Selim Saevid S1

Batas

New Member
O selim Saevid S1 já há algum tempo me tinha chamado a atenção. É bonito, leve e relativamente “barato”. Após alguma ponderação, decidi arriscar.


vioad2.jpg



Felizmente cá por casa andam também um Selle Italia Kit Carbon e o meu já velhinho Fizik Aliante, o que se tornou numa mais valia para fazer comparações.


2u79cw5.jpg



Nesta época de festividades aproveitei para testar e comparar algum material, entre ele:

Sid. Vs. Fox

of6a07.jpg




Disco de 160mm Vs 140mm

2itht05.jpg




Spark Vs. Scale

ormjde.jpg





Bom, mas esta review é sobre o Saevid S1.

Anunciado com 84g, com uma tolerância de +-2g, este selim é muito leve. Apenas um punhado deles, ou menos, se podem gabar de serem mais leves, tal como o Tune Concorde…
Felizmente o meu exemplar acusou 82g, havendo até uma pequena oscilação entre os 81/82g… Mas para a foto vão mesmo 82g.

103vjgm.jpg



Os acabamentos são bons, embora tenha de apontar a única coisa que não me agradou. O revestimento em verniz não se apresentou numa camada perfeita, existindo pequenos pontos onde parece que se picou com uma agulha. Mais provavelmente bolhas de ar que se formaram durante a secagem…

33281sw.jpg


Comparativamente em termos de peso, tanto o Slr Carbon e o Fizik Aliante deixam muito a desejar, principalmente o Selle Itália, com os seus 120g anunciados…



24nr7g1.jpg


wu54du.jpg




Já há algum tempo tive um Slr, das primeiras versões, que nada tem a ver com os actuais. Era muito duro, com arestas muito proeminentes que massacravam o interior das pernas e o corpo escorregava bastante, isto é, era difícil manter o traseiro sentado num ponto. Resultado: vendi passado duas voltas e comprei um dos mais confortáveis e leves que existe: Fizik Aliante carbon.
Dado o aspecto do S1, o meu receio era grande, pois este nem sequer tem revestimento em pele… Será que ia passar por tudo outra vez, tal como no meu primeiro Slr…? Toca a testar.

A volta inaugural durou umas 2:30h e uns +-40km . Por via das dúvidas levei os meus melhores calções, uns assos fI.13

Após esta volta consegui apurar o seguinte:

Ergonomicamente foi uma agradável surpresa. Embora seja estreito, com 127mm na zona mais larga, os ossos da bacia assentam mesmo no sítio certo. Provavelmente devido à ligeira depressão central, a pressão que faz contra o períneo é muito ligeira, e no fim da volta não senti dor alguma nesse local. Posso mesmo afirmar que é tão confortável nessa zona como o slr kit carbon com a ranhura central.
Outro ponto que me deixou bastante admirado é que, embora não tenha revestimento e apresente uma baixa concavidade, o corpo mantém-se no seu lugar, tanto nas subidas como nas descidas, isto é, não escorrega absolutamente nada.
Principalmente nas descidas, onde por vezes se toca no selim com o interior das pernas, o selim não mostrou muita agressividade. Um pouco mais que o Slr Carbon, é certo, mas perfeitamente tolerável, e nada a ver com o meu primeiro Slr.
O ponto negativo do S1 é a sua baixa flexibilidade. Isto torna as pequenas irregularidades muito mais perceptíveis pois a absorção é mínima. Comparativamente ao Slr, se este flete 3mm, o S1 flete 1mm no máximo…

Para dar uma pequena ideia, fiz este vídeo que tenta demonstrar isso mesmo. Claro que não é nada científico, mas tentei aplicar a mesma força no mesmo local em todos os selins.


http://www.youtube.com/v/ZCKYbfHbB7k


O Aliante é sem dúvida o mais flexível, confortável e pesado. É tão flexível que até já apresenta ranhuras na parte inferior. De seguida o Slr, que também tem uma boa flexibilidade. Já o S1 quase nem mexe… Infelizmente para o Aliante, os outros dois são bem mais desportivos. Como o corpo é mais pequeno, a manobrabilidade encima da btt é superior. É mais fácil passar para trás do selim e as pernas não tocam tanto no mesmo.

Resumindo e concluindo, deixo aqui a minha pontuação ao Saevid S1 em alguns pontos que acho importantes:

Ergonomia – 10
Flexibilidade – 2
Construção – 9
Acabamentos – 6
Peso – 10
Conforto – 4

E mais fotos. Eu gosto de fotos.



2943u2x.jpg


2gv6bsj.jpg


29zrmvl.jpg


2v1ko3n.jpg


2s8pme0.jpg


vioad2.jpg


35c339c.jpg


a3z0oj.jpg


2ni5t95.jpg


1z6gm5s.jpg




Resumindo, este selim com a flexibilidade do Slr Kit Carbon estaria muito próximo da perfeição, sendo assim, apenas o posso aconselhar para aqueles que estão habituados a selins duros, e não se importem de testar um mais duro um pouco…

Resta dizer que o fabricante oferece dois anos de garantia, responde prontamente aos mails e o comprador tem 15 dias para testar e devolver caso não esteja satisfeito.

Batas
 

David Raquel

Active Member
Excelente análise...e benvindo ao mundo dos selins duros!

Também ja tinha reparado nessa falta de flexibilidade dos selins de carbono, tanto no san marco aspide como no slr
Ou seja, é mais confortavel um slr "normal" sem revestimento do que um slr em fibra de carbono. No entanto o saevid é mesmo muito leve e conseguiste-me baralhar, logo agora que estou mesmo para comprar o tsn :roll:


Vai dando feedback!
 

Batas

New Member
Por a caso o Tune SN também era opção... Mas achei o nariz muito arrebitado, capaz de prender os calções... E mais caro (50%)...

Vou dadno feedback sim! :wink:
 

JorgeSantos

New Member
Boa análise Batas :wink:

É disto mesmo que gosto de ler. Mas tem cuidado com a anorexia :lol: (e com o rabo)

Ia dizer que já merecias uma rua, mas pelos vistos... :mrgreen:
 

350plus

New Member
Obrigado pelo review.  :wink:

Os selins de carbono realmente deixam-me alguma curiosidade, uma vez que até nem exijo que os meus selins sejam sofás.

No entanto gosto de andar muitas horas em cima de bicicleta e suponho que com o passar das horas se tornem impraticáveis. Tens intenções de usar esse selim para quantas horas no máximo? Era interessante saber se consegues estabelecer um tempo de "exposição máxima" do rabo ao selim. :lol:

Depois outra coisa que me deixa um pouco de pé atrás é a durabilidade. Como bem sabemos o selim é sempre um dos pontos de contacto da bicicleta com o solo em caso de queda. Será que os flancos resistem bem a abrasão de umas quantas deslizadelas pela terra? Será que os bordos não se desgastam ao ponto das fibras aparecerem?

Estes pontos de endurance e fiabilidade são o que mais me intriga e era bom se pudesses ir fazendo o update ao longos dos meses!
 

Batas

New Member
Sim, claro que vou dizendo o que acho ao longo do tempo, aliás, tambem estou curioso...

Para já, 2:30-3h parece-me bem. Para mais tempo ainda não sei... Anoitece muito cedo para já :(
 

sabino

New Member
Olá,
bom post,
acho que em ambas as bikes utilizas o selim demasiado levantado de frente, ja experimentaste baixar ligeiramente? Penso que ficaria mais ergonomico, mas atenção para nao baixares demasiado pois pode provocar dores nas costas, na regiao lombar. De qualquer forma acho que com essa alteraçao quem sabe as tuas pontuaçoes a nivel de conforto alterassem um pouco (para melhor).
cumps
 

floopi

New Member
excelente análise batas, :wink:

o selim aparenta ser uma verdadeira tábua :mrgreen: bem à altura dos weight weenies :p

fiquei tambem curioso em relação à Fox vs Sid e à scale vs spark, quando é que te chegas à frente com essa análise? :p :p

PS: não queres despachar essa spark ao preço do ultimo componente que me vendeste?!!! :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Abraço e vai mandando mais análises assim
 

Batas

New Member
Sabino, aquela parede é a que tem melhor aspecto frente a casa... E bate sol directo... :lol: MAS o piso não é direitinho, e gosto de tirar fotos com a pedaleira para cá...

