scott spark 60 ou a 50. ou a scale 30

bruno31

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boas pessoal. venho pedir a vossa ajuda para o seguite.

vou comprar uma bike.. mas tenho duvida em relação ao que comprar.
tenho a scoot spark 60 ou a 50. ou a scale 30 de 2011...

esta ultima não é suspenção total..

a minha duvida é na bicicleta mais equilibrada, tanto para descer e subir..
e se o amrotecedor traseiro é eficaz.. quero que seja amortecedor rijo para não andar a pedalar e sentir a bike a ir abaixo ...

o que me aconselham.??
 
Os amortecedores da scott são bons.
Se não estou enganado, as Sparks que referes são de Alu e a Scale é de Carbono, certo?

Saber os preços em causa e o equipamento das bikes é fundamental para te darem conselhos.
 

bruno31

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sim a scale é carbono. pesa 9 kg.
a spark 50 pesa 12.4 e a 60 pesa 13.2

  • spark 60
  • Quadro : Spark alumínio de espessura variável 6061, tubos hidroformados, Tubo de direcção cónico, U-Mono Link, altura ajustável do Bloco Pedaleiro, dropout substituível, 135mm, PostMount 160, curso 120mm
  • Suspensão : Rock Shox Recon Silver RL, mola Espiral, Coluna de direcção em Alumínio, Motion Control Lockout, retorno ajustável, curso 120 mm
  • Amortecedor : DT Swiss M210, Ar, mola ABS, 190 x 50mm, Retorno ajustável, bloqueador no guiador
  • Aros : Alex XC-44 Disc, 32 furos
  • Cubos : Frente - Scott Team Disc CL Tras - Shimano FH-RM66 Disc CL
  • Raios : Aço Inoxidável preto 15G 1.8mm
  • Pneus : Schwalbe Rocket Ron, 26 x 2.25, 50EPI, Active Line
  • Pedais : Wellgo C-128
  • Pedaleiro: Shimano Deore, FC-M590, 2-piece Design, 44x32x22 T
  • Eixo Pedaleiro : Shimano Cartridge, 73mm shell
  • Corrente :Shimano CN-HG53
  • Cassete : SShimano CS HG-50 -9, 11-34 T
  • Mudança frente : Shimano SLX, FD-M660-E / DM
  • Mudança trás : Shimano SLX, RD-M662 SGS, Shadow Type, 27 Velocidades
  • Manípulos mudança : Shimano Deore, SL-M591-10, Rapidfire Plus, 2 way release, c/indicador de mudança
  • Guiador : Scott Pilot 15 Team, D.B., elevação 15mm, OS, 680mm
  • Avanço : Scott Comp, Oversize 31.8mm, 1 1/8“, ângulo 6°
  • Caixa direcção : Ritchey OE 1 1/8“, semi integrada 44/50mm
  • Travões : Shimano BR-M446 Disc, 180mm/F e 160mm/T Rotor
  • Manetes : Shimano BL-M445 Disc
  • Selim : Scott Racing
  • Espigão de Selim : Scott Comp, 31.6mm
  • Punhos : Scott com bloqueio
 

bruno31

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spark50

  • Quadro : Spark alumínio de espessura variável 6061, tubos hidroformados, Tubo de direcção cónico, U-Mono Link, altura ajustável do Bloco Pedaleiro, dropout substituível, 135mm, PostMount 160, curso 120mm
  • Suspensão : Rock Shox Recon Gold RL Solo Air, coluna em Alumínio, Mola a Ar, Lockout, retorno ajustável, curso 120mm
  • Amortecedor : DT Swiss M210, Ar, mola ABS, 190 x 50mm, Retorno ajustável, bloqueador no guiador
  • Aros : Alex XC-44 Disc, 32H, Eyelets
  • Cubos : Frente - Scott Pro Disc IT Tras - Shimano FH-M525 Disc IT
  • Raios : DT Swiss Champion preto 1.8mm
  • Pneus : Schwalbe Rocket Ron, 26 x 2.25, 67EPI Kevlar Bead, Performance Serie
  • Pedais : Shimano PD-M505, pedais de encaixe
  • Pedaleiro: SShimano FC-M552, 2-piece Design, 42Ax32Ax24T
  • Eixo Pedaleiro : Shimano Cartridge, 73mm shell
  • Corrente :Shimano CN-HG54
  • Cassete : Shimano SLX, CS-HG81-10, 11-36 T
  • Mudança frente : Shimano SLX, FD-M660-10E / DM
  • Mudança trás : Shimano XT, RD-M780 SGS, Shadow Type, 30 Velocidade
  • Manípulos mudança : Shimano Deore, SL-M591-10, Rapidfire Plus, 2 way release, c/indicador de mudança
  • Guiador : Scott Pilot 15 Team, D.B., elevação 15mm, OS, 680mm
  • Avanço : Scott Comp, Oversize 31.8mm, 1 1/8“, ângulo 6°
  • Caixa direcção : Ritchey OE 1 1/8“, semi integrada 44/50mm
  • Travões : Avid Elixir 3, 180MM/F e 160mm/T HS1 Rotor
  • Manetes : Avid Elixir 3
  • Selim : Scott Racing
  • Espigão de Selim : Scott Comp, 31.6mm
  • Punhos : Scott com bloqueio
 

