Scott Spark 50 de 2012 - Amortecedor - Avaria não solucionada!

Gomesn

New Member
Boa tarde,

possuo uma scott spark 50 de 2012, a bicicleta tem pouco mais de um ano e tem um problema no amortecedor traseiro. a bicicleta começou a ter uso a partir de Janeiro de 2013 e em Fevereiro, Abril, Junho e Agosto tive de recorrer à garantia devido ao amortecedor traseiro perder todo o ar.

O amortecedor perde todo o ar de um dia para o outro, não dá sinais de perder gradualmente. Situação esta que foi desde do inicio colocada bikezone Braga e comunicada à Stand Jasma, representação da Scott Portugal. Como nunca mais vi o problema resolvido recorri a um advogado para tentar que a garantia substituísse o amortecedor, ao qual eles sempre negaram e afirmam não haver qualquer problema no dito amortecedor. Mais espantado fico quando na resposta da Bike zone afirmam que o amortecedor deve ter uma revisão quinzenal e devo andar sempre acompanhado com uma bomba calibrada para proceder ao enchimento do mesmo. Visto este esvaziar todo num curto espaço de tempo (durante a noite, por exemplo) e em repouso e nos dias anteriores não dar sinais de perda de ar, não sei para que servirá a bomba!

Conclusão, meses sem bicicleta, ida consecutivas à loja, gasóleo do carro, uma bicicleta nova já teve quase tanto tempo parada como a andar e o problema a persistir.

Segundo a bikezone me informou a garantia do amortecedor é só de um ano.

Alguém com algum problema parecido??

Agradecia ajuda na resolução ou divulgação deste problema, sinto que como consumidor estou a fazer papel de parvo até ao dia em que vou ter de pagar novo amortecedor e eles esfregam as mãos!
 

demorider

Active Member
Tive um problema parecido exactamente com a mesma loja..
No meu caso foi um amortecedor elka stage 5 que comprei novo nessa mesma loja e mal o montei na bike dei a primeira voltinha na rua fora de minha casa ele começou a perder oleo pelo botão de ajuste de compressão, como era sexta feira e no sabado me era impossível deslocar-me a Braga deixei passar o fim de semana sem andar na bike para não estragar mais o amortecedor... Na segunda feira fui a loja reclamar e prontamente se prontificaram a reparar o amortecedor (não tinha sequer andado devia ter sido logo substituido mas feito burro deixei passar).. Sexta feira la fui eu buscar o amortecedor e cheguei a casa fui logo monta-lo na bike e lá vou eu todo contente experimentar.. Até me caiu tudo quando me apercebi que ao comprimir fazia um barulho que mais parecia que a bike se estava a desmontar toda.. Mais um fim de semana sem andar na bike e mais uma viagem ate braga, desta vez tentei a substiuição do amortecedor por um novo a qual me foi logo recusada e assumiram que foi um erro na montagem e que iriam proceder a reparação... Fui buscar o amortecedor (outra vez) montei-o e estava exactamente igual.. Estava tão fo**** com a situação que entrei em contacto com o mecanico que normalmente me "tratava" da suspensão e ele disse-me que já não era o primeiro que tinha este problema com o elka e que era um problema de fácil resolução mas tinha um custo de 25€.. Voltei a loja e ainda tentaram que eu deixa-se lá o amortecedor para ser reparado, na hora já estava com a cabeça tão quente que a unica coisa que fiz foi a frente de uns 8 ou 9 clientes fazer ums barulheira, insultados de incompetentes e sei lá o que mais, virei costas e fiz uma cruz que naquela loja nunca mais compro nadinha... Tão farto desta treta toda mandei o amortecedor para reparar noutro lado, devia ter seguido outro caminho e exigido o que tinha direito (garantia) mas com aqueles incompetentes nem tive para me chatear e preferi perder os 25€ de reparação do que andar naquele vai e vem para Braga que ainda me trazia uns custos acentuados em gasolina e tempo perdido..

Se te quiseres chatear e ter aquilo a que tens direito (reparação em condições ou substituição do amortecedor) e uma vez que já tens advogado vai para a frente (nem que isso implique tribunal), apresenta queixa a DECO, livro de reclamações,etc...

De salientar que o amortecedor não tem de ter revisões quinzenais (o manual diz 50h revisão simples e 100h revisão completa) e tem 2 anos de garantia como a lei manda (excepto material de desgas-te que não tem qualquer tipo de garantia)..

Boa sorte para a resolução do problema..
 

