Ser multado de bicicleta?

ct1eqq

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Se o rapaz foi autuado e pagou a contra-ordenação o agente da GNR devia lhe ter dado o(s) auto(s) de contra-ordenação como prova da infracção e prova para o infractor como pagou a coima. Deveria ter sido uma folha A4 com uma risca verde se a memoria não me falha onde consta dados do infractor bem como da infracção.

Caso não tenha a prova acima descrita, passará a ser a palavra de um contra o outro, caso não exista testemunhas claro.

Em ultimo cado e como já foi dito acima o menor e o pai, deveriam se deslocar ao posto da GNR e colocar lá o problema,e confrontar o GNR dos factos.
 

depinho

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Esta história, e sublinho história, pois não passa disto, era possível há 40 anos atrás. As bicicletas tinham matriculas, idênticas às motorizadas, que se tiravam nas câmaras municipais. E a falta das mesmas era passível de coima. Por vezes nas aldeias ainda se vê bikes antigas com as matriculas.
A cena deveria ter sido retirada de uma cena de um filme - regresso ao passado de bike:). Poderia ter acrescentado que o GNR o autuou também, por falta de licença do isqueiro, que na altura também era obrigatório :p:p
 

jrosa

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Ontem fui multado pela querida GNR, argumentaram que vinha em segunda fila, estava a dar uma ajuda numa subida ao meu pai, mas depois multaram que me disseram que não tinha as mãos no guiador, pois se não, tinham que arranjar alguma como tinha as duas rodas no chão, emfim é a GNR que temos, é preciso é faturar.
 

Alcatraz

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A sério?
Já me aconteceu muitas vezes ir sem as mãos no guiador a beber água ou a comer alguma barra e nunca me disseram nada mas estou a ver que tenho de andar de olho...
 

correiadias

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jrosa toma atenção a isso . Não pagues a multa . Eu já caí na asneira de pagar uma multa uma vez e depois é que me arrependi . De agora em diante numca mais me enganam. Sempre que sei que tenho razao e os GNR passam as multas, apresentasse queixa. Uma carta bem formal de reclamação enviada para o capitão de infantaria do posto da gnr , e outra igual enviada para IGAI ( Inspector Geral da Administração Interna) e numca, mas MESMO NUMCA PAGUEM ESSAS MULTAS !!! Assim que o dinheiro lá cai , o capitao do posto até vos pode dar razão, mas o DINHEIRO NUMCA MAIS É DEVOLVIDO, E VOÇÊS É QUE FICAM A ARDER. FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.
Não paguem essas multas. A nossa autoridade, tal como o nosso país é muito lento. Depois da vossa reclamação efectuada só ao fim de uns tempos, meses, é que recebem alguma resposta. Pois vocês também iram contar a vossa história ao DIAP( Departamento de Investigação e Ação Penal) tal como os guardas ou psp's, e caso no final disto tudo vocês tenham razão, os senhores agentes podem vir a ser castigados, e suspensos das suas funções. Se por acaso, virem que os guardas se juntam uns aos outros e começam a contar uma história diferente daquilo que realmente se passou, que já me aconteceu, metam um advogado no caso, e as coisas aí vão demorar muito tempo a se desenrolarem. Estamos em portugal e as coisas estão feitas á moda dos ladrões, temos de ser espertos e saber aproveitar essas tais coisas. Em tribunal podese sempre pedir recurso e aí ainda vai mais atrasar as coisas. Existe muitos casos que as ditas multas prescrevem ao fim destes tempos.

Se acham que têm razão, vao com a vossa avante e nao se deixem pizar por os senhores agentes da autoridade. Se por acaso nao cometeram nenhum CRIME, e caso se fassam acompanhar do vosso BI , não caiam nas historia do acompanhar até ao posto ! Voçês nao têem de ir a lado nenhum ! Se eles vos obrigarem a ir pro posto , sem voçês terem cometido nenhum crime, eles procedem mal, de encontro á alei, e é um acto de sequestro, está no artigo 158 do código penal " 1 - Quem detiver, prender, mantiver presa ou detida outra pessoa ou de qualquer forma a privar da liberdade é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa. " SE NAO COMETERAM NENHUM CRIME NAO TÊM DE IR A LADO NENHUM COM ELES !!! VOÇÊS NAO PODEM SER PRIVADOS DA VOSSA LIBERDADE !