bruno31

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scale
A nova arma do Campeão do Mundo Nino Schurter.

Os especialistas em carbono pegaram num quadro por si só leve e tornaram-no ainda mais leve, foi totalmente redesenhado com a mais recente tecnologia IMP3, coluna de direcção conificada (tapered) , o SDS (Sistema de absorção de impactos) e o bloco pedaleiro BB30 para transferir a máxima potencia. 899 gr de excelência.


  • Quadro: Scale Carbon IMP3
  • Suspensão: Rock Shox Reba RL 100mm curso
  • Caixa: Ritchey Pro
  • Guiador: Scott Hot Rod
  • Avanço: Scott Comp 4 Bolt
  • Manípulo: Shimano SLX SL-M660-10
  • Mudança fr.: Shimano SLX SL-M660-10
  • Mudança tr.: Shimano XT RD-M773 SGS
  • Pedaleiro: Shimano XT FC-M770-10 42Ax32Ax24A
  • Pedais: Shimano PD-M520
  • Eixo: Shimano SM-BB71-41
  • Corrente: Shimano CN-HG74
  • selim: Selle italia Scott Custom
  • Cassete: Shimano SLX CS-HG81-10 11-36 T
  • Travão: Avid Elixir R
  • Aros: DT Swiss 445d 32H
  • Cubo: DT Swiss XR30
  • Raios: DT Swiss Champion Black 1.8mm
  • Pneus: Schwalbe Rocket Ron26 x 2.1
  • Espigão: Scott RC 03-60/34.9mm
  • Peso: 10.00kg.
 

chicos112

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Eu ia para a scale, alem de ser mais leve, eu prefiro as rigidas, mas cada um é que sabe qual o melhor para o seu corpo...

Cumps
Chicos112
 

bruno31

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posso saber pq preferes as rigidas?? o meu dilema é esse.. escolher com suspenção total ou semi...
 

malks

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Scale sem duvida. Não gosto de suspensão total. Confortáveis demais, parecem sofás.
O terreno é para se sentir, é a minha opinião.
 

ghost13

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Uma suspensão total dá-te um pouco mais de conforto e controle sobre algumas irregularidades do terreno. A bike fica menos "saltitante", especialmente na traseira, e terminas a volta menos "moído"... Em estrada é só usar o bloqueador, caso queiras que a bike se comporte como uma rígida.
Relativamente ao comportamento bamboleante que possas sentir numa suspensão total, pessoalmente prefiro jogar com a pressão do amortecedor e suspensão, mas isso terás que ir experimentando até alcançares o acerto ideal para o teu peso e estilo de condução. Apesar de existirem tabelas indicativas da pressão a colocar, há sempre alguma margem de manobra.
Espero que a minha opinião tenha ajudado e boas pedaladas!...
 

bruno31

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estas bicicletas que referi as suspenções são de confiança? o amortecedor faz o seu trabalho? o meu medo da suspenção total é que ao pedalar sinta a bicla a descer e a subir.. mas se der pa afinar a rigidez melhor..
 

shuumi

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Rapaz, os 9kg da Scale são utópicos.
Com o equipamento original da Scale, Pneus Rocket Ron 2.1 com camara com líquido a montada vai para uns 11kg e 300g.

Pesados por mim na loja, já que tenho um companheiro de pedal que anda com uma dessas.

Não acredites em pesos declarados de marcas. Pesa tu!
As mais equilibradas a subir e descer para mim são as suspensões totais.
A Rígida é boa para subir mas para descer é bem mais cabrita que as spark, e exige mais kit de unhas!

De resto a escolha divide-se pelo gosto entre os dois tipos, a utilização que lhe queiras dar e o tamanho da carteira!
Eu tenho uma rígida e gosto. Mas cada um sabe de si!