Kaiser Mafra

Elos Rápidos
Para poderes solucionar o teu problema recomendo que esqueças os representantes em Portugal, pelo menos para já, e faças uma reclamação por escrito e com fotografias/vídeo para a marca do amortecedor ou para a Scott - Casa Mãe.
Se estás a deparar-te com este tipo de problemas e se tens a razão do teu lado tens de insistir para que resolvam o teu problema.
Será mais uma tentativa.

Segue o formulário de contacto no site da Scott:
http://www.scott-sports.com/global/en/company/contact/form/


Espero que consigas pelo menos têr uma resposta positiva.

Boa sorte. Depois dá o feedback.

Kaiser Mafra
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro Gomesn

Infelizmente, não acredito que a Scott (Portugal) tenha alguma vontade em te ajudar mesmo que receba instruções dos states.

Se eu estivesse na tua posição, tentava contactar o NDMoca ou o Emanuel Pombo a saber se têm solução para o teu problema. Caso tenham e o orçamento seja relativamente barato, talvez possas avançar para a reparação sem envolveres mais a marca neste assunto.

O tinric teve um problema estúpido com uma suspensão Magura acabada de sair da caixa, e para resolver o problema bastaram-lhe uns cêntimos. (vê aqui)

Visto que a DT também não tem cá um representante oficial, também não me parece uma solução.

Já não és o primeiro que não volta a comprar Scott...

Boa sort€ com a resolução do teu problema

Um abraço

ny12xx
 

Gomesn

New Member
Desde já agradeço a v/ disponibilidade em partilhar a vossas situações e a ajuda em tentar resolver o problema.

A casa-mãe em Portugal está a par de toda a situação, entrei em contacto com eles directamente na 1ª vez que aconteceu o problema e a resposta pouco profissional e um tanto ou quanto de desprezo fez-me perder a vontade de entrar em contacto novamente com eles.

A reclamação no site da Scott que o @Kaiser Mafra indica já foi feita em Junho e nunca obtive nenhuma resposta.

A desculpa infundada por parte da marca e bikezone no aparecimento do problema fez-me expor numa segunda carta a situação, amanha completa 15 dias e não tenho resposta. Por ordem do advogado e por motivos óbvios não levanto a bicicleta, ou seja, estou sem bicicleta desde o dia 18 de Agosto.

@ny12xx, quando compro uma bicicleta nova por um valor já considerável e aparece um problema obvio de defeito de fabrico, se há coisa que me custa imenso é eu ter de pagar pela resolução desse mesmo. Por vezes pode nem estar em causa o valor mas o abuso dos concessionários e marcas com os clientes!

Como podem ver muitos caminhos já foram tentados, nem respostas, nem resoluções, nem amortecedor!!
 

ny12xx

Super Moderador
Como podem ver muitos caminhos já foram tentados, nem respostas, nem resoluções, nem amortecedor!!

Companheiro

E como estás em Portugal; nem justiça!

Na realidade estás sem bike desde Agosto.

A solução que te propus, é aquela que na minha opinião, "menos mal" te resolve o problema.

Neste momento estás a perder o dinheiro não apenas do amortecedor, mas de toda a bike.

Mesmo que a justiça esteja do teu lado, quando esta situação se resolver, já por aqui devem haver bikes da colecção de 2018.

Pensa bem; afinal és tu que não podes usufruir dela...

Boa sorte

ny12xx
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Tive um problema semelhante, em que o Nude TC simplesmente perdia todo o ar. Aconteceu numa volta normal de BTT com cerca de 60km, o StandJasma na altura fez testes ao amortecedor e não notou qualquer defeito, mas fez o favor de realizar uma revisão e trocar todos os o-rings ao amortecedor sem cobrar nada. Claro que esta revisão não substituiu a revisão anual que a marca exige.

Convenhamos, a DT comprou a Pace há uns anos, quem quer boas suspensões (robustas, fiáveis, etc) normalmente opta por tudo menos por DT Swiss. Ok, são bons a fazer raios, rodas e cubos, mas acho que nos amortecedores a coisa nunca correu bem.

Se o amortecedor tem um problema dentro da garantia, que legalmente é de 2 anos (e não digam que é só 1, porque se comprarem um Fox RP3 ele terá 2 de certeza), a marca tem de reparar ou substituir. Sob pena de... perder um cliente e ter toda esta publicidade negativa. Gosto muito do meu Spark e gosto das possibilidades que o Nude TC fornece com os seus 3 níveis de bloqueio, mas sejamos realistas, normalmente os Spark falham sempre pelo amortecedor e num quadro de 2.000 euros isso não é admissível. Mais rapidamente compravam um amortecedor qualquer de 100€ online para manter a bicicleta a andar até eles resolverem o assunto.
 