Temos de estar muito atento a todas as leis do nosso país ! Por vezes uma pessoa com medo, vê um agente a dizer-lhe pra entrar pro carro pra ir para o posto e entra logo. Mas não há que terem medo de nada, liguem para a policia, pra vossos familiares, amigos, ADVOGADO, qualquer coisa... E digam-lhes mesmo na cara que nao entram dentro do carro da PSP/GNR . Só lá entra quem está detido, por cometer um crime , caso contrario aquilo nao é um veiculo de transporte de passageiros !

Vamos lá ter atenção ás nossas leis, os guardas têm autoridade mas nao é bem assim .

Resumindo, NUMCA PAGUEM ESSAS MULTAS, MESMO QUE DEPOIS NO FINAL SE VENHA A APURAR QUE TÊEM RAZÃO, O DINHEIRO NUMCA MAS MESMO NUMCA É DEVOLVIDO !!! NÃO AS PAGUEM PESSOAL.

Falo por experiência própria.


Espero ter ajudado em alguma coisa....

Cumprimentos Bttistas


Correiadias
 

klaser

Well-Known Member
Toda gente reclama da lentidão da justiça,etc,etc...mas quando a justiça é contra nós lá vem estes conselhos de como a contornar...ou seja,justiça rápida para os outros mas se for para nós que maravilha que ela funciona mal.....
Se eu vou a par e o código diz que não se pode (atenção ninguém está a falar em crime,isso são infrações ao código) e o agente multa-me,posso até ficar chateado,achar que andam à caça de multas,etc,etc,mas acho que o certo é pagar e não repetir o erro...
A e tal,tanto ladrão por aí e vêm multar quem trabalha,etc,etc....não é desculpa...
Não sou nenhum santo,passo sinais vermelhos,não levo BI comigo nos meu treinos,um dia ainda me lixo,mas se me lixar vou ter de pagar e não bufar....
 

miguelcarromeu

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Qual o artº que refere ser proibido circular "a par"? Eu desconheço, mas pode ser um problema meu.

É que "ser obrigado a circular o mais à direita possível" é diferente de "ser obrigado a seguir em fila indiana".

Em determinados momentos é impossível circular mais "à direita", porque temos outros ciclista ao lado ;) Caso contrário os ciclistas não se poderiam ultrapassar entre si.

O tal agente da autoridade apercebeu-se a tempo da ridicularidade de argumentar que circulava "a par", pois iria perder a razão; como tal deu a volta com o "colocar em risco a integridade". É bem... ;)
 

klaser

Well-Known Member
Eu só dei um exemplo,nem quero iniciar nenhuma "conversa de café" sobre leis de trânsito,o que quero salientar é a mentalidade de quando é pros outros queremos justiça e quando é para nós queremos que a mesma não funcione...
 

abelha2

Active Member
A lei não diz "é proibido circular a par de bicicleta", mas diz que não se pode circular a par ou paralelamente, a não ser para ultrapassar ou quando existe mais do que uma fila de transito no mesmo sentido, e isso aplica-se a todos os veículos.

Não vale a pena transformar este topico na mesma discução sem sentido que se passa na do parar dos vermelhos. Se vinhas a par transgrediste, foste multado, agora é pagar e não voltar a fazer o mesmo.

Sinceramente ainda bem que a GNR está atenta a estas situações e começa a multar as pessoas, para ver se começa a haver mais civismo tanto dos ciclistas como dos automobilistas. No teu caso particular podias ir a ajudar o teu pai ou outra coisa qualquer, mas sabes perfeitamente que muitos circulam a par "porque sim". Por uns pagam os outros, mas é a vida.

Se não for indiscrição de quanto foi a multa?
 

TheTraveler

Active Member
miguelcarromeu said:
Qual o artº que refere ser proibido circular "a par"? Eu desconheço, mas pode ser um problema meu.

É que "ser obrigado a circular o mais à direita possível" é diferente de "ser obrigado a seguir em fila indiana".

Em determinados momentos é impossível circular mais "à direita", porque temos outros ciclista ao lado Caso contrário os ciclistas não se poderiam ultrapassar entre si.

O tal agente da autoridade apercebeu-se a tempo da ridicularidade de argumentar que circulava "a par", pois iria perder a razão; como tal deu a volta com o "colocar em risco a integridade". É bem...

Na primeira página deste tópico tens links que te levam ao código de estrada. É uma boa leitura para quem ainda não tem carta de condução e não o conhece.

Infelizmente somos obrigados a circular o mais à direita possível e não podemos andar aos pares.

