.
:twisted:
Depois de muita pesquisa, de muita comparação... e de muita reflexão, a escolha para substituir a minha Scott Spark 26er foi a Scale 910!
:arrow: Especificações:
- QUADRO : Scott Scale 29 Carbon/ IMP3 technology / HMF NET no tamanho L
- SUSPENSÃO : Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air
- CAIXA DIRECÇÃO : Ritchey Pro Tapered 1.5" - 1 1/8" semi integr. OD 50/61mm / ID 44/55mm
- MUDANÇA DE TRÁS : Shimano XT RD-M786 SGS
- MUDANÇA DA FRENTE : Shimano XT FD-M785-E / DM
- MANIPULOS : Shimano XT SL- M780 I-Spec Direct Attach
- TRAVÕES : Disco Shimano XT BR-M785
- PEDALEIRO : Shimano XT FC-M785 Hollowtech 2
- GUIADOR : Syncros FL1.5 Tbar
- AVANÇO : Syncros FL1.5 7050 Alloy / oversize 31.8mm
- PEDAIS : Shimano XT PD-M780
- ESPIGÃO DE SELIM : Ritchey WCS com SDS 34.9mm
- SELIM : ainda não está decidido...
- CUBOS : Syncros XR 2.0 29 CL
- AROS : Syncros / DT Swiss XR 2.0 29 28 Raios tubeless ready (já foram convertidos)
- CASSETE : Shimano XT CS-M771-10 11-36T
- CORRENTE : Shimano CN-HG74
- PNEUS : Frente - Continental X-King ProTection 2.2 ; Atrás - Continental Race King ProTection 2.2
- LINK DO FABRICANTE http://www.scott-sports.com/global/en/products/227708007/bike-scale-910-m/
O peso será confirmado quando as alterações forem feitas, mas o de fábrica (10.1kg)será dificil de alcançar.
:arrow: Análise
Tipo de utilização
- Maratonas
- Travessias
- Passeios
Quadro
O quadro da Scale é constituído por fibras HMF e as escoras traseiras possuem o sistema SDS, que realmente absorve" as vibrações, sendo muito mais confortável do que outros que tenho experimentado, pois aliado às rodas 29er fazem maravilhas.
http://www.scott-sports.com/global/en/technology/bike/SDS:_Shock_Damping_System/
Suspensão
A Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air possui as ultimas tecnologias da Fox (apenas não tem o tratamento Kashima Coat), mas possui um eixo 15QR, que é uma mais valia em termos de rigidez, associada à direção Tapered 1.5" - 1 1/8".
O sistema CTD da Fox, apesar de no "papel" ser espetacular, ainda não deu mostras de necessitar de 3 posições no tipo de utilização que faço, mas é certo que a posição CLIMB não a bloqueia.
Conta igualmente com um útil comando no guiador, da própria Scott, bem mais conseguido do que o da Fox.
Rodas e pneus:
As rodas de origem já foram totalmente convertidas para receber os pneus tubeless, pois elas de origem, apesar dos aros serem compatíveis com estes pneus, não trazem a "cinta".
Os cubos são fabricados pela DT Swiss, o que em princípio será sinónimo de qualidade de construção.
Os pneus são a combinação que tenho usado nos últimos anos... e são perfeitos para a utilização que vou dar à bike.
Guiador, punhos e avanço:
Um avanço de 90mm montado invertido, um guiador reto e uns punhos de esponja, tudo da Syncros, são uma boa combinação.
O guiador já está trocado por um Syncros 1.0 em carbono... mas ainda não me foi entregue.
Selim e espigão:
O espigão de origem foi a 1ª coisa que foi trocada, por um Ritchey WCS com o sistema SDS, pois era fundamental aliar este ao sistema SDS do próprio quadro, de forma a aumentar o conforto e eficiência.
O selim de origem não acompanhou a bike, tendo colocado o meu antigo selim fi'zi:k que vai ser trocado quando encontrar outro que me assente bem.
Travões:
Shimano XT... perfeitos!
Com um disco 180mm à frente e 160mm atrás, com a tecnologia Ice
Já uso este modelo há 1 ano... e antes usei os XT do anterior modelo, e se já os considerava bons, penso que com a introdução das manetes pequenas ficaram perfeitos.
Com um dedo é fácil dosear a travagem... e bloquear a roda sem grande esforço, mas sempre com um grande controlo.
Transmissão:
Uma 2X10 totalmente Shimano XT, com uma relação de 24/38 na pedaleira e com uma cassete 11/36.
Os manípulos são I-Spec Direct Attach, ou seja, dispensam a braçadeira para os fixar ao guiador, estando fixos no travão.
Após os 1ºs km's dá para perceber que o futuro das bikes de maratona será 29er, pois a facilidade de manter velocidades elevadas, de transpor obstáculos, de descer e ultrapassar pisos degradados, aliado a uma superior comodidade fazem esquecer depressa uma 26er suspensão total!
A subir já imaginava que seria eficiente... mas nunca pensei que fosse tanto! :shock:
Penso que a única altura até ao momento em que tive saudades do amortecedor foi quando levei uma pancada "seca", em que o sistema SDS do quadro e espigão não conseguem amortecer o impacto vertical, mas em pequenos ressaltos e nas irregularidades do piso o conforto é elevado e a eficiência da pedalada é muito grande.
Venha a próxima maratona para a testar... e o SRP 160 para confirmar!