Bom, nesta disposição a frente fica sempre mais alta (roda da frente)... E dá a ilusão do selim estar à altura do guiador (está mais alto) e o selim estar muito levantado à frente... Na realidade não está tanto.

Qualquer das formas, eu uso os selins com a frente ligeiramente mais levantada. Ajuda a manter o corpo no lugar, e neste caso não sinto pressão na zona sensível...

Nas fotos os selins não estão a 100%, pois tinha acabado de fazer o comparativo... Pesado um a um... Video e tal... Apenas montei mais ou menos. Faltam os ajustes finais.


Floopi, a Spark não me parece que siga tão cedo... :mrgreen:

As restantes análises... Sim. Empenhei-me primeiro nesta. :p
 

rfccarvalho

New Member
Um post mesmo à maneira! Melhor análise não há!  :wink: Como proprietário de um Saevid S1 e também de um Selle Italia SLR kit carbonio vou deichar 2 fotos e não acrescento mais nada ao que disseste Batas! Concordo contudo o que disseste! A primeira vez que me fiz aos trilhos com o Saevid fiquei pasmado! E a maior utilização que lhe dei ia com algumas espectativas e cheguei aos final da maratona do BTTSôr  com 110 km e estava perfeitamente confortável. Em termos ergonomicos são ambos muito parecidos.  :D

O SLR sofeu foi um tunningzito pois a pele rompeu-se de lado e aproveitei  :mrgreen:
Ficou muito fixe  :mrgreen: tava a ver que nunca mais se rompia para tuna-lo  :D

cimg8589vk7.jpg


cimg8605mx3.jpg


Bons testes

Ricardo Carvalho
 

David Raquel

Active Member
Uma coisa que tenho reparado...por acaso nenhum de voces mediu a altura que vai do carril à carcaça?

É que parece-me que o saevid é mais baixo que o slr, alguem confirma?
 

Batas

New Member
Por acaso não medi, mas quase de certeza que o Saevid é mais baixo 1-3mm, pois foi o que tive de subir ao tubo de selim quando os testei...

Qualquer das formas posso confirmar isso, mas só amanhã...
 

rfccarvalho

New Member
Sim o SLR é ligeiramente mais alto mas muito pouco! Como o batas disse 1 - 2 mm! David o Saevid faz é tipo umas abas lateralmente que parece ser mais baixinho! Mas visto por baixo os carris estão quase à mesma distância da carcaça.
 

t0k

Member
Olá,

Não quero de forma nenhuma ferir susceptibilidades, mas estou de facto intrigado com uma coisa.
Por via das dúvidas levei os meus melhores calções, uns assos fI.13
O selim é super leve, contudo levaste uns calções generosos - suponho que tenham uma almofada cómoda, logo não são extremamente "leves" -. A minha pergunta é: será que o peso dos calções + o peso do selim não seria superior ao peso de um outro selim com uns calções mais rascas ?

Não percebo mesmo nada destas coisas, mas ao nível de performance retirar peso do selim ou dos calções não vai dar ao mesmo ?
 

Rodrigo Gomes

New Member
Ya já encontrei, sbame se dá para pagar á Saevid por transferência bancária?

E já agora rfcarvalho achas que posso usá-lo em XCO puro e duro, sem compromissos? :twisted:

Já enviei um mail para a Saevid a perguntar, mas é melhor a vossa opinião, mais sincera deverá ser :mrgreen:

Já agora parabéns pela análise!

Abraço,
Rodrigo
 

David Raquel

Active Member
Rodrigo agora não sei, mas lembro-me que quando esses selins começaram a ser vendidos o pagamento era feito ao carteiro aquando da entrega!
 
Top