Ser multado de bicicleta?

Jocas22

Active Member
eheh vou-me meter pra dizer que essa regra do "mais á direita possivel" é estupidamente idiotica, pois tal como disse o Miguel é um convite às razias. Ora não a respeito, e assim quem me quiser ultrapassar que se digne a fazê-lo cumprindo com o código da estrada, nada de ultrapassar sem respeitar a distância de segurança pondo a minha vida em risco. Assim todos abrandam, e não estou pra levar com um espelho a 100 ou mais quilometros por hora.
Não é que vá no meio da estrada, mas dificulto ao máximo as razias. Quem quiser que me multe, antes multado que mutilado. ;)

Não ando a par, não ando em passeios a não ser muito raramente, passo alguns vermelhos. Mas essa regra do mais á direita é a que mais me enfurece. Querem passar como se não estivesse ninguem na via, sem abrandar um quilometro sequer, mas acontece que está lá alguem, e alguem que não pode exactamente cumprir uma linha recta ao milimetro, ora por causa dum buraco, ou vento, ou um animal ou seja o que for. Ocupem a outra via pra ultrapassar ou abrandem é o que exijo. E posso-vos garantir que tenho mais desatinos indo encostadinho que mantendo uma distância mais razoavel da berma com os condutores de latas (camiões á parte que esses são como os bois, só vêem vermelho e não tenho roupa vermelha. Pra eles sou invisivel)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Se o código diz o mais à direita possível, é mesmo assim que ando, o mais à direita possível. Claro que a minha definição de possível pode não ser a mesma que a de outra pessoa, o que é possível para uns, não o é para outros...
Assim como o que para uns é andar a par, para outros pode ser uma ultrapassagem prolongada... Afinal de contas o código permite ultrapassar velocípedes desde que não se pise o traço contínuo, portanto...

As multas só se pagam quando sabemos que cometemos efectivamente uma infracção, se não concordar não pago nada. Nem sou obrigado a andar com dinheiro para essa eventualidade.

E de BTT ou, mesmo de bicicleta de estrada caso hajam filas, posso facilmente "por-me a andar", pois não tenho nenhuma matricula para ser identificada, e bicicletas há muitas.


Isto dito assim parece um bocado "fora da lei", mas é apenas a exploração das possibilidades, físicas e legais, que possuo.
 

miguelcarromeu

Active Member
FiCaçador said:
Claro que a minha definição de possível pode não ser a mesma que a de outra pessoa, o que é possível para uns, não o é para outros...
Assim como o que para uns é andar a par, para outros pode ser uma ultrapassagem prolongada... Afinal de contas o código permite ultrapassar velocípedes desde que não se pise o traço contínuo, portanto...

Voilá o que tentava fazer passar há uns posts atrás :)
 

jackyl

New Member
querem andar na estrada, cumpram as regras.
senão cumprirem... arriscar a ser punidos pelas autoridades.
é como se fossem de carros.
a diferença é que se forem de carros, e forem multados, sai caro, e até podem eventualmente ficar inibidos de conduzir.
agora se forem de bike, não podem ser multados, então para que cumprir o que quer que seja.

o tuga só aprende e só tem "civismo" à base da punição.
infelizmente é a nossa realidade.
 

tinric

Super Moderador
No outro dia, no exemplo apresentado de ser multado por ir em 2ª fila... houve o argumento de ir a ultrapassar...

Então se bem me recordo o argumento da multa passou a ser ir com uma mão fora do guiador (por ir a empurrar o pai, ou algo assim)...

Nós temos que sinalizar a nossa intenção de mudança de direcção... teria sido mais um argumento válido (ou não)

A mão ia fora do guiador pois já tinha sido "aberto o pisca" para a esquerda para dar inicio à ultrapassagem... e agora ia-se com pisca aberto para terminar a ultrapassagem :)

lol

Tudo pode ser contornado... ou quase... haja bom senso que não seriam necessárias tantas e tão rígidas regras, nem estar sempre a puxar por elas...

O pior é que o bom senso é fácil e rapidamente ultrapassado por todos quando pensamos que "é só isto, ou sou só eu, ou é só um bocadinho" ... e se todos pensarem assim...