Um abraço e boa escolha
já agora põe também os preços de venda para ajudar na escolha.
 

bruno31

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a spark 60 esta a 1800..
a spark 50 a 2200..
a scale que é de 2011 esta em promoçao e custa 2070
isto preços da bikezone..
qual dessas escolhias? quero uma que desça bem e que suba melhor.
 
shummi: Estranho o peso da bike do teu colega. Trata-se de um quadro de carbono. A minha scale é de alumínio, tamanho M, e sem pedais pesava pouco mais que isso.
Os rocket ron são pneus leves, agora as câmaras com gel já se sabe.

bruno: tu é que tens de saber a utilização que vais fazer. Eu optei por uma scale e não me arrependi. Não significa que daqui a uns anos não passe para suspensão total, mas para já estou bem assim. Se por hábito não pedalas em cima de muita pedra ou raízes, vai para a rígida. Não significa com isso que devas fugir de terrenos mais irregulares... também lá passam muito bem.
A meu ver a grande desvantagem das totais passa pela manutenção extra. São mais uns quantos rolamentos e um amortecedor para fazer revisões.
 

shuumi

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O unico quadro de carbono que pesa no máximo as 899 gramas tem um preço bem superior.

Lux, o peso foi verificado na loja em que se comprou na balança onde se fazem os pesos todos das bicicletas.
Agora que penso melhor não me recordo se foi 11.100 ou 11.300 n se registou em foto na altura.
Gel nas câmaras até pesa um pouco, mas não pesa 2 kgs.

Com os equipamentos e periféricos que equipam a Scale 30 dificilmente atingirá os 9 kgs.
A diferença do quadro de carbono para o de aluminio não é 1kg, é bem menos.
A única maneira de saber é pesá-la.
Por esse preço a bikezone tem Usadas de serviço eu sinceramente comprava esta: http: // bikezone .pt/ ?1&it=produto&mop=0&co=105411&cop=1959&ctd=1959

ou esta http:// bikezone .pt/ ?1&it=produto1&mop=0&co=97905&cop=1959&ctd=1959
 

bruno31

New Member
a utilização é para caminhos.uma ou outra prova de xc.. pedra apanha-se sp.. raizes nem por isso..
gosto das rigidas como gosto das outras... daí o meu dilema....
esteticamente gosto mais da SCOTT SPARK 50 -
 

Diogo112

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Sem dúvida Scott Scale, tenho uma Scale 40, HT e quanto ao facto de ter uma traseira saltitona, depende muito do posicionamento da pessoa em cima da bike, a minha não salta muito graças também devido aos meus 87Kg, é ágil a subir rápida em plano e a descer voa! É preciso mais unhas? Sim é verdade, mas depois de se as conhecer bem são espectaculares a rolar. Verdadeiras gazelas, haja pernas, ah sofá só em casa, o terreno é para sentir.
 

shuumi

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Se possível pede para experimentar os modelos.
Sempre dá para teres uma opinião própria.
Eu a spark nunca experimentei, mas tem um desenho muito bonito.
A Scale já usei algumas vezes e gosto bastante. Esse quadro é espetacular, o meu comparativo principal é com a minha Mondraker, uma Finalist, em alumínio, logo não é do mesmo patamar.
Entre a Scale em alumínio e a minha privilegiei a Mondraker pois o material montado era superior (na mesma gama de preço), e gostei bastante do feeling da bike.


Se é para fazeres tiradas muito longas (caminhos de santiago?) talvez a suspensão total te poupe o esqueleto, mas pelo preço que dizes arranjas uma semi-rigida em carbono bem melhor equipada do que uma FS em alumínio.
O ideal é que gostes mesmo do que vais comprar e que não andes montado na escolhida a olhar para as outras na montra com pena.
 

BikeBrother

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Nesta gama das Scott, não vais encontrar amortecedores topo de gama, mas tens sempre o bloqueio que irá eliminar esse bombear. Contudo aquando aberto o amortecedor tem sempre o seu bombear, ainda que pouco terás sempre que contar com o mesmo. Penso que nestes modelos ainda não está disponivel o sistema de 3 posições das Scott Spark.

Bruno se tens algum problema de saúde ou pretendes fazer voltas de muitos quilómetros ou mesmo pretendes a bike para uma prática mais descontraída da modalidade, penso que uma suspensão total será o mais adequado. Terás sobretudo mais conforto.

Se eventualmente não tens qualquer problemas com a tua saúde, esses ossos estão à maneira e gostas de bikes rápidas, sobretudo a subir, aí penso que a Scale será melhor escolha. Terás uma bike mais leve, mais rápida, mais racing e com menos conforto.

Terás de ver dentro destes pontos aquilo em que te enquadras. Outro aspecto importante é que uma suspensão total é sempre um pouco mais dispendiosa na manutenção.
 
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