pimentoski, esse é o grande problema dos Schwalbe nesta versão tubeless ready. Problema que é como quem diz, o pessoal já sabe para o que vai......não se pode querer baixo peso e laterais fortes. Já consumi dezenas de pneus Schwalbe desde Racing Ralph, Furious Fred, Rocket Ron e agora o Thunder Burt e já tive de tudo, desde pneus que rasgaram na primeira volta (e não, nunca um Furious Fred :mrgreen: ) até pneus que gastaram o rasto completo sem um furo! Felizmente conheço uma casa que faz vulcanizações especialmente quando eles ainda estão "novos" vale a pena a reparação ao invés de ir para o lixo!
tiago kilo34 os pneus são ambos a versão EVO!
Medroso#78, Hernani - Lá está, é sempre relativo! E é por aqui que o XX1 se torna num sistema tão "pessoal". Se numa transmissão 2 ou 3x10 a coisa acaba por ser relativamente semelhante (em termos de desmultiplicação) para a maioria dos utilizadores, já aqui é completamente relativo. Nem entro pela questão de utilizador X estar melhor preparado que utilizador Y mas basta um preferir pedalar mais em cadência e outro em força para logo aí se justificarem dentições diferentes. Em todo o caso, mesmo o acumulado acaba por ser uma falácia porque é completamente diferente subir em estradão aberto ou em single, técnico! Aliás, mesmo na Ghost com o 2x10, só me lembro de usar o 24x36 em subidas ou demasiado inclinadas (que representam que percentagem das nossas voltas?) ou demasiado técnicas (idém?).
Continuando a bater na mesma tecla (discussão saudável), essa questão da tua volta onde os primeiros 30km eram a subir lá está, isso não diz muito! Depende do tipo de inclinação/técnica que apanhaste e não interessa se são os primeiros 30km a subir, os 30 do meio ou os últimos porque se aparecer a necessidade de utilizar o 32x42 não interessa se vou com 5, 30 ou 100km nas pernas.
Entretanto a Scale já engordou um bocado e por 2 boas razões! A primeira, os punhos foram trocados pelos ESI com mais 40gr que os Specialized de espuma que estavam montados.
A segunda, bom as fotos falam por si:
Peso da SID de origem com aranha (14gr) incluída
E agora o peso da SID devidamente lubrificada
É incrível como a RS põe as suspensões no mercado completamente secas! Pronto ok, ao desmontar a suspensão caíram 3 ou 4 gotas a pingar. Boa estratégia Rock Shox, vender as suspensões praticamente secas para caso o pessoal se descuide com os intervalos de manutenção lavarem daí as vossas mãos! Aliás, a julgar pela lubrificação que a minha trazia, duvido inclusive que aguentasse o intervalo de manutenção projectado sem começar a danificar as pernas......
Em todo o caso, a razão da precoce abertura da SID foi a de ser mimada pelo meu amigo ATX e o seu tunning "Ultra Low Friction".
Se há "tunnings" que valem a pena este é, para mim e sem qualquer dúvida, um deles! Não é pelo peso porque até ficou mais pesada apesar de normalmente o peso se manter quando as suspensões vêm de origem com a quantidade de óleo recomendada. Já há uns anos que todas as minhas suspensões andam com esta alteração e posso dizer de boca cheia que é das melhores coisas que se pode fazer a uma suspensão, seja ela qual for! Decidi dar umas voltas com a SID de origem e depois fazer a alteração para voltar a ver se realmente fazia diferença ou mais não era que efeito placebo... A verdade é que a suspensão ganhou um alma nova! Incrível como uma alteração tão pequena consegue modificar tanto (para melhor) o comportamento da suspensão. A suavidade e sensibilidade estão num patamar bem acima e, mais que sensações, o que interessa são dados mensuráveis pelo que na primeira volta após o "tunning" o Strava diz que fiz alguns PR em descida.... :mrgreen: