faz-me lembrar um amigo meu que a passar nas poças de água achava que não molhava os pés porque ia mais alto na 29... E foi assim até chegar à primeira poça e molhar os pés como os das 26. Tenho fotos reais das minhas duas bikes que provam isso da geometria, depois tento fazer um gif para a malta perceber de uma vez por todas que a geometria do ponto de vista do ciclista é a mesma.
 
Eia!

E não é que és capaz de ter mesmo razão?


Tenho de ver na 27'5 que tenho lá em casa.

Altura dos eixos: retiro o que disse! :cool:

Tenho de ser mais crítico no que leio... ou tomar memofante!!!
:rolleyes:
 
Top