Jocas22

Active Member
a garantia são 2 anos. A revisão quinzenal é um absurdo e uma desculpa. Mais depressa tinhas resolvido isso com a defesa do consumidor municipal que com o advogado, e sempre tratando de tudo com a loja, não tens nada de te meter com representantes/importadores. Ia para arranjar e tinham 30 dias ou tinham de devolver o dinheiro do bem. Senão o fizerem, fazes queixa no livro de reclamações e eles vão ser multados, e as multas agora não são tão pequenas quanto isso.

O facto de não levantares a bicicleta também não resolve nada porque a avaria é apenas no amortecedor. Se o objectivo é mesmo resolver com advogado levanta a bike, leva a um técnico, repara-a (se for possivel, claro) e pede-lhe um relatório e factura para depois apresentares como despesas em tribunal. Senão tiver reparação compra outro amortecedor, fica com relatório e gasto da peritagem e depois pedes para ser resarcido em tribunal.
 

Gomesn

New Member
Das 3 vezes que o amortecedor foi para a garantia foi-me informado que foram substituídos os vedantes, o problema persistiu sempre ao fim de aprox. 2meses! Pelo que me informaram nesta última intervenção (4ª) foram substituídos vários componentes do amortecedor! Mas mesmo com substituição de outros componentes da suspensão não estou muito crente que fique a funcionar a 100%, agora apenas estou a tentar me entender acerca da garantia, não posso levantar a bicicleta com a garantia já sem efeito e com o amortecedor com o historial deste.


@jocas22 Podes-me informar como funciona isso da defasa do consumidor municipal??

Obrigado a todos pelas dicas!!
 
Ola amigo, vou-te contar a minha historia acerca da slopes( service center da dtswiss)
Há coisa de uns 6 meses enviei para esses meninos a minha xdc twinshot para fazer a revisao, não que ela precisasse de alguma coisa, mas como eu gosto de ter as coisas bem tratadas fiz isso. Do que me arrependo!
Veio de lá, a fazer um barulho estranho no funcionamento, ao qual eu reparei, mas pensei que depois passava.
Passado 1 mes deixou de bloquear e fazer os modos da mesma. Enviei para la, repararam a dizer que era o cabo que estava mal apertado, tretas como é lógico. Mas pronto fizeram-me pagar 30 euros e funcionou talvez mais 2 meses, deixou de fazer os modos novamente, quando estava a meio de uma prova em tomar, passei-me de vez, e até sou um tipo calmo. O que fiz e aconselho tu a fazeres.
Enviei um email para a dt swiss na suíça direntamente a explicar tudo, foram 5* nesse próprio dia estava a slopes a dizer que ia-me recolher a suspensão.
Levaram 1 semana a fazer tudo e ontem recebi a suspensão com o interior todo novo, vindo da garantia( espertinhos, eles ja sabiam que a suspensão estava com problemas mas mesmo assim das outras vezes enviaram-ma para ver se passava devia ser)
Ao receber a suspensão o bloqueio da mesma foi trocado e para agravar depois de o usar 3 vezes partiu-se na minha mão esmigalhando-se os veios, claro que me mudaram o bloqueio e eu até sei que o meu tinha uma marca que eu tinha feito..
Enviei para eles e para a dtswiss um FILME a mostrar o que se passava, hoje responderam-me a dizer que deve ter sido do transporte e que íamos " falar " para resolver esse problema..
Por isso SLOPES jamais!!! Infelizmente a assistência da dtswiss feita por esses tipos é do pior que existe no mundo certamente.
Um conselho que te dou é enviares tudo o que tens de provas, etc para a suíça um email, já começa a ser varias pessoas a queixarem-se do mesmo..
Um abraço e boa sorte amigo, se precisares de alguma coisa é só dizeres que eu ajudo-te com emails diretos para a marca etc..
 

Jocas22

Active Member
todos os concelhos têm defesa do consumidor municipal (pelo menos todos os que conheço) é uma questão de te informares no teu, ou pesquisares na net.

Enquanto esteve a arranjar a garantia pára de contar, ou seja, enquanto esteve lá o tempo de garantia parou de contar pros 2 anos.
 
Passados 30 dias tens o direito À devoluçao do dinheiro... informa te na deco sobre como podes fazer a devoluçao etc etc etc nestes casos tem de se ser persistente porque as garantias nunca vêm as coisas à 1ª....
 
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