Selim "torto"

sabino

New Member
Olá malta,
na semana passada dei uma queda um bocado feia, felizmente nao me magoei mas fiz uns danos na bike.
Para terem ideia aqui fica uma ilustraçao do estado em que ficou a minha roda da frente (Mavic Crossride), a que muitos chamam rodas de combate... nota-se...
DSC04259.jpg


o espigão de selim (um Roox de cerca de 70€) tambem "foi com os porcos", partiu na peça que fixa nos carris.
o que acontece é que o selim (Selle Italia SLR Trans Am) ficou ligeiramente torto devido ao facto do espigão ter partido. Um dos carris deve ter fechado ligeiramente e ele fica ligeiramente torto. Quando digo ligeiramente é mesmo ligeiramente se nao nem colocava aqui a questão.
Existe alguma coisa a fazer? Dá para endireitar? Como?
É que nao me apetece ter que trocar um SLR pois gosto mesmo dele...

Obrigado
 

Aksium

New Member
sabino said:
Olá malta,
na semana passada dei uma queda um bocado feia, felizmente nao me magoei mas fiz uns danos na bike.
Para terem ideia aqui fica uma ilustraçao do estado em que ficou a minha roda da frente (Mavic Crossride), a que muitos chamam rodas de combate... nota-se...
DSC04259.jpg


o espigão de selim (um Roox de cerca de 70€) tambem "foi com os porcos", partiu na peça que fixa nos carris.
o que acontece é que o selim (Selle Italia SLR Trans Am) ficou ligeiramente torto devido ao facto do espigão ter partido. Um dos carris deve ter fechado ligeiramente e ele fica ligeiramente torto. Quando digo ligeiramente é mesmo ligeiramente se nao nem colocava aqui a questão.
Existe alguma coisa a fazer? Dá para endireitar? Como?
É que nao me apetece ter que trocar um SLR pois gosto mesmo dele...

Obrigado

Boas sabino,

Como tu próprio disseste na introdução a queda foi um bocado feia. Eu diria que foi feia mesmo(pela descrição dos danos).

Não estavas à espera que uma roda nem sequer empenasse!!! Pois não?? :mrgreen: Garanto-te que nessa queda e a avaliar pelo estado da roda nenhuma roda resistiria.

O mais importante é que não haja mazelas fisicas.

Quanto ao selim acho que não há grande coisa a fazer. Já tive um situação dessas e não consegui resolver nada, pelo contrario, ainda piorou.

Acho que deves começar a interiorizar que vem mais um bom investimento na burra para a por a andar outra vez.

Boas pedaladas
 

sabino

New Member
Olá Aksium,
desde ja obrigado pela atençao,
não avalies o estado do selim pelo estado da roda, mas sim a queda foi mesmo feia.
Como ja disse o selim esta ligeiramente torto, mas so mesmo ligeiramente! Até andei com ele assim hoje e nem se notava grande coisa de modo que me questionei se nao havia nada a fazer para o colocar a 100%...
 

Aksium

New Member
Hello again,

O selim é uma das partes mais importantes da nossa burra.

Podes não notar uma pequena diferença num selim torto quando andas no monte, pois poucas vezes vais sentado muito tempo. Mas garanto-te que se fizeres uma volta grande(estrada ou estradões de terra batida) onde passes mais tempo sentado vais notar e muito mesmo que seja uma coisa minima.

Mas não há nada como tentares andar com esse e veres se te adaptas. Tenho quase a certeza que vais comprar um novo mais cedo ou mais tarde.

Boas pedaladas
 

sabino

New Member
Pois, de facto eu queria tentar endireita-lo para nao haver diferenças minimas que fossem. A questao é como tentar...
 

Aksium

New Member
Acho que a única hipotese válida é coloca-lo num espigão velho, prender o espigão num torno e fazer um bocado de musculação. :mrgreen:

Mas não te esqueças que os carris do selim estão "agarrados" ao corpo plastico do selim e por muita força que faças vai ficar sempre na mesma porque o plasctico do selim é que vai dar de si. Presumo que seja em plastico, pois se fosse em carbono teria partido em vez de empenar.

Mas tenta!!!

E depois diz se conseguiste!!!

Boa sorte e boas pedaladas
 

sabino

New Member
Na parte de baixo do selim diz fibra de carbono mas o que é certo é que aquilo me parece plastico :s assim ja eu sei que é o plastico ou carbono ou seja o que for que vai ceder e nao os carris que vao endireitar. Eu queria uma forma de actuar directamente nos carris, sem ser puxar o selim sem mais nem menos pois isso nao ira resolver nada :s
 

Aksium

New Member
Não vejo grandes hipoteses Sabino.

Mas desejo-te muito boa sorte!

Vai dando noticias disso!

Boas pedaladas
 

Jorgex

New Member
Selim empenado é para arranjar problemas na coluna. Assim que os carris ficam deformados, é selim para o lixo.
Lamento mas esta é a realidade.
 

Aksium

New Member
Jorgex said:
Selim empenado é para arranjar problemas na coluna. Assim que os carris ficam deformados, é selim para o lixo.
Lamento mas esta é a realidade.

É precisamente o que eu acho, mas não quis ser tão directo. Apenas dei a entender ao Sabino que não seria saudavel utilizar um selim torto.

Boas pedaladas
 

yjmalmsteen

New Member
fogo...foste contra um elefante não? nem que as roda fossem à prova de bala....

tem que ser mesmo selim novo senão o barato sai caro e arranjas um problema nas costas .....
 

sabino

New Member
Olá de novo,
pois é, nada como uns tornos e um bocadinho de jeito e a visão bem "afinada". Não direi que ficou novo pois novo certamente que nunca fica (quanto mais nao seja por ter levado umas pancadas) e ainda so andei 25kms com o selim, mas ficou a 99% e não me vejo obrigado a comprar outro. Não quer dizer que mais tarde não o faça mas por agora aqui está ele direitinho montado na bicla pronto para muitas mais voltas até me apetecer comprar outro.
O selim estava so ligeiramente torto e vi-me grego para o endireitar, de modo que se tiverem um mesmo torto nao se metam na aventura de tentar endireitar, fica o conselho.
Aqui está a bicla pronta para andar novamente. E estas mavic crossride exclusivas han? :twisted:

DSC04265.jpg



DSC04275.jpg



DSC04273.jpg



8)
 

Aksium

New Member
sabino said:
Olá de novo,
pois é, nada como uns tornos e um bocadinho de jeito e a visão bem "afinada". Não direi que ficou novo pois novo certamente que nunca fica (quanto mais nao seja por ter levado umas pancadas) e ainda so andei 25kms com o selim, mas ficou a 99% e não me vejo obrigado a comprar outro. Não quer dizer que mais tarde não o faça mas por agora aqui está ele direitinho montado na bicla pronto para muitas mais voltas até me apetecer comprar outro.
O selim estava so ligeiramente torto e vi-me grego para o endireitar, de modo que se tiverem um mesmo torto nao se metam na aventura de tentar endireitar, fica o conselho.
Aqui está a bicla pronta para andar novamente. E estas mavic crossride exclusivas han? :twisted:

DSC04265.jpg



DSC04275.jpg



DSC04273.jpg



8)

Boas Sabino,

Seguiste o conselho do torno e do espigão velho???
 

sabino

New Member
Olá,
espigão velho não,
muito torno e muito jeitinho :wink: volto a referir, se tiverem selins mesmo muito tortos é melhor nem tentarem pois pela trabalheira que me deu colocar este a 99% duvido que fiquem bons. Mais tarde compro um novo mas até lá, em principio este ainda tem muitos kms para fazer sem me chatiar.

abraço
 

Nozes

Active Member
sabino said:
Isso é que era bom...dá trabalho,sim,muito trabalho,mas consegue-se...Eu endireitei um Flite bem desgraçadinho,e fiquei a perceber porque o titanio é tão caro...o sacana é mesmo resistente!!! :shock:
Um espigão velho,um torno grande e uma barra de ferro de 30mm,e bastante suor,foi o que bastou...ele não foi mais teimoso que eu! :D
 

Jorgex

New Member
Exactamente! Titânio é o 4 metal mais abundante na crosta terrestre mas é super difícil de manipulá-lo à nossa atmosfera. Tem de ser tratado num ambiente condicionado. É este ambiente que torna caro o Ti.
 
Top