sera que posso tirar uma mola?

fabio viana

Well-Known Member
boas pessoal, hoje de manhã estive a fazer uma revisão a minha suspa(zoom zxl) e tirei as duas molas para lubrificar, e ao mete las tive a ideia de dar uma volta de 2km para esprimentar a suspa so com uma mola do lado esquerdo da suspensão.

a suspa fuuncionou muito bem, e agora queria saber se podia andar so com uma mola, porque o conforto melhorou bastante.

abraços
 

oliana

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Não te preocupes. Podes inventar á vontade. Isso já eu fiz algum tempo atrás com uma suntour xc 60. Vai ficar mais macia. Tem cuidado porque pode afundar em demasia em certas situação. Se conseguires arranjar uma borracha tipo cilindro de comprimento um pouco mais curto que a mola, para colocares no lugar desta, vai evitar o perigo de afundanço escessivo.
O que pode acontecer é perderes alguma rigidez do lado onde falta a mola. Mais confortável vai ficar sem dúvida.
Boas pedaladas.
 

Pmiguel

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épa deixa-te tar quieto, ainda te aleijas, isso vai afundar em tudo o que é travagem ja pra nao falar em drops, em descidas longas e muito inclinadas isso afunda e fazes a descida toda sem curso, compra outra vai ao olx
 

oliana

Active Member
Pmiguel.
Achas mesmo que estas suspensões com aquelas molas, são indicadas para bikers de 90 kg e 50 kg com comportamento igual. Já tive estas; Suntour xc 60mm, suntour xcm 100 mm, berg 80 mm, rockrider spinner 100 mm com bloqueador, rst gila 100 mm com bloqueador, manitou axel air 100 mm com bloqueador, reba sl e reba race. Fiz pequenas alterações em todas e na axel deixei de usar ar. Na reba sl troquei a câmara do ar para a perna direita. Na suntor xc 60 comecei a usar oleo no interio em vez de massa. Há um user no forum que alterou uma rock shox e retirou o oleo para colocar uma câmara de ar na perna direita. Ficou ao que parece com 3 câmaras de ar.
O que interessa é que ao fazermos as alterações saibamos ter em conta a reaçaão que podemos ter a seguir. Isso é o que se pede ao fabio. Tenha atenção aquilo que faz e não se atire por um trilho abaixo sem saber o que pode acontecer. Mexer com consciencia é o que se pede.
Assim é que aprendemos.
Boas pedaladas.
 

VascoDamásio

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Epah, tira as molas, afinal elas estão lá só para enfeitar, quem faz e monta as suspensões mete lá aquilo tudo só porque lhe apetece... Não inventem.
OMFG
 

Jorge Gomes

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Quem faz essas suspensões low costs, faz para que deiam para todas as situações e com toda a gente, incluindo pessoas de 100kg.
Da mesma forma que a minha reba recomenda 105 PSI para o meu peso e eu acho que o ideal é 85.

Se o user diz que a suspensão tem um melhor comportamento assim, não vejo porque não.
Eu também tenho uma suspensão zoom noutra bike e sei bem como aquilo funciona... a suspensão é tão rija que não mexe rigorosamente nada a não ser a descer degraus.
Se a média-longo prazo se estragar olha também não se perde muito, essas suspensões Zoom são quase dadas.
 
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Pmiguel

New Member
eu como bom portugues tambem gosto de inventar, mas tar a retirar uma mola de um lado deixando esse lado sem funcionar? esse lado passa a ser apenas uma guia, OLIANA se o FABIO andar em sitios como a nossa arrabida sabes bem que vai precisar de umas suspensoes boas se for só estradoes qualquer suspensao aguenta nem é preciso uma, eu na minha rock shock wourld cup em estradao anda sempre bloqueada fica apenas com um pequeno curso para alguns ressaltos, mas se nessa perna vazia se meter uma camara com ar isso é outra coisa, fica tipo a suntour axon que tenho noutra bike e funciona bem apesar de ser ja velhinha ainda com pernas 28.
 

oliana

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A mola não serve para mais nada a não ser de amortecedor. Não serve de guia nem evita vibrações. Claro que o ideal seria 2 molas um pouco mais macias. Mas não me parece que seja um investimento válido.
Tal como o Jorge eu tambem uso 20 psi em média, na reba, abaixo do indicado pela marca. E experimentei muitas combinações de pressões.
A minha suntour não se estragou por causa da falta de uma mola. E nunca notei nada de anormal. Apenas que ficou bem mais macia.
 

Lanwolve

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A minha ideia vai de encontro ao que já aqui foi dito. Primeiro qual o teu peso e depois o que fazes com a bike. Se és muito pesado o que poderá acontecer é em descidas muito inclinadas a suspensão poderá fazer bottom-out. Se andas em estradões então uma mola será suficiente.

Mas se andas a curtir na serra, tipo enduro/All mountain e fazes de tudo um pouco e a abrir, como eu, então não inventes muito que o dentista está caro... mais vale comprares outra! :yeah:
 

oliana

Active Member
Pois nem que fosse de propósito; hoje fiz uma pequena revisão na berg trail rock 2.0 do meu filho mais novo. A suspensão é fraquita, da marca da bike e possivelmente é a zoom que as frabrica, e chiava um pouco no amortecimento. Acontece que só tem uma mola do lado esquerdo e do direito é simplesmente oca. Não foi surpresa para mim, porque a tampa que estava desse lado era uma simples borracha encaixada.
Evolução?
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)


....Se de fábrica vem com 2 molas, julgo que o ideal será manter o sistema original. No entanto, se fez o teste e não desgostou do seu comportamento, pq não andar assim?! Certamente não haverá qualquer problema (vai andando e vendo). Em qualquer altura poderá voltar a coloca-la.

ps: essa bike é para usar maioritariamente em BTT, ou mais pela estrada?!!? O teste, foi minimamente rigoroso?!!? Pode na hora da verdade numa bela descida, com muita buracada, e com o aquecimento de umas horas seguidas de uso, pode não se aguentar apenas com uma só mola.... (cá medo). :D
 

fabio viana

Well-Known Member
boas desculpem la o desenterro do topico, mas desde que abri o topico que ando so com uma mola e mesmo a fazer uma descida cheia de rochas que mais pareciam escadas a suspensão nunca deu o final de curso, isso acontece porque tenho apenas 58quilos e a mola do lado esquerdo regulada no modo duro.
boas pedaladas
 
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