:D

Abraço e boas pedaladas...
Ah ya... e pedalem mais no mato e menos na estrada que infringem (infringimos) menos vezes as "regras" :D
 

Baba

Member
E andar à noite sem iluminação e levar com um carro em cima e ficar com a roda feita num oito também dá multa.... Pelo menos ao que consta não se aleijou muito
 

anarciso

Member
Olá malta,
Se quero (e tenho esse direito) ser respeitado na via pública , tenho que respeitar as regras, independentemente de os outros biclas ou carros ou seja o que for, as respeitar ou não, só posso e tenho a obrigação de fazer a minha parte.

Outra coisa que já me anda a incomodar em vários locais e aqui no fórum não é diferente e o seguinte:
Eu sou Português e não passei procuração a ninguém para falar em meu lugar, ou tecer opinião sobre a minha pessoa, o que quero dizer é que na parte que me toca não autorizo ninguém, principalmente quem não me conhece de lado nenhum a tecer observações sobre um eventual e suposto comportamento meu (visto que sou Português) neste caso também na via pública e 90% ou mais dos utilizadores do fórum não me conhecem. Ou seja não autorizo que só porque sim, avaliem o meu modo de estar na via publica ou mesmo na vida. Porque é que não fazem comentários em nome individual? Ou avaliações à própria maneira de estar? Mas que tendência para generalizar, bolas :mrsock:
 

Diogo112

Member
Na ultima atualização do código da estrada que remonta a Out/2012, nós já temos o mesmo tratamento que os demais utentes da via, naquilo que respeita à prioridade nos cruzamentos e sinais de perda de prioridade e stop, assim como nas rotundas.

O que falta mudar para o nosso código ser semelhante aos demais é nada mais que:

Obrigatoriedade de seguro de Responsabilidade civil, uso obrigatório de capacete, e possibilidade de circular a par e logo o nosso código da estrada ficará igual aos demais códigos da estrada dos restantes congéneres Europeus.
 

miguelcarromeu

Active Member
Possibilidade de circular a par e o reconhecimento da figura do pelotão! Isso é extremamente importante e confere uma importância brutal aos grupos de ciclistas. Primeiro porque evita que em vez de 500 metros de ciclistas, os condutores de automóveis apenas se tenham de preocupar com um "bloco" de 20 ou 30 metros; depois porque confere bastante mais visibilidade aos ciclistas. E finalmente porque não existe nenhuma razão plausível para obrigar os ciclistas a circularem encostados à berma.

Se o argumento é a facilidade de ultrapassagem, epá, tenham paciência! Eu também vou, por vezes, longos minutos "trancado" atrás dos "mata-velhos" ou de camiões carregados até ao tutano e tenho de me aguentar à bomboca.
 

Jocas22

Active Member
miguel não concordo. Acho que as coisas não podem ser vistas assim. Nem se pode obrigar uma fila de carros a ir quilometros atras de um pelotão domingueiro, nem obrigar os ciclistas a irem em fila quando os carros podem perfeitamente ultrapassar. O exemplo do mata velhos não é feliz, é um veiculo unitário, não um conjunto de veiculos que se podem alongar.

Bom senso.
 

miguelcarromeu

Active Member
Tens a tua opinião e eu a minha; não concordas com a minha e eu não concordo com a tua - simples!

Precisamente por serem situações diferentes é que eu falei no reconhecimento da figura do pelotão que deve ser encarado como um unidade. Isso transforma a circulação mais segura.
 

jrosa

New Member
pois é pessoal já fui buscar a bilhete de lotaria, mas não foi um mas dois bilhetes de lotaria, um por estar a ajudar o meu pai que ia ao lado dele por fora e outro por não ter as mãos do guiador.

tenho que ir falar com o diretor da Gnr e perguntar se aquilo é brincadeira de 1 de Abril ou é para por no facebook.

é assim
 

themagixboy

New Member
Na ultima atualização do código da estrada que remonta a Out/2012, nós já temos o mesmo tratamento que os demais utentes da via, naquilo que respeita à prioridade nos cruzamentos [...]

estive a ler a alteração de Outubro de 2012, e a obrigatoriedade de cedência de passagem continua lá.

artigo 32º 4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tração animal ou de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.

Edit: Já agora, coloco aqui o link para o ficheiro no meu skydrive https://skydrive.live.com/redir?resid=64236D9B8569800E!603&authkey=!AJRlC14jVW3C3ow
 
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