Disposições especiais para velocípedes


Artigo 90.º
Regras de condução

1 - Os condutores de motociclos, ciclomotores ou velocípedes
não podem:
a) Conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar
qualquer manobra;
b) Seguir com os pés fora dos pedais ou apoios;
c) Fazer-se rebocar;
d) Levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em
circulação;
e) Seguir a par, salvo se transitarem em pista especial e não
causarem perigo ou embaraço para o trânsito.
2 - Os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo
possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no
mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas.
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 60 a € 300, salvo se se tratar de condutor de
velocípede, caso em que a coima é de € 30 a € 150.
 

miguelcarromeu

Active Member
É uma boa leitura para quem ainda não tem carta de condução e não o conhece.

Então alguém que se encontre nessa situação, já sabe o que fazer e que leitura ter.

Acho que fui bem explícito na forma e na exemplo que coloquei. O próprio agente da autoridade percebeu isso a tempo e argumentou algo diferente para autuar este nosso colega.

E não, não ando a par e circulo o mais à direita possível. Mas, como não sou um ser especial, não consigo contornar obstáculos sem alterar a tal trajectória de "mais à direita possível". Se há quem consiga tal feito, óptimo.
 

abelha2

Active Member
Miguel o mais à direita POSSIVEL ou seja não diz que tens de ir a 10cm da berma, mesmo que lá esteja um carro, apenas que tens de circular o mais próximo POSSIVEL da berma.

Thetraveler acho que não é infelizmente, é uma regra que faz muito sentido na minha opinião. Mesmo de carro deve-se circular o mais à direita possivel, para faciltiar as ultrapassagens e diminuir o risco de colisão frontal.
 
Last edited:

miguelcarromeu

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abelha2,

Certo, mas o que estou a tentar passar é que isso não é assim tão linear. E não concordo contigo quando dizes que faz muito sentido; e cada vez que ando de bicicleta tenho uma experiência (quase) má para contar; ainda ontem ao voltar de Sintra, nos poucos kms de estrada que faço, numa zona que tem 2 faixas de rodagem, levei com uma razia de 20/30 cm de um espelho: porquê? Porque ia "o mais perto possível da berma" e a condutora, ao mesmo tempo que era ultrapassada, ultrapassou-me a mim.

Nessa mesma zona, tenho um passeio de 2 metros onde (quase) não circulam peões (nunca lá me cruzei com nenhum, por exemplo) - pergunto então: deveria ir no passeio? Ia muito mais seguro e sem prejudicar ninguém! Mas então e a regra que me proíbe de circular nos passeios?

Portanto, apenas acho que muitas vezes (e como em muitos outros debates, certo) tenta-se passar a ideia que é tudo claro como água; sim ou sopas; branco ou preto - e não o é! Apenas isso ;)
 

abelha2

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Sim eu percebo isso que estás a dizer. Eu por vezes também circulo pelos passeios\bermas porque considero mais seguro. (nacional 1 numa zona com bermas largas, em que na berma apenas existem matos) e na nacional circulam muitos camioes a velocidades elevadas.

Mas quando respondi estava a falar da generalidade dos casos, e como penso que concordas à muitos ciclistas que não respeitam minimamente as regras, como o circular a par.

Apesar de em algumas coisas o código estar desactualizado (por exemplo nas cedencias de passagem, são mais os automobilistas que nos tratam como veículos iguais do que o que seguem o código, ou seja o código já devia ter evoluído) eu acho que no caso do circular pela direita ou a par ele está correcto. A situação que relatas em que foste colocado em perigo, não foi por tu teres cumprido as regras, mas sim porque o outro condutor não as respeitou.

Mas pronto, para concluir e finalizar o offtopic, a minha opinião é que deve-mos tentar cumprir o código ao máximo. Mas evidentemente a prioridade máxima é a minha segurança, seguida da dos outros condutores e finalizando pelas regras de trânsito. Ou seja se num caso pontual for mais seguro desrespeitar uma regra de trânsito eu prefiro desrespeitar do que me colocar em perigo. Acima de tudo é preciso civismo e respeito (que infelizmente existe cada vez menos).
 
Está claro como água.

Os utentes (condutores) dos velocípedes não estão isentos de cumprir com o determinado na Lei, portanto quem é multado por andar a par, etc, não pode entender que a GNR ou PSP está a passar dos limites.

Eu por vezes tenho visto grupos de ciclistas que por vezes não vão a par, vão é em trio a ocupar a faixa e muita vezes não facilitam, depois admiram-se!...

Respeito e Civismo precisam-se
 
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