:twisted:
Depois de muita pesquisa, de muita comparação... e de muita reflexão, a escolha para substituir a minha Scott Spark 26er foi a Scale 910!
:arrow: Especificações:
- QUADRO : Scott Scale 29 Carbon/ IMP3 technology / HMF NET no tamanho L
- SUSPENSÃO : Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air
- CAIXA DIRECÇÃO : Ritchey Pro Tapered 1.5" - 1 1/8" semi integr. OD 50/61mm / ID 44/55mm
- MUDANÇA DE TRÁS : Shimano XT RD-M786 SGS
- MUDANÇA DA FRENTE : Shimano XT FD-M785-E / DM
- MANIPULOS : Shimano XT SL- M780 I-Spec Direct Attach
- TRAVÕES : Disco Shimano XT BR-M785
- PEDALEIRO : Shimano XT FC-M785 Hollowtech 2
- GUIADOR : Syncros FL1.5 Tbar
- AVANÇO : Syncros FL1.5 7050 Alloy / oversize 31.8mm
- PEDAIS : Shimano XT PD-M780
- ESPIGÃO DE SELIM : Ritchey WCS com SDS 34.9mm
- SELIM : ainda não está decidido...
- CUBOS : Syncros XR 2.0 29 CL
- AROS : Syncros / DT Swiss XR 2.0 29 28 Raios tubeless ready (já foram convertidos)
- CASSETE : Shimano XT CS-M771-10 11-36T
- CORRENTE : Shimano CN-HG74
- PNEUS : Frente - Continental X-King ProTection 2.2 ; Atrás - Continental Race King ProTection 2.2
- LINK DO FABRICANTE http://www.scott-sports.com/global/en/products/227708007/bike-scale-910-m/
O peso será confirmado quando as alterações forem feitas, mas o de fábrica (10.1kg)será dificil de alcançar.
:arrow: Análise
Tipo de utilização
- Maratonas
- Travessias
- Passeios
Quadro
O quadro da Scale é constituído por fibras HMF e as escoras traseiras possuem o sistema SDS, que realmente absorve" as vibrações, sendo muito mais confortável do que outros que tenho experimentado, pois aliado às rodas 29er fazem maravilhas.
http://www.scott-sports.com/global/en/technology/bike/SDS:_Shock_Damping_System/
Suspensão
A Fox 32 Float 29 Factory FIT CTD Air possui as ultimas tecnologias da Fox (apenas não tem o tratamento Kashima Coat), mas possui um eixo 15QR, que é uma mais valia em termos de rigidez, associada à direção Tapered 1.5" - 1 1/8".
O sistema CTD da Fox, apesar de no "papel" ser espetacular, ainda não deu mostras de necessitar de 3 posições no tipo de utilização que faço, mas é certo que a posição CLIMB não a bloqueia.
Conta igualmente com um útil comando no guiador, da própria Scott, bem mais conseguido do que o da Fox.
Rodas e pneus:
As rodas de origem já foram totalmente convertidas para receber os pneus tubeless, pois elas de origem, apesar dos aros serem compatíveis com estes pneus, não trazem a "cinta".
Os cubos são fabricados pela DT Swiss, o que em princípio será sinónimo de qualidade de construção.
Os pneus são a combinação que tenho usado nos últimos anos... e são perfeitos para a utilização que vou dar à bike.
Guiador, punhos e avanço:
Um avanço de 90mm montado invertido, um guiador reto e uns punhos de esponja, tudo da Syncros, são uma boa combinação.
O guiador já está trocado por um Syncros 1.0 em carbono... mas ainda não me foi entregue.
Selim e espigão:
O espigão de origem foi a 1ª coisa que foi trocada, por um Ritchey WCS com o sistema SDS, pois era fundamental aliar este ao sistema SDS do próprio quadro, de forma a aumentar o conforto e eficiência.
O selim de origem não acompanhou a bike, tendo colocado o meu antigo selim fi'zi:k que vai ser trocado quando encontrar outro que me assente bem.
Travões:
Shimano XT... perfeitos!
Com um disco 180mm à frente e 160mm atrás, com a tecnologia Ice
Já uso este modelo há 1 ano... e antes usei os XT do anterior modelo, e se já os considerava bons, penso que com a introdução das manetes pequenas ficaram perfeitos.
Com um dedo é fácil dosear a travagem... e bloquear a roda sem grande esforço, mas sempre com um grande controlo.
Transmissão:
Uma 2X10 totalmente Shimano XT, com uma relação de 24/38 na pedaleira e com uma cassete 11/36.
Os manípulos são I-Spec Direct Attach, ou seja, dispensam a braçadeira para os fixar ao guiador, estando fixos no travão.
Após os 1ºs km's dá para perceber que o futuro das bikes de maratona será 29er, pois a facilidade de manter velocidades elevadas, de transpor obstáculos, de descer e ultrapassar pisos degradados, aliado a uma superior comodidade fazem esquecer depressa uma 26er suspensão total!
A subir já imaginava que seria eficiente... mas nunca pensei que fosse tanto! :shock:
Penso que a única altura até ao momento em que tive saudades do amortecedor foi quando levei uma pancada "seca", em que o sistema SDS do quadro e espigão não conseguem amortecer o impacto vertical, mas em pequenos ressaltos e nas irregularidades do piso o conforto é elevado e a eficiência da pedalada é muito grande.
Venha a próxima maratona para a testar... e o SRP 160 para confirmar!